5º Ano - Novembro



5º Ano/Profª Jaque

 

Atividades não presenciais

De 14 a 18 de dezembro de 2020.

Olá!

Seguem as últimas atividades desse ano letivo.

Fique bem. Um grande beijo e um abraço bem apertado cheinho de saudades.

 

Dia 14 de dezembro de 2020 - segunda-feira

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan


Þ ATIVIDADE:

 

·                    PESCARIA AO ALVO

Materiais necessários: Um Bastão, barbante com um lápis preso na extremidade e uma garrafa pet como alvo.

Tentar colocar o lápis dentro da garrafa utilizando apenas uma das mãos.

 Þ Arte (vídeo) – Profª Sabrina Krauss

 https://youtu.be/rMh6gRMMqNw


Dia 15 de dezembro de 2020 - terça-feira

*Vamos realizar atividades referentes ao NATAL!

·         Utilizando algum material reciclado faça um enfeite de Natal.




Dia 16 de dezembro de 2020 - quarta-feira

Português

 


·         Faça uma história em quadrinhos sobre o desenho acima.

 

Dia 17 de dezembro de 2020 - quinta-feira

Português

·         Chegamos ao final de mais um ano letivo. Um ano atípico, diferente e que jamais esqueceremos. Apesar de distantes, foi muito bom dividir esse ano com cada um de vocês. Juntos aprendemos e nos reinventamos.

·         Faça um texto falando sobre o que você espera para as férias e para o ano de 2021.

 

Dia 18 de dezembro de 2020 - sexta-feira

Língua Inglesa - – Profª Ana Carolina Ferri (em anexo).

 

·         O dia de hoje vai ser para você colocar em dia as atividades em atraso e me enviar todo o material (fotos e vídeos) que ainda não foram enviados.



ANEXOS:

Língua Inglesa

               Atividades não presenciais 5º ano – Língua Inglesa  

     “ENGLISH ACTIVITIES”               Teacher Aninha                            December/2020

 

December, 18th 2020 – Friday

Hoje será nossa última aula e vamos aproveitar para aprender um pouquinho mais.

Como estou me sentindo hoje? Vamos pesquisar o que significa cada expressão abaixo:


Tu podes usar o Google Tradutor ou dicionário. Depois, completa a tabela com as respectivas traduções:

Palavra em Inglês

Tradução

CALM

CALMA(O)

HAPPY

 

SILLY

 

RELAXED

 

NERVOUS

 

ANNOYED

 

SAD

 

SHY

 

SURPRISED

 

HUNGRY

 

ANGRY

 

CONFUSED

 

SLEEPY

 

SICK

 

HURT

 

HOT

 

 
















Vamos aprender um pouquinho sobre pronomes interrogativos (interrogatives pronouns), aqueles que usamos para fazer perguntas. Quem? Quando? Onde? O que?


Observe as imagens e adivinha qual é a pergunta, agora, escreve a tradução ao lado dos pronomes:

WHO? ___________________

WHEN? __________________

WHAT? __________________

WHERE? _________________

OBS. Existem muitos outros pronomes interrogativos e/ou relativos, que variam a maneira de usar. Pesquisem sobre o assunto para ampliar seus conhecimentos. Fique esperto!


Exemplos:


Espero que vocês tenham gostado das atividades que separei com muito carinho! Boa sorte nas aulas de Língua Inglesa do 6º ano...agora, já estão um pouco mais preparados para seguir com seus estudos!

 

# O Natal está chegando e vou deixar algumas sugestões de atividades bem legais para vocês realizarem!

Observa as imagens e seus respectivos nomes e depois, encontra as palavras no diagrama:


 

 

Completa a cruzadinha:


 


Dentro das bolas de Natal, escreve palavras bem bonitas em Inglês, podes ilustrar, decorar e recortar para enfeitar a casa ou pendurar no pinheiro de Natal.

Exemplos de palavras:

LOVE (amor)

PEACE (paz)

HAPPINESS (felicidade)

AFFECTION (carinho)

Pesquise outras palavras e use a criatividade!

 # Vou deixar alguns moldes em anexo para quem   quiser fazer várias bolas.

 

 

# Vamos confeccionar um lindo cartão de Natal para entregar a alguém muito especial aí da tua família!

Vou disponibilizar alguns modelos, em anexo. Depois, é só escrever frases relacionadas ao Natal:

Exemplos de frases para escrever nos cartões:

- “Merry Christmas!” Feliz Natal!

- “I hope Santa gives you what you wish for!” Espero que o Papai Noel lhe dê aquilo que você deseja!

- “May your heart be filled with joy!”  Que o seu coração seja cheio de alegria!”

- “My dear friend, may your Christmas be blessed with lots of joy!” Meu querido amigo, que seu Natal seja abençoado com muita alegria!


    #  Modelos de cartão de Natal


 

 


 

 






 


________











                                                        5º Ano/Profª Jaque

 

Atividades não presenciais

De 30 de novembro a 11 de dezembro 2020.

Olá!

Seguem as atividades dos próximos dias.

Aproveite para colocar tudo em dia, estamos quase finalizando nossas atividades!

Fique bem. Um grande beijo e um abraço bem apertado cheinho de saudades.

 

 

Dia 30 de novembro de 2020 – segunda-feira

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ ATIVIDADES:

- Recolhendo tampinhas com o pé

 Descrição: Essa atividade é muito divertida! Basta algumas tampinhas de garrafas pets ou pedrinhas e um ou mais copos ou potes plásticos. Então você terá que apanhar todas as tampinhas e colocar dentro dos copos, mas para isso deverá estar descalço, pois usará somente os pés.

Þ Arte (Em anexo) – Profª Sabrina Krauss


Dia 1º de dezembro de 2020 – terça-feira

Matemática

 

·         Escolha um dos sistemas de medidas trabalhados e grave um vídeo explicando o conteúdo. Pode utilizar diferentes instrumentos e experiências. Use sua criatividade!

 

Dia 02 de dezembro de 2020 - quarta-feira

 

·         Dia de show de talentos virtual!

Como todos os anos fazemos “Show de Talentos”, este ano não poderia ser diferente. Embora distantes, teremos que nos reinventar, por isso você irá cantar uma música que você goste, fazer uma dança, um teatro ou declamar uma poesia. Use sua criatividade e conte com a participação da família. Grave e mande para a professora.


Dia 03 de dezembro de 2020 - quinta-feira

 

·         Dia livre para você se organizar com as atividades em atraso e manda-las para a professora e para aproveitar e fazer algo que goste!


Dia 04 de dezembro de 2020 - sexta-feira

Língua Inglesa - – Profª Ana Carolina Ferri (em anexo).

 

Matemática

 

·         Atividades:

 

1)Todos os objetos estão cheios de água.


Qual deles pode conter exatamente 1 litro de água?

(A) A caneca     (B) A jarra    (C) O garrafão    (D) O tambor

2) Observe os valores da tabela:

Objeto medido

Medida

Massa de um livro

370 g

Massa de um lutador

95,6 kg

Massa de um saco de ração

2,2 kg

Massa de um comprimido

3 g

Massa de uma melancia

4,3 kg

 

Responda:

a) Qual o maior valor?_____________________   b) Qual o menor valor? ____________________

 

3) Complete as lacunas:

a) 3 metros =  ___________________ centímetros.

b) 23 centímetros = ______________metros.

c) 7 quilômetros = _______________centímetros.

d) 4 milímetros = ________________ centímetros.

e) 14,5 metros = _________________ quilômetros.

f) 123 metros =  _________________ milímetros.

g) 3 kg = _______________________gramas.

 

4) Resolva os problemas abaixo:

a) Paula comprou 1,5 kg de açúcar. Se o quilo do açúcar custa R$0,58, quanto Paula pagou? ___________________

 

b) Numa festa de caridade Márcia trouxe 1,8 kg de arroz, 500 g de presunto, 2 kg de feijão, 720 g de mortadela e 3,5 kg de farinha.

- Quantos quilos de mantimentos Márcia trouxe no total?____________

- Quantos gramas esta medida vale?______________

 

c) Para fazer um vestido, Carolina comprará 2 metros de tecido. O preço do tecido é R$12,30 o metro. Ela leva na bolsa R$50,00. Qual será seu troco após a compra?______________

 

d) Uma competição de corrida de rua teve início às 8h 04min. O primeiro atleta cruzou a linha de chegada às 12h 02min 05s. Ele perdeu 35s para ajustar seu tênis durante o percurso. Se esse atleta não tivesse tido problema com o tênis, perdendo assim alguns segundos, ele teria cruzado a linha de chegada com o tempo de:

(a) 3h 58min 05s       (b) 3h 57min 30s      (c) 3h 58min 30s    (d) 3h 58min 35s     (e) 3h 57min 50s

 

e) Uma cozinheira comprou 2,5 kg de arroz, 1,8 kg de batata, 250 g de queijo, 780 g de presunto e 3 kg de farinha. Qual o total de massa comprado? _____________________

 

f) Uma peça de teatro teve início às 20h30min. Sabendo que a mesma teve duração de 105 minutos, qual é esse tempo da peça em horas?    

   A) 1h 5min           B) 1h 25min           C) 1h 3min           D) 1h 45min

Dia 07 de dezembro de 2020 - segunda-feira

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ ATIVIDADES:

·      PEGA RÁPIDO

DESCRIÇÃO: Para essa brincadeira será preciso duas pessoas, uma irá segurar uma bolinha em cada mão (pode usar bolinhas de papel); a outra pessoa deverá ficar sentada no chão a uma pequena distância de frente para a outra pessoa; então quem está segurando as bolinhas irá soltar uma delas e quem está sentada deverá apanhá-la antes que ela caia no chão.

Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

 

Dia 08 de dezembro de 2020 - terça-feira

 

Feriado Municipal: Dia da Padroeira do Município

 

Dia 09 de dezembro de 2020 - quarta-feira

Português

·         Assista ao vídeo abaixo: “a história de natal - história de nascimento de jesus”, disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=d5Pc9dHRhOU

·         Faça um resumo da história, no caderno.

·         Pesquisa quais são os símbolos do Natal e seus significados e escreva no caderno.

 

Dia 10 de dezembro de 2020 - quinta-feira

 

Português

·         Escreva uma carta ao Papai Noel agradecendo por todas as coisas boas que tivemos esse ano.

 

Dia 11 de dezembro de 2020 - sexta-feira

Língua Inglesa - – Profª Ana Carolina Ferri (em anexo).

Matemática

 

·         Resolva os probleminhas

 

1)      Quando Maria colocou um bolo para assar o relógio marcava 11h35. O bolo ficou pronto em 30 minutos. Que horas o relógio estava marcando quando o bolo ficou pronto?

2)      No número 10.060, o algarismo 6 ocupa qual ordem?

3)      O carro de Joana consome 1 litro de gasolina a cada 10 quilômetros percorridos. Para ir de sua casa ao sítio, que fica distante 63 quilômetros, quantos litros de gasolina, em média, o carro gastará?

4)      Qual a diferença entre 283.000 e 1.783 ?

5)      Num supermercado haviam 8 centenas de latas de azeitona. Foram vendidas 593 latas. Quantas latas ainda restam no supermercado?

6)      Numa livraria haviam 7.648 livros. Venderam nove centenas e seis dúzias. Quantos livros restaram?

7)      Uma loja tinha 126 automóveis. Vendeu 79 e comprou mais 56. Quantos automóveis tem agora na loja?


ANEXOS:


AULA DE LÍNGUA INGLESA


               Atividades não presenciais 5º ano – Língua Inglesa  

              “ENGLISH ACTIVITIES”               Teacher Aninha                            December/2020


December, 04th 2020 – Friday

Hoje vamos aprender um pouco sobre as estações do ano em Inglês. Primeiro vocês precisam saber como está o tempo: frio, quente, tem vento, o sol está aparecendo, está chovendo...

Então vamos ver como se fala e escreve em Inglês: Observe!



Agora que já conhece algumas palavras, vamos aprender as Estações do Ano (Seasons of the year) em Inglês:


# INVERNO – WINTER

# VERÃO – SUMMER

# PRIMAVERA – SPRING

# OUTONO – FALL ou AUTUMN



Assista aos vídeos abaixo para aprender mais:

https://youtu.be/RnBN0Iyml9Q - Call of the English

Nesse vídeo é apresentado como se falam as estações do ano em inglês. Também será mostrado como formar algumas frases usando esse vocabulário.

https://youtu.be/BNYgX2ehiJI - Estações do Ano em Inglês.

Neste vídeo você verá as estações do ano e alguns elementos relacionados ao tempo (sol, chuva, vento, etc) em Inglês.

 

Agora que já aprendeu um pouco sobre as estações do ano, vamos realizar as atividades:

1.      Note the words and write below the images:   Observe as palavras e escreva abaixo das imagens:                                      



          2. Connect: (Liga:)

 

 



December, 11th 2020 - Friday

Na aula de hoje vamos aprender um pouco mais sobre as estações do ano e seus elementos! Vamos lá!

 

1.Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª: (List the 2nd column according to the 1st)



2.Escreve o nome das estações do ano em Inglês:            



  3. Como ficam as árvores em cada estação do ano:



4.Escreve palavras em Inglês, relacionadas com cada estação do ano: (EX. sol, chuva, calor, frio, praia, neve)

a) SPRING__________________________________________________________________________

b) SUMMER________________________________________________________________________

c) FALL/AUTUMN___________________________________________________________________

d) WINTER_________________________________________________________________________


 

 5. Confecciona um cartaz bem bonito, com ilustrações das 4 estações do ano (pode usar recorte e colagens, folhas, flores, areia, etc):       

Não esquece de escrever o nome das estações em Inglês.

Faz uma foto segurando o cartaz e me envia: Vou aguardar!

O cartaz mais criativo, vai ganhar um mimo bem legal!



AULAS DE ARTE


                               Arte/Profª Sabrina Krauss

                           Atividades não presenciais

 

# Dia 30 de novembro – Segunda-feira

Em clima de Natal!

 

Olá, gente querida!

Chegando aquela época do ano que a gente gosta de decorar a casa com enfeites natalinos. Por isso, hoje vamos aprender a confeccionar uma estrela que servirá para enfeitar a árvore de natal, as janelas da casa ou até mesmo presentear os amigos, que tal?

Presta atenção nos vídeos e mãos à obra!

 

Materiais que tu vais precisar para o projeto:

  • Barbante, lã ou linhas de bordar - das cores que preferir;
  • Bandeja de isopor;
  • Cola branca;
  • Tesoura sem ponta;
  • Palitos de madeira ou alfinetes;
  • Um pouco de água para diluir a cola e 
  • Molde de estrela.

 

Como fazer:

  • Recorte o molde da estrela;
  • Prende a estrela com os palitos ou os alfinetes na bandeja de isopor (base);
  • Dilui a cola branca num pouquinho de água dentro de um potinho qualquer;
  • Pega o barbante e mergulha na cola diluída;
  • Agora é só preencher os espaços da estrela, enrolando o barbante nos palitos;
  • Faças várias camadas;
  • Deixa secar e só depois retire os palitos;
  • Agora é só colocar um fiozinho para pendurar tua estrela!

 

Assiste o passo-a-passo no vídeo:

ESTRELA DE NATAL DE BARBANTE | ENFEITES DE NATAL 

https://youtu.be/MPQlQmiJgNc

E o recadinho da profe:

https://photos.app.goo.gl/9JkiVaoK3SySmy6d8

Não te esquece de mandar a foto da estrela!

Abraço alegre,    Prof. Sabrina.


# Dia 07 de dezembro – Segunda-feira

Cantar a alegria do Natal!

Oi, Gente linda!

 

Sabe que se a gente estivesse em aulas presenciais, estaríamos nos preparando para as celebrações de Natal na escola, né? Sempre ensaiamos muitas canções, teatro, poesia… Tudo para presentear nossas famílias que felizes vêm nos prestigiar durante as apresentações! Vamos acabar o ano letivo cada um na sua casa, nem por isso deixaremos de cantar e nos alegrar com canções que falam de bondade, paz, solidariedade e amor!

Por isso, a atividade de hoje será assistir o lindo clipe de um coral infantil e depois gravar um pequeno vídeo ou áudio cantando sua canção favorita de Natal! Combinado? 

É Natal | Coral LAF Kids https://youtu.be/-SUKdSTggxQ



Vou esperar alegremente pelos vídeos de vocês!

Um super beijo,

Profe.Sabrina.

___________________


5º Ano/Profª Jaque

 

Atividades não presenciais

De 16 a 27 de novembro de 2020.

Olá!

Seguem as atividades dos próximos dias.

Não esqueça de usar o tempo livre para aperfeiçoar sua leitura e também para estudar  aquilo que você tem dificuldade, para quando retornarmos você estar craque!

Fique bem. Um grande beijo e um abraço bem apertado cheinho de saudades.

 

Dia 16 de novembro de 2020 - segunda-feira

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ ATIVIDADES:

- Alongamento.

- Alfabeto Corporal

DESCRIÇÃO: Você deverá representar o seu nome, usando as diferentes formas do corpo para demonstrar as letras que fazem parte dele. De acordo com o “alfabeto corporal” na imagem abaixo, você deve realizar cada movimento, conforme as letras que possuem em seu nome e registrar em fotos. Depois podemos unir essas fotos e ver toda a sequência do seu nome, registrado em movimentos corporais.


Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

Dia 17 de novembro de 2020 - terça-feira

História

·         Assista ao vídeo abaixo:

Ø  “Especial Dia da Consciência Negra – Para todos”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NhZ0L0uQv1I

 

·         Leia o texto com atenção:

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Em 20 de novembro comemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra. Mas você sabe o motivo de escolha dessa data?

Foi nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares. Este foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos. Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida. Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos. Outro motivo para a escolha dessa data foi o fato de que no Brasil o fim da escravidão é comemorado em 13 de maio. Nesse dia, no ano de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que abolia a escravidão no Brasil. Porém, comemorar o fim da escravidão em uma data em que uma pessoa branca e pertencente à família real portuguesa, a principal responsável pela escravidão no Brasil, assinou uma lei pondo fim ao cativeiro faz parecer que a abolição foi feita pelos próprios escravistas. Faz com que a abolição fosse apresentada como um favor dos brancos aos negros.

 A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.

A escolha do dia 20 de novembro serviu, dessa forma, para manter viva a lembrança de que o fim da escravidão foi conseguido pelos próprios escravos, que em nenhum momento durante o período colonial e imperial deixaram de lutar contra a escravidão. O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.

Os quilombos não deixaram de existir quando Palmares foi destruído sob o comando do bandeirante paulista Domingos Jorge Velho. Vários outros quilombos foram formados nos duzentos anos após o fim de Palmares.

Mesmo nos anos finais da escravidão a ocorrência de fugas em massa de escravos das fazendas, a ocupação de terras e a realização de rebeliões foram muito importantes para que a Lei Áurea fosse assinada.

O fim da abolição não representou também o fim dos problemas sociais para os escravos libertados. O racismo e a resistência à inclusão dos negros na sociedade brasileira após a abolição foram também um motivo para se escolher o 20 de novembro como data para se lembrar dessa situação.

A resistência dos afrodescendentes não se fez apenas no confronto direto contra os senhores e forças militares, ela também ocorreu no aspecto religioso e cultural, como no candomblé, na capoeira e na música. Relembrar essas características culturais é uma forma de mostrar a importância dos africanos escravizados e de seus descendentes na formação social do Brasil. Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.


Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa.

Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.

O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

São esses alguns dos objetivos da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de novembro.



Dia 18 de novembro de 2020 - quarta-feira

História

·         Hoje continuaremos os nossos estudos sobre a história do povo africano aqui no Brasil.

A partir da metade do século 16, os africanos chegaram ao Brasil para trabalhar como escravos. Com eles, vieram os costumes, as religiões, as tradições, uma cultura forte e diferente das que já estavam aqui, vindas dos europeus e dos índios. A união e a mistura de todos esses elementos deram origem à identidade brasileira.

As contribuições da cultura de origem africana para a construção da personalidade brasileira são inegáveis. Elas estão em toda parte.

Não se sabe ao certo o número de africanos que foram trazidos ao Brasil durante os mais de três séculos que durou a escravidão no nosso país. Estima-se que cerca de 4 milhões de pessoas, entre homens, mulheres e crianças. Eles vieram para trabalhar sobretudo nas plantações de cana-de-açúcar, nas minas e nos grandes cafezais.

Os negros escravizados pertenciam as diversas etnias, cada uma com sua cultura. Os estudiosos costumam dividir essas etnias em dois grandes grupos – os sudaneses e os bantos. Os iorubas e os jejes, por exemplo, pertenciam ao grupo sudanês, e os angolas e os moçambiques, ao grupo banto.

Logo depois da abolição da escravatura (1888), boa parte dos registros históricos da escravidão no país foi destruída, seguindo decreto assinado pelo então ministro da fazenda Rui Barbosa.

·         Agora, pesquisa e responda no caderno:

1)      O que você conhece da África? Já assistiu a desenhos ou filmes ou leu histórias que se passam neste continente?

2)      Como os negros eram trazidos da África para o Brasil? O que você sabe dessas viagens?

3)      O que você sabe a respeito da escravidão no Brasil?

4)      Grande parte dos documentos de registros dos africanos que aqui chegaram foi queimada logo após a abolição como forma de apagar a história da escravidão no país. Você concorda com essa atitude?

 

 

Dia 19 de novembro de 2020 - quinta-feira

História

·         Hoje aprofundaremos nossos conhecimentos sobre o povo africano, que tem uma cultura rica e influenciou na construção dos costumes e cultura brasileira .

 

Apesar de serem obrigados a abandonar muitos de seus costumes quando chegaram ao Brasil, os negros foram trazidos para cá como escravos conseguiram manter boa parte de suas tradições.

A influência dos negros na cultura do Brasil e do Rio Grande do Sul é bastante importante. Ela pode ser percebida em nosso dia-a-dia na alimentação – em pratos como quibebe, feijoada e mocotó, no vocabulário, em palavras como banana, batuque, cachimbo e moleque, e no nosso folclore como na lenda do Negrinho do Pastoreio.

 

·         Pesquise outras características da cultura africana que estão presentes em nossa vida, como culinária, religiões, artes marciais, língua e música. Pode escrever no caderno ou imprimir e colar.

 

Dia 20 de novembro de 2020 - sexta-feira

Língua Inglesa - – Profª Ana Carolina Ferri (em anexo).

 

História

·         Leia o texto com atenção:

 

Conheça a história e saiba os significados das máscaras africanas

Máscara tem origem no latim mascus ou masca = “fantasma”, ou no árabe maskharah = “palhaço”, “homem disfarçado”.

arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional e expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicosmorais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ourobronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva. Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo.

Principais funções de uma máscara são: disfarce, símbolo de identificação, esconder revelando, transfiguração, representação de espíritos da natureza, deuses, antepassados, seres sobrenaturais ou rosto de animais, participação em rituais (muitas vezes presente, porém sem utilização prática), interação com dança ou movimento, fundamental nas religiões animistas e mero adereço.

Uma das sociedades que mais se expressam simbolicamente através de suas expressões artísticas e tornou-se conhecida através de suas máscaras são as etnias africanas. Dentro da África encontram-se várias sociedades, onde cada uma possui traços específicos e particulares respeitando seu contexto cultural.

Dentro da arte africana, as esculturas são as expressões de maior destaque e mais conhecidas universalmente. Diferente da concepção artística ocidental, a arte africana possui um teor e um sentido mágico religioso.

Para os africanos, as esculturas são objetos rituais, comunicação com os deuses e uma maneira de se mostrar e distinguir-se das demais comunidades.

O continente africano é enorme e habitado por várias etnias, por isso apresenta diferenças Culturais, estéticas e religiosas de uma região para outra. Consequentemente, a máscara africana não tem traços homogêneos, cada comunidade possui seu próprio estilo artístico.

A maioria das máscaras é feita em madeira, afinal para os africanos a árvore é guardiã de poderes mágicos. O artista parte de um tronco cilíndrico e vai afinando com o auxílio de suas ferramentas. A madeira escolhida deve ser verde e para que não rache, ele a carboniza jogando óleos de palmeira.

Além da madeira, outros materiais podem ser usados nas esculturas, como pedra, marfim, ouro, cobre e bronze.

Não é qualquer um que pode esculpir máscaras em uma sociedade africana. O artista não é um ser individual, pois através de suas mãos a coletividade fala. Cabe a ele o papel de interpretar os valores de todos e concretizar em sua obra.

Na maioria dos casos, o escultor pertence a uma família ou casta de artistas. Inclusive será ali que ele irá aprender o uso e os instrumentos para a atividade artística. No entanto, pode acontecer de algum jovem da aldeia se interessar pela arte, mesmo sem ser da família de artistas. Neste caso, ele começará como aprendiz, copiando os modelos do mestre para depois criar os seus próprios, sempre obedecendo ao estilo vigente. Totalmente oposto a nossa a visão ocidental do artista, o escultor africano embora tenha uma posição de respeito e poder, deve ficar incógnito e passar por um processo de abstinência e purificação antes de iniciar a escultura. Pois confeccionar uma máscara é um ato sagrado, e quem o faz deve estar livre de todas as impurezas. Não importa quem é o artista, mas a mensagem social de que é portador.

A posição do escultor dentro de cada comunidade poderá variar, em algumas ele é visto antes do agricultor, em outras é inferior. Em alguns reinados, o artista torna-se um instrumento de ostentação do rei. Neste caso ele irá fazer obras onerosas para mostrar como aquele rei é rico.

Cada região da África tem seu estilo artístico e materiais diferenciados. Isso varia pelas diversas influências e Culturas que o continente sofreu durante a sua história. As mais antigas esculturas africanas foram encontradas no Norte da Nigéria, em uma mina nos arredores de Jos, a Cultura Nok (cabeças humanas de dois metros de altura em formato cilíndrico, com enfeites nas orelhas, lábios e pupilas feitas em terracota).

 

·         Agora, assista ao vídeo abaixo e crie sua própria máscara. Use sua criatividade e imaginação.

“Atividade máscara Africana (PAPELÃO)”, disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=U3O4eUU3Hng

·         Não esqueça de tirar uma foto e me mandar!


Dia 23 de novembro de 2020 - segunda-feira

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan



Þ ATIVIDADES:

- Atividade livre (Brincar com algum jogo que você tenha em casa).

- Bilboquê com garrafa pet



DESCRIÇÃO: O Bilboquê é um brinquedo bem conhecido e popular. Para criar basta uma garrafa pet, um barbante e utilizar a própria tampinha da garrafa ou bolinha de papel. Corte a garrafa pet como na imagem e amarre o barbante em sua extremidade e na outra ponta do barbante basta amarrar/fixar a bolinha de papel, tampinha ou outro objeto similar. Para jogar você irá segurar na extremidade da garrafa pet e irá impulsionar a bolinha para o alto e tentar apanhá-la com o seu bilboquê.


Þ
Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

 

Dia 24 de novembro de 2020 - terça-feira

 Matemática

·         Hoje vamos dar continuidade às nossas atividades sobre Sistema de Medidas.

 

Medidas de comprimento

 

·         Assista ao vídeo: “MEDIDAS DE COMPRIMENTO”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xZjZsaXqWJY

De acordo com o sistema internacional de medidas, o metro é considerado a unidade principal de medidas de comprimento, seguido de seus múltiplos e submúltiplos.

Os múltiplos do metro são o quilômetro (km), hectômetro (hm) e decâmetro (dam) e os submúltiplos são decímetro (dm), centímetro (cm) e milímetro (mm).






Dia 25 de novembro de 2020 - quarta-feira

História

·         Hoje iremos trabalhar sobre a influência da cultura africana no Rio Grande do Sul. Para isso assista aos vídeos abaixo:

Ø  “A cultura negra no Rio Grande do Sul”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xPAb1ZRhY2o

Ø  “A CONTRIBUIÇÃO DO NEGRO NA CULTURA DO RIO GRANDE DO SUL”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o9aCF6xLibU

Ø  “Quilombolas do litoral gaúcho preservam culturas africanas e açoriana - Programa Rio Grande Rural”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PaKNEjcVP-4

Ø  “Quilombo Morro Alto - Coletivo Catarse”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M3RlCcIMjRU

 

·         Leia:

OS NEGROS NO RIO GRANDE DO SUL

 

Durante os primeiros anos da colonização do Brasil por europeus, o Rio Grande do Sul era conhecido como uma região distante e hostil, denominada continente. Os escravos rebeldes ou "preguiçosos" eram ameaçados de envio à região, considerado por eles como pior que o inferno.

Os negros entraram no Rio Grande do Sul com os primeiros casais povoadores de Rio Grande e com alguns oficiais militares, na condição de escravos. Mais tarde, alguns estancieiros, donos de sesmarias, também trouxeram escravos. Nas estâncias o trabalho escravo restringia-se às lides domésticas e às lavouras. Os negros abasteciam a casa de água, lenha, ordenha de leite, cuidavam dos animais domésticos, plantavam, cozinhavam, lavavam roupa e cuidavam da limpeza, organização e abastecimento da casa do senhor da estância. Os primeiros estancieiros do Rio Grande do Sul não utilizavam o negro como peão, pois poucos índios e mestiços davam conta do serviço com o gado, junto com o patrão. Além disso, não se aceitava que a atividade campeira exercida pelo senhor branco fosse praticada por escravos. Só depois de muitos anos, com a mão de obra indígena escassa, é que o negro passou às lidas campeiras, acompanhando seu senhor e tornando-se ótimo peão. Vale salientar, também, que no principio o peão negro não usava o cavalo, para não facilitar uma provável fuga e não ficar em igualdade com os peões brancos e o seu senhor.  Na agricultura, os açorianos apelaram para o trabalho do negro, na derrubada das matas e na abertura de estradas, bem como nas plantações de trigo.

Na região de colonização alemã e italiana, não foi utilizado o trabalho do escravo, devido a uma lei que proibia o trabalho do negro como tal. É na charqueada que a presença do negro escravo se destaca, pois todo o trabalho nesse tipo de estabelecimento é feito por ele. Carneadores, salgadores, graxeiros, marceneiros, pedreiros, carpinteiros, tripeiros, carreteiros, serventes, escravos para o serviço da casa eram algumas atividades realizadas pelo negro nas charqueadas. O trabalho era tão estafante que servia de ameaça aos senhores do norte do Brasil aos seus cativos. Durante o verão e o outono, era intenso o trabalho com a matança do gado e a salga da carne. Eram 12 ou 14 horas diárias de trabalho, expostos ao sal, que lhes corroía a pele, e à carne, ao calor do fogo das graxeiras e ao sol, estendendo mantas de charque e matando o gado.

A presença do negro também se fez presente nas lutas rio-grandenses, defendendo a propriedade do seu senhor dos ataques dos espanhóis, nas lutas pelas fronteiras rio-grandenses e na Revolução Farroupilha. Aos negros escravos que se alistassem às tropas republicanas eram oferecidas cartas de alforria. Mesmo lutando ao lado dos brancos pelo mesmo ideal, os acampamentos de guerra dos negros eram separados daqueles ocupados pelos brancos; além disso, ao negro era proibido o uso de armas de fogo.

Nas cidades antigas, o negro escravo fazia a maior parte do serviço que hoje é feito por máquinas: puxava água dos poços ou trazia das fontes, abastecia a casa de alimentos e lenha, cozinhava, lavava, passava roupa, fiava, tecia e costurava à mão; carregava cargas, cuidava de animais domésticos. Os negros escravos eram carpinteiros e marceneiros; nos estabelecimentos comerciais, trabalhavam nos depósitos e não atendiam no balcão. Assim como aconteceu em todo o pais, aqui no Rio Grande do Sul também houve quilombos (lugares onde negros escravos fugidos viviam). Existiram quilombos na Serra de Tapes, perto de Pelotas, e na região do Litoral Norte.

Os principais quilombos do Rio Grande do Sul:

-Quilombo do negro Lúcio (ilha dos Marinheiros)

-Quilombo do Arroio

-Quilombo da serra dos Tapes

-Quilombo de Manuel Padeiro

-Quilombo do município de Rio Pardo

-Quilombo na serra do Distrito do Couto (cidade baixa)

-Quilombo no município de Montenegro

-Quilombo Família Silva

Ao mapear várias comunidades rurais do Rio Grande do Sul, um estudo indicou seis comunidades "remanescentes de quilombos" apontadas através de laudos antropológicos; 42 comunidades visitadas durante a consultoria e caracterizadas como "potencialmente remanescentes de quilombos"; e 27 comunidades indicadas por formulários ou outras fontes, que não foram visitadas/ou que requerem estudos mais aprofundados. O livro mostra várias fotos e as localidades no mapa do RS.

Presença inicial do negro no litoral norte gaúcho

No ano de 1719, a expedição de João de Magalhães transitou pelo litoral norte do Rio Grande do Sul e pelos campos de Viamão. Esta expedição partiu da cidade catarinense de Laguna. O capitão-mor de Laguna requereu-se para si um conjunto de terras entre o rio Tramandaí e o Rio Grande.

 

Origem e história do quilombo de Morro Alto

No ano de 1852, na localidade denominada Capão Alto, um pouco ao norte de Capão da Canoa (cujo nome antigo era Capão da Negrada) desembarcou um navio negreiro. Os negros apreendidos deste navio eram em sua totalidade do Congo. Este episódio é considerado por muitos como a origem do quilombo do Morro Alto.

Morro Alto era o nome de uma das fazendas de Conceição do Arroio, que pertencia as famílias Marques da Rosa e Nunes da Silveira. Em meados do século XIX essas famílias foram acumulando propriedades em Conceição do Arroio, primeiro nome da Cidade de Osório.

Nos anos de 1883 e 1884 provavelmente os escravos desta fazenda tenham sido todos alforriados de várias maneiras. Um inventário feito nesta fazenda doou a alguns escravos partes da fazenda do Morro Alto.

Antes da construção da estrada as relações comunitárias se expressavam por maio do uso dos caminhos que cruzavam os morros. Essas trilhas pelo meio do mato são lembradas como contato entre as senzalas, por onde vinham os escravos para as suas festas.

A comunidade de Morro Alto no decorrer dos tempos

O distrito de Morro Alto, que já pertenceu à Osório, faz parte atualmente de Maquiné (RS), litoral norte do Rio Grande do Sul, e que fica aproximadamente 120 km de Porto Alegre. A população desta comunidade conta com aproximadamente 500 famílias. Agricultura, pecuária e extração de basalto são as principais fontes de renda do local. Apesar do decorrer dos tempos não ocorreu um grande desenvolvimento do local. Há apenas uma escola de 1° grau, um posto de saúde e o comércio local não é diversificado.

Desde a década de 60 a população negra de Morro Alto vem lutando pela sua afirmação de identidade, regularização fundiária e pela atenção das ações políticas públicas em relação aos direitos do afro descendentes no Brasil. No ano de 2001, a comunidade apresentou sua demanda de regularização das terras ocupadas e a recuperação daquelas perdidas de diversas formas, inclusive pelo atual projeto de duplicação da BR 101.


Influências do negro na cultura e no folclore rio-grandense

No folclore gaúcho, encontramos várias lendas negras, embora seja salientada somente a do Negrinho do Pastoreio. Temos lendas negras como Pai Manoel, Lagoa Negra, Lenda da Lagoa da Pinguela, Santa Rosa, Torres da Igreja das Dores, Escrava Honrada, Pai Quati, Andorinha, Ressuscitado e Cambai. No vocabulário gaúcho, também encontramos palavras de origem africana, como matungo (cavalo velho), chandango, mocotó, fulo, tunda, monjolo, quitanda, cachimbo, milonga, sanga, cacimba, marimbondo, mondongo, pombo, fandango, chambão (surrado), gimbo (moeda), fuá (arisco), moleque (guri). Também na culinária, o negro deixou sua contribuição: o mocotó, a feijoada e o quibebe. Não podemos deixar de salientar a cozinha religiosa, imensa e variada. Era feita pelos negros e oferecida aos seus santos, mas muito apreciada pelos brancos também: quindim, cocadas, rapaduras, pratos com carne de porco, galinha e carneiro. Nas festas tradicionais, temos também a contribuição do negro, tais como a de Nossa Senhora dos Navegantes, Divino Espirito Santo, São Benedito e o Carnaval. No litoral, há congadas, quicumbis, moçambiques. Além disso, o negro trouxe para o Rio Grande do Sul seus cultos religiosos, que atualmente têm seguidores de todas as etnias, como o batuque e a umbanda.

 

 

Dia 26 de novembro de 2020 - quinta-feira


Ciências

·         Hoje daremos continuidades às nossas atividades sobre o SOLO.

 




·         Pesquisa e escreva no caderno a origem e consequências da poluição do solo.

 

Dia 27 de novembro de 2020 - sexta-feira

 

Língua Inglesa - – Profª Ana Carolina Ferri (em anexo).


Português


pessoal, hoje faremos uma visita virtual a 35º Feira do Livro de Osório que tem como tema "Jovem, Literatura e Arte: entrelaçando caminhos de vida", neste ano considerando a pandemia do coronavírus a edição será on-line, onde toda a programação ocorrerá na página do Facebook da Feira e também na página oficial da Prefeitura de Osório.

A atividade será acompanhar a Roda de Leitura que acontecerá às 10h com a participação especial de Rodrigo Munari, depois   você terá que fazer um relato desse momento. O link para acesso a essa atividade será enviado no dia.

 

 


ANEXOS:

Língua Inglesa


               Atividades não presenciais           5º ano – Língua Inglesa  

              “ENGLISH ACTIVITIES”               Teacher Aninha                            November/2020


November, 20th 2020 – Friday

Hello! Na aula de hoje vamos aprender um pouco mais sobre as saudações (Greetings) em Inglês e praticar a escrita, realizando diálogos e oralidades. Vamos relembrar então:

Assista aos vídeos abaixo para aprender mais e praticar a oralidade:

https://youtu.be/DGvhHCn72E0 - Saudações em Inglês | Cumprimentos em Inglês Greetings

https://youtu.be/Fw0rdSHzWFY - Greeting - Good morning. Good bye. | ESL Song & Story - Learning English for Kids

https://youtu.be/f3_wdFnvTQk - Aprendendo Inglês - Cumprimentos (Greetings)


Atividades:

1.Observa as imagens e numere-as, depois escreve as saudações abaixo:




  2.Relacione a 2ª coluna com a primeira:     




3.Complete o diálogo com as frases abaixo:

a) My name is Pedro.

b) What is your name?

c) Nice to meet you too.

d) Hi, good morning!


 

 


November, 27th, 2020 – Friday

Observe os diálogos abaixo e tente entender o que estão conversando, selecione as palavras que tu já conheces e vai associando com o resto da frase, assim fica mais fácil de entender, podes usar o Tradutor, somente depois que descobriu tudo, para conferir se está certo.

 

 Agora é tua vez de criar um diálogo, usando as saudações e tudo o que já aprendeu até agora, podes pesquisar outras palavras e expressões também: Sei que és capaz, sejas criativo!


Vai aqui algumas dicas que tu podes utilizar no teu diálogo:


Podes utilizar o modelo abaixo para criar teu diálogo ou desenhar tuas próprias imagens: Vamos lá!


Completa as frases abaixo:

My name is............................................

My teacher is........................................

My school is.........................................

My father is..........................................

My mother is........................................

Today is................................................

My favority fruit is...............................

My favority vegetable is........................


Segue o modelo, traduzindo as frases e complete a cruzadinha:             























 

 



ARTE:

                                                   Arte/Profª Sabrina Krauss

                                                   Atividades não presenciais

 

# Dia 16 de novembro – Segunda-feira


Olá, Turma!

Estamos nos preparando para, na próxima semana, participar das atividades online da 35ª Feira do Livro de Osório! Um evento super importante e bacana do nosso município! Confere o card da feira e fica ligada e ligado para participar! 

Nossa atividade hoje é para entrar no clima dos livros, do emocionante, importante, afetuoso e gentil hábito de ler!

 Assista o curta “Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore.”



                  https://youtu.be/LjkdEvMM5xs

 

Um abraço alegre! Até a próxima atividade! Profe. Sabrina.


# Dia 23 de novembro – Segunda-feira

Semana da Feira do Livro de Osório!

 

Olá, Turma!  Como vocês estão?

 

Essa semana tem um grande e importante evento cultural acontecendo em nossa cidade: 35ª Feira do Livro de Osório!


 E o que é mais bacana, totalmente online


Como, dessa vez,  não poderemos assistir contação de histórias juntos, visitar as bancas de livros, conversar com as escritoras e os escritores, assistir palestras, enfim, tudo de maravilhoso que a feira nos proporciona, me inspirei numa atividade bem legal que vai acontecer durante a Feira: “Passarinhando em casa: Atividade pedagógica com observação de aves e Concurso de fotografias de aves de jardim. Equipe: Guilherme Tavares Nunes (Coord.), Júlia Jacoby de Souza, Millena Barreto Hoffmann, Lucas Antônio Morates. UFRGS Litoral.”

Já fizemos várias atividades de observação da natureza, interpretação em desenho, fotografia. Então, pude observar, pelo retorno das atividades, que vocês gostam bastante e conseguem alcançar os objetivos dessas atividades!

Hoje, vamos olhar pela janela ou sair no pátio de casa e escolher um lugar onde sentar e observar os pássaros! Observa com atenção! Conseguiste achar algum pássaro voando, pousado em alguma árvore ou bicando gramíneas pelo chão? 

Agora, faz duas fotos, uma foto desse pássaro cuidando dos detalhes -  tenta aproximar a imagem o máximo possível, sem perder o foco! Como é uma foto autoral, pode usar filtro! A outra é uma selfie observando esse pássaro! 

 

                                Bom trabalho! Abraço alegre, Profe Sabrina. 


________________


5º Ano/Profª Jaque

Atividades não presenciais

De 03 a 13 de novembro de 2020.

Olá!

Seguem as atividades dos próximos dias.

Não esqueça de usar o tempo livre para aperfeiçoar sua leitura e também para estudar  aquilo que você tem dificuldade, para quando retornarmos você estar craque!

Fique bem. Um grande beijo e um abraço bem apertado cheinho de saudades.

 

Dia 02 de novembro de 2020 - segunda-feira

Þ Feriado: Dia de Finados

 

Dia 03 de novembro  de 2020 - terça-feira

 

Matemática

Durante o mês de novembro, iremos trabalhar o “Sistema de Medidas”.

 

Os principais Sistemas de Medidas são:

 

·         Medidas de tempo: Segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos. Usamos para medir o tempo: relógio, cronômetro, calendário.

·         Medidas de massa: gramas, quilos. Usamos a balança.

·         Medidas de capacidade: mililitros, litros. Usamos copo ou colher de medida.

·         Medidas de comprimento: centímetros, metros, quilômetros. Usamos para medir o comprimento: fita métrica, trena, metro, régua.

 

·         Leia o texto abaixo:

 

Sistema de Medidas

 

A palavra “medir” indica uma comparação com uma grandeza padrão. A necessidade da padronização das medidas no mundo e da criação de um sistema mais preciso deram origem ao Sistema Métrico Decimal em 1791. Mais tarde o mesmo foi substituído pelo (SI) - conhecido como Sistema Internacional de Unidades.

A conversão de medidas é importante para resolver questões de matemática, assim como de física. Quando um problema apresenta diferentes unidades de medida, a conversão é necessária para solucionar a questão. As unidades de medidas estão presentes no nosso cotidiano. Repare que muitas vezes vemos escrito nas caçambas espalhadas pelas ruas “5 m³” ou, no final dos rótulos de xampus, “100 ml”. E até mesmo o bonito piso que gostaríamos de ter em nossas casas é vendido pelo “metro quadrado”. Mas, afinal, o que significam essas medidas? Para facilitar, iremos tomar como base a unidade de comprimento: metro. Depois, veremos os demais casos que completam o sistema métrico.

 

1)      Medida de Comprimento: É representado simbolicamente pela letra “m” (metro).

Quilômetro

Hectômetro

Decâmetro

Metro

Decímetro

Centímetro

Milímetro

km

hm

dam

M

dm

cm

mm

 

 

 

 

 

 

 

1000m

100m

10m

1m

0,1m

0,01m

0,001m



 

 

 

 

 

 

 













Jarda e Polegada:

  • 1 Polegada (in)  = 2,54 cm
  • 1 Pé (ft) = 30,48 cm
  • 1 Jarda (yd) = 91,44 cm

 

2)      Medida de massa: É representado simbolicamente pela letra “g” (o grama).

Grama (g). Deve ser tratado de maneira semelhante ao da unidade de comprimento. Daí, temos: quilograma (kg), hectograma (hg), decagrama (dag), grama, decigrama, centigrama e miligrama.

 

kg

hg

dag

g

dg

cg

mg

 

Múltiplos do grama:

  • dag : Decagrama → equivale a 10 vezes a grandeza padrão”g”
  • hg: Hectograma → Equivale a 100 vezes a grandeza padrão “g”
  • kg: Quilograma → Equivale a 1 000 vezes a grandeza padrão “g”

 

Submúltiplos do grama:

  • dg: Decigrama → Equivale a 0,1 vezes a grandeza padrão “g”
  • cg: Centigrama → Equivale a 0,01 vezes a grandeza padrão “g”
  • mg: Miligrama  Equivale a 0,001 vezes a grandeza padrão “g”

 

Obs: 1 tonelada (1 ton) = 1000kg

arroba é uma unidade de medida usada no Brasil, para determinar a massa dos rebanhos bovinos, suínos e de outros produtos. Uma arroba equivale a 15 kg.

 O quilate é uma unidade de massa, quando se refere a pedras preciosas. Neste caso 1 quilate vale 0,2 g.

 

3)      Medida de capacidade: É representado simbolicamente pela letra “l” (litro)

Kl

hl

dal

l

dl

cl

ml

 

Múltiplos do grama:

  • dal : Decalitro → equivale a 10 vezes a grandeza padrão”l”
  • hl: Hectolitro → Equivale a 100 vezes a grandeza padrão “l”
  • kl: Quilolitro → Equivale a 1 000 vezes a grandeza padrão “l”

 

Submúltiplos do grama:

  • dl: Decilitro → Equivale a 0,1 vezes a grandeza padrão “l”
  • cl: Centilitro → Equivale a 0,01 vezes a grandeza padrão “l”
  • ml: Mililitro  Equivale a 0,001 vezes a grandeza padrão “l”

 

4)      Medida de volume ou capacidade:

A quantidade de líquido é igual ao volume interno de um recipiente. Afinal, quando enchemos este recipiente, o líquido assume a forma do mesmo. Capacidade é o volume interno de um recipiente.

A unidade fundamental de capacidade chama-se litro. Litro é a capacidade de um cubo que tem 1dm de aresta.

1l = 1dm3

Múltiplos e submúltiplos do litro

Múltiplos

Unidade Fundamental

Submúltiplos

quilolitro

hectolitro

decalitro

litro

decilitro

centilitro

mililitro

kl

hl

dal

l

dl

cl

ml

1000l

100l

10l

1l

0,1l

0,01l

0,001l

Cada unidade é 10 vezes maior que a unidade imediatamente inferior.

 

5) Medida de tempo:

 

Juntamente com o metro, as unidades de medição do tempo são, talvez, as mais comuns. Segundo (s). E as demais: minuto, hora, dia, ano, década, século e milênio.

1 milênio = 1000 anos ; 1 ano = 365 dias ; 1 dia = 24 horas ; 1 hora = 60 min ; 1 minuto = 60 segundos.

 

Assista ao vídeo:  “Aula 13 - 10.06 - Matemática - 4º Ano”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vBYFczpoxNg

 

 

Responda:

 

a)      Quantos metros há em 1 km?

b)      Quantos mililitros há em 1 litro?

c)      Quantos gramas há em 1 kg?

d)      Faltam 5 semanas e 5 dias para Antônio completar 9 anos. Quantos dias faltam para o aniversário de Antônio?

e)      Qual é o teu peso?

f)       Qual é a tua altura?

g)      Quanto cabe em uma caixa de leite?

h)      Qual tua idade?


Dia 04 de novembro de 2020 - quarta-feira

 

Ciências

·         Assista ao vídeo: “Conhecendo o Solo - Nova versão”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E-xUoRqi7eQ

·         Leia o texto abaixo:

O Solo

O solo é um recurso renovável, pois pode ser utilizado diversas vezes, dessa forma é um importante elemento para todas as sociedades dispersas na superfície terrestre.

O solo é a parte mais superficial da litosfera, onde as plantas, tanto silvestres quanto cultivadas, são germinadas e se fixam, encontrando os nutrientes necessários.

Esse recurso é responsável por fornecer a alimentação humana e animal, é no solo que o homem, a partir de seu conhecimento, cultiva plantas, frutas, legumes e verduras, além de obter combustíveis à base de vegetais, como eucalipto e cana-de-açúcar.

A formação dos solos ocorre a partir da decomposição de rochas oriundas do intemperismo decorrente do calor dos raios solares, além da ação das águas, dos ventos e dos micro-organismos (bactérias e fungos) e microfauna (minhocas, formigas, cupins, etc.).

O solo serve de fonte de nutrientes para as plantas, e a sua composição interfere diretamente na produção agrícola, portanto, as características do solo influenciam diretamente na prática da agricultura e no desenvolvimento socioeconômico de um determinado lugar.



Porém, é importante destacar que técnicas agrícolas têm adaptado alguns solos para o cultivo, através da introdução de nutrientes.

Dia 05 de novembro de 2020 - quinta-feira

Matemática

·         Atenção:

Medidas de Massa



 

O Quilograma é a unidade fundamental das medidas de massa.

Quando necessitamos comprar carne, verduras, frutas, legumes, arroz, feijão, açúcar e outros produtos, utilizamos as medidas de massa como o grama (g) e o quilograma (kg).

A palavra quilo significa mil. Assim, um quilograma é igual a mil gramas.

O instrumento usado para medir a massa é a balança.

Outras medidas de massa:

Ø  Tonelada: Uma tonelada é igual a 1.000 kg. Usa-se para pesar grandes quantidades de massa.

Ø  Arroba: Uma arroba é igual a 15 kg. Geralmente, usa-se na pesagem do algodão, do gado, etc.

Ø  Quilate: Um quilate equivale a 0,2 g. Refere-se a pedras preciosas e ouro.


·         Assista ao vídeo: “Aprendendo com Videoaulas: Matemática: Medidas de Massa corrigida”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jdD9brvIF1k





Dia 06 de novembro de 2020 - sexta-feira

Língua Inglesa - – Profª Ana Carolina Ferri (em anexo).

 

Religião

Auto avaliação

Faça uma auto avaliação de como foi seu rendimento, comprometimento e responsabilidade neste segundo semestre, em relação aos trabalhos e, também coloque como foi sua assimilação dos conteúdos trabalhados. Se fosse se dar uma nota de 0 a 10, qual seria e por quê merece essa nota?

Bom final de semana! 

 

Dia 09 de novembro de 2020 - segunda-feira

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ ATIVIDADES:


- Alongamento.

- Leva e traz

DESCRIÇÃO: Você irá precisar de 3 folhas de jornal. Coloque uma ao lado da outra, no chão, e em seguida ponha 4 bolinhas (pode ser de papel, meia, pedrinhas ou outro objeto qualquer) em cima da primeira folha. Você deverá levar todas as bolinhas até a última folha, movendo apenas uma por vez e passando pela folha do meio. Importante: você deve ficar na posição que está sendo mostrada na imagem abaixo.


Þ
Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss


Dia 10 de novembro de 2020 - terça-feira

 

Ciências

 

·         Assista ao vídeo: “Solo - Constituição e tipos de Solo”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GugEycyrGLk

·         Pesquisar e escrever ou colar no caderno: Os principais tipos de solos e suas principais características. Cole gravuras de cada tipo de solo também.

 

Dia 11 de novembro de 2020 - quarta-feira

Matemática

·         Leia o texto com atenção:

Medidas de Capacidade

Para medirmos a quantidade de leite, sucos, água, óleo, gasolina, álcool, entre outros, utilizamos o litro e seus múltiplos e submúltiplos, unidade de medidas de produtos líquidos.

Capacidade é uma grandeza que indica a quantidade de líquido ou gás que cabe em uma vasilha, reservatório, etc.

A unidade padrão ou unidade base de capacidade é o litro (l). A partir dele temos os múltiplos: quilolitro (kl), hectolitro (hl), decalitro (dal); e os submúltiplos: decalitro (dl), centilitro (cl) e mililitro (ml).

Dentre as medidas de capacidade citadas, as mais utilizadas são o litro e o mililitro.

1 litro (l) é igual a 1.000 mililitros (ml).

A metade de um litro chama-se meio litro (500 ml).

 

·         Assista ao vídeo: “MEDIDAS DE CAPACIDADE (LITROS, MILILITROS)”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s2J5InYSYvw





Dia 12 de novembro de 2020 - quinta-feira

Português

·         Produção Textual:


Dia 13 de novembro de 2020 - sexta-feira


Língua Inglesa - – Profª Ana Carolina Ferri (em anexo).

Matemática

·         Leia o texto com atenção:

Medidas de tempo

 

Antes de surgir as unidades de medição do tempo e os próprios aparelhos que atualmente realizam de forma exata essa medida, o homem se orientava pela posição do Sol. Hoje, as unidades responsáveis por registrarem e orientarem o nosso cotidiano são as seguintes: Século, década, mês, semana, dia, hora, minuto, segundo.

Muitas vezes precisamos transformar uma informação que está, por exemplo, em minutos para segundos, ou em segundos para hora.

Para tal, devemos lembrar que 1 hora tem 60 minutos e que 1 minuto equivale a 60 segundos.

Dentre as medidas ainda temos o décimo, o centésimo e o milésimo de segundos, que são utilizados em competições, em virtudes das pequenas diferenças de tempos entre os atletas.

Os instrumentos de medida de tempo mais utilizados são o relógio e o calendário.

O intervalo de tempo de uma rotação completa da Terra equivale a 24h, que representa 1 dia.

O mês é o intervalo de tempo correspondente a determinado número de dias. Os meses de abril, junho, setembro e novembro possuem 30 dias. Já os meses de janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro possuem 31 dias. O mês de fevereiro normalmente tem 28 dias e de 4 em 4 anos ele em 29 dias, o chamado ano bissexto.

O ano é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol. Normalmente, 1 ano corresponde a 365 dias, no entanto de 4 em 4 anos, o ano tem 366 dias.

 

Observa a tabela:

 

1 minuto

60 segundos

1 hora

60 minutos

1 dia

24 horas

1 semana

7 dias

1 quinzena

15 dias

1 bimestre

2 meses

1 trimestre

3 meses

1 semestre

6 meses

1 ano

365 dias ou 12 meses

1 década

10 anos

1 século

100 anos

1 milênio

1.000 anos

 

·         Assista aos vídeos:

Ø  “MEDIDAS DE TEMPO - HORAS, MINUTOS E SEGUNDOS (PROF. ANA PAULA APASO)”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F1gvjEXaWX8

Ø  “MEDIDAS DE TEMPO: SEMANA, MÊS E ANO - CALENDÁRIO | RESUMO ANIMADO”, disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=LNw89F2YahE

Ø  “CONTAGEM DO TEMPO PARA CRIANÇAS”, disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=XbubbDmvo38




 




Bom final de semana!    


ANEXOS

                    

                                           Arte/Profª Sabrina Krauss

                                  

Atividades não presenciais

 

# Dia 09 de novembro de 2020 – Segunda-feira

 

E aí, turma!

Vamos passear novamente, hoje?

Nosso destino será a capital do Rio Grande do Sul: nossa querida Porto Alegre! Agora bateu uma saudade gigante do passeio que fizemos no ano passado… foi incrível!

Então, vamos visitar a Fundação Iberê Camargo e conhecer a obra e um pouco da vida do artista plástico gaúcho.

Aperta o cinto, abre a mente, enche o coração de amor e “voilà”!

Conhecendo Museus - Ep. 59: FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO

https://youtu.be/WxWcnRTVCVo] - o link do vídeo será enviado no grupo do WhatsApp.

Esse é um dos meus museus preferidos! 

Espero que vocês tenham gostado e aprendido sobre os diferentes processos de criação de arte!

Abraço alegre,

Profe Sabrina.


LÍNGUA INGLESA  


               Atividades não presenciais 5º ano – Língua Inglesa  

              “ENGLISH ACTIVITIES”               Teacher Aninha                            November/2020


November, 06th 2020 – Friday

Na aula de hoje vamos aprender um pouquinho sobre as saudações (Greetings) em Inglês!

Observe as anotações abaixo com bastante atenção!

Agora que já conheces as saudações em Inglês, chama alguém da tua casa para praticar contigo, vai ser bem legal! Registra o momento e me envia, vou adorar ver!

Atividades:

1.     1.  Crossword: Completa a cruzadinha com as expressões em Inglês: Tu consegues!


2.      2. Make the correspondence: Relacione as imagens até as expressões em Inglês:



November, 13th 2020 – Friday

 

Na aula de hoje, vamos continuar com as atividades sobre saudações em Inglês (Greetings)!

Observe as imagens e pronuncia em voz alta, depois chama alguém da tua casa para praticar. Vamos lá!

Procura a tradução das saudações, podes usar Dicionário, Gramática de Língua Inglesa ou Google Tradutor.

Obs. Abaixo das imagens está a escrita em Inglês e nos parênteses, a pronúncia.

 

Atividades:

1.      1. Escreve, em Inglês, as seguintes expressões:

 

 



2.Word searchEncontre no caça palavras, as saudações em Inglês:                  

                                                                                                                    

 3. Marca a saudação certa, de acordo com a  imagem:                   





                                                            


                                    Good Bye!      Kisses!      Teacher Aninha

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mensagem inicial