Pré I
Pré I/Profª Eliane
Atividades
não presenciais
Dos
dias 26 a 30 de outubro de 2020
Olá querido (a) aluno (a) e família!
Vamos permanecer
conectados pelo afeto que sentimos e pelas atividades, que continuo preparando
com muito carinho! Segue abaixo, algumas sugestões dessas atividades, que podem
e devem ser realizadas com a ajuda da família. Elas servem para continuarmos
fortalecendo nossos vínculos e dar possibilidades a novas descobertas. Por
isso, peço para que guardem essas atividades e/ou tirem fotos desses momentos,
pois necessitaremos desse material.
Grata pela atenção e compreensão!
Abraços,
Prof.ª Eliane.
*Dia
26/10 (segunda-feira): Observe os desenhos da
folha e escolha um deles para você começar a pintar. Antes de começar a
colorir, determine qual cor serão os quadrados, qual serão os círculos, qual os
triângulos e qual os retângulos e, peça para um familiar lhe ajudar a escrever,
ao lado da forma geométrica, o nome destas cores que você escolheu. Lembre-se
de prestar bastante atenção no comando das cores e nos limites das formas, para
ficar uma pintura bem caprichada!
*Dia 27/10 (terça-feira):
Þ Educação Física
(com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
Þ ATIVIDADES: - Alongamento.
*Descrição:
Essa atividade pode ser feita em
duplas ou individualmente. A “bola” será representada por um lenço, toalha, um pano, ou qualquer outro tecido que possa servir, que deve ser conduzido apenas por bastões ou cabos de
vassoura. As crianças deverão tentar driblar o adversário e tentar
fazer um gol (a trave pode ser uma cadeira, ou qualquer objeto que simule um
gol). Brinque com toda família.
|
Þ Arte (em anexo) –
Profª Sabrina Krauss
*Dia 28/10 (quarta-feira): Observe novamente a folha com os desenhos
de segunda-feira e hoje você fará uma pequena história sobre cada um deles;
peça para um familiar escrever. Será uma pequena frase, por exemplo:
o
Quem é
o maquinista deste trem, para onde está indo...
o
Quem
mora nesta casa, onde ela fica, nome da cidade...
o
Qual o
nome deste palhaço, qual é a brincadeira/palhaçada que está fazendo, para
quem...
*Dia 29/10 (quinta-feira): Pense nas quatro formas geométricas que nós estudamos, imagine quantas coisas legais é possível construir utilizando elas.
Assista
o vídeo e, selecione algumas formas que você
tiver aí na sua casa, use a criatividade e faça as suas próprias construções! https://www.youtube.com/watch?v=4Jf5WswFJRg
*Dia 30/10 (sexta-feira):
Vamos copiar objetos?
É
assim: você escolhe alguns objetos, os coloca sobre uma folha e passa o lápis
em volta dele, para que ao retirar este objeto da folha, ele fique desenhado;
aí este “desenho” pode ser pintado conforme a cor que ele tem, pode ser
completado com outras imagens que tenha no objeto, etc.
Obs.: Lembrando que as atividades devem ser registradas em fotos, filmadas ou em
papel, sempre que possível, para podermos ter um acompanhamento de trabalho da
turma; obrigada pela parceria!
ANEXO:
Arte/Profª Sabrina Krauss
Atividades não presenciais
# Dia 27 de outubro de 2020 – Terça-feira
Olá, turma!
Tanta saudade de todas e todos!
Hoje, estou aqui para convidar vocês
para visitar um lugar fantástico: O Museu da Imaginação.
Que tal explorar o mundo das artes plásticas e da ciência? Vamos lá!
MUSEU DA IMAGINAÇÃO | TOP 10 ATRAÇÕES PARA CRIANÇAS EM SP
https://youtu.be/t1ufpsisoJk - o link do vídeo será enviado no grupo do WhatsApp.
TOUR MUSEU DA IMAGINAÇÃO EM SP - Com Cria
https://youtu.be/dVmwjXt0f88 - o link do vídeo será enviado no grupo do WhatsApp.
Vídeo explicativo de apresetação do museu especialmente para os
familiares:
Visitando o museu da imaginação - Programa Por Você
https://youtu.be/D234uKKAyzY - o link do vídeo será enviado no grupo do WhatsApp.
Atividade
Depois de assistir aos vídeos, faça uma entrevista com sua filha ou seu filho, grave em áudio, em vídeo ou transcreva suas respostas numa folha, fotografe e envie para a professora da turma. Lembrando que as respostas precisam ser originais e espontâneas da criança!
- Por que o nome desse museu é Museu da
Imaginação?
- Tu conheces algum lugar assim?
- Te deu vontade de brincar lá? Em qual
instalação/brinquedo?
- Fala aí o que tem a ver o vídeo que tu viste
com arte e ciência?
Tomara que tenham curtido nosso passeio
virtual!
Abraço bem apertado!
Profe Sabrina
________
Pré I/Profª Eliane
Atividades
não presenciais
Dos
dias 13 a 23 de outubro de 2020
Olá querido (a) aluno (a) e família!
Vamos permanecer conectados pelo afeto que
sentimos e pelas atividades, que continuo preparando com muito carinho! Segue
abaixo, algumas sugestões dessas atividades, que podem e devem ser realizadas
com a ajuda da família. Elas servem para continuarmos fortalecendo nossos
vínculos e dar possibilidades a novas descobertas. Por isso, peço para que
guardem essas atividades e/ou tirem fotos desses momentos, pois necessitaremos
desse material.
Grata pela atenção e compreensão!
Abraços, Prof.ª Eliane.
* Dia 12/10 (segunda-feira):
FERIADO NACIONAL
DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA,
PADROEIRA DO BRASIL
DIA DAS CRIANÇAS
*Dia
13/10 (terça-feira):
Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima
Trevisan
Þ ATIVIDADE: Palitos e formas DESCRIÇÃO: Desenha animais, pessoas, carros, casas, prédios,
objetos... apenas com o uso de palitos (fósforo, dente...). Usa a
criatividade!!! Depois vou querer ver as fotos!
|
Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss
*Dia 14/10
(quarta-feira): Você tem
brinquedos? Muitos ou poucos? Lembre-se que a quantidade não importa, é preciso
sim, gostar do que se tem, né! Então hoje quero ver qual é seu brinquedo (s)
favorito(s)! Podes tirar uma foto, desenhar ou gravar um vídeo mostrando,
depois peça para a mamãe postar no nosso grupo de WhatsApp! Vou adorar ver!
Estarei aguardando!!!
*Dia 15/10 (quinta-feira):
Feriado escolar: Dia do Professor - Decreto Federal nº 52.682, de
14 de outubro de 1963
*Dia 16/10 (sexta-feira): Quanto
pesam os objetos? Você pode construir uma balança, quer saber como? Então
pegue:
ü
um
cabide,
ü cordões ou ganchos,
ü dois potes (leves) iguais,
ü
vários
objetos.
Observe a imagem e depois é
só se divertir com as descobertas!
Bom final de semana!
*Dia 19/10 (segunda-feira): Esta
semana vamos trabalhar com as formas geométricas! Começando com o CÍRCULO.
Separe algumas tintas que você tenha em casa, papel, rolinho de papel higiênico e, faça carimbos, de círculos coloridos.
*Dia
20/10 (terça-feira):
Þ
Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
Þ ATIVIDADES: - Alongamento. - Construindo a ponte Descrição: com a utilização de três blocos de madeira (pode
ser três pares de tênis ou chinelo, pode ser pedaços de papelão ou outro
objeto que possa pisar em cima). A criança deverá caminhar até um ponto determinado e retornar; mas
para isso ela deverá apenas se locomover utilizando os três blocos de madeira
ou o objeto escolhido, pisando sobre eles sem tocar o chão com os pés. Terá que criar a melhor estratégia para
alcançar o objetivo da melhor forma possível. |
Þ
Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss
*Dia 21/10 (quarta-feira): Vamos
continuar com as formas geométricas, agora com o QUADRADO.
Observe em sua casa e
descubra onde tem coisas com o formato quadrado, depois de encontrar alguns
objetos, desenhe-os em uma folha.
*Dia 22/10
(quinta-feira): Hoje vamos
ver o RETÂNGULO.
Para fazer esta atividade você precisará de um lugar espaçoso, pode ser em uma calçada para desenhar com giz, em um lugar de areia para marcar com o dedo ou graveto, pode ser um papel ou papelão grande (do tamanho da criança), etc. Começa com você deitado e um familiar fazendo o contorno de seu corpo, depois vocês farão um retângulo em volta deste contorno, como se fosse uma moldura, um quadro do seu corpo (conforme o desenho ao lado). Após isso, o familiar deve comentar sobre o formato do “retângulo”; se tiverem quadros em casa com este formato, podem fazer a comparação, tanto na vertical (em pé) como na horizontal (deitado) ...
Dica:
Depois de conversarem sobre a forma retângulo, a criança poderá desenhar
completando o corpo com olhos, boca, nariz, cabelo, mãos, roupas, etc.
*Dia 23/10 (sexta-feira): Vamos concluir com o TRIÂNGULO.
Para fazer uma dobradura de triângulo você
pegará um pedaço de papel quadrado e juntará as pontas, conforme as imagens
abaixo.
Bom final de semana!
Pré I/Profª Eliane
Atividades
não presenciais
Dos
dias 28 de setembro a 09 de outubro de 2020
Olá querido (a) aluno (a) e família!
Vamos continuar conectados pelo afeto que
sentimos e pelas atividades, que continuo preparando com muito carinho! Segue
abaixo, algumas sugestões dessas atividades, que podem e devem ser realizadas
com a ajuda da família. Elas servem para continuarmos fortalecendo nossos
vínculos e dar possibilidades a novas descobertas. Por isso, peço para que
guardem essas atividades e/ou tirem fotos desses momentos, pois necessitaremos
desse material.
Grata pela atenção e compreensão!
Abraços, Prof.ª Eliane.
*Dia 28/09 (segunda-feira):
Já vimos e fizemos outras atividades sobre sementes, né! Hoje vamos aprender
mais uma parte sobre este lindo desenvolvimento das plantas?
Então estas etapas do plantio
de uma macieira deverão ser
impressas ou desenhadas, coloridas, coladas em um papel mais firme e recortadas,
ficando cinco cartões individuais.
Observe e organize com
bastante atenção a ordem certa, desde o plantio, passando pelo crescimento...
até o momento em que poderemos saborear as deliciosas maçãs.
Depois de estar na ordem
certa, peça para um familiar lhe ajudar a escrever o número correspondente na
parte de atrás do cartão.
|
![]() |
Agora tenho
frutas para você saborear! ![]() |
Que calorzinho gostoso desse sol! |

OBS.: Agora conte e perceba que esta história tem cinco partes,
assim como a maioria dos colegas da nossa turma têm 5 anos (uma mão cheia)!
*Dia 29/09
(terça-feira):
Þ Educação Física – Profª Soleane B. de Lima Trevisan (com vídeo
explicativo).
Þ ATIVIDADES: - Alongamento.
-Mini
Golf /Hóquei Descrição: Separa um bastão ou cabo de vassoura, se preferir, podes
fixar na ponta do bastão um pedaço de papelão para aumentar as chances de
acerto ao arremessar. Tu podes usar uma bolinha de tênis,
bolinha de papel ou outra similar, o objetivo é arremessar a bolinha, usando
o taco/bastão, tentando acertar o alvo (que pode ser uma caixa de papelão com
pequenos furos, potes ou até mesmo algum buraco feito na areia em que a
bolinha possa entrar). Quero ver como farás, estarei
aguardando as fotos ou vídeo.
|
Þ Arte – Profª
Sabrina Krauss (em anexo).
*Dia 30/09
(quarta-feira): Sessão
historiada
Hoje
temos uma história que precisará ser lida por um familiar e deverá ser
acompanhada com gestos, imitando/fazendo de conta que os acontecimentos da
história são reais e que devemos executá-los. Será bem divertido!

EXPLORANDO O MUNDO
Vamos
sair pelo mundo para conhecê-lo melhor?
Que lugar
montanhoso! Vamos escalar essa montanha? (movimento de braços e pernas). Muito
cuidado para não cair. Ufa! Conseguimos. Que bela vista tem daqui do alto! (colocar
a mão sobre a testa)
Olhem o
mar lá embaixo. Que tal nadarmos um pouco? Vamos descer com cuidado!
Agora
vamos correr até a praia? (correr)
Chegamos.
Oba! Todos para a água... (nadar)
Ufa, que
cansaço! Vamos descansar? (sentar)
Vejam...
Conchinhas! Vamos levar algumas para casa? (flexão dos joelhos)
Quantas
pedras no chão! Vamos saltar por cima delas? (saltar)
Que fome!
Vamos até lá naquele pomar ver se encontramos alguma fruta? (passar a mão na
barriga, caminhar)
Hum, que gostosa esta maça! (morder, mastigar
e engolir)
Estou
sentido um cheirinho, um perfume, são flores... Vamos sentir o cheirinho! (exercícios
respiratórios)
Depois dessa aventura, vamos relaxar? (alongamentos). Fim.
*Dia 01/10 (quinta-feira):
Assista o vídeo (abrindo o link abaixo) sobre mistura de cores, feito
pela professora. No final terá a orientação da atividade para hoje, será uma
diversão colorida!
https://drive.google.com/file/d/1Rl8UlDtETk3D1SPWQYKLBvTttWX-lXd_/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/10mW2ZcX3Ewj-QkERWh2RyXLx7Sxnl-Ja/view?usp=sharing

Agora, com atenção, faça um
passeio pela sua casa, seu pátio ou observe o movimento na sua rua, me diga
qual animal que você viu e achou que tem a cor mais bonita?
Vale fotografar, desenhar, gravar um vídeo contando as suas observações, etc.
OBS.: E no próximo domingo, dia 04/10 Dia dos animais, lembrem de conversar em
família sobre a importância de cuidarmos de todos estes seres vivos.
Por exemplo:
Ø
dos
animais de estimação, que nos trazem tanta alegria!
Ø dos que nos ajudam na realização de algum
tipo de atividade de trabalho!
Ø etc.

*Dia 05/10
(segunda-feira): |
Hoje é dia de “som na caixa”, na lata, no pote ou onde você quiser; mas primeiro converse com um familiar e, juntos vocês irão definir quais utensílios poderão ser usados feito bateria. Faça um som bem divertido!

*Dia 06/10 (terça-feira): |
Þ ATIVIDADE: - Luta de polegares DESCRIÇÃO: É uma brincadeira de disputa envolvendo os polegares. Teu objetivo é conseguir prender o polegar do adversário e não deixar que ele prenda o teu. ![]() |
Þ Arte – Profª Sabrina Krauss (em anexo).
*Dia 07/10
(quarta-feira): |
A sugestão de hoje é que você escolha uma música bem alegre e cante como se fosse um cantor famoso/uma cantora famosa, bem feliz por fazer o que gosta! (como se estivesse em um show!).

*Dia 08/10 (quinta-feira): |

Qual é a brincadeira que
você mais gosta?
Vale contar da forma que
você achar melhor: através de desenho, de foto ou filmagem, com modelagem, etc.
*Dia 09/10 (sexta-feira): |

Dia 12 de
outubro: FELIZ DIA DAS CRIANÇAS! ANEXOS: AULAS DE ARTE |
Arte/Profª Sabrina Krauss
# Dia 29 de setembro de 2020 – Terça-feira
Os Girassóis de Van
Gogh

Os Doze girassóis
numa jarra , Vincent Van Gogh, 1888.
Olá, turminha!
Hoje vamos aproveitar e celebrar a primavera conhecendo uma coleção de
obras de arte bem famosa e reconhecida em todo o mundo!
São alguns quadros em que o pintor holandês Vincent Van Gogh pintou uma flor chamada girassol.
Assista os vídeos:
HISTÓRIA DE VAN GOGH l HISTÓRIAS INFANTIS l VAN GOGH PARA CRIANÇAS l QUARENTENA l VÍDEO ÁUDIO
Van Gogh! Uma breve biografia e vídeo em 3D para crianças.
OS GIRASSÓIS DE
VAN GOGH

Por hoje é só. Na
próxima semana retomamos!
Abraço alegre,
Profe Sabrina.
# Dia 06 de outubro de
2020 – Terça-feira
Os Girassóis de Van
Gogh

Oi, gente linda!
Saudades de vocês!
Lembram da obra em que Van Gogh pintou
os girassóis?
Pois é, ele escolheu essa flor porque
era a paisagem que ele tinha no seu entorno.
Assim como na atividade do outro dia, escolhe uma flor ou uma planta florida na paisagem da tua casa, da tua rua ou se não tiver flores plantadas no pátio, podes criar, imaginar. Usa teus lápis de cor, tuas canetinhas, teu giz de cera (adoro desenhos pintados com giz de cera!) ou tinta, o material que tiveres em casa. Pinta flores inspiradas nos girassóis do Van Gogh. Depois, busca um espaço na tua casa para expor, faz uma foto e envia para o grupo da turma.
Este vídeo, além de
lindo é bem inspirador!
Bom divertimento! Viva a criatividade!
Abraço alegre,
Profe. Sabrina.
_________________
Pré
I/Profª Eliane
Atividades
não presenciais
Dos
dias 14 a 25 de setembro de 2020
Olá
querido (a) aluno (a) e família!
Vamos
continuar conectados pelo afeto que sentimos e pelas atividades, que continuo
preparando com muito carinho! Segue abaixo, algumas sugestões dessas
atividades, que podem e devem ser realizadas com a ajuda da família. Elas
servem para continuarmos fortalecendo nossos vínculos e dar possibilidades a
novas descobertas. Por isso, peço para que guardem essas atividades e/ou tirem
fotos desses momentos, pois necessitaremos desse material.
Grata
pela atenção e compreensão!
Abraços,
Prof.ª Eliane.
*Dia 14/09 (segunda-feira): Atividade referente ao dia 07/09 –
Feriado Nacional
*Dia 15/09 (terça-feira):
⇒ Educação Física (com
vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
Oi Pessoal! Hoje iremos relembrar uma
atividade bem legal, depois me mandem fotos ou vídeos. Estarei aguardando! Abraços, Profª Sol!
-
Alongamento.
- Brincando de árvore Imagine
que você é uma árvore. Fique parado e visualize mentalmente que suas raízes
agarram o solo. Depois, suba um dos pés até o joelho da outra perna e tente
mantê-lo ali pelo tempo que conseguir ficar em pé nessa posição sem perder o
equilíbrio. Se
você conseguiu ficar parado nesta posição sem cair, tente agora levantar os
braços acima da cabeça. Pense: “sou uma árvore forte, capaz de me manter
firma diante do vento”. Procure fazer este exercício alternando as pernas e
perceba como traz tranquilidade e leveza, além de treinar o equilíbrio e
fortalecer a sua coluna. |
⇒ Arte – Profª Sabrina Krauss
Dia 15 de setembro de 2020 – Terça-feira
Olá querida e querido estudante!
Que saudades!
Já deu uma olhadinha pela janela hoje?
Ou, prá quem mora em casa com pátio, já andou pelo
jardim?
Os dias de chuva têm nos impedido de observar todas as
mudanças, mas, perceba, numa rápida observação, que muita coisa mudou. Isso
tudo porque estamos nos aproximando da estação Primavera!
Ai, que lindo, meus amores! A Primavera é a estação das cores
e dos cheiros. E por qual razão digo isso? Basta dar uma voltinha, perceber o
seu redor... Vamos tentar?
Saia de dentro de casa, caminhe, pelo jardim ou pátio, e
comece a observar se há plantinhas. E se essas plantinhas estão floridas. Se
aproxime, olhe bem o formato, a cor, a textura e sinta o seu perfume! Não tem
plantinhas floridas perto de casa? Olha para as árvores, para as folhas. Que
cores têm essas folhas? Observa a movimentação dos pássaros em torno da
árvore, das formigas que sobem nos seu galhos. Será que mais algum inseto ou
animal mora ou passa por essa árvore?
Antes de fazer a atividade que vou sugerir, abrace essa árvore! Um abraço bem apertado, daqueles de gerar a maior alegria... Prontos?
Atividade 1: depois de ter vivenciado, vamos usar todo nosso amor e nossa boa vontade para desenhar o que foi observado. Desenha a flor mais linda do jardim, a árvore cheia de folhas que dançam com o ventos de Osório, os insetos que passam por alí. Pode escolher. Só não pode 'arrancar' as flores. Se precisar observá-las enquanto desenha, vai pertinho dela, com papel e giz, e faz o desenho, tá?
Atividade 2: vamos fotografar com o celular. Primeiro, escolha o que mais te impressiona, o que mais te causa emoção: flores, folhas, árvores... depois, com a câmera fotográfica ou o celular, ajuste o zoom focando o objeto a ser fotografado. Observa se a cor tá bonita, se tem suficiente luminosidade. Faça o clic e envie essa foto digital no grupo da turma. Faremos uma galeria de exposição online com as fotos enviadas.
Recado para os adultos
responsáveis pelo estudante:
Mesmo que a criança ainda seja pequena para manipular o
celular, deixe que ela mesma escolha o objeto a ser fotografado. É muito
importante respeitar sua escolha, seu olhar. Sempre que algo chama a atenção de
uma criança, mesmo que o adulto não entenda o porquê, pois às vezes, não é a
flor mais bonita, o inseto mais interessante, é esse olhar que estou buscando.
A fotografia, mesmo que feita com a ajuda do adulto, precisa ser autoral, da
criança, ok?
Envio, para inspirar, umas fotos que fiz no pátio da minha
casa.
![]() ![]() |
Boa atividade!
Abraço alegre,
Profe. Sabrina.
*Dia 16/09 (quarta-feira): Em
atividades passadas conhecemos a história da “Sementinha que não queria nascer”
e foi sugerido fazer o plantio de uma semente, lembras?! Você sabe que existem
outros meios de plantios além destes feitos por nossas mãos? Pois conforme os
desenhos abaixo, podemos ver que acontece também através de:
❖
sementes que caem nas águas e são carregadas pela correnteza;
❖
dos frutos que se abrem e as sementes caem;
❖
do vento que as espalha;
❖
de nós quando caminhamos entre as plantas e as sementes se grudam
em nossas roupas, depois caem em outros lugares;
❖
dos animais que as carregam nos bicos, grudadas nas patas, quando
comem as sementes e depois fazem cocô; etc.

Agora
separe os lápis de cores que você tenha e faça um colorido bem bonito nos exemplos
de disseminação de sementes que aparecem abaixo.

*Dia 17/09 (quinta-feira): Já
vimos sobre o fogo, a água e o ar.
Hoje vamos conversar sobre terra?
Nela plantamos as flores, as árvores, muitos dos nossos alimentos são
produzidos na terra, para fazermos construções/moradias também precisamos dela,
etc. Existe terra de vários tipos: areia, barro, terra preta, mais avermelhada
... converse com seus familiares sobre estes tipos diferentes de terras.
Agora, separe uma porção de terra que seja mais parecida com barro (ou se possível argila), brinque montando uma casinha de João-de-barro, enquanto escuta o canto e algumas características sobre este pássaro que faz parte do folclore do nosso estado.

https://drive.google.com/file/d/1wV5BqcEXippNNvkwi270dPTHGbDBZwF5/view?usp=sharing
Tire foto e envie no grupo da
turma, eu e os seus colegas estamos curiosos para ver sua construção!
*Dia 18/09 (sexta-feira): Neste próximo domingo dia 20 comemoramos o dia de uma Revolução que aconteceu aqui no Estado do Rio Grande do Sul, onde vivemos.
Nesse dia o povo gaúcho costuma comemorar
suas tradições, costumes e símbolos. Então convide seus familiares e comemore
entre vocês, peça para ajudar a preparar um gostoso chimarrão, vistam roupas
típicas (se tiverem) e pesquisem/conversem bastante sobre como o gaúcho e a
prenda são identificados.
Atividade de hoje: escolham, em família,
uma brincadeira que faça parte da história do Rio Grande do Sul, realize-a
filmando, ou registre através de foto, desenho, modelagem, etc. Envie no grupo
para que todos possam ver qual foi sua brincadeira e também conhecer a
brincadeira dos colegas; será bem importante e divertida esta troca de
conhecimentos sobre nossa terra, nosso querido Rio Grande!
Dica: esta atividade poderá ser realizada no
domingo, caso vocês em família decidam comemorar o dia 20 de setembro, Feriado.
*Dia 21/09 (segunda-feira): Hoje temos uma aniversariante, você sabe
quem é ela? É o dia da ÁRVORE !

Escolha
uma árvore que tenha em seu pátio ou próxima de sua casa, em lugar que você
possa ir com segurança; chegue bem pertinho desta árvore escolhida, diga seu
nome e porque a escolheu, aí dê um abraço bem gostoso nela, como se fosse em
um/uma amigo(a) muito querido(a). Lembrando que também devemos ser sempre
amigo(a) da natureza, pois nós todos fazemos parte da natureza!
Lembra
de tirar aquela foto bem linda do abraço, hein?!
*Dia 22/09 (terça-feira):
⇒ Educação
Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
ATIVIDADE: DESAFIO
DO VIRA GARRAFA
MATERIAL:
Uma garrafa PET de 500ml. DESCRIÇÃO:
Gire a garrafa no ar e faça com que ela aterrisse perfeitamente em pé. Para tornar esta atividade mais dinâmica, cada vez que tu errar e a garrafa não cair de pé, você terá que fazer 5 polichinelos. ATIVIDADE LIVRE Hoje podes praticar tua atividade física preferida. (Exemplo:
brincadeiras com bola, futebol, amarelinha, corrida, dança, taco, jogos de
tabuleiro, ...). Use sua criatividade!!! Onde o objetivo é se movimentar e se divertir!!! Só não esqueça de registrar este momento e enviar no grupo,
(pode ser foto ou vídeo). |
⇒ Arte – Profª
Sabrina Krauss
Olá, turminha!!
As saudades continuam... Mas por aqui não paramos de pensar em atividades para alegrar vocês todas e todos.
Hoje, vamos assistir uma contação de história: "A pequena semente". Pura diversão e gentileza! (o vídeo será enviado no dia 21/09)
"Senta que lá vem história"...
Um super beijo e abraço alegre!
Profe Sabrina.
*Dia 23/09 (quarta-feira): Vamos conhecer e declamar uma poesia:
O anunciar da primavera
Dos ramos das árvores
Surgem as flores
Nas mais variadas cores.
Para anunciar
Que uma nova estação
Está para chegar.
É a primavera que vem
Para embelezar
E a nós todos alegrar.
De: Fernanda Rodrigues
Gandra
Gostou da poesia? Bonita, né!
Dica: Um familiar deve auxiliar a criança
para que consiga (ou tente) declamar a poesia, para isso deve ser repetida a
leitura da mesma por tantas vezes forem necessárias, até ser uma declamação com
entonação ritimada.

Peça ajuda para um familiar e montem um
móbile da Primavera, pode ser com desenhos, recortes de revistas, dobraduras...
de flores bem coloridas, que são símbolo desta estação.
O modelo do móbile pode ser semelhante ao
sugerido ao lado, mas também pode ser outro escolhido por vocês.
*Dia 24/09 (quinta-feira): História: Doroteia, a
centopeia
De Ana Maria Machado e ilustrado por
Elisabeth Teixeira

Acesse o link abaixo e
conheça esta história, que conto para você com muito carinho!
https://drive.google.com/file/d/1KWNkuO1SPGsRLmj-ebHVUmL5HmwRSsmx/view?usp=sharing
Bem legal essa história,
né!
Agora separe alguns calçados (ou meias) e experimente usar os pares variados; vale convidar todos seus familiares para esta troca divertida e colorida!
*Dia 25/09 (sexta-feira): No dia de hoje é comemorado o Dia Nacional do Trânsito.
Assista o vídeo abaixo e aprenda uma
música bem legal sobre alguns dos cuidados que devemos ter no trânsito ou
quando estamos perto das ruas.
https://www.youtube.com/watch?v=XBmpHyiTVA4
Converse
com seus familiares sobre as situações vistas no vídeo/música e que aparecem
perto na nossa escola.
Obs.:
Continuem conversando sobre outras regras de trânsito que devem ser observadas
próximas a sua casa.
Pré I/Profª Eliane
Atividades não
presenciais
Do dia 31 de agosto a 11 de setembro de 2020
Olá
querido (a) aluno (a) e família!
Vamos
continuar conectados pelo afeto que sentimos e pelas atividades, que continuo
preparando com muito carinho! Segue abaixo, algumas sugestões dessas
atividades, que podem e devem ser realizadas com a ajuda da família. Elas
servem para continuarmos fortalecendo nossos vínculos e dar possibilidades a
novas descobertas. Por isso, peço para que guardem essas atividades e/ou tirem
fotos desses momentos, pois necessitaremos desse material.
Grata
pela atenção e compreensão!
Abraços, Prof.ª
Eliane.
*Dia 31/08 (segunda-feira): Vamos
começar nossa semana com música?
Plantar Sonhos: https://www.youtube.com/watch?v=qm0qzX9VYUk
Temos
o sonho que é sonhado enquanto dormimos.
Mas tem outro tipo de sonho que é algo
que a gente gostaria muito que acontecesse:
Agora
pense em algo que você queira muito que aconteça e desenhe isso bem lindo em
uma folha, depois peça para um familiar escrever o que é que você tanto quer e
desenhou.
*Dia 01/09 (terça-feira):
Þ Educação Física
(com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
ATIVIDADE: JOGO DO DADO MATERIAL: 1 Dado ou pedacinhos de papel
numerados de 1 a 6. DESCRIÇÃO:
Jogue o dado e faça
uma postura do yoga da coluna correspondente ao número que caiu. |
Þ Arte – Profª Sabrina Krauss
Atividades não presenciais de Arte - Professora Sabrina
Dia 1º de setembro de 2020.
Oi Turminha!
Coisa bem boa podermos estar aqui, mais uma semana, alegres e com
saúde!
Continuamos firmes e fortes nas nossas atividades remotas: vocês
aí, com todo apoio e o carinho da família e nós profes aqui, com disposição e disponibilidade para auxiliar vocês
no que for possível!
Nossa atividade dessa semana, como
todas as outras, é especialíssima!
Vamos assistir, ouvir, conhecer e prestigiar uma Orquestra. Uma orquestra formada por jovens baianos apresentando uma peça musical tradicional brasileira, a canção Tico-Tico no Fubá, composta por Zequina de Abreu, a mais de 100 anos!
Aumenta o som e aproveita cada
momento!
Orquestra Juvenil da Bahia – Abreu (arr. Jamberê) Tico-Tico no
Fubá
A história da música Tico-Tico no Fubá: https://youtu.be/m292M00z8yA
*Dia 02/09 (quarta-feira): História: A Sementinha que não queria nascer
https://www.youtube.com/watch?v=W1VTi18d8IA
Assista
esta história e, junto com seus familiares, escolham uma semente para vocês
plantarem, lembrando que ela deve ser cuidada e acompanhada para que possa
brotar.
Escreva no
grupo da turma: semente de que foi plantada e avise quando ela começar a
brotar.
Eu
e os teus colegas ficaremos aguardando com muita curiosidade!
*Dia 03/09 (quinta-feira): Hoje a criatividade
é de cada um/uma!
Vá para a rua,
escolha objetos da natureza (folhas, gravetos, terra ...) e monte algo que sua
criatividade mandar. Ex.: um boneco, a forma de uma flor, de um animal, etc.
*Dia 04/09 (sexta-feira): A natureza é muito linda! Nós também somos
parte dela!
Hoje vamos ver sobre uma parte desta natureza que fica aqui no nosso
país e é muito importante para todo o mundo. Amanhã, dia 05 de setembro é comemorado o Dia
da Amazônia!
Neste
vídeo poderemos conhecer um pouco mais sobre este lugar: https://www.youtube.com/watch?v=uzxMsausaNc
Após assistir o vídeo, desenhe ou peça para um familiar escrever, o que
você mais gostaria de ver se estivesse lá na Amazônia:
Os animais? (qual/quais)
Os rios?
As plantas? (pequenas, grandes)
As pessoas que lá vivem?
Ou o quê?
*Dia 07/09 (segunda-feira): Em comemoração ao dia de hoje, INDEPENDÊNCIA
DO BRASIL, vamos criar desenhos e colorir os lugares onde vivemos? Vocês podem
se inspirar nos desenhos que estão logo abaixo!
Observação: Vocês pais podem explorar comentários com
seus filhos sobre o nosso país Brasil da forma como considerarem mais
apropriado, lembrando sempre do respeito que devemos ter com as pessoas e o
ambiente em que vivemos, seja em qual Pátria estivermos.
*Dia 08/09
(terça-feira):
Þ Educação Física
(com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
ATIVIDADE: TRANSPORTANDO ENTRE OS
JOELHOS DESCRIÇÃO: A criança deverá transportar objetos de um ponto ao outro. Use o material que quiser (bolas, bolinha de papel, bexiga,
ursinhos, ...) Deixe todos os objetos escolhidos em um cômodo da casa e diga
para a criança que ela deverá usar somente os joelhos para trazer todos os
objetos que estão nesse cômodo, até outro local, que deverá ser combinado
anteriormente. O importante é lembrar que ela não pode usar as mãos, somente
com os joelhos, e caso o objeto caia pelo caminho, deverá pegar novamente
utilizando os joelhos e continuar sua tarefa. |
Þ Arte – Profª Sabrina Krauss
Atividade de ARTE – Dia 08 setembro
de 2020.
Queridas e queridos,
Feliz por mais essa semana juntos! Juntos no coração, nas
mensagens, nas atividades, mas cada um protegido na sua casa, né?
Estou com muita vontade se saber o que vocês acharam sobre a
Orquestra Juvenil da Bahia!
Mesmo que seja um estilo de música muito diferente ao que tu e tua
família estejam habituados a ouvir, saibas que é muito importante conhecer e
respeitar diferentes formas de manifestações artísticas e culturais.
Mas não é só lá na Bahia que tem jovens fazendo cultura, música boa e transformadora. A atividade de hoje será também um momento cultural: vamos assistir uma galerinha alí de Porto Alegre – RS, de uma escola pública que participam de um projeto musical revolucionário nas vidas dessas crianças e da comunidade escolar.
Prepara-te para te emocionar e
vibrar com a Orquestra Villa-Lobos e o Espetáculo Paz & Amor:
Para ti e tua família saberem um pouco sobre esse Projeto,
Orquestra Villa-Lobos – Trechos do documentário: https://youtu.be/4zgf2N5yzhA
Espero que tenham aprendido e desfrutado desses momentos. Até a
próxima semana!
Abraço ALEGRE,
Profe. Sabrina.
*Dia 09/09 (quarta-feira): Vamos ver sobre os quatro elementos da natureza?
Abra o link abaixo para você conhecer uma história sobre o fogo: A descoberta https://www.youtube.com/watch?v=50dHAiyvi_0
Observando todos os cuidados necessários, chame seu filho/filha para que analise como a lavareda de um fogo se comporta e converse sobre o que estão vendo, os perigos que o mesmo pode provocar, os vários usos que podemos fazer com ele, que dependendo do que estará queimando ele fica com cores diferentes... pode ser através de uma vela, ao usar o fogão a gás ou a lenha, uma pequena fogueira em local seguro, etc.
*Dia 10/09
(quinta-feira): Acesse o link e vamos ver este documentário bem
interessante sobre a água.
https://www.youtube.com/watch?v=Iye8mZexCSM
Já sabemos que a água é muito importante para
todo o planeta e para nossa sobrevivência também.
Agora pegue um copo de água, beba e sinta como é gostoso sentir ela
entrando em seu corpo!
Então, a atividade que iremos realizar é para hoje e deve ser praticada
em todos os outros dias das nossas vidas; você deve cuidar para não desperdiçar
água, por exemplo: fechando a torneira ao escovar os dentes, enquanto esfrega
as mãos com o sabão, reúna todos os brinquedos (deixando eles pertinho de você)
quando for lavá-los, etc.
E também podemos ser vigilantes para com as ações das pessoas que estão
perto de nós, quando alguém estiver desperdiçando água, explicar a importância
do cuidado que devemos ter com este bem tão precioso e necessário que vem da
natureza.
*Dia 11/09 (sexta-feira): Hoje vamos ver sobre o ar!
Ao respirarmos, soprarmos,
vendo o movimento das árvores com o vento (ar em movimento), das nuvens no céu,
etc.
Podemos também fazer
experiências bem legais como a da vela acesa, se colocar um copo cobrindo-a, se
apagará por falta de ar.
Descubra um outro experimento
(pode ser bem simples), desenvolva-o filmando e o envie no nosso grupo; estou
bem curiosa para ver SUA EXPERIÊNCIA!
Obs.: Na próxima aula veremos
sobre o elemento terra.
_______________
Pré I / Profª Eliane
Atividades não
presenciais
Do dia 17
a 28 de agosto de 2020
Olá querido (a) aluno (a) e família!
Vamos continuar conectados pelo afeto que
sentimos e pelas atividades, que continuo preparando com muito carinho! Segue
abaixo, algumas sugestões dessas atividades, que podem e devem ser realizadas
com a ajuda da família. Elas servem para continuarmos fortalecendo nossos
vínculos e dar possibilidades a novas descobertas. Por isso, peço para que
guardem essas atividades e/ou tirem fotos desses momentos, pois necessitaremos
desse material.
Grata pela atenção e compreensão!
Abraços, Profª Eliane.
*Dia 17/08 (segunda-feira): A música mais votada foi “Tem hora para tudo” e hoje vamos ouvi-la
novamente, pode ser quantas vezes quiser.
https://www.youtube.com/watch?v=oHkd1EC-BPE
Você
percebeu que na música a criança não tem a hora de ir para a escola? Pois é,
ela está estudando em casa, igual a nós neste período, em que estamos nos
cuidando um pouco mais, saindo só quando é muito necessário!
Então me diga,
qual é a hora que tu mais gostas, pode ser da manhã, da tarde ou da noite. Faça
um desenho, ou colagem com recortes, ou modelagem com massinha... desse momento
que você prefere.
*Dia
18/08 (terça-feira):
Þ Educação
Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
Atividade: PRENDA AS TAMPINHAS *Materiais necessários: · 5 tampinhas · 5 copos plásticos
*Descrição: Convide alguém da sua
casa para se divertir!!! Fiquem a uma
distância de mais ou menos 2 metros um do outro; Um jogador ficará com
as tampinhas e o outro com os copos virados de cabeça para baixo; O objetivo é lançar
tampinhas deslizando pelo chão e o outro jogador deverá com o copo prender a
tampinha para fazer ponto!!! |
Arte - Profª Sabrina Krauss
Dia 18 de agosto de 2020 – Terça-feira
Querida e querido estudante e sua linda, companheira e dedicada família, olá!
A construção da subjetividade infantil
(quando a criança gera suas possibilidades e sua
interação com o mundo, reconhece suas qualidades pessoais, vive e experimenta
suas atitudes, constrói seus valores, etc.), se dá a partir de diferentes vivências.
As Artes têm um papel fundamental nessa interação (tornar-se inteiro). À escola
cabe apresentar ao estudante diferentes manifestações artísticas, para que ele
tenha diversas referências.
Então, continuando nossas atividades
remotas, já que fomos ao teatro, já interagimos com música, artes visuais, literatura,
já estamos preparados para desfrutar de outra experiência incrível: uma
exposição virtual!
Tenho a honra de apresentar a artista
ilustradora Monika Papescu!
Vamos visitar sua Exposição online: Artes Visuais e
Papos Abissais!
Fica bem atento às explicações e todas os formatos artísticos
apresentados pela Monika!
Confira em: https://www.papoabissal.com.br
Vamos prestigiar as ações culturais da nossa cidade!
*Dia 19/08 (quarta-feira): História: O
relógio que perdeu a hora, de Flávio Colombini.
Para conhecer e ouvir
o próprio autor contar ela, acesse o link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=o0GdCQYmKXw
Viu só, o relógio ficou tão “perdido”,
doente, que precisou ir ao seu médico, o Drº Relojoeiro!
Pense comigo: geralmente dormimos quando é noite; mas tem um outro horário que podemos fazer uma sonequinha pequena e que faz muito bem para nossa saúde, é depois do almoço. Então aproveite que está em casa, convide seus familiares (se for possível para eles) e descanse um pouquinho neste horário (pode ser todos os dias); será um hábito bem saudável, principalmente para seu cérebro!
*Dia
20/08 (quinta-feira): Hoje vamos pensar sobre os turnos do nosso dia?
Peça para um familiar ler
para ti as questões, que estão logo abaixo, e juntos dialogarem! Depois peça
auxílio, para fazer a atividade do quadro, desenhe conforme o que se pede em
cada um deles, se preferir pegue uma folha de ofício e divida em quatro partes
e faça os desenhos:
Ø
Pela
manhã o .......... aparece, mesmo que tenha nuvens ele estará acima delas.
Ø À tarde, se as aulas estivessem sendo
presenciais, você estaria na ...................; então pensa em algo bem legal
que você fez na nossa escola!
Ø No anoitecer o sol se esconde; então é hora
de ficar dentro de ................., ainda mais nestes dias frios de inverno!
Ø
À
noite, as vezes tem lua, e é a hora daquele .............. gostoso, descanso
que nosso corpo precisa e que deve ser bem tranquilo.
Manhã |
Tarde |
Anoitecer |
Noite |
*Dia 21/08 (sexta-feira):
Vamos
ver hoje a nossa segunda música mais votada, que é sobre o folclore, sabem por
quê? Porque é muito legal conhecer esse assunto e também porque amanhã, dia 22 de agosto, é comemorado o Dia do Folclore!
Acesse
novamente, cante e dance junto: https://www.youtube.com/watch?v=jYufWk-PMLo
Existem
várias coisas que fazem parte do folclore brasileiro, entre elas temos
cantigas, brincadeiras, lendas, histórias com personagens bem diferentes e que
geralmente nos ajudam a cuidar e preservar a natureza.
Tem
uma lenda bem legal que gostaria de te mostrar. Você quer conhecer? Certo,
então acesse este link e aprenda um pouco mais sobre a mandioca, que também
conhecemos bem como aipim! https://www.youtube.com/watch?v=eQdEEWdDVEg
Você
sabia que a mandioca aparece na bandeira da nossa escola? Legal, né!
Pois
ela faz parte da história da nossa localidade, onde fica a escola Cordeiro!
Agora
peça para algum familiar te mostrar como é a planta da mandioca e ajude a
preparar uma comida bem gostosa com ela.
Dica: se não for possível, tente usar ao menos a farinha pronta, e quando vocês tiverem a oportunidade, mostre a planta para a criança.
Bom final de semana!!!
*Dia 24/08 (segunda-feira):
Vamos
pensar sobre as nossas diferenças pessoais e também sobre a “Pessoa com deficiência”?!
Então
assista novamente o vídeo abaixo, cante e tente representar as várias
diferenças que são comentadas na música; converse com seus familiares sobre
estas “diferenças” e como é legal não sermos “iguais”.
https://www.youtube.com/watch?v=JCiat8biDFM
*Dia 25/08 (terça-feira):
Þ Educação
Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
Atividade: GOL A
GOL COM PETELECOS
*Materiais
necessários: ·
-Tampinhas. ·
-Algum item que possa ser o gol
(pode ser uma fita crepe ou até mesmo duas pedrinhas).
*Descrição: Jogadores distantes 2 metros entre si; Tentar fazer o gol no seu adversário dando um “peteleco” na tampinha.
Como se estivesse cobrando um pênalti. |
Þ Arte – Profª Sabrina Krauss
Dia 24 de agosto de 2020 – Terça-feira
Olá, queridas e queridos!
Gostaram da visita que fizemos a Exposição online: Artes Visuais e Papos Abissais! Da Artista Monica Papescu?
Ouça o recadinho que a Monika deixou prá ti lá no grupo do WhatsApp da turma.
Pois hoje, nossa atividade é gravar um vídeo, escrever um bilhete ou fazer um desenho para a Artista, dizendo o que tu mais achaste legal e interessante na exposição. Envia tua atividade no prazo combinado anteriormente com a professora e concorre ao sorteio do recém lançado livro Óculos de Princesa, ilustrado pela Mônica.
Um super abraço alegre,
Profe. Sabrina.
*Dia 26/08 (quarta-feira):
Na
segunda-feira vimos sobre nossas diferenças. Hoje vamos ver sobre como podemos
nos ajudar?
Então
pinte estas imagens que são apenas algumas das formas que acontecem essas
ajudas. Pinte bem colorido!
Depois
converse com seus familiares sobre outras boas maneiras de nos ajudarmos, em
toda e qualquer necessidade que tenhamos ou que nosso próximo venha a ter.
Agora tente desenhar uma ou mais dessas formas que vocês conversaram!
*Dia 27/08 (quinta-feira): História: Uma
Formiga Especial (Deficiência Visual).
https://www.youtube.com/watch?v=WJrBdKEN5c0
Depois
de assistir essa história cheia de conhecimentos, vamos fazer uma experiência
bem legal?
Você
precisará de um pedaço de tecido (que seja um pouco transparente) para vendar
seus olhos; com ele a sua visão ficará menos nítida. Em seguida, tente realizar
seus movimentos, por um determinado tempo, com a venda; perceba as dificuldades
que terá e converse com seus familiares sobre estas limitações que surgiram.
*Dia 28/08 (sexta-feira): Hoje vamos pôr a “mão
na massa”?
Antes
de colocarmos a mão na massa vamos assistir esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=_Y2eIi5HlDw
O que achastes da Dorinha e do Luca?
Perceberam como eles se divertem com os seus amiguinhos, mesmo com algumas
limitações?
Agora, use sua criatividade e faça modelagem de pessoas com deficiências; pode ser a deficiência de um familiar, de vizinho, de amigo, etc.
Bons estudos!
____________
Pré I - Professora Eliane
Atividades não presenciais
Do
dia 03 a 14 de agosto de 2020
Olá querido (a) aluno (a) e família!
Vamos continuar conectados pelo afeto que
sentimos e pelas atividades, que continuo preparando com muito carinho! Segue
abaixo, algumas sugestões dessas atividades, que podem e devem ser realizadas
com a ajuda da família. Elas servem para continuarmos fortalecendo nossos
vínculos e dar possibilidades a novas descobertas. Por isso, peço para que
guardem essas atividades e/ou tirem fotos desses momentos, pois necessitaremos
desse material.
Grata pela atenção e compreensão!
Abraços, Profª Eliane.
Que diversão! Três músicas bem interessantes!
Conheça, relembre, cante e dance muitas
vezes essas músicas, elas trazem vários conhecimentos importantes!
*Dia 03/08
(segunda-feira):
Tem sobre “Folclore”
https://www.youtube.com/watch?v=jYufWk-PMLo
Sobre “Pessoa com
deficiência”
https://www.youtube.com/watch?v=JCiat8biDFM
E sobre que “Tem hora
para tudo”
https://www.youtube.com/watch?v=oHkd1EC-BPE
Obs.: Agora que vocês já conheceram todas
elas, escolham uma, que mais gostaram e me avise no grupo da turma até o dia
04/08, terça-feira.
Vou pegar a mais votada para planejar
atividades futuras.
*Dia 04/08
(terça-feira):
⇒ Educação Física (com vídeo explicativo)
– Profª Soleane B. de Lima Trevisan
Atividade: ●
BASTÃO QUE CONDUZ DESCRIÇÃO: utilizando apenas um bastão (cabo de vassoura ou rodo) a criança
deverá conduzir uma caixa ou um pote até um ponto da casa e retornar;
conforme ela for demonstrando habilidades e facilidade em realizar a tarefa,
você irá acrescentar obstáculos pelo caminho; peça que ela leve a caixa em
zigue zague e que busque alguns objetos que serão colocados no final do percurso e
traga até o local de início da atividade. |
⇒ Arte – Profª Sabrina Krauss
Olá, quantas saudades! Lembra o vídeo sobre paisagem
sonora que assistimos semana passada? Hoje, vamos criar um momento de
paisagem sonora. Como? Escolha um lugar na tua casa, pode
ser dentro de casa, perto da janela, no pátio… Fica em silêncio por alguns
minutos e ouça, com muita atenção, os sons ao teu redor. Agora fala e descreve o os sons
que ouviste. Podes fazer um vídeo desse momento e postar no grupo da turma. Um abraço alegre! Profe. Sabrina |
*Dia 05/08
(quarta-feira): História: A Família Do Marcelo, de Ruth
Rocha
https://www.youtube.com/watch?v=clav_AUUzto
Esta
história pode e deve ser assistida por toda a família!
Depois
de assistirem, conversem sobre o assunto que foi abordado e também sobre as
pessoas que fazem parte da SUA família.
Agora
peça ajuda aos seus familiares para juntos vocês fazerem um desenho bem lindo!
Deverá ser assim: no meio de uma folha, faça um desenho de você, agora peça
para seu pai se desenhar do seu lado, depois peça para a sua mãe se desenhar do
outro lado e, em seguida, se tiver mais familiares que morem juntos (ou para os
que você quiser que apareçam juntos no seu retrato de família), peça para eles
irem se desenhando.
Depois
do desenho pronto, ele poderá ser colocado exposto em um lugar que vocês
considerarem bem especial na casa!
*Dia 06/08
(quinta-feira):
Você já percebeu que seus pais são maiores que você? Fique pertinho deles em frente ao espelho e veja a diferença dos tamanhos entre vocês.
Vamos fazer de conta que as coisas que estão por perto também tem “pais” que são maiores. Pode ser com recorte e colagem, com desenhos, com modelagem de massinha, etc. Faça uma coisa de um tamanho e mais duas de tamanhos maiores (a pequena sendo o filho/a e os maiores sendo mão e pai). Pode ser objetos, coisas da natureza, peças de jogos ou brinquedos... o que tiverem vontade de representar.
*Dia 07/08
(sexta-feira):
Vamos confeccionar um cartão bem legal para o papai? É um “cartão raspadinha”!
Será preciso de:
●
uma folha em branco
●
fita adesiva transparente
●
lápis ou caneta, e lápis de cor
●
tinta têmpera
●
e muito amor
Assista o vídeo indicado abaixo e
aprenda, é bem fácil. Seu pai vai adorar e achar muito divertido!
https://www.youtube.com/watch?v=TM58SZZVcmc
Dica: se puder entregue no próximo
domingo, quando é comemorado o Dia dos
Pais!
Ou em outro dia que vocês estiverem
juntos, pois eles são especiais todos os dias!
*Dia 10/08
(segunda-feira):
Vamos explorar nossa outra história que participou da votação no grupo da turma?
Esta foi a que ficou em terceiro lugar!
Se delicie com a natureza!
Leiam novamente a
história: A menina que não gostava de fruta.
https://pt.slideshare.net/dfrz/a-menina-que-nogostavadefruta
Pense nas várias frutas que
tu já deves ter experimentado e se deliciado com o sabor delas. Agora pegue uma
folha e desenhe aquela (s) que mais gosta.
*Dia 11/08
(terça-feira):
⇒ Educação Física (com
vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
Atividade: MOVENDO O LÁPIS DESCRIÇÃO: organizar duas fileiras de copos plásticos (pode adaptar com o material que tiver em casa como por exemplo: caixas, tijolo...) lado a lado, igual na imagem, onde tenha o “lado A” e o “lado B”; em cima do dos copos do lado A você irá colocar alguns lápis, régua, varetas, bastão ou outro objeto similar; o objetivo é mover todos estes lápis para o lado B, usando apenas um pé; primeiro realize com o pé direito e depois com o pé esquerdo. |
⇒ Arte – Profª Sabrina
Krauss
*Dia 12/08 (quarta-feira):
Comer
frutas pode ser muito gostoso e divertido também!
Acesse o link abaixo, aprenda a música “Rock das Frutas”, cante e dance bastante, vale convidar seus familiares para se movimentarem juntos!https://www.youtube.com/watch?v=LM_G8Stwm50
*Dia 13/08
(quinta-feira):
Hoje vamos
fazer uma ÁGUA SABORIZADA!?
Além de ser importante cuidar da alimentação, nosso corpo precisa também de bastante líquido; as frutas podem ser usadas para fazermos uma deliciosa “água saborizada”. Escolha uma ou mais frutas, preparem elas em pedaços grandes, coloque dentro de uma jarra ou garrafa de água, deixe parar por um tempo e depois é só saborear esta água refrescante!
*Dia 14/08
(sexta-feira):
Hoje vamos
fazer “ARTE” com as frutas!?
Separe algumas frutas que tenha na tua
casa, peça a ajuda de um familiar para juntos prepararem-nas para serem
saboreadas, mas antes pensem em decorações que poderiam ser feitas com elas,
existem muitas possibilidades é só usar a imaginação; vale paisagem, animal,
plantas, etc.
Pré I/Profª Eliane
Atividades não presenciais
Do dia 27 a 31 de julho de 2020
Olá querido (a) aluno (a) e família!
Vamos continuar conectados pelo afeto que
sentimos e pelas atividades, que continuo preparando com muito carinho! Segue
abaixo, algumas sugestões dessas atividades, que podem e devem ser realizadas
com a ajuda da família. Elas servem para continuarmos fortalecendo nossos
vínculos e dar possibilidades a novas descobertas. Por isso, se possível, peço
para que guardem essas atividades e/ou tirem fotos desses momentos, pois necessitaremos
desse material.
Grata pela atenção e compreensão!
Abraços, Profª Eliane.
Vamos
explorar nossa outra história que participou da votação no grupo da turma?
Esta foi a que ficou em segundo lugar!
Bom apetite!
*Dia 27/07 (segunda-feira):
Leiam novamente a história: O menino que
não gostava de sopa. https://pt.slideshare.net/dfrz/o-menino-que-no-gostava-de-sopa
Agora tente lembrar de uma sopa bem saborosa
que você já comeu ou ajude a sua família a preparar uma sopa deliciosa. Em uma
folha, faça o desenho de um prato pintando-o com as cores dos ingredientes
desta sopa. Lembrando que quanto mais colorida for a sopa, mais gostosa e
melhor ela será para que você tenha uma boa saúde!
Obs.: Hoje ou pode ser em outro dia, quando a família
for preparar uma sopa, peça para que seu/sua filho/filha ajude no preparo e
aproveitem uns minutos para explorar estes ingredientes: analisando o aspecto,
a forma, a cor, o cheiro, se é usado com ou sem casca, a comparação de
quantidades que será usada e de rendimento na sopa pronta, se depois do
cozimento eles diminuíram ou aumentaram de tamanho, etc.
*Dia 28/07 (terça-feira):
Þ Educação
Física (com vídeo explicativo):
BOLINHA NO COPO:
DESCRIÇÃO: usando copos plásticos ou alguns potes, deixar eles
virado para baixo com uma bolinha embaixo de cada um (pode ser pedrinha,
bolinha de papel ou tampinha); ao sinal, a criança deverá colocar todas as
bolinhas em cima do copo, fazendo isso uma por uma; em seguida, usando apenas a
mão direita, ela irá segurar o copo, impulsionar a bolinha para o alto e usando
a mesma mão, terá de pegar a bolinha dentro do copo; em seguida, realizar o
mesmo procedimento com a mão esquerda.
Þ Arte
Arte / Profª Sabrina
Dia 28/07/20 – Terça-feira
Vamos
fazer uma viagem ao mundo da música?
Ter contato com a música, durante a
infância, é importantíssimo para o desenvolvimento intelectual e afetivo da
criança. Por isso, durante o período das atividades remotas, contamos contigo,
família, para estimular teu filho e tua filha a ter contato com a música. Cante
para ele e para ela canções que cantavam pra ti quando tu eras pequeno.
Inventem canções juntos: crianças são ótimas nisso! Chame a atenção da criança
para que ouça os sons ao seu redor. Som da panela no fogo, som da água que
jorra da torneira, som da vassoura varrendo o chão, som da máquina de lavar,
sons dos pássaros, dos latidos do cachorro, etc.
Nossa atividade de hoje é assistir e explorar o vídeo a seguir:
Musicalização
Infantil - 4 e 5 anos - Paisagem Sonora
Um abraço alegre! Profe. Sabrina
*Dia 29/07 (quarta-feira): Assista
o filme da Turma do Quintal da Cultura.
https://www.youtube.com/watch?v=I_pmfFNAGYs
Neste
episódio a Turma do Quintal da Cultura conta que a Dorotéia comeu muita sopa
(esta era com o macarrão de letras) e, depois disso, ela começou a falar sem
parar e muito rápido, chegando até trocar algumas letras dos nomes de seus
amigos!
Faça de conta que você também está passando
por esta situação, tente falar as palavras bem rápido, vamos ver se irá
conseguir e se teus familiares irão entender o que você está dizendo. Será bem
divertido!
*Dia 30/07 (quinta-feira): Separe alguns legumes, algumas verduras e
outros ingredientes que são usados para preparar sopas; pode ser imagens desses
ou apenas lembrando como eles são, aí você irá representá-los usando massa de modelar.
Para quem quiser fazer a massa caseira, a
receita é:
ü
1
xícara de farinha de trigo
ü
1
xícara de sal
ü
para
dar cor pode ser usado suco em pó, tinta guache, gelatina ou anilina
ü
água
(colocar aos poucos) até dar o ponto.
Misturar
bem até formar a massa.
Tire fotos e posta
lá no nosso grupo de WhatsApp!
*Dia 31/07 (sexta-feira):
Hoje a dica é, se possível, preparar outra
sopa com aquele macarrão que tem formato de letras. A criança pode brincar de
várias formas: tentando dizer o nome das letras, encontrar a letra que inicia
seu nome, todas as letras do seu nome, etc.
A criança precisará da ajuda de um familiar
para auxiliar lhe no reconhecimento destas letras; a orientação para este
familiar é que não force demais a criança nestes reconhecimentos de letras,
pois a maioria das crianças está iniciando este processo, que seguirá sendo
estudado nos anos escolares que se seguirem, agora o importante é se divertir
e, o conhecimento que adquirir (seja muito ou pouco) sobre letras, será o
suficiente!
Para ficar bem divertido, podem escutar e
aprender a música “sopa de letrinhas, da Xuxa” https://www.youtube.com/watch?v=QYpdtifT5oU
Obs.: Caso não possam ou não queiram preparar a
sopa com o macarrão de letras, podem pegar um prato e usar letras que tiverem
em casa, ou um familiar pode escrever letras em um papel, a criança recorta e
brinca com elas.
Comentários
Enviar um comentário