1° Ano

 

1º Ano/Profª Adriana

Atividades não presenciais

26 a 30 de Outubro de 2020

Ø  Atividades enviadas via whatsapp:

dia: 03/11 - TERÇA- FEIRA (referente às atividades dos dias de 26 a 30/10

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

 Obrigada!

Segunda-feira:  26/10

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ ATIVIDADES:

- Alongamento.

- Futebol de bastão

*Descrição: Essa atividade pode ser feita em duplas ou individualmente. A “bola” será representada por um lenço, toalha, um pano, ou qualquer outro tecido que possa servir, que deve ser conduzido apenas por bastões ou cabos de vassoura. As crianças deverão tentar driblar o adversário e tentar fazer um gol (a trave pode ser uma cadeira, ou qualquer objeto que simule um gol). Brinque com toda família.


Þ
Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

 

Terça-feira:  27/10

·         Vamos realizar uma leitura deleite? Essa história é de arrepiar!!


·         Vamos pintar de acordo com a legenda para descobrir qual é a imagem !



      B= PRETO              O= LARANJA          y= AMARELO      G= VERDE


Quarta-feira:  28/10

·         Lê com atenção o poema abaixo e depois realiza as atividades com capricho!

·         Encontra no caça-palavras algumas palavras do texto acima:

BOTÃO     FÉ    SAPATO   UNHA

    TAPA    PANELA     BONÉ    RATO





Quinta- feira: 29/10

·         Pinta, recorta e monta de acordo com a sequência numérica. Capricha, tenho certeza que ficará lindo!


·         Vamos calcular? Atenção, tu és capaz!


SEXTA-FEIRA 30/10

*Vamos brincar de bruxa? 

*Se eu fosse um (a) bruxo (a) eu faria muitas poções mágicas! E tu,

também farias?

* Escreve no caldeirão tudo que tu usarás para criar uma poção

mágica e para que ela irá servir!!!

POÇÃO .............................................................


·         Vamos confeccionar um jogo da memória de arrepiar!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 Um desenho assustador para pintar e se divertir! Depois de pintar, escreve, do teu jeitinho, três palavras referentes ao desenho!

1-    ________________________

2-   ________________________

3-   ________________________

 


 ANEXO


                                        Arte/Profª Sabrina Krauss

                                   Atividades não presenciais

 

# Dia 26 de outubro de 2020 – Segunda-feira

Olá, turma!

Tanta saudade de todas e todos!

Hoje, estou aqui para convidar vocês para visitar um lugar fantástico: O Museu da Imaginação.

Que tal explorar o mundo das artes plásticas e da ciência? Vamos lá!

MUSEU DA IMAGINAÇÃO | TOP 10 ATRAÇÕES PARA CRIANÇAS EM SP



https://youtu.be/t1ufpsisoJk - o link do vídeo será enviado no grupo do WhatsApp.

 TOUR MUSEU DA IMAGINAÇÃO EM SP - Com Cria

https://youtu.be/dVmwjXt0f88 - o link do vídeo será enviado no grupo do WhatsApp.

 Vídeo explicativo de apresentação do museu especialmente para os familiares:

Visitando o museu da imaginação - Programa Por Você

https://youtu.be/D234uKKAyzY - o link do vídeo será enviado no grupo do WhatsApp.

 Atividade

 Depois de assistir aos vídeos, faça uma entrevista com sua filha ou seu filho, grave em áudio, em vídeo ou transcreva suas respostas numa folha, fotografe e envie para a professora da turma. Lembrando que as respostas precisam ser originais e espontâneas da criança!

  1. Por que o nome desse museu é Museu da Imaginação?
  2. Tu conheces algum lugar assim?
  3. Te deu vontade de brincar lá? Em qual instalação/brinquedo?
  4. Fala aí o que tem a ver o vídeo que tu viste com arte e ciência?

              Tomara que tenham curtido nosso passeio virtual!

Abraço bem apertado!

Profe Sabrina

__________



1º Ano/Profª Adriana

 

Atividades não presenciais

                                  13 a 23 de Outubro de 2020

Ø  Atividades enviadas via whatsapp:

dia: 19/10 - SEGUNDA- FEIRA (referente às atividades dos dias de 13 a 16/10

  dia: 26/10- SEGUNDA –FEIRA  (referente às atividades 19 a 23/10)

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

 Obrigada!

Segunda-feira:  12/10

Feriado Nacional: Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Dia das Crianças

Terça-feira:  13/10

Nesta semana continuaremos nossas atividades da Semana da Criança!!!

Serão atividades divertidas, espero que se divirta muito com tua família ao realizá-las!

Vamos iniciar com a leitura da história “O trem da Infância” de Jane Padro. Chama o papai e mamãe, os irmãos ou algum familiar para esse momento de leitura. A leitura pode ser tão importante e divertida quanto uma brincadeira.

Podes assistir a história no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=955fce6m0rA

                                                                                                                  

Então, gostou da história? Espero que sim!!

Agora quero saber de ti, o que tem no vagão do teu trem...

Desenha o que pede em cada vagão!

                                                                                  Tu e teus amigos.



 

Tua brincadeira preferida.                            Teu livro ou história preferida.


 

 

 


Lembrança de um dia especial.                                    O que desejas ser quando crescer.

 

 

 

 

 

 

 

 

         Quarta-feira:  14/10

·         Normalmente realizamos atividades ainda mais alegres e divertidas na escola nessa semana da Criança. Em tempos de distanciamento social, ainda é possível realizar atividades para o Dia das Crianças junto às famílias e aos alunos! Vamos brincar? Chama a família que vem diversão por aí!!!

 

1-    Desenhe sem olhar!

Em uma folha de ofício ou caderno, deixe o lápis deslizar no papel de forma aleatória, sem olhar para o papel. Depois pinte o desenho que criastes usando cores lindas. 


2-   Xilofone de água

Taí outra brincadeira bem legal!! A brincadeira consiste em alinhar 7 copos numa mesa e colocar uma quantidade diferente de água em cada um deles. Se quiseres ou tiveres corante em casa podes utilizar. Depois usar uma colher para bater nos copos e produzir sons!!!

3-   Faça arte com tampinhas

As fotos escolhidas são só algumas ideias do que podemos fazer utilizando tampinhas plásticas para fazer arte. Vamos reciclar e fazer uma obra arte bem criativa?

                   

·         Vou querer ver as fotos dessas atividades!!! Faz com bastante capricho e dedicação!

Quinta-feira:  15/10

Feriado escolar: Dia do Professor - Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963

 

Sexta-feira:  16/10

·         Vamos continuar nossas atividades da semana da criança com brincadeiras super divertidas e que permitem a participação da família. Então convide a todos e vamos brincar?

1- Desenho maluco

Separe folhas de papel, canetas coloridas, tintas, pincel e deixe a imaginação tomar conta. Ao final da atividade, vale expor as obras-primas em uma galeria de arte da família. Para quem quiser ir além, existe o jogo chamado Desenho Maluco. Nessa brincadeira, cada participante recebe uma folha em branco. O primeiro passo é desenhar uma cabeça no alto da folha. Depois, dobram-se os papéis e as folhas são trocadas entre os participantes. Em seguida, cada participante continua o desenho na folha que recebeu. Repetindo as instruções, as folhas são novamente trocadas. Assim, cada criança desenha uma parte, da cabeça aos pés. No fim, abra os papéis e veja os desenhos que se formaram. Com certeza, vão ficar muito divertidos, com direito a cada participante deixar a sua marca neles.

2- Telefone sem fio

Para essa brincadeira, todo mundo deve ficar em círculo. O primeiro participante cria uma mensagem e fala no ouvido do próximo. A mensagem vai passando adiante e cada um vai dizendo o que entendeu. A última pessoa será quem vai repetir, em voz alta, o que ouviu. O desafio é descobrir se a mensagem permaneceu a mesma do começo ao fim. Alerta: essa brincadeira pode render várias gargalhadas.

3- Quem sou eu?

Para esse jogo, são necessárias habilidades de detetive! Os jogadores devem também estar em roda. Cada um escolhe o nome de um personagem de filme, desenho, artista, ou mesmo alguém do convívio deles, escreve num papel e gruda na testa do participante da direita, sem que ele veja. Cada criança faz perguntas para os outros jogadores sobre o que ela é. Por exemplo: “eu sou uma mulher?”. E os jogadores só podem responder sim ou não. Cada um tem uma chance de tentar adivinhar.

4-Acampamento 

As crianças amam acampamento! Podem ser usadas barracas de verdade ou improvisar com cadeiras, lençol, almofadas e coisas que temos em casa. O lugar do camping escolhido é a própria sala de casa e todo mundo ajudará a montar as barracas.


5-Memória dos objetos

Essa atividade é para exercitar a memória. Objetos da cozinha, do quarto ou os próprios brinquedos do seu filho podem ser usados. O primeiro passo é separar 10 objetos. Assim, a criança terá que observá-los por um tempo determinado. Os pais são os responsáveis por tirar um e deixar a criança perceber o que sumiu. Escolher um cômodo da casa também pode ser uma opção. Agora, a criança deve olhar durante um minuto para a disposição dos objetos no cômodo escolhido. Depois, terá que descobrir o que mudou de lugar. Os papéis também podem se inverter e a criança comandar a brincadeira e alterar o lugar dos objetos.

Não esquece de registrar e postar no nosso grupo! Estou curiosa para ver!!!

Segunda-feira:  19/10

Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ ATIVIDADES:

- Alongamento.

- Construindo a ponte

Descrição: com a utilização de três blocos de madeira (pode ser três pares de tênis ou chinelo, pode ser pedaços de papelão ou outro objeto que possa pisar em cima).

A criança deverá caminhar até um ponto determinado e retornar; mas para isso ela deverá apenas se locomover utilizando os três blocos de madeira ou o objeto escolhido, pisando sobre eles sem tocar o chão com os pés.  Terá que criar a melhor estratégia para alcançar o objetivo da melhor forma possível.

Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss


Terça-feira:  20/10

·         Oba, hoje tem história! Lê com atenção ou peça para algum familiar ler para ti, depois realiza a atividade com bastante atenção!

 




·         Faz a leitura do poema e descobre as palavras misturadas em cada vagão!

“A GENTE DENTRO DO TREM BALANÇA PARA LÁ E PRA CÁ! COITADO DO NENÉM! ELE NÃO CONSEGUE MAMAR! “

(neném, mamar, balança, coitado)





Quarta-feira:  21/10

·         Lê e realiza a atividade abaixo com atenção!



·         Se tu pudesse escolher, quem iria contigo nessa aventura no trem, quem escolherias? Escreve o nome nos vagões.



·         Atenção:


Quinta-feira:  22/10

·         Tu sabes o que são meios de transportes?

Os meios de transportes são responsáveis pelo deslocamento de pessoas, animais ou mercadorias. Eles são divididos em: terrestres, aquáticos e aéreos.

 

  • Terrestres: veículos que se locomovem por vias terrestres (rodovias e ferrovias, por exemplo) tais como carros, ônibus, trem etc;
  • Aquáticos: veículos que se locomovem no meio aquático ou marítimo, tais como navios, canoas, barcos etc;
  • Aéreos: veículos que se locomovem no meio aéreo, tais como aviões, helicópteros, balões etc;

 

·         Agora que tu já sabes o que são os meios de transportes e como são divididos, vamos para atividade!

 

 

·         Vamos realizar as operações  que estão nos vagões?



Sexta-feira:  23/10

·         Vamos escrever o nome das imagens no quadro.



(TREM, BALÃO, CARRO, CANOA, AVIÃO, ÔNIBUS)

 

Ø  Recorta de revistas ou jornais, imagens de meios de transportes!

 


·   Pinta cada forma geométrica de uma cor. Depois de pintar, registra abaixo a quantidade de cada uma.

Círculos:____    quadrados:_____   retângulos: _____   triângulos:____


ANEXOS:

______________


1º Ano/Profª Adriana

Atividades não presenciais

Do dia 28 de Setembro a 09 de Outubro de 2020

Ø  Atividades enviadas via whatsapp:

dia: 05/10 - SEGUNDA- FEIRA (referente às atividades dos dias de 28/9 a 02/10

dia: 13/10- TERÇA –FEIRA  (referente às atividades 05 a 09/10)

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

 Obrigada!


Segunda-feira:  28/09

Þ Educação Física – Profª Soleane B. de Lima Trevisan (com vídeo explicativo).

Þ ATIVIDADES:

- Alongamento.

 

-Mini Golf /Hóquei

Descrição: Separa um bastão ou cabo de vassoura, se preferir, podes fixar na ponta do bastão um pedaço de papelão para aumentar as chances de acerto ao arremessar.

Tu podes usar uma bolinha de tênis, bolinha de papel ou outra similar, o objetivo é arremessar a bolinha, usando o taco/bastão, tentando acertar o alvo (que pode ser uma caixa de papelão com pequenos furos, potes ou até mesmo algum buraco feito na areia em que a bolinha possa entrar).

Quero ver como farás, estarei aguardando as fotos ou vídeo.


Þ
Arte – Profª Sabrina Krauss (em anexo).


Terça-feira:  29/09

Nesta semana vamos trabalhar com a História de Ruth Rocha, A Primavera da Lagarta!

Vamos ouvir a História?

https://www.youtube.com/watch?v=5FkKmSITmJs 

E aí gostastes da história? Legal né?!

Agora vamos realizar as atividades com atenção e capricho!

·         Observa os bichinhos, consulta as letras do alfabeto e escreva o nome deles. Depois conta quantas letras tem o nome de cada um e anota ao lado.


Respostas:(lagarta, caracol, joaninha, borboleta)



·        Observa atentamente as figuras e escreva as sílabas que estão faltando:






Quarta-feira:  30/09

Þ Vamos continuar nossas atividades sobre o livro “A Primavera da Lagarta”.

·         Leia as palavras, marque o quadrinho que forma a sílaba da gravura e completa:


 





Escreva o nome da gravura e faça um x no quadrinho que indica o número de sílabas da palavra:

 


Respostas:

Joaninha- 4

Caracol- 3

Borboleta -4

Casulo- 3

Lagarta -3

Gafanhoto - 4

 


·         Leia e ligue corretamente:



Quinta-feira:  01/10

Þ Continuamos com as nossas atividades sobre a história “A Primavera da Lagarta”.



·         Escreva o nome dos bichinhos, primeiro cada letrinha em um quadradinho, depois, cada sílaba em um quadradinho:

·         Olha só que legal, agora tu irás assistir dois vídeos sobre a metamorfose da borboleta e depois fará a atividade abaixo.

·         Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=RjgABP-gMI8 A Borboleta e a Lagarta – Palavra Cantada.

·         https://www.youtube.com/watch?v=t1j2TTSAUsE Metamorfose da Borboleta -  SmartKids.

 


Vamos calcular!

·         Conta as lagartas e as borboletas, faça grupos de três e depois responde:



·         Coloca em cada círculo o número de bichinhos correspondentes, após, monta a operação realizando a soma, descobrindo o número total de cada bichinho:



*Atenção:

Operações

4 + 2 = 6

3 +3= 6

5 + 2 =7

6 + 6 =12


 

Sexta-feira:  02/10

·         Atenção a escrita de cada palavra! Realiza a atividade abaixo com capricho!

·         Copias as palavras com:

·         Encontra no caça–palavras o nome das gravuras:

·         Observa e responda:

 




1-Quantos bichinhos têm ao todo? ____________

2- Se chegassem mais 6 bichinhos, quantos ficariam ao todo? ________

3-Se tirássemos as joaninhas, quantos bichinhos restariam? ________

 

·         Olha só que recadinhos maravilhosos!


·         Vamos calcular!


Segunda-feira:  05/10

Þ Educação Física – Profª Soleane B. de Lima Trevisan (com vídeo explicativo).

Þ ATIVIDADE:

- Luta de polegares

DESCRIÇÃO: É uma brincadeira de disputa envolvendo os polegares.

Teu objetivo é conseguir prender o polegar do adversário e não deixar que ele prenda o teu.


Þ
Arte – Profª Sabrina Krauss (em anexo).

Terça-feira:  06/10

Nesta semana vamos nos divertir!!! Semana da criança é Semana de aprender brincando!


Sei que tens muitos amigos! Como vocês brincam? Quais são as suas brincadeiras preferidas? Desenha tu e teus amigos brincando!!!


·         Escreva a letra inicial do nome de cada brinquedo e circula o brinquedo que mais gostas:


 

·         Escreve, do teu jeito, o nome de cada brincadeira.



Quarta-feira:  07/10

·         Que saudades de brincar na pracinha né?! Mas logo estaremos fazendo isso novamente! Realiza a atividade abaixo com atenção e capricho!



·         Descobre qual brinquedo pertence a cada garoto!




Quinta-feira:  08/10

Hoje é dia de quebra-cabeça!

·         Vamos confeccionar um quebra-cabeça? Pinta, recorta, monta e cola no teu caderno. E depois, escreve uma frase sobre a imagem (podes pedir ajuda para um familiar).

·         Que legal esse jogo! Muita atenção tu és capaz!


 

 


Sexta-feira:  09/10

Hoje vamos convidar a família para brincar! Vamos relembrar brincadeiras que ultimamente não tem feito parte da nossa rotina!

Como sugestão, temos as seguintes brincadeiras: roda cantada, amarelinha, pega-pega, esconde-esconde, pula corda, corrida do ovo, corrida do saco...

Também podemos construir alguns brinquedos como: Cinco Marias, bilboquê, carrinho...

Podes utilizar materiais recicláveis, da natureza ou qualquer outro material que tenhas em casa. Divirta-se muito e tira bastante fotos, vou quere vê-las!

 



·         Completa a cruzadinha com o nome de cada brinquedo:


·         Escreva o número que vem antes e o que vem depois do número em destaque:Faz as atividades com atenção!

                   Um beijo muito carinhoso!

Prof. Adriana

ANEXOS:

AULAS DE ARTE

 

                               Arte/Profª Sabrina Krauss


# Dia 28 de setembro de 2020 – Segunda-feira

Os Girassóis de Van Gogh

Os Doze girassóis numa jarra , Vincent Van Gogh, 1888.

 

Olá, turminha!

Hoje vamos aproveitar e celebrar a primavera conhecendo uma coleção de obras de arte bem famosa e reconhecida em todo o mundo! 

São alguns quadros em que o pintor holandês Vincent Van Gogh pintou uma flor chamada girassol. 

Assista os vídeos:

https://youtu.be/no02waxDYVU

HISTÓRIA DE VAN GOGH l HISTÓRIAS INFANTIS l VAN GOGH PARA CRIANÇAS l QUARENTENA l VÍDEO ÁUDIO

https://youtu.be/21l61sTY_CE

Van Gogh! Uma breve biografia e vídeo em 3D para crianças.

https://youtu.be/eGw6PS_VJKQ

OS GIRASSÓIS DE VAN GOGH



Por hoje é só. Na próxima semana retomamos!

Abraço alegre,

Profe Sabrina.

 

# Dia 05 de outubro de 2020 – Segunda-feira

Os Girassóis de Van Gogh


Oi, gente linda!

Saudades de vocês!

Lembram da obra em que Van Gogh pintou os girassóis?

Pois é, ele escolheu essa flor porque era a paisagem que ele tinha no seu entorno. 

Assim como na atividade do outro dia, escolhe uma flor ou uma planta florida na paisagem da tua casa, da tua rua ou se não tiver flores plantadas no pátio, podes criar, imaginar. Usa teus lápis de cor, tuas canetinhas, teu giz de cera (adoro desenhos pintados com giz de cera!) ou tinta, o material que tiveres em casa. Pinta flores inspiradas nos girassóis do Van Gogh.  Depois, busca um espaço na tua casa para expor, faz uma foto e envia para o grupo da turma.

https://youtu.be/eOSSg1donzs

Este vídeo, além de lindo é bem inspirador!

 

Bom divertimento! Viva a criatividade!

Abraço alegre,

Profe. Sabrina.

 _______________



1º Ano/Profª Adriana

Atividades não presenciais

Do dia 14 a 25 de setembro de 2020

Ø     Atividades enviadas via whatsapp: dia 21/09   (referente às atividades dos dias de 14 a 18/09) e 28/09 (referente às atividades 21 a 25/09) - sempre na SEGUNDA- FEIRA.

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

 Obrigada!


Segunda-feira:  14/09

Þ Educação Física – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss

ATIVIDADES REFERENTES AO DIA 07 DE SETEMBRO (FERIADO NACIONAL)


Terça-feira:  15/09



Nesta  semana vamos trabalhar um pouquinho sobre a Semana Farroupilha. Evento muito importante e significativo para nós gaúchos. Temos  tradições, lendas e hábitos diferenciados do restante do País... Vestimentas, alimentação, musicalidade... são alguns exemplos da nossa cultura.

Vamos escrever o nome de alguns itens que fazem parte da vestimenta gaúcha?

 

·         Agora vamos trabalhar com a sequência dos numerais de 0 a 30. Atenção, sei que és capaz!
















 


Quarta-feira:  16/09

E hoje continuaremos nossas atividades sobre a cultura do nosso estado, Rio Grande do Sul


Procura as palavras referentes às tradições gaúchas no caça-palavras gaudério!


·         Vamos calcular?


 

Quinta-feira:  17/09

A música “Pezinho” é muito conhecida por todos nós gaúchos! Vamos cantar e depois completar a letra da música com as palavras que estão faltando?



·  Lê e escreve o nome da imagem:

          

___________           _____________             _____________ 



     
        _______________           _______________           ______________ 

 (cuia -  chaleira- prenda- peão ou gaúcho- cavalo- churrasco)

 

·         Atenção ao labirinto, não vá se perder!



Sexta-feira:  18/09

  • Vamos continuar nossas atividades a respeito da nossa cultura?
  • Realiza as atividades abaixo com muito capricho!

· Segue a sequência da numeração das cuias e descobre a palavra! Depois indica quantas letras e quantas sílabas possui a palavra que tu descobriste.



Segunda-feira:  21/09

ü  Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

ATIVIDADE: DESAFIO DO VIRA GARRAFA

 

MATERIAL: Uma garrafa PET de 500ml.

DESCRIÇÃO: Gire a garrafa no ar e faça com que ela aterrisse perfeitamente em pé.

Para tornar esta atividade, mais dinâmica, cada vez que tu errar e a garrafa não cair de pé, tu terás que fazer 5 polichinelos.

ATIVIDADE LIVRE

Hoje podes praticar tua atividade física preferida. (Exemplo: brincadeiras com bola, futebol, amarelinha, corrida, dança, taco, jogos de tabuleiro, ...). 

Use sua criatividade!!!

Onde o objetivo é se movimentar e se divertir!!!

Só não esqueça de registrar este momento e enviar no grupo, (pode ser foto ou vídeo).

      

ü  Arte – Profª Sabrina Krauss (em anexo).

Terça-feira:  22/09

Olá!! Esta semana vamos desenvolver algumas atividades sobre a Primavera! Esta estação que deixa nossos dias mais coloridos, floridos e perfumados!

Para iniciar nossas atividades, chama o Papai, a Mamãe ou teus irmãos para te contar a história!!

 





                                    

 













LEILÃO DE JARDIM


QUEM ME COMPRA UM JARDIM  COM FLORES?

BORBOLETAS DE MUITAS CORES,

LAVADEIRAS E PASSARINHOS,

OVOS VERDES E AZUIS 

NOS NINHOS?

QUEM ME COMPRA ESTE CARACOL?

QUEM ME COMPRA UM RAIO DE SOL?

UM LAGARTO ENTRE O MURO E A HERA,

UMA ESTÁTUA DA PRIMAVERA?

QUEM ME COMPRA ESTE FORMIGUEIRO?

E ESTE SAPO, QUE É JARDINEIRO?

E A CIGARRA E A SUA CANÇÃO?

E O GRILINHO DENTRO DO CHÃO?

(ESTE É MEU LEILÃO!)

 

                                                                                                                        

Agora que tu já conheceste essa linda história, realiza as atividades abaixo:

     


Quarta-feira:  23/09

Agora muita atenção, primeiro leia as palavras e depois as procure no caça palavras!

· As sílabas com palavras do poema, que trabalhamos ontem, estão embaralhadas. Vamos descobrir que palavras as sílabas formam quando as colocamos na ordem correta?

 


·  Tu sabes o que é uma RIMA? RIMA é a repetição de sons semelhantes no final das palavras proporcionando sonoridade, ritmo e musicalidade. Exemplos: Amor e flor / Amizade e bondade.

·  Agora que tu já sabes o que é uma Rima faz a atividade abaixo com capricho!



Quinta-feira:  24/09

·         A Primavera chegou, com muitas flores e cores! Olha a rima aí! Capricha nas atividades abaixo!

· Agora atenção, conta a letras das palavras e as ligue a quantidade correta:

(caracol- sol –estátua- sapo –leilão –canção- chão- grilinho)


Sexta-feira:  25/09

Hoje nossa atividade será confeccionar o alfabeto utilizando materiais da natureza!!

Não se esquece de fotografar e me enviar!!!



Um poema para nossa leitura deleite


_________________

1º Ano/Profª Adriana

Atividades não presenciais

Do dia 31 de agosto a 11 de setembro de 2020

Ø     Atividades enviadas via whatsapp: dia 07/09 (referente às atividades dos dias de 31/8 a 04/09) e 14/09 (referente às atividades 08 a 11/09) - sempre na SEGUNDA- FEIRA.

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

 Obrigada!

 

Segunda-feira:  31/08

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

ATIVIDADE: JOGO DO DADO

 


MATERIAL: 1 Dado ou pedacinhos de papel numerados de 1 a 6.

DESCRIÇÃO: Jogue o dado e faça uma postura do yoga da coluna correspondente ao número que caiu.

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss 

Oi Turminha!

Coisa bem boa podermos estar aqui, mais uma semana, alegres e com saúde!

Continuamos firmes e fortes nas nossas atividades remotas: vocês aí, com todo apoio e o carinho da família e nós profes aqui, com disposição e disponibilidade para auxiliar vocês no que for possível!

Nossa atividade dessa semana, como todas as outras, é especialíssima!

Vamos assistir, ouvir, conhecer e prestigiar uma Orquestra. Uma orquestra formada por jovens baianos apresentando uma peça musical tradicional brasileira, a canção Tico-Tico no Fubá, composta por Zequina de Abreu, a mais de 100 anos!

Aumenta o som e aproveita cada momento!

Orquestra Juvenil da Bahia – Abreu (arr. Jamberê) Tico-Tico no Fubá

https://youtu.be/gQWZ5wZTVeo

https://youtu.be/SFRR3wdmDqE

A história da música Tico-Tico no Fubá:  https://youtu.be/m292M00z8yA

 

Terça-feira:  01/09

Esta semana vamos estudar um pouquinho sobre a Independência do Brasil. Vamos assistir ao vídeo para entender um pouquinho o que aconteceu?



https://www.youtube.com/watch?v=kGrj_y8SpSw

 

 


 



Quarta-feira:  02/09





Quinta-feira:  03/09



 


Sexta-feira:  04/09



Recorta a imagem nas linhas pontilhadas e cola de acordo com a sequência numérica, montando a imagem novamente.



Segunda-feira:  07/09

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

ATIVIDADE: TRANSPORTANDO ENTRE OS JOELHOS

 

                                     


 

DESCRIÇÃO:

A criança deverá transportar objetos de um ponto ao outro.

Use o material que quiser (bolas, bolinha de papel, bexiga, ursinhos, ...)

Deixe todos os objetos escolhidos em um cômodo da casa e diga para a criança que ela deverá usar somente os joelhos para trazer todos os objetos que estão nesse cômodo, até outro local, que deverá ser combinado anteriormente.

O importante é lembrar que ela não pode usar as mãos, somente com os joelhos, e caso o objeto caia pelo caminho, deverá pegar novamente utilizando os joelhos e continuar sua tarefa.

 

                                                                                                                                                                                                  

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss 

Queridas e queridos,

Feliz por mais essa semana juntos! Juntos no coração, nas mensagens, nas atividades, mas cada um protegido na sua casa, né?

Estou com muita vontade se saber o que vocês acharam sobre a Orquestra Juvenil da Bahia!

Mesmo que seja um estilo de música muito diferente ao que tu e tua família estejam habituados a ouvir, saibas que é muito importante conhecer e respeitar diferentes formas de manifestações artísticas e culturais.

Mas não é só lá na Bahia que tem jovens fazendo cultura, música boa e transformadora. A atividade de hoje será também um momento cultural: vamos assistir uma galerinha alí de Porto Alegre – RS, de uma escola pública que participam de um projeto musical revolucionário nas vidas dessas crianças e da comunidade escolar.


Prepara-te para te emocionar e vibrar com a Orquestra Villa-Lobos e o Espetáculo Paz & Amor:

 https://youtu.be/FQ6D3DRVft4 


Para ti e tua família saberem um pouco sobre esse Projeto, Orquestra Villa-Lobos – Trechos do documentário: https://youtu.be/4zgf2N5yzhA

Espero que tenham aprendido e desfrutado desses momentos. Até a próxima semana!

Abraço ALEGRE,

           Profe. Sabrina


Terça- feira:08/09



 

Nossa atividade hoje é pintar os quadrinhos da ficha de acordo com a sequência das cores. Presta atenção para não errar!


 

Quarta-feira:  09/09

Vamos calcular?



(8 +6= 14)

(10 + 4=14)

(6 + 10= 16)

(8 + 8= 16)

(12 + 4= 16)

(8 + 2 + 4= 14)

(2 + 4 + 6=12)





Quinta-feira:  10/09

Hoje vamos conhecer uma história bem legal “A noite e o dia”, da autora Eunice Braido .


 



Sexta-feira:  11/09

Vamos convidar a família para jogar???



    

         

 

 


                                                     1º Ano/Profª Adriana

Atividades não presenciais

                             Do dia 17 a 28 de Agosto de 2020

Ø     Atividades enviadas via whatsapp: dia 24/08 (referente às atividades dos dias de 17 a 21/08) e 31/08 (referente as atividades 24 a 28/08) - sempre na SEGUNDA- FEIRA.

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

 Obrigada!

 

Segunda-feira:  17/08

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Atividade: PRENDA AS TAMPINHAS

*Materiais necessários:

·      5 tampinhas

·      5 copos plásticos

 

*Descrição:

Convide alguém da sua casa para se divertir!!!

Fiquem a uma distância de mais ou menos 2 metros um do outro;

Um jogador ficará com as tampinhas e o outro com os copos virados de cabeça para baixo;

O objetivo é lançar tampinhas deslizando pelo chão e o outro jogador deverá com o copo prender a tampinha para fazer ponto!!!

                                                                                   

                        Arte - Profª Sabrina Krauss

 

Dia 17 de agosto de 2020 – Segunda-feira

Querida e querido estudante e sua linda, companheira e dedicada família, olá! 

A construção da subjetividade infantil (quando a criança gera suas possibilidades e sua interação com o mundo, reconhece suas qualidades pessoais, vive e experimenta suas atitudes, constrói seus valores, etc.), se dá a partir de diferentes vivências. As Artes têm um papel fundamental nessa interação (tornar-se inteiro). À escola cabe apresentar ao estudante diferentes manifestações artísticas, para que ele tenha diversas referências. 

Então, continuando nossas atividades remotas, já que fomos ao teatro, já interagimos com música, artes visuais, literatura, já estamos preparados para desfrutar de outra experiência incrível: uma exposição virtual!

Tenho a honra de apresentar a artista ilustradora Monika Papescu!

Vamos visitar sua Exposição online: Artes Visuais e Papos Abissais!

Fica bem atento às explicações e todas os formatos artísticos apresentados pela Monika!

Confira em: https://www.papoabissal.com.br

Vamos prestigiar as ações culturais  da nossa cidade! 

 

 

Terça-feira:  18/08

Essa semana vamos trabalhar sobre o Folclore Brasileiro!

Tu sabes o que é folclore? Vamos assistir aos vídeos para descobrir!!

https://www.youtube.com/watch?v=WTyd-MlCmcc

https://www.youtube.com/watch?v=fslWQYxwyyE

O que é Folclore? Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Sendo composto por contribuições das mais variadas - com destaque para a portuguesa, a negra e a indígena. Apesar dessa riqueza, o folclore só começa a figurar nas narrativas oficiais a partir do século XIX. São exemplos mitos, lendas, danças, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.  Podemos também considerar como legítimas representações do nosso folclore: ritmos e danças folclóricas (carimbó, forró, capoeira, frevo, caiapó), encenações (bumba-meu-boi, congada, cavalhada) superstições, representações artísticas (artesanato, confecção de rendas e cestas de palha). Além de brincadeiras e jogos infantis (parlendas, amarelinha e trava-línguas), ditados populares, tradições, crenças e festas populares (festa junina, Festa do Divino, Círio de Nazaré e Folia de Reis). Retirado do site https://www.portaleducamais.com/atividades-folcloricas)

 




Quarta-feira:  19/08

Hoje vamos conhecer um pouquinho sobre a Iara, que é um dos personagens do folclore brasileiro!

Recorta, cola e monta no teu caderno o texto fatiado com o auxilio de um familiar!





















 

 


Quinta-feira:  20/08

Olha só, na atividade abaixo temos alguns personagens e lendas do nosso folclore!

 Depois de realizar a tarefa, peça para um familiar te contar sobre um deles. Tenho certeza que esse momento será muito divertido!


Sexta-feira:  21/08

 

Hoje vamos nos divertir com as brincadeiras que fazem parte do folclore!

https://www.youtube.com/watch?v=Nv-ZXzaH6_k

Vamos brincar a vontade, mas escolha três brincadeiras para fazer o registro e enviar para  profe!!


·         Pega-pega

·         Passa anel

·         Esconde-esconde

·         Pula-corda

·         Cabo-de-guerra

·         Cabra-cega

·         Brincadeira de roda

·         Adoleta

·         Bolinha de gude

·         Elástico

·         Batata quente


 

 


Segunda-feira:  24/08

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan    

Atividade: GOL A GOL COM PETELECOS

 

*Materiais necessários:

·         -Tampinhas.

·         -Algum item que possa ser o gol (pode ser uma fita crepe ou até mesmo duas pedrinhas).

 

*Descrição:

Jogadores distantes 2 metros entre si;

Tentar fazer o gol no seu adversário dando um “peteleco” na tampinha. Como se estivesse cobrando um pênalti.


Þ
Arte – Profª Sabrina Krauss 

Dia 24 de agosto de 2020 – Segunda-feira

Olá, queridas e queridos!

Gostaram da visita que fizemos a  Exposição online: Artes Visuais e Papos Abissais! Da Artista Monica Papescu?

Ouça o recadinho que a Monika deixou prá ti lá no grupo do WhatsApp da turma.

Pois hoje, nossa atividade é gravar um vídeo, escrever um bilhete ou fazer um desenho para a Artista, dizendo o que tu mais achaste legal e interessante na exposição. Envia tua atividade no prazo combinado anteriormente com a professora e concorre ao sorteio do recém lançado livro Óculos de Princesa, ilustrado pela Mônica.

 

Um super abraço alegre,

Profe. Sabrina.

 

Terça-feira:  25/08

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2020

No mês de agosto, acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto, o objetivo da semana é promover um intenso debate de inclusão social e combate ao preconceito e discriminação das pessoas com deficiência. 

O tema deste ano será “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social” e vem para processos de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.

Então, essa semana realizaremos atividades ligadas a pessoa com deficiência, vamos sentir como é fazer atividades de uma forma diferente.

 

“Imagine um mundo onde as pessoas fossem respeitadas como realmente são. Não importaria se são magras, gordas, altas, baixas, ricas, pobres, sua cor ou credo. Aliás, esses rótulos não existiriam: seríamos apenas a Maria, o João, a Julia, o Daniel… Mesmo diferentes, compreenderíamos o lado do outro e conseguiríamos nos colocar em seu lugar. Imaginou? Não seria um mundo bem mais bonito? Eu também acho! E na minha opinião ele só vai começar a acontecer quando começarmos a ensinar aos nossos filhos o respeito pelas diferenças e pelos diferentes.” ( texto retirado do site Mil dicas de mãe https://www.mildicasdemae.com.br/2013/06/dica-de-livro-tudo-bem-ser-diferente.html)


ü     Vamos iniciar assistindo o vídeo da história: Tudo bem ser diferente, do autor Todd Parr (também enviada em PDF em anexo via whatsapp)

https://www.youtube.com/watch?v=DFy9Nj0dbAU

ü     Para nossa atividade vamos precisar de um espelho. Chama o papai, a mamãe, os irmãos, os avós ou quem mais mora contigo.  Cada um deve se olhar no espelho (a criança e um adulto). A parti daí, conversar com a criança sobre as imagens refletidas, são iguais, são diferentes... depois conversar com ela sobre as diferenças. Por que somos diferentes? Por que não somos iguais? Todos conseguimos fazer as mesmas coisas?

ü      Essas são sugestões de questionamentos, a fim de que, a criança possa perceber que, um não é igual ao outro e que é preciso respeitar cada um na sua maneira de ser


Quarta-feira:  26/08

Hoje nossa atividade vai ser muito legal e desafiadora!!

Vamos precisar de folhas de ofício, têmperas (ou lápis de cor, porém fica mais difícil) e pincel.

Vamos fazer um desenho, uma pintura utilizando somente os pés. As mãos serão utilizadas unicamente para a limpeza do pincel. Senta no chão ou em uma cadeira, coloca as tintas bem próximas a ti e libera tua imaginação!!!

Observação: Tire bastante fotos desse momento, é registro da tarefa.

        

Quinta-feira:  27/08

Hoje nossa atividade vai ser desafiadora: “ADIVINHA O QUE É?”

Presta atenção!!!

Peça para um adulto pegar uma caixa, pode ser de sapato, e nela colocar alguns objetos, de diferentes tamanhos e texturas. De olhos vendados, tu terás que descobrir o que tem dentro caixa!!!

Atividade: “Adivinha o que é?”

Observação: Não esqueça de fotografar esse momento, que com certeza, será muito divertido!

   


Sexta-feira:  28/08

Vamos assistir o vídeo da música: “Ninguém é igual a ninguém”.

https://www.youtube.com/watch?v=JCiat8biDFM

Assista ao vídeo e conversa com teus familiares o que entendeu sobre ele. Após, convida teus familiares para uma brincadeira muito divertida e que exige muita atenção!

https://www.youtube.com/watch?v=eLtzvypcurE

A brincadeira é ... Mímica!!!! Vocês podem escolher o tema para a mímica, animais, profissões, esportes.... Lembre-se: não pode emitir sons enquanto o outro descobre o que tu estás imitando!

Divirtam-se! Após, podem conversar, sobre como é sensação de precisar se comunicar e se expressar sem emitir som, sem conseguir falar...

As pessoas surdas utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Já aprendemos alguns sinais e assistimos algumas apresentações no ano passado com a profe Sabrina, lá na nossa Escola, tu te lembras?

 

Observação: Não esqueça de fotografar esse momento, que com certeza, será uma diversão!

             _________


                          1º Ano/Profª Adriana

 

Atividades não presenciais

                                 Do dia 03 a 14 de Agosto de 2020

Nome do aluno ( a):  _________________________________________________

Nesta próxima quinzena realizaremos atividades para verificarmos o que aprendestes, por isso, quero que realize tudo com bastante atenção e capricho!

 A profe quer ver o que conseguiram aprender e desenvolver até este momento. As atividades deverão ser entregues ou enviadas nas datas abaixo:

Ø     Atividades enviadas via whatsapp: dia 10/08 e 17/08. ( sempre na SEGUNDA- FEIRA)

Ø     Atividades entregues na escola:

·           Atividades do dia 03 a 07/08 – na primeira data que a escola estiver aberta a partir do dia 10/08 (será informada a data pelo whatsapp).

·           Atividades do dia 10 a 14/08 – na primeira data que a escola estiver aberta a partir do dia 17/08 (será informada a data pelo whatsapp).

 


 

Segunda-feira:  03/08

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan    

Atividade:

·        BASTÃO QUE CONDUZ

  

DESCRIÇÃO: utilizando apenas um bastão (cabo de vassoura ou rodo) a criança deverá conduzir uma caixa ou um pote até um ponto da casa e retornar; conforme ela for demonstrando habilidades e facilidade em realizar a tarefa, você irá acrescentar obstáculos pelo caminho; peça que ela leve a caixa em zigue zague e que busque alguns objetos que serão colocados no final do percurso e traga até o local de início da atividade.

 

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss

Olá, quantas saudades!

Lembra o vídeo sobre paisagem sonora que assistimos semana passada?

Hoje, vamos criar um momento de paisagem sonora. Como?

  • Escolha um lugar na tua casa, pode ser dentro de casa, perto da janela, no pátio… 
  • Fica em silêncio por alguns minutos e ouça, com muita atenção, os sons ao teu redor.
  • Fala e descreve o os sons ouvidos. Podes fazer um vídeo desse momento e postar no grupo da turma.
  • Agora, em uma folha de papel, de qualquer tamanho, faz um desenho dos sons que ouvidos enquanto estavas em silêncio, prestando atenção nos sons, e pinta com lápis de cor. 

Exemplo: se moro na zona rural e ouvi um mugido de vaca, passarinhos cantando e um motor barulhento de trator, é isso que vou desenhar; se moro na cidade, ouço muitos carros, buzinas, pessoas conversando, ambulância passando, é isso o que vou desenhar.



                                                                                                
Um abraço alegre! 

Profe. Sabrina

 

Terça-feira:  04/08

VOGAIS

Vamos ver quem lembra quantas vogais tem no nosso alfabeto? Marca a resposta certa:

7  -  4  -  9  -  5  - 3  -  6  -  2

 

 E quais as letrinhas são chamadas de  vogais? Escreve:

____________________________________________________

 

Recorta e cola uma imagem cujo o nome inicie com a letra:

A            E             I            O            U



Recorta e cola a letra inicial de acordo com a imagem:

 


Quarta –feira:05/08

Atividades: Letra B

Vamos juntar as letrinhas e formar uma sílaba:

 

 

 

 

 


Recorta de revistas ou jornais 6 letras B.

 

1-                                                                       4-

 

 

 

 

2-                                                                       5-           

 

 

 

 

3-                                                                        6-

 

Quinta – feira: 06/08

Atividades: Letra C


Vamos juntar as letrinhas e formar uma sílaba:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 Monta as palavras e escreve no quadro:


 


Desenha a quantidade conforme o numeral:

 


1 –

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-

10-    


 


Sexta-feira:07/08

 


Como sabemos, domingo comemoramos o Dia dos Pais! Vale lembrar que, muitas vezes, não são os pais biológicos, que exercem esse papel. Muitas vezes, esse papel é exercido pela mamãe, por um tio, um padrasto, um avô ou alguém muito especial. Mas nem por isso, amamos, consideramos ou respeitamos menos essa pessoa que faz papel de Pai na nossa vida!

Convida o Papai para assistir essa história muito legal! Vocês dois, juntinhos!!!

História: “Adivinha quanto eu te amo”, está em anexo no final.

https://www.youtube.com/watch?v=de3KQITiYM4

Agora, como não poderia faltar, vamos confeccionar um cartão bem bonito e criativo para o Papai. Por isso, entregue o cartão para a pessoa Especial que faz o papel de Pai na tua vida!!!

Feliz Dia dos Pais!!!

 


                    


 


Atividades não presenciais de 10 a 14 de Agosto de 2020

 

Segunda-feira:  10/08

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Atividade:

MOVENDO O LÁPIS

DESCRIÇÃO: organizar duas fileiras de copos plásticos (pode adaptar com o material que tiver em casa como por exemplo: caixas, tijolo...) lado a lado, igual na imagem, onde tenha o “lado A” e o “lado B”; em cima do dos copos do lado A você irá colocar alguns lápis, régua, varetas, bastão ou outro objeto similar; o objetivo é mover todos estes lápis para o lado B, usando apenas um pé; primeiro realize com o pé direito e depois com o pé esquerdo.

 

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss

Silêncio para ouvir o coração         

Olá, turma!

Tudo bem por aí?

Hoje, temos mais uma atividade para juntar a família, aprender e passar lindos momentos juntinhos!

A beleza dessa nossa existência está em conhecer e perceber as diferenças que existem entre todas e todos nós. Quanto mais conhecermos, mais desenvolvemos nossa capacidade de respeitar a diversidade de culturas. Então, prontos para uma nova viagem? 

Vamos assistir um curta- metragem de animação chamado Dueña Ubenza:

Direção: Juan Manuel Costa

Origem: Argentina

Tema: Animação

Ano: 2015

Duração: 4 min

Produção: Juan Manuel Costa

Canción: Dueña Ubenza, compositor Chacho Echenique. Canção ficou popular na voz de Mercedes Sosa.

 

Mariana Carrizo - Doña Ubenza - L.y M. Chacho Echenique

https://youtu.be/kEhdZ1xd3Fc

A pastora leva as suas ovelhas até o topo da montanha, procurando por um momento especial. Um momento onde ela percebe um silêncio puro em seu coração!

Vamos tentar perceber o silêncio puro nos nossos corações? Mas como? 

A partir da prática de posturas de yoga, teremos o aumento da consciência corporal.   

Atividade: De uma forma lúdica e  divertida, utiliza teu corpo para imitar animais, elementos da natureza e objetos que existem ao teu redor. 

Abraço Alegre,

Profe. Sabrina.

 

Terça-feira:  11/08

Atividades: Letra D

Vamos juntar as letras e formar sílabas:

Recorta e cola 5 imagens que iniciem com a letra D.

 




 

 

 

 

  

Quarta –feira:12/08

Atividades: Letra F

Vamos formar sílabas? Ao lado de cada sílaba faz um desenho de um elemento que inicie com a sílaba correspondente.

 

 

 


Recorta de revistas ou jornais e cola 8 letras F


1-

 

2-

 

3-

 

4-

 

5-

 

6-

 

7-

 

8-


Quinta – feira: 13/08

Atividades: Letra G

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Gato – geladeira – giz - gota- guarda-chuva)

 

 


 

 


 

Sexta-feira:14/08

Matemática

Para realizar as operações matemáticas podes utilizar material de contagem...

 

 

 

 


  

Vamos cobrir os numerais e depois coloca-los na ordem correta:

__________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 


Um beijo muito carinhoso

              Profª Adri       

 

ANEXOS



   


  

 


 


 

 



 

 



 


 


   

     



 

      

                                                          1º Ano/Profª Adriana

                                                                Atividades não presenciais

                                             Do dia 27 a 31 de julho de 2020

Nesta semana realizaremos nossas atividades de uma forma diferente... Vamos confeccionar nossa cápsula do tempo!!!

Nesta cápsula faremos uma retomada de tudo que vivenciamos até aqui, desde o dia 19 de março onde as aulas foram suspensas. Este trabalho deverá ser entregue na escola na primeira semana de agosto, na data em que a diretora avisará no grupo de whatsapp que a escola estará aberta.

          Cápsula do tempo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma Cápsula do tempo é um recipiente especialmente preparado para armazenar objetos ou informações com o objetivo que eles possam ser encontrados pelas gerações futuras. Tal expressão começou a ser utilizada a partir de 1937.  Cápsulas do tempo podem ser classificadas em dois tipos: intencionais e não intencionais. Cápsulas do tempo intencionais são aquelas colocadas de propósito e são normalmente destinadas a serem abertas ou acessadas em uma determinada data futura. Cápsulas do tempo não intencionais são geralmente de natureza arqueológica.

Nós estamos vivendo um momento que fará parte da história do Mundo!!!


Vamos registrar alguns dados e acontecimentos sobre esse período, para que no futuro possamos relembrar e compartilhar com outras pessoas!

Para fazer a cápsula do tempo, siga as seguintes instruções:

1-    Preencha as páginas a seguir com a sua família

2-             Junte algumas coisas para relembrar esse período: sugestões: fotos, reportagens de jornais ou revistas, algum desenho que você tenha feito ou outros registros que ficarão na lembrança.

3-             Guarde esses registros em um envelope ou caixa, (que deverá ser entregue na escola na data já combinada), pois quando esse período terminar vamos mostrar para os colegas nossas experiências e juntos, vamos enterrar em um lugarzinho bem especial na Escola, para no futuro, os colegas que estarão na Escola, descobrir e vivenciar nossa experiência atual através dos nossos registros ali deixados.




Segunda-feira:  27/07

Þ Educação Física (com vídeo explicativo):

BOLINHA NO COPO:

DESCRIÇÃO: usando copos plásticos ou alguns potes, deixar eles virado para baixo com uma bolinha embaixo de cada um (pode ser pedrinha, bolinha de papel ou tampinha); ao sinal, a criança deverá colocar todas as bolinhas em cima do copo, fazendo isso uma por uma; em seguida, usando apenas a mão direita, ela irá segurar o copo, impulsionar a bolinha para o alto e usando a mesma mão, terá de pegar a bolinha dentro do copo; em seguida, realizar o mesmo procedimento com a mão esquerda.

 

Þ Arte 

                                                Arte / Profª Sabrina      

        Atividades não presenciais

 *Dia 27/07/20 – Segunda-feira

Vamos fazer uma viagem ao mundo da música?

 

Ter contato com a música, durante a infância, é importantíssimo para o desenvolvimento intelectual e afetivo da criança. Por isso, durante o período das atividades remotas, contamos contigo, família, para estimular teu filho e tua filha a ter contato com a música. Cante para ele e para ela canções que cantavam pra ti quando tu eras pequeno. Inventem canções juntos: crianças são ótimas nisso! Chame a atenção da criança para que ouça os sons ao seu redor. Som da panela no fogo, som da água que jorra da torneira, som da vassoura varrendo o chão, som da máquina de lavar, sons dos pássaros, dos latidos do cachorro, etc. 

 Nossa atividade de hoje é assistir e explorar o vídeo a seguir:


Musicalização Infantil - 4 e 5 anos - Paisagem Sonora

https://youtu.be/cMc1KEHfons


Um abraço alegre! 

                                                            Profe. Sabrina


Terça- feira: 28/07:

Prazer... eu sou o ______________________, aluno do ____ano.


Estudo na Escola _____________________________


 


 

Terça- feira: 28/07:

Prazer... eu sou a ______________________, aluna do ____ano.


                    Estudo na Escola _____________________________


  

 

        O que é Covid 19?

 Através de relatos (peça ajuda da família!), desenhos, ilustrações, recortes... descreva o aprendeu nesse período sobre esse vírus que rapidamente mudou a vida de todos nós. Logo abaixo, segue alguns tópicos que irão ajudá-lo(a) na produção do relato:

 

Ø  O que é...

Ø  Origem...

Ø  Formas de transmissão...

Ø  Cuidados necessários...

Ø  Fatos importantes...

Ø  Sintomas...

Ø  Outras informações que achas necessárias...

 

 

  Quarta- feira: 29/07  

  


 

 

 



 

 



 

 

Quinta- feira: 30/07  


 



 

  

Vamos relembrar algumas datas ... Peça ajuda para um familiar...

 

Suspensas desde      ____/____/2020

 

Atividades não presenciais (remotas) desde    ___/___/2020

 

Nossa cápsula será aberta em ___/____/_____

 

 

Neste período aprendi:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ilustra com recorte, as letrinhas e como aprendeu a contar até o dia de hoje.






Neste período não foi possível, fazer algumas coisas que me deixaram um pouco chateado (a)...

  

 

  

 

Sexta: feira: 31/07

Esse período de Pandemia, nos proporcionou também momentos maravilhosos, momentos em que tivemos a oportunidade de ficarmos mais tempo com a família, nosso maior bem, e curtimos juntos, momentos que, muitas vezes, pela correria do dia a dia, ficam um pouquinho mais difíceis de acontecer... Utiliza desenho ou fotos para registrar esses momentos....



 Faça um desenho do livro que mais gostou!!! 

                                Não esquece de colocar o nome do livro!!!

 



Faça um desenho da tua brincadeira preferida nesse período que esteve em casa!

 Não esquece de colocar o nome da brincadeira!!!

  

 

 

 Deixa aqui, através de uma imagem, ilustração, colagem... uma pequena mensagem para o colega que encontrar tua cápsula do tempo!!!

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mensagem inicial