3º Ano - Novembro



 

3º ano/Profª Tatiane

 

         Atividades não presenciais

Do dia 14 a 18 de dezembro de 2020

 

* Dia 14/12 (segunda-feira): Hoje a leitura é deleite!

         Vamos conhecer uma bela história de Natal? Quem escreveu esta história foi o autor Pedro Bandeira, “Velhinho entalado na chaminé”. Para poder acessá-la, você deverá abrir o documento que será disponibilizado no nosso grupo de WhatsApp da turma e realizar a leitura com calma, a seu tempo, compreendendo tudo o que lê.

Você, também, poderá usar o link: https://www.youtube.com/watch?v=76Cw9uP48YE, e assistir com muita atenção. Tenho certeza que você vai gostar!

         Hoje esta leitura será para o seu deleite! Aproveite! Curta! Aprecie esta maravilhosa história! Afinal, ler é viajar por diferentes mundos e lugares!

         Você pode conversar aí na sua casa, com os seus familiares sobre o que entendeu desta história, o que mais gostou, enfim, aproveitem!

 

* Dia 15/12 (terça-feira):

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan


Þ ATIVIDADE:

·                    PESCARIA AO ALVO

Materiais necessários: Um Bastão, barbante com um lápis preso na extremidade e uma garrafa pet como alvo.

Tentar colocar o lápis dentro da garrafa utilizando apenas uma das mãos.


Þ Arte (vídeo) – Profª Sabrina Krauss

 https://youtu.be/rMh6gRMMqNw


* Dia 16/12 (quarta-feira): Vamos fazer uma carta para o Papai Noel?

         O Natal está se aproximando e com ele, começam os nossos pedidos para o querido Papai Noel! Muito mais que presentes, o Natal simboliza o amor e a união da família. Pensando em tudo o que aconteceu neste ano, o que você gostaria de falar e pedir para o Papai Noel?

         Pegue uma folha de ofício e vamos fazer uma bela cartinha para ele. Escreva tudo o que desejar para o Papai Noel. Não esqueça de todos os passos necessários para escrever uma boa carta:

 

1º Local e data;

2º Saudação;

3º Escrita da carta, falando tudo o que desejar para o destinatário;

4º Despedida;

5º Assinatura.

         Para finalizar, poderá fazer desenhos, colorindo-os com capricho. Depois, faça um envelope de papel, com a orientação dos seus familiares, ou dobre a sua cartinha e coloque embaixo da sua árvore de Natal, se preferir, coloque em outro lugar especial aí da sua casa. Em breve o Papai Noel aparecerá para lê-la! Será demais!

 

* Dia 17/12 (quinta-feira): Hoje tem culinária!

         Que tal aprender a fazer deliciosos biscoitinhos amanteigados de Natal? Esta receita será ótima para você fazer com a sua família, enquanto espera pelo dia de Natal! Para isso, você precisará dos seguintes ingredientes:

 

BISCOITOS AMANTEIGADOS

 

Ingredientes:

- 250 gramas de Manteiga;

- 500 gramas de Amido de Milho;

- 1 lata de leite condensado;

- granulados coloridos para enfeitar.

 

Modo de Preparo:

         Em uma vasilha, coloque a manteiga e o leite condensado, misturando bem. Depois, vá acrescentando o amido de milho em pequenas quantidades, até que tudo seja utilizado. Misture até a massa ficar bem homogênea, você pode sovar ela um pouco com as mãos também.

         Pegue pequenas quantidades da massa e modele no formato que desejar. Uma sugestão é fazer formatos que tenham motivos natalinos, como por exemplo, pinheiro, estrela, bengala, bolinha, boneco, enfim, use a criatividade!

         Para finalizar, coloque um pouco de granulado colorido por cima do seu biscoito e leve ao forno até ficarem douradinhos em baixo.

 

         Para melhor compreender esta deliciosa receita, você pode acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=I4dJndyTSOQ, e assistir ao vídeo que explica direitinho.

 

         Depois de prontos, é hora de aproveitar e se deliciar com estes sensacionais biscoitos que derretem na boca!

 

* Dia 18/12 (sexta-feira): Vamos construir um presépio!

         Para que você possa enfeitar um pouquinho mais aí na sua casa, esperando a noite de Natal, a proposta de hoje será a construção de um presépio. Abaixo, você tem um modelo de presépio, o qual pode realizar a impressão para colorir bem bonito, recortar em seu contorno e colar sobre uma superfície de papelão, organizando o seu presépio.

         É interessante você colar os desenhos, também, em um papel um pouco mais durinho, como, por exemplo, folha de desenho ou papel cartaz, para que ele fique mais firme e permaneça de pé ao colar no papelão.

         Use a sua criatividade ao fazer o seu presépio, incrementando com outros elementos, como a areia, palha e o que mais desejar.

         Depois de pronto, deixe o seu presépio enfeitando um lugar especial da sua casa.

 

         Você quer conhecer a verdadeira história do Natal e o que o presépio representa? Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=RamRRSkzP9s, e assista a esta mágica história. Você vai amar!


Com estas atividades, encerramos mais uma etapa importante deste ano letivo!

Desejo a você e sua família um Natal maravilho e que o próximo ano possa ser repleto de amor, paz, saúde e muitas realizações!

 

 

Um beijo, muito carinhoso a você!

Boas Festas e Boas Férias!

Prof. Tatiane.



 ANEXO:



___________


3º ano/Profª Tatiane

                                          Atividades não presenciais

Do dia 30 de novembro a 11 de dezembro de 2020

 

Dia 30/11 (segunda-feira): Hoje tem leitura!

         A leitura de hoje será realizada no livro didático de Português. Vamos relembrar o que aprendemos sobre as cartas?

         Pegue seu livro e abra nas páginas 174 e 175, você encontrará um texto do gênero carta para realizar a leitura. Leia com calma, a seu tempo, para que possa compreender tudo o que acontece. Leia mais de uma vez, se for necessário.

 

         Depois de realizar a leitura, e compreender bem o texto lido, vamos fazer as atividades que estão na página 176 do livro. Não esqueça que você não deve escrever no próprio livro didático, pois ele servirá para outros alunos, posteriormente. Então, copie em seu caderno as questões 1, 2, 3 e 4 e responda de acordo com as informações da carta que leu.

 

         Para finalizar, em seu caderno, represente com desenhos o que você compreendeu da carta.

 

Dia 01/12 (terça-feira):

 

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan


Þ ATIVIDADES:

- Recolhendo tampinhas com o pé

 Descrição: Essa atividade é muito divertida! Basta algumas tampinhas de garrafas pets ou pedrinhas e um ou mais copos ou potes plásticos. Então você terá que apanhar todas as tampinhas e colocar dentro dos copos, mas para isso deverá estar descalço, pois usará somente os pés. 

 

Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

 

Dia 02/12 (quarta-feira): Fazendo cálculos de multiplicação.

         Nas últimas atividades você tem aprendido sobre as tabuadas. Elas são importantes para que consigamos fazer os cálculos de multiplicação. Vamos ver como se faz?

         Você deve acessar ao link: https://www.youtube.com/watch?v=u3UiqdWije0&t=176s, assista ao vídeo até 2min 20seg, que é a parte que nos interessa. Ela nos explica como devemos armar os cálculos e realiza-los. O que o restante do vídeo apresenta será aprendido posteriormente.

 

         E aí? Compreendeu? Fácil, né! Para resolver cálculos de multiplicação, devemos começar resolvendo pela unidade, depois dezena e por fim, as centenas. E é claro, temos que saber as tabuadas!

 

         Agora, vamos ver se você compreendeu direitinho? Faça em seu caderno, resolvendo as histórias matemáticas abaixo:


1. Em uma caixa tem 25 limões. Quantos limões caberão em 3 caixas iguais a esta?

 

2. Gabriela comprou 2 sacos com 46 balas dentro de cada um. Quantas balas Gabriela tem no total?

 

3. Em um dia, um sorveteiro vendeu 32 sorvetes. Ao final de 5 dias, vendendo a mesma quantidade, quantos sorvetes ele terá vendido?

 

4. Mariana comprou 4 dúzias de ovos. Quantos ovos ela comprou?

 

Será demais conseguir resolver tudo!

 

 

Dia 03/12 (quinta-feira): Aprendendo sobre singular e plural

         Ao escrever, devemos ter muito cuidado, analisando as palavras usadas, adequando as suas respectivas quantidades. Por exemplo, no texto carta da atividade anterior, a menina contou o que acontecia com os cachorrinhos que haviam em sua casa.

 

         Agora, observe a palavra destacada: CACHORRINHOS, ela está se referindo a apenas um cachorro ou a vários?

         Se você respondeu que se refere a vários cachorros, você acertou!

         Isso significa que quando estamos falando de apenas um elemento, temos palavras no SINGULAR.

         E quando queremos falar sobre mais de um ou vários elementos, temos palavras no PLURAL.

 

Veja o exemplo:

 


                   

                             CASA                           CASAS

 

         Para que você possa compreender melhor sobre isso, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=JMLisNFCfzE, e assista ao vídeo que nos mostra uma ótima explicação.

 

         Agora, vamos exercitar! Pegue seu livro didático de Português e abra nas páginas 178 e 179. Faça em seu caderno, colocando as respostas para as questões 1, 2, 3 e 4. Você não precisa copiar as perguntas no caderno, apenas identifique, numerando as atividades, e escreva as soluções para cada uma delas.

Tenho certeza que você consegue!

 

Dia 04/12 (sexta-feira): Vamos exercitar os cálculos!

         Na atividade de hoje, vamos exercitar os cálculos que aprendemos: adição, subtração e multiplicação. Para tanto, você deverá pegar o seu livro didático de Matemática para copiar em seu caderno e resolver o que for solicitado:

- Cálculos de Adição: abra a página 95 e realize o exercício 1.

- Cálculos de Subtração: abra a página 108 e realize o exercício 4.

- Cálculos de Multiplicação: abra a página 168 e realize o exercício 1.

 

         Abaixo estão os registros das atividades a serem realizadas, se preferir, você pode fazer a impressão para responder e colar no caderno.

 





Dia 07/12 (segunda-feira): Hoje é dia de leitura!

         Para a atividade de hoje, vamos realizar a leitura do texto: “A árvore de Natal”, escrito pela autora Marielise Ferreira. Aproveite!



         E aí? Gostou desta história? Que atitude legal as crianças têm na casa de Dona Marli, não acha? Enfeitar a árvore de Natal com boas ações!

         Agora que você já leu o texto, com muita atenção, vamos responder com atenção, no caderno, as seguintes questões. Copie e responda de acordo com o que está no texto:

 

- Escreva uma palavra para cada item que esteja no texto e seja:

 

a) substantivo próprio:

b) substantivo comum:

c) adjetivo:

d) singular:

e) plural:

 

 

- Responda:

 

A) Quais são os personagens desta história?

 

B) O que as crianças deveriam fazer para colocar bolas coloridas na árvore de Natal?

 

C) Por que Pedrinho colocou uma bolinha na árvore?

 

D) O que você achou desta atitude de Dona Marli, de enfeitar a árvore de Natal com bolinhas que representam as boas ações que são feitas?

 

E) E você, tem feito boas ações? Escreva uma boa ação que você fez recentemente.

 

 

         Agora, chegou a sua vez! Está se aproximando o Natal, as árvores estão sendo montadas, as casas ficando enfeitadas a espera desta data especial. Então, minha sugestão é que você enfeite a sua árvore natalina com bolinhas de boas ações. Pode ser feita de papel mesmo! Desenhe em um papel uma bolinha, escreva nela uma boa ação que realizou e enfeite-a como desejar. Depois, recorte em seu contorno, coloque um cordão ou uma linha e pendure na sua árvore. Sua árvore de Natal ficará sensacional, cheia de significados!

 


 

 

Dia 08/12 (terça-feira):

 

Feriado Municipal: Dia da Padroeira do Município

 

 

Dia 09/12 (quarta-feira): Vamos brincar?

         Para a atividade de hoje, vamos fazer um jogo que é o “Jogo Formando os Números”, para tanto, você deverá criar, em uma folha de ofício, ou em seu caderno, as seguintes cartelas, da mesma forma que estão representadas abaixo:

 

Caixa de texto: DEZENASCaixa de texto: UNIDADESCaixa de texto: CENTENAS


 

C

D

U

NÚMERO ESCRITO POR EXTENSO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMO JOGAR:

         Pegue em uma de suas mãos alguns grãos de feijão e jogue em cima do círculo. Você terá que verificar quantos grãos ficaram dentro de cada espaço correspondente a unidade, dezena e centena. Não valem os grãos que caírem fora da demarcação.

         Ao realizar a contagem, você deverá registrar na outra tabela as quantidades. Em seguida, verifique qual numeral você formou para escrevê-lo por extenso ao lado.

         Veja um exemplo de como completar a cartela:

 

C

D

U

NÚMERO ESCRITO POR EXTENSO

4

6

3

Quatrocentos e sessenta e três

2

9

0

Duzentos e noventa

 

         Para melhor compreensão da atividade e o modo como fazer, você pode acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=J-m6O0N1jII, e assistir ao vídeo em que há uma explicação.

Aproveitem bastante este jogo! Divirta-se!

 

 

Dia 10/12 (quinta-feira): Aprendendo sobre a divisão!

         Na proposta para a atividade de hoje, vamos ver mais uma operação matemática que é a Divisão! Acho que você já ouviu falar nela, não é mesmo? Para compreender melhor, veja o vídeo, acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=a1_OFOABwsA, e, assim, compreender como é o processo de dividir.

 

         Viu só? Dividir é repartir, distribuir uma determinada quantidade em partes iguais, onde um grupo não pode ficar com mais do que o outro.

 

         Para verificar se você compreendeu, vamos realizar alguns exercícios, onde, para resolver, você terá que fazer os desenhos, distribuindo de forma igual para todos. Copie em seu caderno ou faça a impressão para poder resolver:

 

1. Maria em seu jardim colheu 12 rosas que quer dividir igualmente em 3 vasos. Quantas rosas ficarão em cada vaso?

 

Desenho:


 

Resposta: ______________________________________________________________

 

2. Murilo tem 30 figurinhas. Para brincar, vai distribuir suas figurinhas entre 5 amigos. Quantas figurinhas cada um vai receber?

 

Desenho:

 

 

Resposta: ______________________________________________________________

3. Em um pacote de balas tem 20 balas para serem divididas entre 4 crianças. Quantas balas cada criança vai receber?

 

Desenho:

 

 

 

Resposta: ______________________________________________________________

 

4. Papai Noel deixou 6 presentes para distribuir entre 2 crianças de uma casa. Quantos presentes cada criança irá receber?

 

Desenho:

 

 

 

Resposta: ______________________________________________________________

 

Faça com calma e atenção. Você consegue!

 

 

Dia 11/12 (sexta-feira): Vamos avaliar nossas aulas?

Ao longo deste ano letivo, que foi muito diferente, fizemos muitas atividades. Você as realizou aí na sua casa e eu acompanhei através das fotos, vídeos, tarefas entregues, áudios, e, assim, conseguimos manter nossos vínculos, aprendendo sempre mais!

         Agora, gostaria de saber de você, como foi realizar estas atividades em casa. O que você achou das atividades que eram enviadas. Gostava de fazer? Foi legal realizar? Tinha alguma coisa que era muito chato? O que era fácil, o que era difícil? Qual foi a atividade que você mais gostou de fazer? Por quê?

         Pense e responda. Escreva suas respostas em seu caderno, se preferir, grave um vídeo ou mande um áudio para o nosso grupo da turma de WhatsApp, ou mande para o contato direto da professora.

         Vou adorar saber suas impressões sobre as nossas atividades.

 


 

UM BEIJO MUITO CARINHOSO DA PROF. TATIANE!

TENHAM UM SENSACIONAL FINAL DE SEMANA!

 


ANEXO:

 

                               Arte/Profª Sabrina Krauss

                          Atividades não presenciais

 

# Dia 1º de dezembro – Terça-feira

Em clima de Natal!

 

Olá, gente querida!

Chegando aquela época do ano que a gente gosta de decorar a casa com enfeites natalinos. Por isso, hoje vamos aprender a confeccionar uma estrela que servirá para enfeitar a árvore de natal, as janelas da casa ou até mesmo presentear os amigos, que tal?

Presta atenção nos vídeos e mãos à obra!

 

Materiais que tu vais precisar para o projeto:

  • Barbante, lã ou linhas de bordar - das cores que preferir;
  • Bandeja de isopor;
  • Cola branca;
  • Tesoura sem ponta;
  • Palitos de madeira ou alfinetes;
  • Um pouco de água para diluir a cola e 
  • Molde de estrela.

 

Como fazer:

  • Recorte o molde da estrela;
  • Prende a estrela com os palitos ou os alfinetes na bandeja de isopor (base);
  • Dilui a cola branca num pouquinho de água dentro de um potinho qualquer;
  • Pega o barbante e mergulha na cola diluída;
  • Agora é só preencher os espaços da estrela, enrolando o barbante nos palitos;
  • Faças várias camadas;
  • Deixa secar e só depois retire os palitos;
  • Agora é só colocar um fiozinho para pendurar tua estrela!

 

Assiste o passo-a-passo no vídeo:

ESTRELA DE NATAL DE BARBANTE | ENFEITES DE NATAL 

https://youtu.be/MPQlQmiJgNc

 

E o recadinho da profe:

https://photos.app.goo.gl/9JkiVaoK3SySmy6d8

 

Não te esquece de mandar a foto da estrela!

Abraço alegre, 

Prof. Sabrina.




Dia 08 de dezembro – Terça-feira (Feriado Municipal – Padroeira do Município)


Cantar a alegria do Natal!

Oi, Gente linda!

 

Sabe que se a gente estivesse em aulas presenciais, estaríamos nos preparando para as celebrações de Natal na escola, né? Sempre ensaiamos muitas canções, teatro, poesia… Tudo para presentear nossas famílias que felizes vêm nos prestigiar durante as apresentações! Vamos acabar o ano letivo cada um na sua casa, nem por isso deixaremos de cantar e nos alegrar com canções que falam de bondade, paz, solidariedade e amor!

Por isso, a atividade de hoje será assistir o lindo clipe de um coral infantil e depois gravar um pequeno vídeo ou áudio cantando sua canção favorita de Natal! Combinado? 

É Natal | Coral LAF Kids https://youtu.be/-SUKdSTggxQ

 


Vou esperar alegremente pelos vídeos de vocês!

Um super beijo,

Profe.Sabrina.


______________

 


        3º ano/Profª Tatiane

 

         Atividades não presenciais

Do dia 16 a 27 de novembro de 2020

 

* Dia 16/11 (segunda-feira): Atividade de Geografia: Como diferentes povos utilizam os recursos naturais

         Em atividade anterior, você viu o que são recursos naturais renováveis e não renováveis, percebendo, também, que as pessoas, o trabalho humano, transformam estes recursos em produtos que atendam às suas necessidades.

         Mas será que em todos os lugares as pessoas utilizam os recursos da natureza da mesma maneira e com a mesma intensidade? Vamos conhecer como alguns povos utilizam estes recursos.

         Leia com muita atenção o texto abaixo (você pode fazer a impressão deste material para colar em seu caderno):

 

Os povos da floresta

         Além dos indígenas, os castanheiros, seringueiros e ribeirinhos se autodenominam povos da floresta. Eles retiram da natureza apenas o que precisam para viver.

         Os povos da floresta têm seu modo de vida adaptado às condições naturais da floresta e têm muitos conhecimentos sobre ela. Eles conhecem, por exemplo, várias plantas da floresta que podem ser utilizadas como medicamentos e na alimentação.

         Esses povos cultivam a terra e praticam atividades extrativas como a caça e a pesca e, principalmente, a extração de látex e de castanha-do-brasil, também conhecida como castanha-do-pará.

         A maneira como essas atividades são praticadas por esses povos causa poucos impactos ambientais e contribui para a preservação da natureza. Afinal, ela é o meio de sustento desses povos.

 

Os quilombolas

       Há cerca de 400 anos, milhares de africanos foram trazidos à força para as terras que formariam o Brasil para trabalhar como escravizados.

         Muitos escravizados tentavam resistir à escravização fugindo dos trabalhos forçados e dos maus-tratos. Esses escravizados formaram comunidades conhecidas como quilombos, que tinham organização social, política, econômica e cultural próprias.

         Após a abolição da escravidão, em 1888, muitos escravizados livres continuaram a viver nos quilombos. Atualmente, há cerca de 2.600 comunidades remanescentes de quilombos reconhecidas no Brasil. Elas abrigam descendentes de escravizados, que mantêm os costumes de seus antepassados.

         Cada comunidade quilombola tem suas características próprias, mas a maioria pratica a agricultura familiar e a pesca para a sua sobrevivência e extrai da natureza produtos que utilizam na fabricação de artesanato e utensílios.

 

Os caiçaras

         As comunidades que vivem localizadas no litoral dos estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro são conhecidas como caiçara. O litoral é a faixa de terra banhada pelo mar.

         A principal atividade das comunidades caiçaras é a pesca artesanal não predatória. Da pesca, as famílias caiçaras obtêm alimento para o próprio consumo e renda com a venda dos pescados. Assim, a alimentação dessas comunidades inclui diversos animais extraídos do mar, como peixes, camarões e ostras. Além disso, algumas comunidades caiçaras plantam para o próprio consumo.

 

(Texto retirado do livro didático de Geografia – 3º ano, páginas 98 a 101)

 

         Para conhecer um pouco mais sobre as comunidades quilombolas, formadas por descendentes de negros escravizados, vindo da África, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=gjvXGS1wzoo, e veja o vídeo, quanta riqueza cultural podemos encontrar!

 

         Agora, vamos registrar no caderno o que aprendemos. Copie as questões abaixo e responda de acordo com o texto lido:

 1. Quem são os povos da floresta?

 2. Na prática de suas atividades, os povos da floresta procuram o menor impacto possível ao ambiente. Por que eles fazem isso?

 3. Que atividades a maioria das comunidades quilombolas pratica para sobreviver?

 4. Onde vivem as comunidades caiçaras?

 5. Qual é a principal atividade desenvolvida por essas comunidades caiçaras?

 

 

* Dia 17/11 (terça-feira):

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan


Þ ATIVIDADES:

- Alongamento.

- Alfabeto Corporal

DESCRIÇÃO: Você deverá representar o seu nome, usando as diferentes formas do corpo para demonstrar as letras que fazem parte dele. De acordo com o “alfabeto corporal” na imagem abaixo, você deve realizar cada movimento, conforme as letras que possuem em seu nome e registrar em fotos. Depois podemos unir essas fotos e ver toda a sequência do seu nome, registrado em movimentos corporais.

Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

 

* Dia 18/11 (quarta-feira): As máscaras africanas

         Aprendendo um pouco mais sobre a cultura africana, na atividade de hoje vamos conhecer sobre as máscaras africanas, seus usos e significados. Para tanto, leia com atenção o texto abaixo (você pode fazer a impressão deste material para colar no caderno):


 

         Para compreender ainda mais, assista ao vídeo através do link: https://www.youtube.com/watch?v=LdD0OYmR-uI, você vai perceber como é interessante.

 

         Agora, faça em seu caderno a atividade abaixo:


 

         Que tal construir uma máscara africana? Separe na sua casa materiais que você pode utilizar para confeccionar as suas máscaras, como, por exemplo, pedaços de papel, tinta têmpera, pincel, tesoura, lacres de garrafas, canudinhos, penas, entre outras coisas. Use muito a sua criatividade!

Veja alguns exemplos de máscaras africanas que você pode fazer:


 


 


* Dia 19/11 (quinta-feira): Vamos brincar? Aprendendo sobre jogos de origem africana

         Ainda aprendendo sobre a cultura africana, hoje vamos ver dois jogos que são muito legais! Prepare os materiais necessários e vamos viajar nestas brincadeiras:

 

1. KUDODA:

         Para aprender como jogar, você deve acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=E2nBs24DkqI, e assistir ao vídeo. Depois é só separar o material para a brincadeira e brincar! Convide um familiar para brincar com você. Quem será que vai ganhar?

 

         Você vai precisar de:

- 1 vasilha/pote com 20 tampinhas (ou pedrinhas)

 

         Como brincar:

         Pegue uma tampinha e jogue para cima, com a outra mão, tente pegar a maior quantidade possível de tampinhas de dentro do pote, antes da tampinha que você jogou cair e pegá-la. Ganha a brincadeira quem mais tampinhas conseguir agarrar.

 

2. MANCALA:

         Para aprender sobre como jogar este jogo, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=DT5rOzHFH7E, e assista ao vídeo. Ele é jogado em duplas, então, convide um familiar para brincar com você!

Material: sementes e um tabuleiro com 12 cavas pequenas e dois oásis (cavas maiores que servem de reservatório).

(O tabuleiro do jogo pode ser feito com uma caixa de ovo ou potinhos, por exemplo. Ao invés de sementes, pode utilizar pedrinhas ou grãos de feijão ou milho).


Objetivo: colocar o maior número de sementes no próprio oásis. Entenda a dinâmica:

- Os jogadores sentam-se frente a frente e ficam com o oásis à sua direita. Em seguida, cada um distribui as sementes em suas seis cavas (quatro em cada). No início, o oásis fica vazio.

- Quem começa escolhe uma das cavas do seu campo, pega todas as sementes dela e as distribui, uma a uma, nas cavas seguintes, caminhando no sentido anti-horário.

- Se passar pelo próprio oásis, o jogador deixa uma semente nele e segue colocando as demais no campo adversário, mas nunca no oásis de lá. Se a última semente cair no próprio oásis, ele pode fazer outra jogada. Se ela cair em uma cava vazia, ele pode adicionar ao seu oásis todas as sementes da cava a sua frente.

Quando as sementes se reduzirem a ponto de não ser mais possível semear o campo adversário, os jogadores recolhem suas sobras, juntam ao seu oásis e contam. Quem tiver mais, ganha.

 

Depois de muito brincar com estes novos jogos que você aprendeu, registre em seu caderno como foi realizar esta atividade, o que mais gostou, o que achou mais fácil ou mais difícil, quais suas impressões sobre os jogos. Você pode pesquisar, também, sobre a origem de cada jogo, aprendendo sempre mais!

 

 

* Dia 20/11 (sexta-feira): Dia da Consciência Negra

Durante toda esta semana, também na semana anterior, aprendemos muito sobre a cultura africana e o quanto ela contribui para a formação da nossa cultura brasileira. Demais, né! Eu adorei conhecer mais sobre a nossa história!

         Os negros africanos saíram de seus países para virem ao Brasil trabalhar. E não foi nada fácil! Temos que ter respeito por todas as pessoas, independentemente de suas raças ou cor. Pois, muito contribuíram para o que hoje nós somos! Hoje é dia da gente pensar sobre a importância dos negros e suas contribuições. Aprendemos muito com eles estas semanas, não é?

 

         Para compreender melhor sobre esta data, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=WT_Y00VKUvY, e assista ao vídeo com atenção.

 

         Viu só? Quanta informação? Agora, vamos escrever no caderno! Você terá que fazer uma produção textual, contando tudo o que aprendeu sobre o dia da Consciência Negra, sobre a influência da cultura africana para a formação da nossa cultura, sobre os povos quilombolas, o significado das máscaras africanas, enfim, escreva no texto o que mais chamou a sua atenção e o que aprendeu de tantas coisas que descobrimos a respeito desta temática: os povos e a cultura africana.

Já estou curiosa para ler a sua produção!

 

 

* Dia 23/11 (segunda-feira): Hoje tem matemática! Revisando as tabuadas...

         Nas últimas semanas, aprendemos sobre multiplicação, construindo as tabuadas dos 2, 3, 4 e 5. Você compreendeu que para multiplicar, precisamos somar o mesmo número quantas vezes forem solicitadas. Então, na atividade de hoje, vamos fazer alguns exercícios, retomando o que aprendemos até agora.

         Para isso, pegue o seu livro didático de Matemática, e abra nas páginas 142, 143, 144 e 145 para realizar as atividades que constam. Você não precisa copiar todas as perguntas, apenas identifique-as em seu caderno e faça as respostas.

 

         Não esqueça que você não deve escrever no próprio livro didático, pois este livro retornará para a escola e servirá para outras turmas. Portanto, coloque suas respostas em seu caderno.

 

         Você verá que é fácil demais! Quero vem quem encontra a solução para os dois desafios que estão nestas páginas do livro!

 

 

* Dia 24/11 (terça-feira):

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ ATIVIDADES:


- Atividade livre (Brincar com algum jogo que você tenha em casa).

- Bilboquê com garrafa pet

 

DESCRIÇÃO: O Bilboquê é um brinquedo bem conhecido e popular. Para criar basta uma garrafa pet, um barbante e utilizar a própria tampinha da garrafa ou bolinha de papel. Corte a garrafa pet como na imagem e amarre o barbante em sua extremidade e na outra ponta do barbante basta amarrar/fixar a bolinha de papel, tampinha ou outro objeto similar. Para jogar você irá segurar na extremidade da garrafa pet e irá impulsionar a bolinha para o alto e tentar apanhá-la com o seu bilboquê.

 

Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

 

* Dia 25/11 (quarta-feira): Hoje vamos visitar a Feira do Livro?


         Durante toda esta semana (de 23 a 27 de novembro), está acontecendo a Feira do Livro de Osório. Em tempos de pandemia, foi necessário modificá-la, também, e está acontecendo de forma virtual.

         Com uma programação muito legal, acesse o link que foi disponibilizado pela escola para poder viajar virtualmente, navegar por entre tantas coisas maravilhosas que estão sendo apresentadas. Tenho certeza que você vai gostar muito!

         Veja:

         Com o tema "Jovem, Literatura e Arte: entrelaçando caminhos de vida", neste ano considerando a pandemia do coronavírus a edição será on-line, onde toda a programação ocorrerá aqui na página da Feira e também na página oficial da Prefeitura de Osório.

 

https://www.facebook.com/FeiradoLivrodeOsorio/?ref=page_internal

 

         Durante a programação da Feira, você poderá assistir a contação de histórias, peças de teatro, conhecer autores, palestras e rodas de conversas, entre outras tantas coisas. Vai ser uma Feira do Livro diferente, totalmente virtual, porém necessário ser assim diante da situação de pandemia e saúde pública que vivemos. Penso ser uma novidade que devemos todos prestigiar e conhecer!

 

         Depois de muito navegar e conhecer a 35ª Feira do Livro de Osório, registre em seu caderno o que mais chamou a sua atenção, o que gostou de assistir, resuma a história ou peça de teatro que viu, quais foram suas facilidades ou dificuldades. Conte como foi a sua experiência com o uso da tecnologia em uma Feira do Livro on-line.

 

 

* Dia 26/11 (quinta-feira): Hoje tem leitura!

         Na atividade de hoje, vamos fazer a leitura de um pequeno trecho de um livro, cujo título é “Um time muito especial”, da autora Jane Tutikian. Esta escritora é uma das homenageadas da Feira do Livro de Osório.

         Jane Tutikian nasceu em Porto Alegre, no dia 5 de maio de 1952, é uma escritora brasileira, autora de contosensaiosnovelas e literatura infantojuvenil.

 

UM TIME MUITO ESPECIAL 

Não posso dizer, hoje, que nosso time fosse o melhor, mas que era especial, ah! lá isso era!

A começar pelo goleiro, o Ricardo, que enxergava quase nada e usava uns óculos de lentes grossas como fundo de garrafa.

Não tinha bola que não conseguisse pegar, mas, antes, quase matava a gente de susto: esperava que ela chegasse bem perto, tirava os óculos do rosto — porque, se quebrasse aqueles, não teria outros —, botava-os na cintura e aí, sim, defendia.

Isso se passava em milésimos de segundo, mas para nós, até que víssemos a bola presa no seu abraço, era como se o tempo parasse.

Na zaga, ficava o Montanha. Ele era enorme!

A gente que inventou esse nome para ele. Não falava com ninguém. Uns diziam que era mudo. Outros, bobo. Não importa! Era uma máquina de defesa! Um trator que levava pela frente o que quer que fosse para impedir o gol e abria um sorriso grande, meio debochado, cada vez que derrubava um.

Cláudia era nosso peão. Armava cada jogada de enlouquecer adversário. Se não fosse pelo futebol, no qual era um cracão, era porque era bonita, a danada!

O lateral esquerdo, o Julinho, era dos melhores.

Magrinho e bem preto, entrava na área com facilidade e marcava cada golaço de deixar a defesa adversária toda parada, procurando a bola perdida no horizonte, e ela, ali, descansando na rede, decerto vibrando com nossos gritos e abraços, decerto nos perdoando pelos nossos chutes, decerto procurando pelo Julinho. Não é verdade que a bola sempre procura os melhores jogadores? Ou será que os melhores jogadores é que sabem exatamente onde encontrá-la?

Julinho sempre sabia. Estava sempre no lugar certo na hora certa. Só que fazia interromper seguidamente o jogo e, às vezes, até no melhor momento, para usar a bombinha de respirar.

Acho que Carlos, o lateral direito, era o único como os outros. Sabe como é? Todo arrumadinho, toque certo, lado do pé, meio do pé, peito do pé. Explicava nossos erros, pedia calma, muita calma, e montava nossas jogadas ensaiadas. Sabia tudo. Até estudar em colégio particular estudava.

Eu, na outra zaga, não era mais do que um grande sonhador.

É. Acho que foi por isso mesmo que nos inscrevi no campeonato mirim de futebol de salão da cidade.

A gente passou bem pelas eliminatórias e pelas semifinais e, se no começo do campeonato as pessoas não acreditavam muito em nós, agora já nos olhavam com olhos de quem pressente perigo.

E como era bom sentir isso!

 

(Trecho do livro “Um time muito especial”, da autora Jane Tutikian)

 

E aí? Gostaram da leitura de hoje? Este livro conta as aventuras de garotos de um time de futebol do bairro da cidade onde moram. Você percebeu que no texto, a autora, ao escrever, descreve as características de cada um dos jogadores, integrantes deste time?

Pois bem, ao ler, como você os imaginou? Em seu caderno, faça os desenhos de cada um dos personagens descritos, de acordo com o modo como você os compreendeu. Como será que eles são?

Agora, vamos pensar um pouquinho sobre a história. Copie as questões abaixo em seu caderno e responda conforme o que leu:

 1. O que você achou deste texto? Por quê?

 2. Quais os personagens que aparecem no texto?

 3. Por que o goleiro Ricardo quase matava a todos de susto?

 4. Julinho era dos melhores jogadores, mas, por que interrompia o jogo com frequência?

 5. Qual a parte que você mais gostou deste texto. Escreva o que acontece.


* Dia 27/11 (sexta-feira): Aprendendo sobre os Adjetivos

         Você viu que no texto da atividade anterior, haviam muitas palavras que caracterizavam cada personagem, não é?

         Por exemplo:

- Ricardo usava óculos de lentes grossas;

- Montanha era enorme;

- Cláudia era bonita;

- Julinho era magrinho e bem preto;

- Carlos era todo arrumadinho;

 

         As palavras destacadas nas frases são classificadas como ADJETIVOS, pois são elas que dão características, qualidades aos substantivos, dizem como eles são.

          Para compreender melhor sobre o que são os adjetivos, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=POW6FaAl8hI, e veja o vídeo que nos traz uma ótima explicação.

         Agora que você já sabe tudo sobre os adjetivos, vamos exercitar? Pegue seu livro didático de Português e abra nas páginas 206 e 207. Faça as atividades 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Você não precisa copiar as perguntas do livro, apenas leia, identifique-as em seu caderno e escreva as respostas adequadamente.

          Não esqueça que você não deve escrever no próprio livro didático, pois este livro retornará para a escola e servirá para outras turmas. Portanto, coloque suas respostas em seu caderno.

 Vai ser demais! Caso tenha interesse em ler o conto sugerido nas atividades, “As três penas”, você o encontra nas páginas 198, 199 e 200 do livro didático de Português. Aproveite a leitura também!

 

DESEJO A TODOS UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA!

UM BEIJÃO CARINHOSO DA

PROF. TATIANE

 



ANEXO

Aula de Arte


                                                     Arte/Profª Sabrina Krauss

                                       Atividades não presenciais

 

# Dia 17 de novembro – Terça-feira

Olá, Turma!

Estamos nos preparando para, na próxima semana, participar das atividades online da 35ª Feira do Livro de Osório! Um evento super importante e bacana do nosso município! Confere o card da feira e fica ligada e ligado para participar! 


Nossa atividade hoje é para entrar no clima dos livros, do emocionante, importante, afetuoso e gentil hábito de ler!

 Assista o curta “Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore.”

 

https://youtu.be/LjkdEvMM5xs

 

Um abraço alegre! 

Até a próxima atividade! Profe. Sabrina.


# Dia 24 de novembro – Terça-feira

Semana da Feira do Livro de Osório!

 

Olá, Turminha! Como vocês estão?

 

Essa semana tem um grande e importante evento cultural acontecendo em nossa cidade: 35ª Feira do Livro de Osório!! E o que é mais bacana, totalmente online

Como, dessa vez, não poderemos assistir a contação de histórias juntos, visitar as bancas de livros, conversar com as escritoras e os escritores, assistir palestras, enfim, tudo de maravilhoso que a feira nos proporciona, me inspirei numa atividade bem legal que vai acontecer durante a Feira: “Passarinhando em casa: Atividade pedagógica com observação de aves e Concurso de fotografias de aves de jardim. Equipe: Guilherme Tavares Nunes (Coord.), Júlia Jacoby de Souza, Millena Barreto Hoffmann, Lucas Antônio Morates. UFRGS Litoral.”

Já fizemos várias atividades de observação da natureza, interpretação em desenho, fotografia. Então, pude observar, pelo retorno das atividades, que vocês gostam bastante e conseguem alcançar os objetivos dessas atividades!

Hoje, vamos olhar pela janela ou sair no pátio de casa e escolher um lugar onde sentar e observar os pássaros! Observa com atenção! Conseguiste achar algum pássaro voando, pousado em alguma árvore ou bicando gramíneas pelo chão? 

Agora, faz um desenho desse pássaro cuidando dos detalhes: seu formato, suas cores, bico, asas, etc. Pode usar lápis de cor ou giz de cera!

 

                                   Bom trabalho! Abraço alegre, Profe Sabrina. 

 ____________________


         3º Ano/Profª Tatiane

                                             Atividades não presenciais

Do dia 03 a 13 de novembro de 2020

 

 

* Dia 02/11 (segunda-feira):

FERIADO NACIONAL

DIA DE FINADOS

 

 

* Dia 03/11 (terça-feira):

Þ Educação Física – Profª Soleane B. de Lima Trevisan (com vídeo explicativo).


Þ ATIVIDADES:

- Alongamento.

-Equilíbrio cooperativo ou individual

Descrição: em cima de uma pedra, pedaço de madeira, pneu, lata de leite ou algum outro objeto que seja seguro e resistente; a criança deverá permanecer por um tempo realizando o equilíbrio estático; logo ela ficará apenas com a perna direita, depois com a perna esquerda; também algum responsável pode realizar junto com a criança, tornando a atividade cooperativa.

 

 

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss (em anexo).

 

* Dia 04/11 (quarta-feira): Aprendendo a tabuada do 4

         Dando continuidade aos nossos estudos sobre a tabuada, hoje veremos como é a tabuada do 4. É importante que você entenda que devemos repetir o mesmo número 4 vezes.

         Para que você compreenda melhor, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=WWXBKCzQgbI, e assista ao vídeo com bastante atenção. Você pode pausar o vídeo para que possa realizar as contagens, verificando o resultado.

 

         Agora que você já compreendeu tudinho, vamos fazer alguns exercícios. Copie em seu caderno, ou faça a impressão, para que possa resolvê-los:

 

TABUADA DO 4

 

 

 

 

 

 4 X 0 =                    


.

.

.

.

      4 X 1 =    

 

..

..

..

..

       4 X 2 = 

 

...

...

...

...

       4 X 3 =

 

....

....

....

....

       4 X 4 = 

 

.....

.....

.....

.....

      4 X 5 =

 

......

......

......

......

      4 X 6 =

 

.......

.......

.......

.......

       4 X 7 = 

 

........

........

........

........

       4 X 8 =

  

.........

.........

.........

.........

       4 X 9 = 

 

..........

..........

..........

..........

       4 X 10 =


 


 

 


 


 

 * Dia 05/11 (quinta-feira): Aprendendo sobre os substantivos...

         Para a atividade de hoje, inicie assistindo, com muita atenção ao vídeo, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=U2zB3HNA65c, nele há uma ótima explicação sobre os substantivos próprios e comuns, com certeza você já ouviu falar sobre eles!

         Viu só! Agora leia as informações abaixo. Você pode copiá-las no caderno, ou fazer a impressão para poder colá-las.

 

O que são substantivos?

         Os substantivos são uma classe de palavras responsáveis por nomear seres, objetos, ações, sentimentos, lugares, ideias, etc.

 

O que são substantivos comuns?

         Substantivo Comum é aquele que designa os seres de uma mesma espécie de forma genérica.

Por exemplo: cidade, menino, homem, mulher, país, cachorro.

 

O que são substantivos próprios?

         Substantivo Próprio é aquele que designa os seres de uma mesma espécie de forma particular.

Por exemplo: Londres, Paulinho, Pedro, Tietê, Brasil.

 

- Lembre-se sempre que os substantivos próprios são escritos com a letra inicial maiúscula e os substantivos comuns com a letra inicial minúscula.

 

         Agora, pegue o seu livro didático de Português e abra nas páginas 56 e 57. Você deverá, no livro, realizar a leitura dos trechos dos textos e tarefas, e, em seu caderno, numerar as questões, escrevendo as respostas (não é necessário copiar as perguntas, apenas colocar as respostas para as atividades). Deverão ser realizadas as atividades 1, 2, 3, 4 e 5 destas páginas do livro.

Vamos lá! Você consegue!

 

 

* Dia 06/11 (sexta-feira): Atividade de Geografia: Cuidados com a natureza e seus recursos

         Na atividade de hoje, vamos ler com muita atenção o texto abaixo (você poderá fazer a impressão e colar em seu caderno):

 

AS PESSOAS UTILIZAM RECURSOS DA NATUREZA

 

         Recurso natural é tudo o que está na natureza e pode servir para atender às necessidades das pessoas.

         A água, o ar, o solo, a vegetação e os minérios são exemplos de recursos naturais.

 

Recursos naturais renováveis e não renováveis

         Os recursos naturais podem ser renováveis ou não renováveis.

- Recursos naturais renováveis: são aqueles que se renovam naturalmente ou por meio da ação humana, como o cultivo de plantas para o reflorestamento. São exemplos de recursos naturais renováveis a água, o ar, o solo, a vegetação e a energia solar.

 

- Recursos naturais não renováveis: são aqueles que não são renovados naturalmente nem podem ser repostos ou reproduzidos pela ação humana, podendo se esgotar. Não é possível, por exemplo, repor ou reproduzir o minério de ferro que é retirado da natureza para a fabricação de aço. São exemplos de recursos naturais não renováveis o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e os minérios em geral (minério de ferro, alumínio, cobre, manganês, ouro, níquel, etc.).

 

O TRABALHO HUMANO TRANSFORMA OS RECURSOS NATURAIS

 

         Você já reparou na quantidade de produtos que utilizamos ou consumimos todos os dias, desde a hora em que acordamos até a hora de dormir? É uma quantidade enorme, não é? De onde vem todos estes produtos?

         Por meio do trabalho, as pessoas transformam os recursos da natureza em produtos que atendam às suas necessidades.

         Assim, o minério de ferro, por exemplo, é um recurso natural extraído pelos trabalhadores para ser transformado em uma grande variedade de produtos: armários de aço, panelas, aviões, geladeiras, carros, máquinas industriais, etc.

         Do mesmo modo, quando são produzidas usinas hidrelétricas nos rios, também está sendo aproveitado um recurso natural – a água dos rios – para atender a uma necessidade: gerar energia elétrica.

         Para fabricar qualquer produto, as pessoas utilizam os recursos da natureza. Assim, quanto mais produtos são fabricados, mais recursos são retirados da natureza. Isso pode causar problemas ambientais, como o desmatamento e a poluição dos rios.

         Além disso, quanto mais produtos são consumidos pelas pessoas, maior é a quantidade de produtos descartados como lixo. O excesso de lixo é um grave problema ambiental.

 

(Texto retirado do livro de Geografia – 3º ano, páginas 94 - 98)

 

         Agora que você já leu, pegue o seu caderno, copie as questões abaixo e responda:

 

1. O que é um recurso natural?

 

2. Qual a diferença entre recurso natural renovável e não renovável?

 

3. Um rio pode ser considerado em recurso natural renovável? Explique.

 

4. Observe o seu material escolar: lápis, caderno, caneta, régua, etc. Que recursos naturais foram transformados para a fabricação destes objetos?

 

5. A produção de todos os objetos que compõem o seu material escolar envolveu trabalho humano. Explique.

         Acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=2zYJN0PM3S8, você assiste a um vídeo que traz informações complementares sobre este assunto. Aproveite!

 

* Dia 09/11 (segunda-feira): Hoje tem matemática!

         Hoje você vai aprender sobre a tabuada do 5, onde, desta vez, os números deverão ser repetidos 5 vezes, somando seus valores. Para compreender melhor o processo, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=tX-jJm0Pl0Q, e assista ao vídeo com muita atenção. É interessante que você vá pausando o vídeo para que possa contar as quantidades, compreendendo o processo.

 

         Agora que você já compreendeu, pegue o seu caderno para fazer as atividades. Você pode copiar tudo em seu caderno, ou fazer a impressão para poder resolver e colar.

 

TABUADA DO 5

 

 

 

 

 

 

5 X 0 =

 

 

.

.

.

.

.

5 X 1 =

 

 

..

..

..

..

..

5 X 2 =

 

 

...

...

...

...

...

5 X 3 =

 

 

....

....

....

....

....

5 X 4 =

 

.....

.....

.....

.....

.....

 5 X 5 =

 

 

......

......

......

......

......

5 X 6 =

 

 

.......

.......

.......

.......

.......

5 X 7 =

 

 

........

........

........

........

........

5 X 8 =

 

 

.........

.........

.........

.........

.........

5 X 9 =

 

 

..........

..........

..........

..........

..........

5 X 10 =

 


Pinte de amarelo os retângulos cujo resultado é menor do que 20.

 

* Dia 10/11 (terça-feira):

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan


Þ ATIVIDADES:

- Alongamento.

- Leva e traz

DESCRIÇÃO: Você irá precisar de 3 folhas de jornal. Coloque uma ao lado da outra, no chão, e em seguida ponha 4 bolinhas (pode ser de papel, meia, pedrinhas ou outro objeto qualquer) em cima da primeira folha. Você deverá levar todas as bolinhas até a última folha, movendo apenas uma por vez e passando pela folha do meio. Importante: você deve ficar na posição que está sendo mostrada na imagem abaixo.

Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

 

* Dia 11/11 (quarta-feira): Hoje tem leitura!

         Na atividade de hoje, vamos conhecer uma história muito interessante que é “A África de Dona Biá”, escrita por Fábio Gonçalves Ferreira. Para ter acesso a esta história, você deve abrir o documento que foi enviado em nosso grupo da turma de WhatsApp. Leia com atenção, muito poderá aprender!

         E aí! Gostou da história? Você sabia estas informações sobre a África? Legal, né! Em nossa vida, no nosso cotidiano, recebemos a influência de muitas culturas, dos povos indígenas, portugueses, africanos e muitas outras, existe uma grande diversidade. Por isso, devemos respeitar a todos.

         Agora, vamos fazer a nossa Ficha de Leitura. Copie as questões abaixo em seu caderno e responda de acordo com a história que leu:

 

- Título do livro:

- Autor do livro:

 

- O que você achou desta história? Por quê?

- Qual a parte que você mais gostou? Explique o que acontece.

- Por que tinham medo de Dona Biá?

- O que Dona Biá ensinou?

 

         Desenhe, em seu caderno, tudo o que aprendeu a partir desta história.

 

* Dia 12/11 (quinta-feira): A influência da cultura africana para o Brasil

         Vindos para o Brasil em grandes navios chamados navios negreiros, os povos africanos aqui tornaram-se escravos. Além de muito trabalhar, diversos ensinamentos nos deixaram, enriquecendo a nossa cultura com a influência da cultura africana.

         Muitas comidas, palavras que falamos, artesanatos, religião, músicas, danças, lutas como a copeira, por exemplo, entre outras tantas coisas, são frutos da cultura dos povos africanos. Coisas estas que já estão enraizadas em nosso cotidiano. Você sabia?

         Vamos aprender mais sobre isso? Então, acesse ao link: https://www.youtube.com/watch?v=SQJOa1sjpUI, e veja o vídeo que nos traz muitas informações.

         No link: https://www.youtube.com/watch?v=2e-0BhX5X1Q, você conseguirá ver mais a respeito deste assunto. Uma sugestão é você ir pausando o vídeo para que consiga ler tudo, aprendendo muito mais!

         Quanta coisa né! Você conhecia tudo o que assistiu? Pois, então, vamos pesquisar mais sobre a influência da cultura africana na cultura brasileira? Escolha uma temática entre estas destacadas no vídeo e pesquise outras informações em seu celular ou computador através da internet.

         Registre tudo o que descobrir em seu caderno e faça ilustrações que as exemplifique. Tenho certeza que vais gostar e aprender muito!

 

* Dia 13/11 (sexta-feira): A boneca Abayomi

         De origem africana, a boneca Abayomi tem uma história muito legal. Para conhece-la, você deve acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=tEQqH3BtW4w, e assistir ao vídeo que nos apresenta a origem desta boneca. Você vai se encantar!

 

         Agora, leia com atenção:


A lenda das Abayomis

Quando os negros vieram da África para o Brasil como escravos, atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil a bordo dos tumbeiros, navios de pequeno porte que realizavam o transporte de escravos. As crianças choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção para as crianças brincarem. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa “Encontro precioso”, em iorubá, uma das maiores etnias do continente africano, cuja população habita parte de Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. Quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que você está oferecendo o que tem de melhor para essa pessoa.

(Fonte: https://box.novaescola.org.br/etapa/2/educacao-fundamental-1/caixa/8/leve-as-brincadeiras-africanas-para-sua-sala/conteudo/18563)

 

         E aí? Gostou? Então vamos confeccioná-la? Você vai precisar de 2 tiras de tecido preto, um outro pedaço de tecido colorido para fazer a roupa e tesoura.

         Através do link: https://www.youtube.com/watch?v=L_Uqpp4-LNM, você pode ver como é fácil confeccionar a boneca Abayomi.

         Depois de pronta é só se divertir muito com a sua boneca! Muitas histórias poderão ser criadas em suas brincadeiras!

         Então, chegou a hora de registrar em seu caderno. Escreva uma pequena produção textual, contando alguma de suas histórias ao brincar com a boneca Abayomi, também registre o que você aprendeu sobre ela e sua origem. Vai ficar sensacional!


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mensagem inicial