5º Ano - Novembro
5º Ano/Profª
Jaque
Atividades
não presenciais
De 14 a 18
de dezembro de 2020.
Olá!
Seguem as últimas
atividades desse ano letivo.
Fique bem. Um grande beijo
e um abraço bem apertado cheinho de saudades.
Dia 14 de dezembro de 2020 - segunda-feira
Þ
Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
·
PESCARIA AO ALVO Materiais necessários: Um
Bastão, barbante com um lápis preso na extremidade e uma garrafa pet como
alvo. Tentar colocar o lápis dentro da garrafa utilizando apenas uma das mãos. |
Dia 15 de dezembro de 2020 - terça-feira
*Vamos realizar atividades referentes ao NATAL!
·
Utilizando algum material reciclado faça um
enfeite de Natal.
Dia 16 de
dezembro de 2020 - quarta-feira
Português
·
Faça uma história em quadrinhos sobre o desenho
acima.
Dia 17 de
dezembro de 2020 - quinta-feira
Português
·
Chegamos ao final de mais um ano letivo. Um ano
atípico, diferente e que jamais esqueceremos. Apesar de distantes, foi muito
bom dividir esse ano com cada um de vocês. Juntos aprendemos e nos
reinventamos.
·
Faça um texto falando sobre o que você espera
para as férias e para o ano de 2021.
Dia 18 de
dezembro de 2020 - sexta-feira
Língua Inglesa - – Profª Ana Carolina Ferri (em
anexo).
·
O dia de hoje vai ser para você colocar em dia
as atividades em atraso e me enviar todo o material (fotos e vídeos) que ainda
não foram enviados.
Atividades não presenciais 5º
ano – Língua Inglesa
“ENGLISH ACTIVITIES”
Teacher Aninha December/2020
December,
18th 2020 – Friday
Hoje será
nossa última aula e vamos aproveitar para aprender um pouquinho mais.
Como estou me
sentindo hoje? Vamos pesquisar o que significa cada expressão abaixo:
Tu podes usar o Google Tradutor ou dicionário. Depois, completa a tabela com as respectivas traduções:
Palavra
em Inglês |
Tradução |
CALM |
CALMA(O) |
HAPPY |
|
SILLY |
|
RELAXED |
|
NERVOUS |
|
ANNOYED |
|
SAD |
|
SHY |
|
SURPRISED |
|
HUNGRY |
|
ANGRY |
|
CONFUSED |
|
SLEEPY |
|
SICK |
|
HURT |
|
HOT |
|
Vamos aprender um pouquinho sobre pronomes interrogativos (interrogatives
pronouns), aqueles que usamos para fazer perguntas. Quem? Quando? Onde? O que?
Observe as imagens e adivinha qual é a pergunta, agora, escreve a tradução ao lado dos pronomes:
WHEN? __________________
WHAT?
__________________
WHERE?
_________________
OBS. Existem muitos
outros pronomes interrogativos e/ou relativos, que variam a maneira de usar.
Pesquisem sobre o assunto para ampliar seus conhecimentos. Fique esperto!
Exemplos:

Espero que vocês tenham gostado das atividades que separei
com muito carinho! Boa sorte nas aulas de Língua Inglesa do 6º ano...agora, já
estão um pouco mais preparados para seguir com seus estudos!
# O Natal
está chegando e vou deixar algumas sugestões de atividades bem legais para
vocês realizarem!
Observa as
imagens e seus respectivos nomes e depois, encontra as palavras no diagrama:
Completa a cruzadinha:
Dentro das bolas de Natal, escreve palavras bem bonitas em
Inglês, podes ilustrar, decorar e recortar para enfeitar a casa ou pendurar no
pinheiro de Natal.
Exemplos de palavras:
LOVE (amor)
PEACE (paz)
HAPPINESS (felicidade)
AFFECTION (carinho)
Pesquise outras palavras e use a
criatividade!
# Vou deixar alguns moldes em anexo para quem quiser fazer várias bolas.
# Vamos confeccionar um lindo cartão de Natal para entregar a
alguém muito especial aí da tua família!
Vou disponibilizar alguns modelos, em anexo. Depois, é só
escrever frases relacionadas ao Natal:
Exemplos de
frases para escrever nos cartões:
- “Merry Christmas!” Feliz Natal!
- “I hope Santa gives you what you wish for!” Espero que o
Papai Noel lhe dê aquilo que você deseja!
- “May your heart be filled with joy!” Que o seu coração seja cheio de alegria!”
- “My dear friend, may your Christmas
be blessed with lots of joy!” Meu querido amigo, que seu Natal seja abençoado
com muita alegria!
# Modelos de cartão de Natal
5º Ano/Profª Jaque
Atividades
não presenciais
De 30 de
novembro a 11 de dezembro 2020.
Olá!
Seguem as atividades dos
próximos dias.
Aproveite para colocar tudo
em dia, estamos quase finalizando nossas atividades!
Fique bem. Um grande beijo
e um abraço bem apertado cheinho de saudades.
Dia 30 de novembro
de 2020 – segunda-feira
Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B.
de Lima Trevisan
- Recolhendo tampinhas com o pé Descrição: Essa atividade é muito divertida! Basta algumas tampinhas de garrafas pets ou pedrinhas e um ou mais copos ou potes plásticos. Então você terá que apanhar todas as tampinhas e colocar dentro dos copos, mas para isso deverá estar descalço, pois usará somente os pés. |
Þ Arte (Em anexo) – Profª Sabrina Krauss
Dia 1º de dezembro de 2020 – terça-feira
Matemática
·
Escolha um dos sistemas de medidas trabalhados e
grave um vídeo explicando o conteúdo. Pode utilizar diferentes instrumentos e
experiências. Use sua criatividade!
Dia 02 de dezembro
de 2020 - quarta-feira
·
Dia de show de talentos virtual!
Como todos os anos fazemos
“Show de Talentos”, este ano não poderia ser diferente. Embora distantes,
teremos que nos reinventar, por isso você irá cantar uma música que você goste,
fazer uma dança, um teatro ou declamar uma poesia. Use sua criatividade e conte
com a participação da família. Grave e mande para a professora.
Dia 03 de dezembro
de 2020 - quinta-feira
·
Dia livre para você se organizar com as atividades
em atraso e manda-las para a professora e para aproveitar e fazer algo que
goste!
Dia 04 de dezembro
de 2020 - sexta-feira
Língua Inglesa - – Profª Ana Carolina Ferri (em
anexo).
·
Atividades:
1)Todos os objetos estão cheios de água.
Qual deles pode conter exatamente 1 litro de água?
(A) A caneca (B) A jarra (C) O
garrafão (D) O tambor
2) Observe os valores da tabela:
Objeto medido |
Medida |
Massa de um livro |
370 g |
Massa de um lutador |
95,6 kg |
Massa de um saco de ração |
2,2 kg |
Massa de um comprimido |
3 g |
Massa de uma melancia |
4,3 kg |
Responda:
a) Qual o maior valor?_____________________ b)
Qual o menor valor? ____________________
3) Complete as lacunas:
a)
3 metros = ___________________
centímetros.
b)
23 centímetros = ______________metros.
c)
7 quilômetros = _______________centímetros.
d)
4 milímetros = ________________ centímetros.
e)
14,5 metros = _________________ quilômetros.
f)
123 metros = _________________
milímetros.
g)
3 kg = _______________________gramas.
4) Resolva os problemas abaixo:
a) Paula
comprou 1,5 kg de açúcar. Se o quilo do açúcar custa R$0,58, quanto Paula pagou?
___________________
b) Numa
festa de caridade Márcia trouxe 1,8 kg de arroz, 500 g de presunto, 2 kg de
feijão, 720 g de mortadela e 3,5 kg de farinha.
- Quantos
quilos de mantimentos Márcia trouxe no total?____________
- Quantos
gramas esta medida vale?______________
c) Para fazer um vestido, Carolina comprará 2 metros de
tecido. O preço do tecido é R$12,30 o metro. Ela leva na bolsa R$50,00. Qual
será seu troco após a compra?______________
d) Uma competição de corrida de rua teve início às 8h
04min. O primeiro atleta cruzou a linha de chegada às 12h 02min 05s. Ele perdeu
35s para ajustar seu tênis durante o percurso. Se esse atleta não tivesse tido
problema com o tênis, perdendo assim alguns segundos, ele teria cruzado a linha
de chegada com o tempo de:
(a) 3h 58min 05s
(b) 3h 57min 30s (c) 3h 58min
30s (d) 3h 58min 35s (e) 3h 57min 50s
e) Uma cozinheira comprou 2,5 kg de arroz, 1,8 kg de
batata, 250 g de queijo, 780 g de presunto e 3 kg de farinha. Qual o total de
massa comprado? _____________________
f) Uma peça de teatro teve início às 20h30min.
Sabendo que a mesma teve duração de 105 minutos, qual é esse tempo da peça em
horas?
A) 1h
5min B) 1h
25min C) 1h
3min D) 1h 45min
Dia
07 de dezembro de 2020 - segunda-feira
Þ Educação Física
(com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
· PEGA
RÁPIDO DESCRIÇÃO: Para essa brincadeira será preciso duas pessoas, uma irá segurar uma bolinha em cada mão (pode usar bolinhas de papel); a outra pessoa deverá ficar sentada no chão a uma pequena distância de frente para a outra pessoa; então quem está segurando as bolinhas irá soltar uma delas e quem está sentada deverá apanhá-la antes que ela caia no chão. |
Þ Arte (em
anexo) – Profª Sabrina Krauss
Dia
08 de dezembro de 2020 - terça-feira
Feriado Municipal: Dia da Padroeira do Município
Dia 09 de dezembro
de 2020 - quarta-feira
Português
· Assista ao vídeo abaixo: “a história de natal - história de nascimento de jesus”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=d5Pc9dHRhOU
· Faça um resumo da história, no caderno.
·
Pesquisa quais são os símbolos do Natal e seus
significados e escreva no caderno.
Dia 10 de
dezembro de 2020 - quinta-feira
Português
·
Escreva uma carta ao Papai Noel agradecendo por
todas as coisas boas que tivemos esse ano.
Dia 11 de
dezembro de 2020 - sexta-feira
Língua Inglesa - – Profª Ana Carolina Ferri (em anexo).
Matemática
·
Resolva os probleminhas
1) Quando
Maria colocou um bolo para assar o relógio marcava 11h35. O bolo ficou pronto
em 30 minutos. Que horas o relógio estava marcando quando o bolo ficou pronto?
2) No
número 10.060, o algarismo 6 ocupa qual ordem?
3) O
carro de Joana consome 1 litro de gasolina a cada 10 quilômetros percorridos.
Para ir de sua casa ao sítio, que fica distante 63 quilômetros, quantos litros
de gasolina, em média, o carro gastará?
4) Qual
a diferença entre 283.000 e 1.783 ?
5) Num
supermercado haviam 8 centenas de latas de azeitona. Foram vendidas 593 latas.
Quantas latas ainda restam no supermercado?
6) Numa
livraria haviam 7.648 livros. Venderam nove centenas e seis dúzias. Quantos
livros restaram?
7) Uma
loja tinha 126 automóveis. Vendeu 79 e comprou mais 56. Quantos automóveis tem
agora na loja?
ANEXOS:
AULA DE LÍNGUA INGLESA
Atividades não presenciais 5º
ano – Língua Inglesa
“ENGLISH ACTIVITIES” Teacher
Aninha December/2020
December,
04th 2020 – Friday
Hoje vamos aprender um pouco sobre as estações do ano em
Inglês. Primeiro vocês precisam saber como está o tempo: frio, quente, tem
vento, o sol está aparecendo, está chovendo...
Então vamos ver como se fala e escreve em Inglês: Observe!
Agora que já conhece algumas palavras, vamos aprender as Estações do Ano (Seasons of the year) em Inglês:
# INVERNO –
WINTER
# VERÃO –
SUMMER
# PRIMAVERA
– SPRING
# OUTONO –
FALL ou AUTUMN
Assista aos vídeos abaixo para aprender mais:
https://youtu.be/RnBN0Iyml9Q - Call of the
English
Nesse vídeo é apresentado como se
falam as estações do ano em inglês. Também será mostrado como formar algumas
frases usando esse vocabulário.
https://youtu.be/BNYgX2ehiJI
- Estações do Ano em Inglês.
Neste vídeo você verá
as estações do ano e alguns elementos relacionados ao tempo (sol, chuva, vento,
etc) em Inglês.
Agora que já aprendeu um pouco sobre as estações do ano,
vamos realizar as atividades:
1. Note the words and write below the images: Observe as palavras e escreva abaixo das imagens:
2. Connect: (Liga:)
December, 11th 2020 - Friday
Na aula de hoje vamos aprender um pouco mais sobre as
estações do ano e seus elementos! Vamos lá!
1.Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª: (List the 2nd
column according to the 1st)
3. Como ficam as árvores em cada estação do ano:
4.Escreve palavras em Inglês, relacionadas com cada estação
do ano: (EX. sol, chuva, calor, frio, praia, neve)
a)
SPRING__________________________________________________________________________
b)
SUMMER________________________________________________________________________
c) FALL/AUTUMN___________________________________________________________________
d)
WINTER_________________________________________________________________________
5. Confecciona um cartaz bem bonito, com ilustrações das 4 estações do ano (pode usar recorte e colagens, folhas, flores, areia, etc):
Não esquece de escrever o nome das estações em Inglês.
Faz uma foto segurando o cartaz e me envia: Vou aguardar!
O cartaz mais criativo, vai ganhar um mimo bem legal!
AULAS DE ARTE
Arte/Profª Sabrina Krauss
Atividades não presenciais
# Dia 30 de novembro – Segunda-feira
Em clima de Natal!
Olá, gente querida!
Chegando aquela época do ano que a gente gosta de decorar a casa com
enfeites natalinos. Por isso, hoje vamos aprender a confeccionar uma estrela
que servirá para enfeitar a árvore de natal, as janelas da casa ou até mesmo
presentear os amigos, que tal?
Presta atenção nos vídeos e mãos à obra!
Materiais que tu vais precisar para o projeto:
- Barbante,
lã ou linhas de bordar - das cores que preferir;
- Bandeja
de isopor;
- Cola
branca;
- Tesoura
sem ponta;
- Palitos
de madeira ou alfinetes;
- Um
pouco de água para diluir a cola e
- Molde
de estrela.
Como fazer:
- Recorte
o molde da estrela;
- Prende
a estrela com os palitos ou os alfinetes na bandeja de isopor (base);
- Dilui
a cola branca num pouquinho de água dentro de um potinho qualquer;
- Pega
o barbante e mergulha na cola diluída;
- Agora
é só preencher os espaços da estrela, enrolando o barbante nos palitos;
- Faças
várias camadas;
- Deixa
secar e só depois retire os palitos;
- Agora
é só colocar um fiozinho para pendurar tua estrela!
Assiste o
passo-a-passo no vídeo:
ESTRELA DE NATAL DE BARBANTE | ENFEITES DE NATAL
E o recadinho da profe:
https://photos.app.goo.gl/9JkiVaoK3SySmy6d8
Não te esquece de
mandar a foto da estrela!
Abraço alegre, Prof. Sabrina.
# Dia 07 de dezembro – Segunda-feira
Cantar a alegria do Natal!
Oi, Gente linda!
Sabe que se a gente estivesse em aulas presenciais, estaríamos nos
preparando para as celebrações de Natal na escola, né? Sempre ensaiamos muitas
canções, teatro, poesia… Tudo para presentear nossas famílias que felizes vêm
nos prestigiar durante as apresentações! Vamos acabar o ano letivo cada um na
sua casa, nem por isso deixaremos de cantar e nos alegrar com canções que falam
de bondade, paz, solidariedade e amor!
Por isso, a atividade de hoje será assistir o lindo clipe de um coral
infantil e depois gravar um pequeno vídeo ou áudio cantando sua canção favorita
de Natal! Combinado?
É Natal | Coral LAF Kids https://youtu.be/-SUKdSTggxQ
Vou esperar alegremente pelos vídeos de vocês!
Um super beijo,
Profe.Sabrina.
___________________
5º Ano/Profª
Jaque
Atividades
não presenciais
De 16 a 27
de novembro de 2020.
Olá!
Seguem as atividades dos
próximos dias.
Não esqueça de usar o tempo
livre para aperfeiçoar sua leitura e também para estudar aquilo que você tem dificuldade, para quando
retornarmos você estar craque!
Fique bem. Um grande beijo
e um abraço bem apertado cheinho de saudades.
Dia 16 de novembro de 2020 - segunda-feira
Þ
Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
Þ ATIVIDADES: - Alongamento. - Alfabeto Corporal DESCRIÇÃO: Você deverá representar o seu nome, usando as diferentes formas do corpo para demonstrar as letras que fazem parte dele. De acordo com o “alfabeto corporal” na imagem abaixo, você deve realizar cada movimento, conforme as letras que possuem em seu nome e registrar em fotos. Depois podemos unir essas fotos e ver toda a sequência do seu nome, registrado em movimentos corporais. |
Þ
Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss
Dia 17 de
novembro de 2020 - terça-feira
História
·
Assista ao vídeo abaixo:
Ø
“Especial
Dia da Consciência Negra – Para todos”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NhZ0L0uQv1I
· Leia o texto com atenção:
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Em 20 de novembro comemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra. Mas você sabe o motivo de escolha dessa data?
Foi nesse dia, no ano de 1695,
que morreu Zumbi dos Palmares. Este foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos
Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. Com o passar dos anos, chegou a
atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas
dos escravos. Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem
branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram
maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram
castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde
dormiam no chão de terra batida. Muitas pessoas eram contra essa forma de
tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para
defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de
escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu
direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos. Outro motivo para a escolha dessa data foi o fato de que no
Brasil o fim da escravidão é comemorado em 13 de maio. Nesse dia, no ano de
1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que abolia a escravidão no Brasil.
Porém, comemorar o fim da escravidão em uma data em que uma pessoa branca e
pertencente à família real portuguesa, a principal responsável pela escravidão
no Brasil, assinou uma lei pondo fim ao cativeiro faz parecer que a abolição
foi feita pelos próprios escravistas. Faz com que a abolição fosse apresentada
como um favor dos brancos aos negros.
A fama e o símbolo de resistência e força
contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte
de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia
da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.
A escolha do dia 20 de novembro
serviu, dessa forma, para manter viva a lembrança de que o fim da escravidão
foi conseguido pelos próprios escravos, que em nenhum momento durante o período
colonial e imperial deixaram de lutar contra a escravidão. O dia da consciência negra é uma forma
de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da
colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
Os quilombos não deixaram de
existir quando Palmares foi destruído sob o comando do bandeirante paulista
Domingos Jorge Velho. Vários outros quilombos foram formados nos duzentos anos
após o fim de Palmares.
Mesmo nos anos finais da
escravidão a ocorrência de fugas em massa de escravos das fazendas, a ocupação
de terras e a realização de rebeliões foram muito importantes para que a Lei
Áurea fosse assinada.
O fim da abolição não
representou também o fim dos problemas sociais para os escravos libertados. O
racismo e a resistência à inclusão dos negros na sociedade brasileira após a
abolição foram também um motivo para se escolher o 20 de novembro como data
para se lembrar dessa situação.
A resistência dos
afrodescendentes não se fez apenas no confronto direto contra os senhores e
forças militares, ela também ocorreu no aspecto religioso e cultural, como no
candomblé, na capoeira e na música. Relembrar essas características culturais é
uma forma de mostrar a importância dos africanos escravizados e de seus
descendentes na formação social do Brasil. Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como
a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem
sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os
mesmos espaços de trabalho que o homem branco.
Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a
aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a
esse tipo de tarefa.
Muitos deles, estando libertos,
continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.
Dia 18 de novembro de 2020 - quarta-feira
História
·
Hoje continuaremos os nossos estudos sobre a
história do povo africano aqui no Brasil.
A partir
da metade do século 16, os africanos chegaram ao Brasil para trabalhar como
escravos. Com eles, vieram os costumes, as religiões, as tradições, uma cultura
forte e diferente das que já estavam aqui, vindas dos europeus e dos índios. A
união e a mistura de todos esses elementos deram origem à identidade
brasileira.
As
contribuições da cultura de origem africana para a construção da personalidade
brasileira são inegáveis. Elas estão em toda parte.
Não se sabe ao certo o número de africanos
que foram trazidos ao Brasil durante os mais de três séculos que durou a
escravidão no nosso país. Estima-se que cerca de 4 milhões de pessoas, entre
homens, mulheres e crianças. Eles vieram para trabalhar sobretudo nas
plantações de cana-de-açúcar, nas minas e nos grandes cafezais.
Os negros escravizados pertenciam as
diversas etnias, cada uma com sua cultura. Os estudiosos costumam dividir essas
etnias em dois grandes grupos – os sudaneses e os bantos. Os iorubas e os
jejes, por exemplo, pertenciam ao grupo sudanês, e os angolas e os moçambiques,
ao grupo banto.
Logo depois da abolição da escravatura (1888), boa parte dos registros históricos da escravidão no país foi destruída, seguindo decreto assinado pelo então ministro da fazenda Rui Barbosa.
· Agora, pesquisa e responda no caderno:
1) O que você conhece da África? Já assistiu a
desenhos ou filmes ou leu histórias que se passam neste continente?
2) Como os negros eram trazidos da África para
o Brasil? O que você sabe dessas viagens?
3) O que você sabe a respeito da escravidão no
Brasil?
4) Grande parte dos documentos de registros dos
africanos que aqui chegaram foi queimada logo após a abolição como forma de
apagar a história da escravidão no país. Você concorda com essa atitude?
Dia 19 de novembro de 2020 - quinta-feira
História
·
Hoje aprofundaremos nossos conhecimentos sobre o
povo africano, que tem uma cultura rica e influenciou na construção dos
costumes e cultura brasileira .
Apesar de serem
obrigados a abandonar muitos de seus costumes quando chegaram ao Brasil, os
negros foram trazidos para cá como escravos conseguiram manter boa parte de
suas tradições.
A
influência dos negros na cultura do Brasil e do Rio Grande do Sul é bastante
importante. Ela pode ser percebida em nosso dia-a-dia na alimentação – em
pratos como quibebe, feijoada e mocotó, no vocabulário, em palavras como
banana, batuque, cachimbo e moleque, e no nosso folclore como na lenda do
Negrinho do Pastoreio.
·
Pesquise outras características da cultura
africana que estão presentes em nossa vida, como culinária, religiões, artes
marciais, língua e música. Pode escrever no caderno ou imprimir e colar.
Dia 20 de novembro
de 2020 - sexta-feira
Língua Inglesa - – Profª Ana Carolina Ferri (em
anexo).
História
·
Leia o texto com atenção:
Conheça a história e saiba os significados das máscaras africanas
Máscara tem origem no latim mascus ou
masca = “fantasma”, ou no árabe maskharah = “palhaço”, “homem disfarçado”.
A arte africana representa
os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional e expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. A
escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos
usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação
dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro,
marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são
modeladas em segredo na selva. Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga
africana no mundo.
Principais funções de uma máscara são:
disfarce, símbolo de identificação, esconder revelando, transfiguração,
representação de espíritos da natureza, deuses, antepassados, seres
sobrenaturais ou rosto de animais, participação em rituais (muitas vezes
presente, porém sem utilização prática), interação com dança ou movimento, fundamental
nas religiões animistas e mero adereço.
Uma das sociedades que mais se expressam simbolicamente
através de suas expressões artísticas e tornou-se conhecida através de
suas máscaras são as etnias africanas. Dentro da África
encontram-se várias sociedades, onde cada uma possui traços específicos
e particulares respeitando seu contexto cultural.
Dentro da arte africana, as esculturas
são as expressões de maior destaque e mais conhecidas universalmente.
Diferente da concepção artística ocidental, a arte
africana possui um teor e um sentido mágico religioso.
Para os africanos, as esculturas são objetos
rituais, comunicação com os deuses e uma maneira de se mostrar e
distinguir-se das demais comunidades.
O continente africano é enorme e habitado
por várias etnias, por isso apresenta diferenças Culturais, estéticas e
religiosas de uma região para outra. Consequentemente, a máscara
africana não tem traços homogêneos, cada comunidade possui seu
próprio estilo artístico.
A maioria das máscaras é feita em
madeira, afinal para os africanos a árvore é guardiã de poderes mágicos. O
artista parte de um tronco cilíndrico e vai afinando com o auxílio de suas
ferramentas. A madeira escolhida deve ser verde e para que não rache, ele
a carboniza jogando óleos de palmeira.
Além da madeira, outros materiais podem ser
usados nas esculturas, como pedra, marfim, ouro, cobre e bronze.
Não é qualquer um que pode
esculpir máscaras em uma sociedade africana. O artista não é um
ser individual, pois através de suas mãos a coletividade fala. Cabe a ele
o papel de interpretar os valores de todos e concretizar em sua obra.
Na maioria dos casos, o escultor pertence a
uma família ou casta de artistas. Inclusive será ali que ele irá aprender
o uso e os instrumentos para a atividade artística. No entanto, pode
acontecer de algum jovem da aldeia se interessar pela arte, mesmo sem ser
da família de artistas. Neste caso, ele começará como aprendiz,
copiando os modelos do mestre para depois criar os seus próprios,
sempre obedecendo ao estilo vigente. Totalmente oposto a nossa a visão
ocidental do artista, o escultor africano embora tenha uma posição de
respeito e poder, deve ficar incógnito e passar por um processo de
abstinência e purificação antes de iniciar a escultura. Pois confeccionar
uma máscara é um ato sagrado, e quem o faz deve estar livre de todas as
impurezas. Não importa quem é o artista, mas a mensagem social de que é
portador.
A posição do escultor dentro de cada
comunidade poderá variar, em algumas ele é visto antes do agricultor, em
outras é inferior. Em alguns reinados, o artista torna-se um instrumento
de ostentação do rei. Neste caso ele irá fazer obras onerosas para mostrar
como aquele rei é rico.
Cada região da África tem seu estilo
artístico e materiais diferenciados. Isso varia pelas diversas influências
e Culturas que o continente sofreu durante a sua história. As mais
antigas esculturas africanas foram encontradas no Norte da
Nigéria, em uma mina nos arredores de Jos, a Cultura Nok (cabeças humanas
de dois metros de altura em formato cilíndrico, com enfeites nas orelhas,
lábios e pupilas feitas em terracota).
·
Agora, assista ao vídeo abaixo e crie sua
própria máscara. Use sua criatividade e imaginação.
“Atividade máscara Africana (PAPELÃO)”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U3O4eUU3Hng
·
Não esqueça de tirar uma
foto e me mandar!
Dia 23 de
novembro de 2020 - segunda-feira
Þ
Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
Þ ATIVIDADES: - Atividade livre (Brincar com algum jogo que
você tenha em casa). - Bilboquê com garrafa pet DESCRIÇÃO: O Bilboquê é um brinquedo bem conhecido e popular. Para
criar basta uma garrafa pet, um barbante e utilizar a própria tampinha da
garrafa ou bolinha de papel. Corte a garrafa pet como na imagem e amarre o
barbante em sua extremidade e na outra ponta do barbante basta amarrar/fixar
a bolinha de papel, tampinha ou outro objeto similar. Para jogar você irá
segurar na extremidade da garrafa pet e irá impulsionar a bolinha para o alto
e tentar apanhá-la com o seu bilboquê. |
Þ
Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss
Dia 24 de novembro de 2020 - terça-feira
Matemática
·
Hoje vamos dar continuidade às nossas atividades
sobre Sistema de Medidas.
Medidas de comprimento
· Assista ao vídeo: “MEDIDAS DE COMPRIMENTO”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xZjZsaXqWJY
De acordo
com o sistema internacional de medidas, o metro é considerado a unidade
principal de medidas de comprimento, seguido de seus múltiplos e submúltiplos.
Os
múltiplos do metro são o quilômetro (km), hectômetro (hm) e decâmetro (dam) e
os submúltiplos são decímetro (dm), centímetro (cm) e milímetro (mm).
Dia 25 de novembro de 2020 - quarta-feira
História
·
Hoje iremos trabalhar sobre a influência da
cultura africana no Rio Grande do Sul. Para isso assista aos vídeos abaixo:
Ø “A
cultura negra no Rio Grande do Sul”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xPAb1ZRhY2o
Ø “A
CONTRIBUIÇÃO DO NEGRO NA CULTURA DO RIO GRANDE DO SUL”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o9aCF6xLibU
Ø “Quilombolas
do litoral gaúcho preservam culturas africanas e açoriana - Programa Rio Grande
Rural”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PaKNEjcVP-4
Ø “Quilombo
Morro Alto - Coletivo Catarse”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M3RlCcIMjRU
· Leia:
OS
NEGROS NO RIO GRANDE DO SUL
Durante os primeiros anos da colonização do Brasil por europeus, o Rio
Grande do Sul era conhecido como uma região distante e hostil, denominada
continente. Os escravos rebeldes ou "preguiçosos" eram ameaçados de
envio à região, considerado por eles como pior que o inferno.
Os
negros entraram no Rio Grande do Sul com os primeiros casais povoadores de Rio
Grande e com alguns oficiais militares, na condição de escravos. Mais tarde,
alguns estancieiros, donos de sesmarias, também trouxeram escravos. Nas estâncias
o trabalho escravo restringia-se às lides domésticas e às lavouras. Os negros
abasteciam a casa de água, lenha, ordenha de leite, cuidavam dos animais
domésticos, plantavam, cozinhavam, lavavam roupa e cuidavam da limpeza,
organização e abastecimento da casa do senhor da estância. Os primeiros
estancieiros do Rio Grande do Sul não utilizavam o negro como peão, pois poucos
índios e mestiços davam conta do serviço com o gado, junto com o patrão. Além
disso, não se aceitava que a atividade campeira exercida pelo senhor branco
fosse praticada por escravos. Só depois de muitos anos, com a mão de obra
indígena escassa, é que o negro passou às lidas campeiras, acompanhando seu
senhor e tornando-se ótimo peão. Vale salientar, também, que no principio o peão
negro não usava o cavalo, para não facilitar uma provável fuga e não ficar em
igualdade com os peões brancos e o seu senhor.
Na agricultura, os açorianos apelaram para o trabalho do negro, na
derrubada das matas e na abertura de estradas, bem como nas plantações de
trigo.
Na
região de colonização alemã e italiana, não foi utilizado o trabalho do
escravo, devido a uma lei que proibia o trabalho do negro como tal. É na
charqueada que a presença do negro escravo se destaca, pois todo o trabalho
nesse tipo de estabelecimento é feito por ele. Carneadores, salgadores,
graxeiros, marceneiros, pedreiros, carpinteiros, tripeiros, carreteiros,
serventes, escravos para o serviço da casa eram algumas atividades realizadas
pelo negro nas charqueadas. O trabalho era tão estafante que servia de ameaça
aos senhores do norte do Brasil aos seus cativos. Durante o verão e o outono,
era intenso o trabalho com a matança do gado e a salga da carne. Eram 12 ou 14
horas diárias de trabalho, expostos ao sal, que lhes corroía a pele, e à carne,
ao calor do fogo das graxeiras e ao sol, estendendo mantas de charque e matando
o gado.
A
presença do negro também se fez presente nas lutas rio-grandenses, defendendo a
propriedade do seu senhor dos ataques dos espanhóis, nas lutas pelas fronteiras
rio-grandenses e na Revolução Farroupilha. Aos negros escravos que se
alistassem às tropas republicanas eram oferecidas cartas de alforria. Mesmo
lutando ao lado dos brancos pelo mesmo ideal, os acampamentos de guerra dos
negros eram separados daqueles ocupados pelos brancos; além disso, ao negro era
proibido o uso de armas de fogo.
Nas
cidades antigas, o negro escravo fazia a maior parte do serviço que hoje é
feito por máquinas: puxava água dos poços ou trazia das fontes, abastecia a
casa de alimentos e lenha, cozinhava, lavava, passava roupa, fiava, tecia e
costurava à mão; carregava cargas, cuidava de animais domésticos. Os negros
escravos eram carpinteiros e marceneiros; nos estabelecimentos comerciais,
trabalhavam nos depósitos e não atendiam no balcão. Assim como aconteceu em
todo o pais, aqui no Rio Grande do Sul também houve quilombos (lugares onde
negros escravos fugidos viviam). Existiram quilombos na Serra de Tapes, perto
de Pelotas, e na região do Litoral Norte.
Os
principais quilombos do Rio Grande do Sul:
-Quilombo do
negro Lúcio (ilha dos Marinheiros)
-Quilombo do
Arroio
-Quilombo da
serra dos Tapes
-Quilombo de
Manuel Padeiro
-Quilombo do
município de Rio Pardo
-Quilombo na
serra do Distrito do Couto (cidade baixa)
-Quilombo no
município de Montenegro
-Quilombo
Família Silva
Ao
mapear várias comunidades rurais do Rio Grande do Sul, um estudo indicou seis
comunidades "remanescentes de quilombos" apontadas através de laudos
antropológicos; 42 comunidades visitadas durante a consultoria e caracterizadas
como "potencialmente remanescentes de quilombos"; e 27 comunidades
indicadas por formulários ou outras fontes, que não foram visitadas/ou que
requerem estudos mais aprofundados. O livro mostra várias fotos e as
localidades no mapa do RS.
Presença
inicial do negro no litoral norte gaúcho
No
ano de 1719, a
expedição de João de Magalhães transitou pelo litoral norte do Rio Grande do
Sul e pelos campos de Viamão. Esta
expedição partiu da cidade catarinense de Laguna. O
capitão-mor de Laguna requereu-se para si um conjunto de terras entre o
rio Tramandaí e o Rio Grande.
Origem e história do quilombo de Morro
Alto
No
ano de 1852, na localidade denominada Capão Alto, um pouco ao norte de Capão da
Canoa (cujo nome antigo era Capão da Negrada) desembarcou um navio
negreiro. Os negros apreendidos deste navio eram em sua totalidade do Congo.
Este episódio é considerado por muitos como a origem do quilombo do Morro Alto.
Morro
Alto era o nome de uma das fazendas de Conceição do Arroio, que pertencia as
famílias Marques da Rosa e Nunes da Silveira. Em meados do século XIX essas
famílias foram acumulando propriedades em Conceição do Arroio, primeiro nome da
Cidade de Osório.
Nos
anos de 1883 e 1884 provavelmente os escravos desta fazenda tenham sido todos
alforriados de várias maneiras. Um inventário feito nesta fazenda doou a alguns
escravos partes da fazenda do Morro Alto.
Antes
da construção da estrada as relações comunitárias se expressavam por maio do
uso dos caminhos que cruzavam os morros. Essas trilhas pelo meio do mato são
lembradas como contato entre as senzalas, por onde vinham os escravos para as
suas festas.
A
comunidade de Morro Alto no decorrer dos tempos
O
distrito de Morro Alto, que já pertenceu à Osório, faz parte atualmente
de Maquiné (RS), litoral norte do Rio Grande do Sul, e que
fica aproximadamente 120 km de Porto
Alegre. A população desta comunidade conta com aproximadamente
500 famílias. Agricultura, pecuária e extração de basalto são as principais
fontes de renda do local. Apesar do decorrer dos tempos não ocorreu um grande
desenvolvimento do local. Há apenas uma escola de 1° grau, um posto de saúde e
o comércio local não é diversificado.
Desde
a década de 60 a população negra de Morro Alto vem lutando pela sua afirmação
de identidade, regularização fundiária e pela atenção das ações políticas
públicas em relação aos direitos do afro descendentes no Brasil. No ano de
2001, a comunidade apresentou sua demanda de regularização das terras ocupadas
e a recuperação daquelas perdidas de diversas formas, inclusive pelo atual
projeto de duplicação da BR 101.
Influências do negro na
cultura e no folclore rio-grandense
No
folclore gaúcho, encontramos várias lendas negras, embora seja salientada
somente a do Negrinho do Pastoreio. Temos lendas negras como Pai Manoel, Lagoa
Negra, Lenda da Lagoa da Pinguela, Santa Rosa, Torres da Igreja das Dores,
Escrava Honrada, Pai Quati, Andorinha, Ressuscitado e Cambai. No vocabulário
gaúcho, também encontramos palavras de origem africana, como matungo (cavalo
velho), chandango, mocotó, fulo, tunda, monjolo, quitanda, cachimbo, milonga,
sanga, cacimba, marimbondo, mondongo, pombo, fandango, chambão (surrado), gimbo
(moeda), fuá (arisco), moleque (guri). Também na culinária, o negro deixou sua
contribuição: o mocotó, a feijoada e o quibebe. Não podemos deixar de salientar
a cozinha religiosa, imensa e variada. Era feita pelos negros e oferecida aos
seus santos, mas muito apreciada pelos brancos também: quindim, cocadas,
rapaduras, pratos com carne de porco, galinha e carneiro. Nas festas
tradicionais, temos também a contribuição do negro, tais como a de Nossa
Senhora dos Navegantes, Divino Espirito Santo, São Benedito e o Carnaval. No
litoral, há congadas, quicumbis, moçambiques. Além disso, o negro trouxe para o
Rio Grande do Sul seus cultos religiosos, que atualmente têm seguidores de
todas as etnias, como o batuque e a umbanda.
Dia 26 de
novembro de 2020 - quinta-feira
Ciências
·
Hoje daremos continuidades às nossas atividades
sobre o SOLO.
·
Pesquisa e escreva no caderno a origem e
consequências da poluição do solo.
Dia 27 de
novembro de 2020 - sexta-feira
Língua Inglesa - – Profª Ana Carolina Ferri (em anexo).
Português
pessoal, hoje faremos uma visita virtual a 35º Feira do Livro de Osório que tem como tema "Jovem, Literatura e Arte: entrelaçando caminhos de vida", neste ano considerando a pandemia do coronavírus a edição será on-line, onde toda a programação ocorrerá na página do Facebook da Feira e também na página oficial da Prefeitura de Osório.
A atividade será acompanhar
a Roda de Leitura que acontecerá às 10h com a participação especial de Rodrigo
Munari, depois você terá que fazer um
relato desse momento. O link para acesso a essa atividade será enviado no dia.
ANEXOS:
Língua Inglesa
Atividades não presenciais 5º
ano – Língua Inglesa
“ENGLISH ACTIVITIES” Teacher
Aninha
November/2020
November,
20th 2020 – Friday
Hello! Na aula de hoje vamos aprender um pouco mais sobre as
saudações (Greetings) em Inglês e praticar a escrita, realizando diálogos e
oralidades. Vamos relembrar então:
Assista aos vídeos abaixo
para aprender mais e praticar a oralidade:
https://youtu.be/DGvhHCn72E0 - Saudações
em Inglês | Cumprimentos em Inglês Greetings
https://youtu.be/Fw0rdSHzWFY -
Greeting - Good morning. Good bye. | ESL Song & Story - Learning English
for Kids
https://youtu.be/f3_wdFnvTQk - Aprendendo
Inglês - Cumprimentos (Greetings)
Atividades:
1.Observa
as imagens e numere-as, depois escreve as saudações abaixo:
2.Relacione
a 2ª coluna com a primeira:
3.Complete o diálogo com as frases abaixo:
a) My name is Pedro.
b) What is your name?
c) Nice to meet you too.
d) Hi, good morning!
Observe os diálogos abaixo e tente entender o que estão
conversando, selecione as palavras que tu já conheces e vai associando com o
resto da frase, assim fica mais fácil de entender, podes usar o Tradutor,
somente depois que descobriu tudo, para conferir se está certo.
Agora é tua vez de criar um diálogo, usando as saudações e tudo o que já aprendeu até agora, podes pesquisar outras palavras e expressões também: Sei que és capaz, sejas criativo!
Podes utilizar o modelo abaixo para criar teu diálogo ou
desenhar tuas próprias imagens: Vamos lá!
Completa as frases abaixo:
My name is............................................
My teacher is........................................
My school is.........................................
My father is..........................................
My mother is........................................
Today is................................................
My favority fruit is...............................
My favority vegetable is........................
Segue o modelo, traduzindo as frases e complete a cruzadinha:
ARTE:
Arte/Profª Sabrina Krauss
Atividades não presenciais
# Dia
16 de novembro – Segunda-feira
Olá, Turma!
Estamos nos preparando para, na próxima semana, participar das atividades online da 35ª Feira do Livro de Osório! Um evento super importante e bacana do nosso município! Confere o card da feira e fica ligada e ligado para participar!
Nossa atividade hoje é para entrar no
clima dos livros, do emocionante, importante, afetuoso e gentil hábito de ler!
Assista o curta “Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore.”
Um abraço alegre! Até a próxima atividade! Profe. Sabrina.
# Dia
23 de novembro – Segunda-feira
Semana da Feira do
Livro de Osório!
Olá, Turma! Como vocês estão?
Essa semana tem um grande e importante evento cultural acontecendo em nossa cidade: 35ª Feira do Livro de Osório!
E o que é mais bacana, totalmente online!
Como, dessa vez, não poderemos assistir contação de histórias
juntos, visitar as bancas de livros, conversar com as escritoras e os
escritores, assistir palestras, enfim, tudo de maravilhoso que a feira nos
proporciona, me inspirei numa atividade bem legal que vai acontecer durante a
Feira: “Passarinhando em casa: Atividade pedagógica com
observação de aves e Concurso de fotografias de aves de jardim. Equipe:
Guilherme Tavares Nunes (Coord.), Júlia Jacoby de Souza, Millena Barreto
Hoffmann, Lucas Antônio Morates. UFRGS Litoral.”
Já fizemos várias atividades de observação da
natureza, interpretação em desenho, fotografia. Então, pude observar, pelo
retorno das atividades, que vocês gostam bastante e conseguem alcançar os
objetivos dessas atividades!
Hoje, vamos olhar pela janela ou sair no pátio de casa
e escolher um lugar onde sentar e observar os pássaros! Observa com atenção!
Conseguiste achar algum pássaro voando, pousado em alguma árvore ou bicando
gramíneas pelo chão?
Agora, faz duas fotos, uma foto desse pássaro
cuidando dos detalhes - tenta aproximar a imagem o máximo possível, sem
perder o foco! Como é uma foto autoral, pode usar filtro! A outra é uma selfie
observando esse pássaro!
Bom
trabalho! Abraço alegre, Profe Sabrina.
________________
5º Ano/Profª Jaque
Atividades
não presenciais
De 03 a 13
de novembro de 2020.
Olá!
Seguem as atividades dos
próximos dias.
Não esqueça de usar o tempo
livre para aperfeiçoar sua leitura e também para estudar aquilo que você tem dificuldade, para quando
retornarmos você estar craque!
Fique bem. Um grande beijo
e um abraço bem apertado cheinho de saudades.
Dia 02 de novembro de 2020 - segunda-feira
Þ
Feriado: Dia de Finados
Dia 03 de
novembro de 2020 - terça-feira
Matemática
Durante o mês de novembro, iremos trabalhar o “Sistema de
Medidas”.
Os principais Sistemas de Medidas são:
· Medidas de tempo: Segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos. Usamos para medir o tempo: relógio, cronômetro, calendário.
· Medidas de massa: gramas, quilos. Usamos a balança.
· Medidas de capacidade: mililitros, litros. Usamos copo ou colher de medida.
·
Medidas de comprimento: centímetros, metros,
quilômetros. Usamos para medir o comprimento: fita métrica, trena, metro,
régua.
·
Leia o texto abaixo:
Sistema de Medidas
A palavra
“medir” indica uma comparação com uma grandeza
padrão. A necessidade da padronização das medidas no mundo e da criação de
um sistema mais preciso deram origem ao Sistema Métrico Decimal em 1791. Mais
tarde o mesmo foi substituído pelo (SI) - conhecido como Sistema Internacional
de Unidades.
A conversão de medidas é importante
para resolver questões de matemática, assim como de física. Quando um problema apresenta
diferentes unidades de medida, a conversão é necessária para solucionar a
questão. As unidades de medidas estão presentes no nosso cotidiano. Repare que
muitas vezes vemos escrito nas caçambas espalhadas pelas ruas “5 m³” ou,
no final dos rótulos de xampus, “100 ml”. E até mesmo o bonito piso que
gostaríamos de ter em nossas casas é vendido pelo “metro quadrado”. Mas,
afinal, o que significam essas medidas? Para facilitar, iremos tomar como base
a unidade de comprimento: metro. Depois, veremos os demais casos que completam
o sistema métrico.
1)
Medida
de Comprimento: É representado simbolicamente pela
letra “m” (metro).
Quilômetro |
Hectômetro |
Decâmetro |
Metro |
Decímetro |
Centímetro |
Milímetro |
km |
hm |
dam |
M |
dm |
cm |
mm |
|
|
|
|
|
|
|
1000m |
100m |
10m |
1m |
0,1m |
0,01m |
0,001m |
|
|
|
|
|
|
|
Jarda e Polegada:
- 1 Polegada (in)
= 2,54 cm
- 1 Pé (ft) = 30,48 cm
- 1 Jarda (yd) = 91,44
cm
2)
Medida
de massa: É representado simbolicamente pela
letra “g” (o grama).
Grama (g). Deve ser tratado de maneira
semelhante ao da unidade de comprimento. Daí, temos: quilograma (kg),
hectograma (hg), decagrama (dag), grama, decigrama, centigrama e miligrama.
kg |
hg |
dag |
g |
dg |
cg |
mg |
Múltiplos
do grama:
- dag : Decagrama → equivale a 10
vezes a grandeza padrão”g”
- hg: Hectograma → Equivale a
100 vezes a grandeza padrão “g”
- kg: Quilograma → Equivale a 1
000 vezes a grandeza padrão “g”
Submúltiplos
do grama:
- dg: Decigrama → Equivale a 0,1
vezes a grandeza padrão “g”
- cg: Centigrama → Equivale a
0,01 vezes a grandeza padrão “g”
- mg: Miligrama → Equivale a 0,001 vezes a
grandeza padrão “g”
Obs:
1 tonelada (1 ton) = 1000kg
A arroba é uma unidade de medida usada
no Brasil, para determinar a massa dos rebanhos bovinos,
suínos e de outros produtos. Uma arroba equivale a 15 kg.
O quilate é uma
unidade de massa, quando se refere a pedras preciosas. Neste caso 1
quilate vale 0,2 g.
3)
Medida
de capacidade: É representado simbolicamente pela
letra “l” (litro)
Kl |
hl |
dal |
l |
dl |
cl |
ml |
Múltiplos
do grama:
- dal : Decalitro → equivale a 10
vezes a grandeza padrão”l”
- hl: Hectolitro → Equivale a
100 vezes a grandeza padrão “l”
- kl: Quilolitro → Equivale a 1
000 vezes a grandeza padrão “l”
Submúltiplos
do grama:
- dl: Decilitro → Equivale a 0,1
vezes a grandeza padrão “l”
- cl: Centilitro → Equivale a
0,01 vezes a grandeza padrão “l”
- ml: Mililitro → Equivale a 0,001 vezes a
grandeza padrão “l”
4)
Medida
de volume ou capacidade:
A quantidade de líquido é
igual ao volume interno de um recipiente. Afinal, quando enchemos este
recipiente, o líquido assume a forma do mesmo. Capacidade é o
volume interno de um recipiente.
A unidade fundamental de
capacidade chama-se litro. Litro é a capacidade de um cubo que
tem 1dm de aresta.
1l = 1dm3
Múltiplos e submúltiplos do
litro
Múltiplos |
Unidade Fundamental |
Submúltiplos |
||||
quilolitro |
hectolitro |
decalitro |
litro |
decilitro |
centilitro |
mililitro |
kl |
hl |
dal |
l |
dl |
cl |
ml |
1000l |
100l |
10l |
1l |
0,1l |
0,01l |
0,001l |
Cada unidade é 10
vezes maior que a unidade imediatamente inferior.
5)
Medida de tempo:
Juntamente
com o metro, as unidades de medição do tempo são, talvez, as mais comuns.
Segundo (s). E as demais: minuto, hora, dia, ano, década, século e milênio.
1 milênio =
1000 anos ; 1 ano = 365 dias ; 1 dia = 24 horas ; 1 hora = 60 min ; 1 minuto =
60 segundos.
Assista ao vídeo:
“Aula 13 - 10.06 - Matemática - 4º Ano”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vBYFczpoxNg
Responda:
a)
Quantos metros há em 1 km?
b)
Quantos mililitros há em 1 litro?
c)
Quantos gramas há em 1 kg?
d)
Faltam 5 semanas e 5 dias para Antônio completar 9 anos. Quantos dias
faltam para o aniversário de Antônio?
e)
Qual é o teu peso?
f)
Qual é a tua altura?
g)
Quanto cabe em uma caixa de leite?
h)
Qual tua idade?
Dia 04 de
novembro de 2020 - quarta-feira
Ciências
· Assista ao vídeo: “Conhecendo o Solo - Nova versão”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E-xUoRqi7eQ
· Leia o texto abaixo:
O Solo
O solo é
um recurso renovável, pois pode ser utilizado diversas vezes, dessa forma é um
importante elemento para todas as sociedades dispersas na superfície terrestre.
O solo é a
parte mais superficial da litosfera, onde as plantas, tanto silvestres quanto
cultivadas, são germinadas e se fixam, encontrando os nutrientes necessários.
Esse
recurso é responsável por fornecer a alimentação humana e animal, é no solo que
o homem, a partir de seu conhecimento, cultiva plantas, frutas, legumes e
verduras, além de obter combustíveis à base de vegetais, como eucalipto e
cana-de-açúcar.
A formação
dos solos ocorre a partir da decomposição de rochas oriundas do intemperismo
decorrente do calor dos raios solares, além da ação das águas, dos ventos e dos
micro-organismos (bactérias e fungos) e microfauna (minhocas, formigas, cupins,
etc.).
O solo
serve de fonte de nutrientes para as plantas, e a sua composição interfere
diretamente na produção agrícola, portanto, as características do solo
influenciam diretamente na prática da agricultura e no desenvolvimento
socioeconômico de um determinado lugar.
Porém, é importante destacar que técnicas agrícolas têm adaptado alguns solos
para o cultivo, através da introdução de nutrientes.
Dia 05 de novembro
de 2020 - quinta-feira
Matemática
·
Atenção:
Medidas de Massa
O Quilograma é a unidade
fundamental das medidas de massa.
Quando necessitamos comprar
carne, verduras, frutas, legumes, arroz, feijão, açúcar e outros produtos,
utilizamos as medidas de massa como o grama (g) e o quilograma (kg).
A palavra quilo significa
mil. Assim, um quilograma é igual a mil gramas.
O instrumento usado para
medir a massa é a balança.
Outras medidas de massa:
Ø Tonelada:
Uma tonelada é igual a 1.000 kg. Usa-se para pesar grandes quantidades de
massa.
Ø Arroba:
Uma arroba é igual a 15 kg. Geralmente, usa-se na pesagem do algodão, do gado,
etc.
Ø Quilate: Um quilate equivale a 0,2 g. Refere-se a pedras preciosas e ouro.
·
Assista ao vídeo: “Aprendendo com Videoaulas:
Matemática: Medidas de Massa corrigida”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jdD9brvIF1k
Dia 06 de
novembro de 2020 - sexta-feira
Língua Inglesa - – Profª Ana Carolina Ferri (em
anexo).
Religião
Auto avaliação
Faça uma auto avaliação de como foi seu rendimento, comprometimento e responsabilidade neste segundo semestre, em relação aos trabalhos e, também coloque como foi sua assimilação dos conteúdos trabalhados. Se fosse se dar uma nota de 0 a 10, qual seria e por quê merece essa nota?
Dia 09 de novembro de 2020 - segunda-feira
Þ
Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
Þ ATIVIDADES:
- Leva e traz DESCRIÇÃO: Você irá precisar de 3 folhas
de jornal. Coloque uma ao lado da outra, no chão, e em seguida ponha 4
bolinhas (pode ser de papel, meia, pedrinhas ou outro objeto qualquer) em
cima da primeira folha. Você deverá levar todas as bolinhas até a última
folha, movendo apenas uma por vez e passando pela folha do meio. Importante:
você deve ficar na posição que está sendo mostrada na imagem abaixo. |
Þ
Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss
Dia 10 de
novembro de 2020 - terça-feira
Ciências
· Assista ao vídeo: “Solo - Constituição e tipos de Solo”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GugEycyrGLk
·
Pesquisar e escrever ou colar no caderno: Os
principais tipos de solos e suas principais características. Cole gravuras de
cada tipo de solo também.
Dia 11 de novembro de 2020 - quarta-feira
Matemática
·
Leia o texto com atenção:
Medidas de Capacidade
Para
medirmos a quantidade de leite, sucos, água, óleo, gasolina, álcool, entre
outros, utilizamos o litro e seus múltiplos e submúltiplos, unidade de medidas
de produtos líquidos.
Capacidade
é uma grandeza que indica a quantidade de líquido ou gás que cabe em uma vasilha,
reservatório, etc.
A unidade
padrão ou unidade base de capacidade é o litro (l). A partir dele temos os
múltiplos: quilolitro (kl), hectolitro (hl), decalitro (dal); e os
submúltiplos: decalitro (dl), centilitro (cl) e mililitro (ml).
Dentre as
medidas de capacidade citadas, as mais utilizadas são o litro e o mililitro.
1 litro
(l) é igual a 1.000 mililitros (ml).
A metade
de um litro chama-se meio litro (500 ml).
· Assista ao vídeo: “MEDIDAS DE CAPACIDADE (LITROS, MILILITROS)”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s2J5InYSYvw
Dia 12 de novembro de 2020 - quinta-feira
Português
· Produção Textual:
Dia 13 de
novembro de 2020 - sexta-feira
Língua Inglesa - – Profª Ana Carolina Ferri (em anexo).
Matemática
·
Leia o texto com atenção:
Medidas
de tempo
Antes de
surgir as unidades de medição do tempo e os próprios aparelhos que atualmente
realizam de forma exata essa medida, o homem se orientava pela posição do Sol.
Hoje, as unidades responsáveis por registrarem e orientarem o nosso cotidiano
são as seguintes: Século, década, mês, semana, dia, hora, minuto, segundo.
Muitas
vezes precisamos transformar uma informação que está, por exemplo, em minutos
para segundos, ou em segundos para hora.
Para tal,
devemos lembrar que 1 hora tem 60 minutos e que 1 minuto equivale a 60
segundos.
Dentre as
medidas ainda temos o décimo, o centésimo e o milésimo de segundos, que são
utilizados em competições, em virtudes das pequenas diferenças de tempos entre
os atletas.
Os
instrumentos de medida de tempo mais utilizados são o relógio e o calendário.
O
intervalo de tempo de uma rotação completa da Terra equivale a 24h, que
representa 1 dia.
O mês é o
intervalo de tempo correspondente a determinado número de dias. Os meses de
abril, junho, setembro e novembro possuem 30 dias. Já os meses de janeiro,
março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro possuem 31 dias. O mês de
fevereiro normalmente tem 28 dias e de 4 em 4 anos ele em 29 dias, o chamado
ano bissexto.
O ano é o
tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol.
Normalmente, 1 ano corresponde a 365 dias, no entanto de 4 em 4 anos, o ano tem
366 dias.
Observa a tabela:
1 minuto |
60 segundos |
1 hora |
60 minutos |
1 dia |
24 horas |
1 semana |
7 dias |
1 quinzena |
15 dias |
1 bimestre |
2 meses |
1 trimestre |
3 meses |
1 semestre |
6 meses |
1 ano |
365 dias ou 12 meses |
1 década |
10 anos |
1 século |
100 anos |
1 milênio |
1.000 anos |
·
Assista aos vídeos:
Ø “MEDIDAS
DE TEMPO - HORAS, MINUTOS E SEGUNDOS (PROF. ANA PAULA APASO)”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F1gvjEXaWX8
Ø “MEDIDAS
DE TEMPO: SEMANA, MÊS E ANO - CALENDÁRIO | RESUMO ANIMADO”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LNw89F2YahE
Ø “CONTAGEM
DO TEMPO PARA CRIANÇAS”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XbubbDmvo38
Bom final de semana!
ANEXOS
Arte/Profª Sabrina Krauss
Atividades não presenciais
# Dia 09 de novembro de
2020 – Segunda-feira
E aí, turma!
Vamos passear novamente, hoje?
Nosso destino será a capital do Rio Grande do Sul: nossa querida Porto Alegre! Agora bateu uma saudade gigante do passeio que fizemos no ano passado… foi incrível!
Então, vamos visitar a Fundação
Iberê Camargo e conhecer a obra e um pouco da vida do artista plástico
gaúcho.
Aperta o cinto, abre a mente, enche o coração de amor e “voilà”!
Conhecendo Museus - Ep. 59: FUNDAÇÃO
IBERÊ CAMARGO
https://youtu.be/WxWcnRTVCVo] - o link do vídeo será enviado no grupo do WhatsApp.
Esse é um dos meus museus
preferidos!
Espero que vocês tenham gostado e aprendido sobre os diferentes processos de criação de arte!
Abraço alegre,
Profe Sabrina.
LÍNGUA INGLESA
Atividades não presenciais 5º
ano – Língua Inglesa
“ENGLISH ACTIVITIES” Teacher
Aninha
November/2020
November,
06th 2020 – Friday
Na aula de hoje vamos aprender um pouquinho sobre as saudações
(Greetings) em Inglês!
Observe as anotações abaixo com bastante atenção!
Agora que já conheces as saudações em Inglês, chama alguém da
tua casa para praticar contigo, vai ser bem legal! Registra o momento e me
envia, vou adorar ver!
Atividades:
1. 1. Crossword:
Completa a cruzadinha com as expressões em Inglês: Tu consegues!
2. 2. Make the
correspondence: Relacione as imagens até as expressões em Inglês:
Na aula de hoje, vamos continuar com as atividades sobre
saudações em Inglês (Greetings)!
Observe as imagens e pronuncia em voz alta, depois chama
alguém da tua casa para praticar. Vamos lá!
Procura a tradução das saudações, podes usar Dicionário,
Gramática de Língua Inglesa ou Google Tradutor.
Obs. Abaixo das imagens está a escrita em Inglês e nos
parênteses, a pronúncia.
Atividades:
1. 1. Escreve, em
Inglês, as seguintes expressões:
2.Word search. Encontre no caça palavras, as saudações em Inglês:
3. Marca a saudação certa, de acordo com a imagem:
Good Bye! Kisses! Teacher Aninha
Comentários
Enviar um comentário