2° Ano


2º Ano/Profª Jaque

 

Atividades não presenciais

De 26 a 30 de outubro de 2020.

Olá!

Seguem as atividades dos próximos dias.

Não esqueça de usar o tempo livre para aperfeiçoar sua leitura e também para estudar  aquilo que você tem dificuldade, para quando retornarmos você estar craque!

Fique bem. Um grande beijo e um abraço bem apertado cheinho de saudades.

 

Dia 26 de outubro de 2020 - segunda-feira

Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ ATIVIDADES:

- Alongamento.


- Futebol de bastão

*Descrição: Essa atividade pode ser feita em duplas ou individualmente. A “bola” será representada por um lenço, toalha, um pano, ou qualquer outro tecido que possa servir, que deve ser conduzido apenas por bastões ou cabos de vassoura. As crianças deverão tentar driblar o adversário e tentar fazer um gol (a trave pode ser uma cadeira, ou qualquer objeto que simule um gol). Brinque com toda família.

 

                                                                                                                                                                                                    Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

 

 

Dia 27 de outubro de 2020 - terça-feira

·         Hoje é dia de história!!!

·         Assista ao vídeo:

“A Galinha Ruiva - Historinha Infantil”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yCo3j8EPo74

 


 



·         Com a história da Galinha Ruiva podemos aprender sobre preguiça, solidariedade e cooperação. O que você aprendeu? Escreva em seu caderno.

 

Dia 28 de outubro de 2020 - quarta-feira


·         Dia de CULINÁRIA!!!

·         Hoje, com a ajuda de algum familiar, vamos fazer a receita da Galinha Ruiva, um bolo de fubá. Segue a receita e não esqueça de fotografar e depois postar lá no nosso grupo!


 

Dia 29 de outubro de 2020 - quinta-feira

 

·         Olha só que legal, hoje vamos fazer um pintinho de lã! Segue material explicando como fazer:

 


·         Não esquece de fotografar e postar lá no nosso grupo!

 

Dia 30 de outubro de 2020 - sexta-feira

·         Como sabemos, dia 31 de outubro comemoramos o dia de Halloween, é uma data que adoramos festejar e brincar em nossa escola. Mas esse ano não poderemos comemorar juntos, então vamos fazer uma festa online. Coloque sua fantasia, prepare a pipoca para assistir o filme abaixo e depois divirta-se com o pessoal de casa. Não esqueça de mandar uma foto com sua fantasia.

 

“Halloween Noite | Cartoon para crianças | compilação | Halloween Canção | Vídeo assustador”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gX3qUKmmHIU


ANEXO


                                   Arte/Profª Sabrina Krauss

                                  Atividades não presenciais

 

# Dia 26 de outubro de 2020 – Segunda-feira

 

Olá, turma!

 Tanta saudade de todas e todos!

Hoje, estou aqui para convidar vocês para visitar um lugar fantástico: O Museu da Imaginação.

Que tal explorar o mundo das artes plásticas e da ciência? Vamos lá!

 MUSEU DA IMAGINAÇÃO | TOP 10 ATRAÇÕES PARA CRIANÇAS EM SP


https://youtu.be/t1ufpsisoJk - o link do vídeo será enviado no grupo do WhatsApp.

 TOUR MUSEU DA IMAGINAÇÃO EM SP - Com Cria

https://youtu.be/dVmwjXt0f88 - o link do vídeo será enviado no grupo do WhatsApp.

 Vídeo explicativo de apresentação do museu especialmente para os familiares:

Visitando o museu da imaginação - Programa Por Você

https://youtu.be/D234uKKAyzY - o link do vídeo será enviado no grupo do WhatsApp.

 Atividade

 Depois de assistir aos vídeos, faça uma entrevista com sua filha ou seu filho, grave em áudio, em vídeo ou transcreva suas respostas numa folha, fotografe e envie para a professora da turma. Lembrando que as respostas precisam ser originais e espontâneas da criança!

  1. Por que o nome desse museu é Museu da Imaginação?
  2. Tu conheces algum lugar assim?
  3. Te deu vontade de brincar lá? Em qual instalação/brinquedo?
  4. Fala aí o que tem a ver o vídeo que tu viste com arte e ciência?


Tomara que tenham curtido nosso passeio virtual!

Abraço bem apertado!

Profe Sabrina

___________

2º Ano/Profª Jaque

Atividades não presenciais

De 13 a 23 de outubro de 2020.

Olá!

Seguem as atividades dos próximos dias.

Não esqueça de usar o tempo livre para aperfeiçoar sua leitura e também para estudar  aquilo que você tem dificuldade, para quando retornarmos você estar craque!

Fique bem. Um grande beijo e um abraço bem apertado cheinho de saudades.

 

Dia 12 de outubro de 2020 - terça-feira

Feriado Nacional: Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Dia das Crianças

Dia 13 de outubro de 2020 - terça-feira

·      Hoje iremos realizar alguns cálculos matemáticos e para te ajudar, iremos utilizar a reta numérica. Vai ficar bem fácil! Faz com atenção, sei que é capaz!

·         Calcula:

 


·         Agora iremos realizar cálculos de adição. Podes utilizar materiais de contagem, como tampinhas de garrafas, palitos, grãos (feijão, milho)... para te ajudar nos cálculos. Faz com atenção, sei que é capaz!

 


Dia 14 de outubro de 2020 - quarta-feira

 

·         Você sabia que existe um dia para os professores?

As datas comemorativas são criadas a partir de determinados acontecimentos que marcam aquele dia e, assim, continuam sendo lembradas e celebradas ao longo dos anos, fazendo com que as futuras gerações continuem a recordar e a valorizar o que aquele dia representa. E, no dia 15 de outubro comemoramos o Dia dos Professores.

 

·         Ouça as histórias:

Ø  “A PROFESSORA ENCANTADORA - história infantil para o dia dos professores | Fafá Conta”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QBF-eXOG3no

 

Ø  “Baú de Histórias e O Dia dos Professores”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TVWTKJHQEgE

 


Dia 15 de outubro de 2020 - quinta-feira

Feriado escolar: Dia do Professor - Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963


Dia 16 de outubro de 2020 - sexta-feira

·         Hoje praticaremos a leitura e faremos as atividades abaixo.

Ø  Leia o texto:

 


Ø  Leia e copia (a cópia não precisa ser com letra cursiva. O importante é que saiba ler a escrita cursiva):

Dia 19 de outubro de 2020 - segunda-feira

Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ ATIVIDADES:

- Alongamento.

- Construindo a ponte

Descrição: com a utilização de três blocos de madeira (pode ser três pares de tênis ou chinelo, pode ser pedaços de papelão ou outro objeto que possa pisar em cima).

A criança deverá caminhar até um ponto determinado e retornar; mas para isso ela deverá apenas se locomover utilizando os três blocos de madeira ou o objeto escolhido, pisando sobre eles sem tocar o chão com os pés.  Terá que criar a melhor estratégia para alcançar o objetivo da melhor forma possível.


Arte
(em anexo) – Profª Sabrina Krauss

 

Dia 20 de outubro de 2020 - terça-feira

·         Hoje é dia de história!!!

 

·         Ouça a história: “A galinha ruiva - Varal de Histórias”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MvNgmm9jA7s

·         Vamos cantar!

 

·         Agora, vamos fazer fantoches com os personagens da Galinha Ruiva. Pode colar em palitinhos de churrasco ou picolé. Segue o molde para você fazer, use a sua imaginação e faça bem lindo.





Dia 21 de outubro de 2020 - quarta-feira

 

·         Utilizando os fantoches que você construiu ontem, faça um teatro de fantoches, recontando a história. Grave um vídeo com o teatro e mande para a professora. Pode colocar o vídeo no grupo para estimular os demais colegas.


Dia 22 de outubro de 2020 - quinta-feira

·         Hoje vamos montar um livrinho!

·         Seguem imagens da história “A Galinha Ruiva” para você colorir e recontar a história, escrevendo embaixo de cada desenho. Depois você pode recortar e grampear, construindo um lindo livro.





 

Dia 23 de outubro de 2020 - sexta-feira

·         Vamos relembrar a história, só que agora convide a sua família para ouvir e realizar as atividades contigo!

 

·         Ouça a história: “Livro Digital A Galinha Ruiva”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cOyDvgjBuqU

 

·         Leia as perguntas com sua família e responda oralmente:

*Qual o nome da história?

*Quais os personagens da história?

*Onde a história se passa?

*Você gostou da história? Por que?

*Você já comeu bolo de fubá? Gostou?

*Você costuma ajudar os outros?

*Em casa, o que você faz para ajudar a manter a ordem?

*O porquinho e o patinho não quiseram ajudar a Galinha Ruiva, e ela não dividiu com eles o bolo de fubá. Se eles a tivessem ajudado, como você acha que seria o final da história?

 

·         Atividades:

1)      Faça um lindo desenho, no caderno, que mostre a galinha dividindo o bolo de fubá com os amiguinhos.

 

·         Cria uma frase para cada palavra que você encontrou no caça-palavras. Frases bem criativas, sei que é capaz!

 

·         Que legal, agora vamos realizar esse desafio!


ANEXO:

__________


2º Ano/Profª Jaque

Atividades não presenciais

De 28 de setembro a 09 de outubro de 2020.

Olá!

Seguem as atividades dos próximos dias.

Não esqueça de usar o tempo livre para aperfeiçoar sua leitura e também para estudar  aquilo que você tem dificuldade, para quando retornarmos você estar craque!

Fique bem. Um grande beijo e um abraço bem apertado cheinho de saudades.

 

Dia 28 de setembro de 2020 - segunda-feira

Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ ATIVIDADES:

- Alongamento.

 

-Mini Golf /Hóquei

Descrição: Separa um bastão ou cabo de vassoura, se preferir, podes fixar na ponta do bastão um pedaço de papelão para aumentar as chances de acerto ao arremessar.

Tu podes usar uma bolinha de tênis, bolinha de papel ou outra similar, o objetivo é arremessar a bolinha, usando o taco/bastão, tentando acertar o alvo (que pode ser uma caixa de papelão com pequenos furos, potes ou até mesmo algum buraco feito na areia em que a bolinha possa entrar).

Quero ver como farás, estarei aguardando as fotos ou vídeo.

                                                                                                                                                                                                    Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss


Dia 29 de setembro de 2020 - terça-feira

·         Hoje iremos realizar alguns cálculos matemáticos. Podes utilizar materiais de contagem, como tampinhas de garrafas, palitos, grãos (feijão, milho)... para te ajudar nos cálculos. Faz com atenção, sei que és capaz!


Dia 30 de setembro de 2020 - quarta-feira

Hoje o dia será de atividade livre. Você irá fazer o que gosta: brincar, ouvir uma música, brincar com seu bichinho de estimação, ler um livro legal, comer algo que você gosta... Enfim, faça o que quiser e te faz feliz. Só não esqueça de fotografar e me enviar. Divirta-se!

Depois quero você faça uma lista do que te deixa feliz (pode ser coisas bem simples, mas o que importa é que você fica feliz!

Dia 1º de outubro de 2020 – Quinta-feira

No dia 04 de outubro, comemoramos o dia dos animais. Como já trabalhamos anteriormente sobre os animais vertebrados, invertebrados, animais de estimação, entre outros. Hoje iremos conhecer os animais que estão em extinção no nosso país. Você sabe o que é extinção?

·         Assista ao vídeo abaixo:

Ø  “Extinção dos animais. Aprendendo com a Tia Rose Brasileirinho!”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6IhG8NG6Ep4

Observe o mapa acima e veja como a extensão territorial do nosso país é grande e muito rico em biodiversidade. Mas é muito importante preservar esses ecossistemas naturais, pois se não cuidarmos, tudo irá acabar.

·         Assista aos vídeos abaixo:

Ø  #Episódio 9 - Animais em Extinção | A Mansão Maluca do Professor Ambrósio”, disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=bo9kZ1GSr3E

Ø  “ANIMAIS EM EXTINÇÃO.”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9Fe9yHRQ-so

·         Procure, em revistas, jornais ou na internet, gravuras de animais que estão em extinção no nosso país e cole no caderno.

  Dia 02 de outubro de 2020 - sexta-feira

·         Assista aos vídeos abaixo:

Ø  “Poesia: Bichos em Perigo (Animais em Extinção)”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=P8RkmPHlYr4

Ø  “Quintal da Cultura - Proteja os animais!”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2BGambYxsLI

·         Agora escreva, em seu caderno, o que devemos fazer para preservar os animais e porque é importante a preservação.

 

Dia 05 de outubro de 2020 - segunda-feira

Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ ATIVIDADE:

- Luta de polegares

DESCRIÇÃO: É uma brincadeira de disputa envolvendo os polegares.

Teu objetivo é conseguir prender o polegar do adversário e não deixar que ele prenda o teu.


Arte
(em anexo) – Profª Sabrina Krauss

Dia 06 de outubro de 2020 - terça-feira

A semana mais esperada do ano chegou: A semana das crianças! Infelizmente esse ano não poderemos comemorar juntos, mas cada um na sua casa sendo feliz e estando com bastante saúde é o que importa.

 Ø  O que você acha que é ser criança? Reflita.

 Ø  Assista a história : “SER CRIANÇA, de Tatiana Belinky - especial dia das crianças | Fafá Conta”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=j7Mw8yMgkk4

 Ø  Assista ao vídeo com a música: “Toquinho É Bom Ser Criança”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eYOkLWHg43Y

·         Segue a letra da música para você cantar junto:

É Bom Ser Criança

Toquinho


É bom ser criança
Ter de todos atenção
Da mamãe, carinho
Do papai, a proteção
É tão bom se divertir
E não ter que trabalhar
Só comer, crescer, dormir, brincar.

É bom ser criança
Isso às vezes nos convém
Nós temos direitos
Que gente grande não tem
Só brincar, brincar, brincar
Sem pensar no boletim
Bem que isso podia nunca mais ter fim.

É bom ser criança
E não ter que se preocupar
Com a conta no banco
Nem com filhos pra criar
É tão bom não ter que ter
Prestações pra se pagar
Só comer, crescer, dormir, brincar.

É bom ser criança
Ter amigos de montão
Fazer cross saltando
Tirando as rodas do chão
Soltar pipas lá no céu
Deslizar sobre patins
Bem que isso podia nunca mais ter fim.


Ø  Agora observe a imagem abaixo e pinte:

Ø  Crie 5 frases sobre o desenho que você pintou. Frases bem criativas!

 

Dia 07 de outubro de 2020 - quarta-feira

Você sabia que criança tem direitos e deveres também?

Ø  Assista a história abaixo:

“DIREITOS DAS CRIANÇAS - especial de dia das crianças | Fafá Conta”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v2sjbImajqY

Ø  Leia o poema, da história, abaixo:

O Direito das Crianças 

Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos tem de respeitar.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
 
Direito de ter brinquedos.

Mas criança também tem
 
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...

Ver uma estrela cadente,
 
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.

Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.

Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola,bola, bola!

Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.

Ø  Desenhe a parte do poema que você mais gostou.

Ø  Pergunte a um adulto, de preferência avós, como era ser criança na época deles. Escreva um pouco desse relato no caderno.

Dia 08 de outubro de 2020 – quinta-feira

Ø  Ouça a história: “E se as crianças governassem o mundo - Varal de Histórias”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wNMSVdu2xVI

Ø  Escreva, no caderno, o que você faria se governasse o mundo.

Ø  Faça um lindo desenho sobre a história.

Dia 09 de outubro de 2020 – sexta-feira

Ø  Assista a história: “O QUE É UMA CRIANÇA? - contação de história por Fafá conta.”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=csCw0CPb6Kw

Ø  Agora eu quero que você escreva como é ser criança, pode ser uma frase ou um pequeno relato. Podes pedir para um familiar te ajudar a escrever.

Ø  Agora, brinque muito, daquilo que você mais gosta.  Divirta-se e aproveite muito!

Feliz dia das crianças!

ANEXOS:

Aula de Arte

                               Arte/Profª Sabrina Krauss

 # Dia 28 de setembro de 2020 – Segunda-feira

Os Girassóis de Van Gogh

Os Doze girassóis numa jarra , Vincent Van Gogh, 1888.

Olá, turminha!

Hoje vamos aproveitar e celebrar a primavera conhecendo uma coleção de obras de arte bem famosa e reconhecida em todo o mundo! 

São alguns quadros em que o pintor holandês Vincent Van Gogh pintou uma flor chamada girassol. 

Assista os vídeos:

https://youtu.be/no02waxDYVU

HISTÓRIA DE VAN GOGH l HISTÓRIAS INFANTIS l VAN GOGH PARA CRIANÇAS l QUARENTENA l VÍDEO ÁUDIO

https://youtu.be/21l61sTY_CE

Van Gogh! Uma breve biografia e vídeo em 3D para crianças.

https://youtu.be/eGw6PS_VJKQ

OS GIRASSÓIS DE VAN GOGH



Por hoje é só. Na próxima semana retomamos!

Abraço alegre,

Profe Sabrina.

# Dia 05 de outubro de 2020 – Segunda-feira

Os Girassóis de Van Gogh

Oi, gente linda!

Saudades de vocês!

Lembram da obra em que Van Gogh pintou os girassóis?

Pois é, ele escolheu essa flor porque era a paisagem que ele tinha no seu entorno. 

Assim como na atividade do outro dia, escolhe uma flor ou uma planta florida na paisagem da tua casa, da tua rua ou se não tiver flores plantadas no pátio, podes criar, imaginar. Usa teus lápis de cor, tuas canetinhas, teu giz de cera (adoro desenhos pintados com giz de cera!) ou tinta, o material que tiveres em casa. Pinta flores inspiradas nos girassóis do Van Gogh.  Depois, busca um espaço na tua casa para expor, faz uma foto e envia para o grupo da turma.

https://youtu.be/eOSSg1donzs

Este vídeo, além de lindo é bem inspirador!

Bom divertimento! Viva a criatividade!

Abraço alegre,

Profe. Sabrina.

 

______________

 

2º Ano/Profª Jaque

Atividades não presenciais

De 14 a 25 de setembro de 2020.

Olá!

Seguem as atividades dos próximos dias.

Não esqueça de usar o tempo livre para aperfeiçoar sua leitura e também para estudar  aquilo que você tem dificuldade, para quando retornarmos você estar craque!

Fique bem. Um grande beijo e um abraço bem apertado cheinho de saudades.

 

Dia 14 de setembro de 2020 - segunda-feira

Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan                                 

Arte – Profª Sabrina Krauss

ATIVIDADES REFERENTES AO DIA 07 DE SETEMBRO (FERIADO NACIONAL)

Dia 15 de setembro de 2020 - terça-feira

Como sabemos, dia 20 de setembro comemoramos o dia do gaúcho. Então, estamos na Semana Farroupilha e, durante esta semana iremos trabalhar um pouquinho sobre esse assunto.

 

        Assista aos vídeos abaixo:

      “Cecília e a Guerra dos Farrapos - filme pedagógico – 2010”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=j8SB3eaPPao

      “12 Semana Farroupilha”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bVf6VwRVht8

 

        Leia o texto abaixo ou peça para alguém ler para você:

 

 

        Agora vamos realizar as atividades abaixo, com bastante capricho!

 


Dia 16 de setembro de 2020 - quarta-feira

 

        Assista ao vídeo: “A ORIGEM DO GAÚCHO - CANAL INFANTIL”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=j4AaoQiUfDA


        Leia:



        Faça as atividades abaixo, caprichando na letra:




        Junte as peças iguais para formar palavras, depois cria uma frase para cada palavra. Quero ver frases bem criativas!



Dia 17 de setembro de 2020 - quinta-feira

Nosso Estado, o Rio Grande do Sul, é muito rico em cultura e o nosso povo ainda cultiva muitas tradições.

Temos muitas lendas, muitas histórias, muitos símbolos que representam nosso Estado, além de danças tradicionalistas.

 

        Assista aos vídeos abaixo com um pouco das nossas tradições e depois faça as atividades:

      “02 O Que É Tradição”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Civq_6s2-dw

      “Símbolos Oficiais do RS - Linha Campeira #10”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Mmz6XUrjLgc

      “Lendas da Região Sul”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EnKzrQxv2b8

      “Danças populares do sul”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gbwyUynbD0Y

 

        Depois de assistir os vídeos, realiza as atividades abaixo. Capricha!



        Depois de ter feito a atividade acima bem caprichada, escolha 5 palavras e cria uma frase para cada palavra.

 

 

 

Dia 18 de setembro de 2020 - sexta-feira

 

        Assista ao vídeo:

      “ESPECIAL 20 DE SETEMBRO Traje Gaúcho”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TkjCNiC9S5c

 

Vamos fazer uma roda de chimarrão, cada um na sua casa: vista-se com a roupa típica gaúcha, caso você tenha, convide seus familiares para um chimarrão, faça uma pipoca e coloque uma música gaúcha. Não esqueça de fotografar ou fazer um vídeo e coloque no grupo para que todos os colegas possam ver.

A foto abaixo é da nossa visita ao Parque de Rodeios, em setembro do ano passado, durante a semana Farroupilha. Só para relembrar um dos nossos momentos!



Dia 21 de setembro de 2020 - segunda-feira

Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

ATIVIDADE: DESAFIO DO VIRA GARRAFA


MATERIAL: Uma garrafa PET de 500ml.

DESCRIÇÃO: Gire a garrafa no ar e faça com que ela aterrisse perfeitamente em pé.

Para tornar esta atividade mais dinâmica, cada vez que tu errar e a garrafa não cair de pé, você terá que fazer 5 polichinelos.

ATIVIDADE LIVRE

Hoje podes praticar tua atividade física preferida. (Exemplo: brincadeiras com bola, futebol, amarelinha, corrida, dança, taco, jogos de tabuleiro, ...).

Use sua criatividade!!!

Onde o objetivo é se movimentar e se divertir!!!

Só não esqueça de registrar este momento e enviar no grupo, (pode ser foto ou vídeo).

                                                                                                                                                                                        Arte – Profª Sabrina Krauss (em anexo).

 

 Dia 22 de setembro de 2020 - terça-feira

 

        Ouça a história:

      “A árvore generosa - Varal de Histórias”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wKkfEIMGsSQ

Você sabia que no dia 21 de setembro comemoramos o Dia da árvore?

As árvores são essenciais para a nossa vida.

Observe:





 

Você sabia que hoje, 22 de setembro também, iniciamos a Primavera. A Primavera é estação do ano onde florescem as flores.

      Assista ao vídeo com a música: “PRIMAVERA | A primavera chegou | Estações do Ano | Canções para crianças em Português”, disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=mlKz4LwJrCE

 

        E a atividade para o dia de hoje é a seguinte:

Você deve plantar uma flor ou uma árvore. Também pode plantar sementes de girassol, em homenagem ao dia da árvore e início da Primavera.

 

 

Dia 23 de setembro de 2020 - quarta-feira

 

        Leia a história “A árvore generosa”, disponível para leitura em: https://pt.slideshare.net/fatimalares/apresentao-rvore-generosa

 




 



 


 

Dia 24 de setembro de 2020 - quinta-feira

 

        Observe no seu pátio e no entorno da sua residência quais os tipos de árvores e flores existentes. Conte quantas árvores e flores há de cada e faça um gráfico com o nome de cada árvore e de cada flor e a quantidade que há de cada uma.

        Observe o exemplo abaixo para poder fazer o seu gráfico:

 



 

        Agora relembre a história “A Árvore Generosa” e realize a atividade abaixo:

 




 

 

Dia 25 de setembro de 2020 - sexta-feira


 



 

        Faça uma árvore, em uma folha de ofício e decore ela utilizando elementos da natureza como folhas secas, flores, gramas, pedrinhas. Use a sua criatividade e imaginação.

        Olha só, aqui tem algumas ideias! Depois vou querer ver a sua!


 


        Faça um pequeno texto em seu caderno, contando o que você aprendeu com a história “A árvore generosa”.

 _________


 

 

 


2º Ano/Profª Jaque

Atividades não presenciais

De 31 de agosto a 11 de setembro de 2020.

Olá!

Seguem as atividades dos próximos dias.

Não esqueça de usar o tempo livre para aperfeiçoar sua leitura e também para estudar  aquilo que você tem dificuldade, para quando retornarmos você estar craque!

Fique bem. Um grande beijo e um abraço bem apertado cheinho de saudades.

 

Dia 31 de agosto de 2020 - segunda-feira

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

ATIVIDADE: JOGO DO DADO

 

MATERIAL: 1 Dado ou pedacinhos de papel numerados de 1 a 6.

DESCRIÇÃO: Jogue o dado e faça uma postura do yoga da coluna correspondente ao número que caiu.

 

                                                                     

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss 

                                                 Atividades não presenciais de Arte 

                             Dia  31 de agosto de 2020.

Oi Turminha!

Coisa bem boa podermos estar aqui, mais uma semana, alegres e com saúde!

Continuamos firmes e fortes nas nossas atividades remotas: vocês aí, com todo apoio e o carinho da família e nós profes aqui, com disposição e disponibilidade para auxiliar vocês no que for possível!

Nossa atividade dessa semana, como todas as outras, é especialíssima!

Vamos assistir, ouvir, conhecer e prestigiar uma Orquestra. Uma orquestra formada por jovens baianos apresentando uma peça musical tradicional brasileira, a canção Tico-Tico no Fubá, composta por Zequina de Abreu, a mais de 100 anos!

Aumenta o som e aproveita cada momento!

Orquestra Juvenil da Bahia – Abreu (arr. Jamberê) Tico-Tico no Fubá

https://youtu.be/gQWZ5wZTVeo

https://youtu.be/SFRR3wdmDqE

A história da música Tico-Tico no Fubá:  https://youtu.be/m292M00z8yA

 

Dia 1º de Setembro de 2020 - terça-feira

·         Assista ao vídeo abaixo:

“Os Três desejos | Conto de Casa - Contação de História Infantil”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7ew6fspfxrI

Se você pudesse ter três desejos seus realizados, quais seriam? Faça um desenho, no caderno, sobre eles e depois escreva uma frase para cada desejo.

Dia 02 de setembro de 2020 - quarta-feira

Como sabemos, dia 07 de setembro comemoramos o dia da Independência do Brasil, ou seja, foi o dia que o nosso país, o Brasil, deixou de pertencer ao país de Portugal. Então, essa semana, aprenderemos um pouquinho sobre a história do Brasil.

Nossa atividade para o dia de hoje é assistir aos seguintes vídeos, para relembrar e aprender um pouco mais:

Ø  “Descobrimento do Brasil”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YLVQwErAd44

Ø  “Descobrimento do Brasil - Crianças Inteligentes”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=70SpiXqFbAk

Ø  “História: Descobrimento do Brasil - Educação Infantil”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tagfOKDOnpw

Ø  “Quintal da Cultura - Terra à Vista”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PhD9SqTBxqE

 

·         Você sabe as cores da bandeira do Brasil?

Pinte, a bandeira abaixo, corretamente e com tinta têmpera.

Observação: A imagem está em anexo.

 


Dia 03 de setembro de 2020 - quinta-feira

·         Assista aos vídeos abaixo:

Ø  “Independência do Brasil - 7 de setembro - Animação infantil - Educação infantil”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kGrj_y8SpSw

Ø  “Quintal da Cultura - Momento Histórico: Independência do Brasil - 10/05/12”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F9QG5ops7bg

Ø  “Dom Pedro I | Semana do Brasil: 4º Episódio”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fBseFCrhHws

Ø  “Quintal da Cultura - Semana da Pátria - 03/09/12”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WcV9iHht_y8

 

·         Escreva, no mapa do Brasil, abaixo, o que você quer de bom para o futuro do nosso país.

BRASIL

 

 


 


Dia 04 de setembro de 2020- sexta-feira

·         Assista aos vídeos:

Ø  “Quintal da Cultura - Jogo da Independência - 07/09/12”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_-9QLKAgiWM

Ø  “Recicla Kids em : Independência ou Morte”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LUjXnfzjKVw

 

·         Faça um chapéu e uma espada de Dom Pedro, como a foto abaixo e divirta-se brincando muito.

 

 

Dia 07 de setembro de 2020 - segunda-feira

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

ATIVIDADE: TRANSPORTANDO ENTRE OS JOELHOS

                                

DESCRIÇÃO:

A criança deverá transportar objetos de um ponto ao outro.

Use o material que quiser (bolas, bolinha de papel, bexiga, ursinhos, ...)

Deixe todos os objetos escolhidos em um cômodo da casa e diga para a criança que ela deverá usar somente os joelhos para trazer todos os objetos que estão nesse cômodo, até outro local, que deverá ser combinado anteriormente.

O importante é lembrar que ela não pode usar as mãos, somente com os joelhos, e caso o objeto caia pelo caminho, deverá pegar novamente utilizando os joelhos e continuar sua tarefa.

                                                                                                                                                                                              

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss  

Atividade de ARTE – Dia 07 setembro de 2020.

Queridas e queridos,

Feliz por mais essa semana juntos! Juntos no coração, nas mensagens, nas atividades, mas cada um protegido na sua casa, né?

Estou com muita vontade se saber o que vocês acharam sobre a Orquestra Juvenil da Bahia!

Mesmo que seja um estilo de música muito diferente ao que tu e tua família estejam habituados a ouvir, saibas que é muito importante conhecer e respeitar diferentes formas de manifestações artísticas e culturais.

Mas não é só lá na Bahia que tem jovens fazendo cultura, música boa e transformadora. A atividade de hoje será também um momento cultural: vamos assistir uma galerinha alí de Porto Alegre – RS, de uma escola pública que participam de um projeto musical revolucionário nas vidas dessas crianças e da comunidade escolar.

Prepara-te para te emocionar e vibrar com a Orquestra Villa-Lobos e o Espetáculo Paz & Amor:

 https://youtu.be/FQ6D3DRVft4 

Para ti e tua família saberem um pouco sobre esse Projeto, Orquestra Villa-Lobos – Trechos do documentário: https://youtu.be/4zgf2N5yzhA

Espero que tenham aprendido e desfrutado desses momentos. Até a próxima semana!

Abraço ALEGRE,

                                    Profe. Sabrina. 

Dia 08 de setembro de 2020 - terça-feira

Ouça o Hino Nacional brasileiro, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z7pFwsX6UVc

Segue a letra para você cantar junto:

Hino Nacional Brasileiro


Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante
E o Sol da liberdade, em raios fúlgidos
Brilhou no céu da pátria nesse instante

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte
Em teu seio, ó liberdade
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce
Se em teu formoso céu, risonho e límpido
A imagem do Cruzeiro resplandece

Gigante pela própria natureza
És belo, és forte, impávido colosso
E o teu futuro espelha essa grandeza

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada
Brasil!

Deitado eternamente em berço esplêndido
Ao som do mar e à luz do céu profundo
Fulguras, ó Brasil, florão da América
Iluminado ao Sol do Novo Mundo!

Do que a terra, mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores
Nossos bosques têm mais vida
Nossa vida no teu seio mais amores

Ó Pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado
E diga o verde-louro dessa flâmula
Paz no futuro e glória no passado

Mas, se ergues da justiça a clava forte
Verás que um filho teu não foge à luta
Nem teme, quem te adora, a própria morte

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada
Brasil!

·         Escolha 5 estrofes do hino e ilustre cada uma das estrofes escolhidas.


Dia 09 de setembro de 2020 - quarta-feira

 

·         Escolha 5 palavras do quadro acima e faça uma frase para cada palavra.


Dia 10 de setembro de 2020 - quinta-feira

 

Dia 11 de setembro de 2020 - sexta-feira

 

Dia livre para você brincar com corda e bola. Aproveite muito. Não esqueça de fotografar.

                              

ANEXO:

__________________


2º Ano/Profª Jaque

Atividades não presenciais

       Do dia 17 a 28 de agosto de 2020

Olá!

Seguem as atividades dos próximos dias.

Não esqueça de usar o tempo livre para aperfeiçoar sua leitura e também para estudar  aquilo que você tem dificuldade, para quando retornarmos você estar craque!

Fique bem. Um grande beijo e um abraço bem apertado cheinho de saudades.

 

Dia 17 de agosto de 2020 - segunda-feira

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Atividade: PRENDA AS TAMPINHAS

*Materiais necessários:

·      5 tampinhas

·      5 copos plásticos

 

*Descrição:

Convide alguém da sua casa para se divertir!!!

Fiquem a uma distância de mais ou menos 2 metros um do outro;

Um jogador ficará com as tampinhas e o outro com os copos virados de cabeça para baixo;

O objetivo é lançar tampinhas deslizando pelo chão e o outro jogador deverá com o copo prender a tampinha para fazer ponto!!!

                

                          Arte - Profª Sabrina Krauss

Dia 17 de agosto de 2020 – Segunda-feira

Querida e querido estudante e sua linda, companheira e dedicada família, olá! 

A construção da subjetividade infantil (quando a criança gera suas possibilidades e sua interação com o mundo, reconhece suas qualidades pessoais, vive e experimenta suas atitudes, constrói seus valores, etc.), se dá a partir de diferentes vivências. As Artes têm um papel fundamental nessa interação (tornar-se inteiro). À escola cabe apresentar ao estudante diferentes manifestações artísticas, para que ele tenha diversas referências. 

Então, continuando nossas atividades remotas, já que fomos ao teatro, já interagimos com música, artes visuais, literatura, já estamos preparados para desfrutar de outra experiência incrível: uma exposição virtual!

Tenho a honra de apresentar a artista ilustradora Monika Papescu!

Vamos visitar sua Exposição online: Artes Visuais e Papos Abissais!

Fica bem atento às explicações e todas os formatos artísticos apresentados pela Monika!

Confira em: https://www.papoabissal.com.br

Vamos prestigiar as ações culturais da nossa cidade!

 

 


Dia 18 de agosto de 2020 – terça-feira

*Atividades de consolidação dos conteúdos já estudados.




 



 

Dia 19 de agosto de 2020 - quarta-feira

 

·         Assista aos vídeos:

 

Ø  “CONHEÇA E SE ENCANTE COM NOSSO RICO FOLCLORE BRASILEIRO [Prof. Alda]”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Yq0u4e3Er5k

Ø  “Quintal da Cultura -O que é Folclore?”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fslWQYxwyyE

Ø  “FOLCLORE BRASILEIRO”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U_wy0tAclWI

 

·         Leia, ou peça para alguém ler para você:

Dia do Folclore é celebrado anualmente em 22 de agosto, mas o que é o FOLCLORE?

Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.

O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms, que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”). Assim, folclore ganha o significado literal de “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.

O folclore brasileiro é muito rico, seja pelas tradições populares, rituais, música, remédios, comidas típicas, festividades, lendas e etc, que são a base da cultura do povo brasileiro.

O Saci-Pererê, o Curupira, o Boitatá, o Boto Cor de Rosa, a Mula-Sem-Cabeça, e muitos outros personagens, por exemplo, tornam o folclore do Brasil único!

 

 

·         Pesquisa e escreva no caderno, os itens abaixo, relacionado ao folclore brasileiro:

 

*Lendas e mitos:

*Trava-línguas:

*Parlendas:

*Festas populares :

*Músicas e danças :

*Cantigas de roda :

*Superstições:

*Brincadeiras:

 

Dia 20 de agosto de 2020 - quinta-feira

 

·         Assista aos vídeos:

Ø  "Lili e o Folclore". História com personagens do folclore, por Jussara no avental, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=J8XzlLJ4Pfs

Ø  “Jornal do Quintal: Especial Folclore”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZddNECOH8Nw

·         Escolha a lenda que você mais gostou do folclore brasileiro e faça uma história em quadrinhos. Pode fazer no caderno ou fazer em uma folha de ofício e colar no caderno.

 

 

Dia 21 de agosto de 2020 - sexta-feira

·         Assista aos vídeos:

Ø  “Coletânea da Turma do Folclore (Músicas): +52 Minutos - Vídeo Infantil Oficial”, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=x__DLXgqm90

Ø  “BRINCADEIRAS DO FOLCLORE BRASILEIRO”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nv-ZXzaH6_k

 

·         Escolha algumas brincadeiras do nosso folclore e brinque com sua família. Não esqueça de fotografar.

 

 

Dia 24 de agosto de 2020 - segunda-feira

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan                                    

Atividade: GOL A GOL COM PETELECOS

 

*Materiais necessários:

·         -Tampinhas.

·         -Algum item que possa ser o gol (pode ser uma fita crepe ou até mesmo duas pedrinhas).

 

*Descrição:

Jogadores distantes 2 metros entre si;

Tentar fazer o gol no seu adversário dando um “peteleco” na tampinha. Como se estivesse cobrando um pênalti.

 

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss 

Dia 24 de agosto de 2020 – Segunda-feira

Olá, queridas e queridos!

Gostaram da visita que fizemos a  Exposição online: Artes Visuais e Papos Abissais! Da Artista Monica Papescu?

Ouça o recadinho que a Monika deixou prá ti lá no grupo do WhatsApp da turma.

Pois hoje, nossa atividade é gravar um vídeo, escrever um bilhete ou fazer um desenho para a Artista, dizendo o que tu mais achaste legal e interessante na exposição. Envia tua atividade no prazo combinado anteriormente com a professora e concorre ao sorteio do recém lançado livro Óculos de Princesa, ilustrado pela Mônica.

 

Um super abraço alegre,

Profe. Sabrina.

  

Dia 25 de agosto de 2020 - terça-feira

*Hoje iremos aprender algo novo: Aumentativo e Diminutivo

·         Assista aos vídeos:

Ø  “Aumentativo e diminutivo contextualizado: História, explicação e atividade”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8y8fPg2cAHM

Ø  “Aumentativo e Diminutivo”, disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=3s0Tdu44jsc

Ø  “A Gramática Cantada - Aumentativo e Diminutivo”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F_fioy9M2xI

 

·         Atividades:

 



 

Dia 26 de agosto de 2020 - quarta-feira

 

Agora que você já sabe adição com transporte, hoje você vai aprender subtração com reagrupamento (pedindo emprestado)

·         Assista aos vídeos abaixo:

Ø  “Subtração com Reagrupamento ( Pedindo Emprestado)”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Asu5YlL53N0

Ø  “MUNDO BITA - SUBTRAÇÃO PARA CRIANÇAS | Mathematicamente com Prof Robson Liers”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z2Mq6G82MpU

Ø  “Subtração com recurso”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QAXGJj0uDyQ

 

·         Observe:



 

 

 

·         Utilize o material dourado que construímos algum tempo atrás para resolver as contas abaixo:

 


 


Dia 27 de agosto de 2020 - quinta-feira

 

·         Atividades

 


 

 


 



 

 

Dia 28 de agosto de 2020 - sexta-feira

·         Ouça as histórias:

Ø  “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cpAGEyaz424

Ø  “Tudo bem ser diferente! - Varal de Histórias”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BHtdIdr9dh0

 

·         Leia ou peça para alguém ler para você:

 

Instituída em 2017, pela Lei nº 13.585, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada entre 21 e 28 de agosto, tem o objetivo de combater o preconceito e a discriminação. As atividades visam o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência já vinha sendo comemorada por entidades e associações desde 1964, quando foi criada, como Semana do Excepcional, homenageando o trabalho das Associações de Pais e Amigos do Excepcionais (Apaes).

A Coordenação de Combate às Opressões do SINASEFE (CCO) ressalta a importância de combater o preconceito contra pessoas com deficiência intelectual e múltipla, no entendimento desta luta como uma das batalhas cotidianas do movimento sindical. “Além dos elementos biomédicos, diversos fatores podem estar relacionados à incidência da deficiência intelectual, inclusive educacionais e sociais, o que reforça a relevância de defendermos essa pauta”, destaca a CCO. Ao longo dos anos, as definições sobre a deficiência intelectual foram se modificando, compreender melhor a questão é fundamental para combater a discriminação. A Deficiência Intelectual caracteriza-se por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades conceituais, sociais e práticas.

 

 

·         Assista aos vídeos:

 

Ø  “Mundo Bita - A Diferença é o Que nos Une”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eLtzvypcurE

Ø  “Pixar Festa nas Nuvens - Reflexão sobre diferença”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pktG7AJRL8k

Ø  “Curta Metragem "Ninguém é Igual a Ninguém"”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cL95t8TiZlc

Ø  “Todo mundo é DIFERENTE! | Freely - Aprender é Mágico”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kwU8TwARtIA

Ø  “Turma da Mônica - Respeito e Tolerância”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sDWQ-QuSXXQ

 

*Faça um pequeno texto contando o que você entendeu sobre os vídeos e histórias que você viu e ouviu.

*Depois faça um lindo desenho sobre seu texto.

 

 _________________





2º Ano/Profª Jaque

      Atividades não presenciais

          Do dia 03 a 14 de agosto de 2020

Olá!

Seguem as atividades dos próximos dias.

Não esqueça de usar o tempo livre para aperfeiçoar sua leitura e também para estudar  aquilo que você tem dificuldade, para quando retornarmos você estar craque!

Fique bem. Um grande beijo e um abraço bem apertado cheinho de saudades.

 

Dia 03 de agosto de 2020 - segunda-feira

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Atividade:

·        BASTÃO QUE CONDUZ

 

 

 

DESCRIÇÃO: utilizando apenas um bastão (cabo de vassoura ou rodo) a criança deverá conduzir uma caixa ou um pote até um ponto da casa e retornar; conforme ela for demonstrando habilidades e facilidade em realizar a tarefa, você irá acrescentar obstáculos pelo caminho; peça que ela leve a caixa em zigue zague e que busque alguns objetos que serão colocados no final do percurso e traga até o local de início da atividade.

 

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss

Olá, quantas saudades!

Lembra o vídeo sobre paisagem sonora que assistimos semana passada?

Hoje, vamos criar um momento de paisagem sonora. Como?

  • Escolha um lugar na tua casa, pode ser dentro de casa, perto da janela, no pátio… 
  • Fica em silêncio por alguns minutos e ouça, com muita atenção, os sons ao teu redor.
  • Fala e descreve o os sons ouvidos. Podes fazer um vídeo desse momento e postar no grupo da turma.
  • Agora, em uma folha de papel, de qualquer tamanho, faz um desenho dos sons que ouvidos enquanto estavas em silêncio, prestando atenção nos sons, e pinta com lápis de cor. 

Exemplo: se moro na zona rural e ouvi um mugido de vaca, passarinhos cantando e um motor barulhento de trator, é isso que vou desenhar; se moro na cidade, ouço muitos carros, buzinas, pessoas conversando, ambulância passando, é isso o que vou desenhar.



                                                                                                
Um abraço alegre

Profe. Sabrina



Dia 04 de agosto de 2020 - terça-feira

 

Na atividade de hoje precisamos da ajuda de algum familiar, pois hoje vamos fazer uma AUTOAVALIAÇÃO.

Nesta autoavaliação você deverá escrever o que aprendeu em cada área de conhecimento, quais as suas maiores dificuldades em estudar em casa, o que você tem mais facilidade, como está sendo este tempo de aprendizagem em casa. Enfim, você dever relatar tudo que está acontecendo em relação a sua aprendizagem. Depois de fazer me mande uma foto. É muito importante para eu saber como você está se saindo. Você pode ir dizendo e alguém escrevendo para você.

·         No segundo domingo de agosto comemoramos o dia dos pais, por isso essa semana vamos falar um pouquinho sobre isso.

·         Assista ao vídeo:

“Tia e Tofu em Português: Dia dos Pais - histórias de crianças”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7lgG7xOMg6k

 

Dia 05 de agosto de 2020 – quarta-feira

 

·         Assista ao vídeo com a história:

“Adivinha o quanto eu te amo - Varal de Histórias”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6BQPEs0-2o0


·         Agora faça as atividades abaixo:

 

 

Dia 06 de agosto de 2020 - quinta-feira

 

·         Assista ao vídeo com a história:

Pê De Pai - AudioBook Infantil/Livro Infantil/História Infantil/Historia Pai/LivroAudio/ContaçãoHist”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o7007oVoRwY

 

·         Atividades:

 

1)      Com base no livro que você acabou de escutar a história, dê o significado destas expressões:


a) Pai casaco:
b) Pai boia:
c) Pai cabide:
d) Pai pequeno:

 

2)       Um pai é mesmo uma pessoa muito especial. Retire do livro cinco tipos de pais que são iguais ao seu:

 

3)       Leia o que se pede e complete corretamente a tabela abaixo:

 

Nome

Número de vogais

Número de consoantes

Número de sílabas

Trovão

 

 

 

Sofá

 

 

 

Despertador

 

 

 

Esconderijo

 

 

 

 

4)      Na sala do 4º ano foi realizado uma pesquisa sobre os diferentes tipos de pai. Observe a tabela:

 

Tipo de Pai

Número de votos

Pai chocolate

15

Pai túnel

12

Pai motor

13

Pai cofre

5

 

a)      Qual pai recebeu mais votos?

b)      Qual pai recebeu menos votos?

c)       Se somarmos o número de votos recebidos pelo Pai chocolate e pelo Pai cofre obteremos qual resultado? Faça o cálculo.

d)       Se somarmos o número de votos recebidos por todos os pais da tabela obteremos qual resultado? Faça o cálculo.

e)      Faça um gráfico seguindo a tabela acima.

 

Dia 07 de agosto de 2020 - sexta-feira

 

Como sabemos, existem vários tipos de pais, assim como várias outras pessoas em nossa vida, que fazem o papel de pai. Tem gente que tem padrasto, outras a mãe tem também o papel de pai, ou o avô, ou o tio faz esse papel na vida da gente. Mas, o que importa mesmo é o amor e respeito que temos por essa pessoa que nos dá amor, nos cria e nos incentiva, como um pai. Afinal, família é quem o coração escolhe.

·         Assista aos vídeos abaixo com as histórias:

“O Livro Da Família - AudioBook Infantil/Livro Infantil/História Infantil/LivroAudio/NarraçãoHistori”

https://www.youtube.com/watch?v=1_J8b_cRGGc

“Meu pai é uma figura - Varal de Histórias”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fDS1BPd-gfI

 

·         Faça um retrato do seu pai, ou de quem faz esse papel em sua vida, em uma folha de oficio, com tinta tempera.

·         Atividades:


 

·         Faça um cartão bem lindo com uma mensagem bem bonita para você dar para o seu pai de dia dos pais, ou dê para alguém que faça esse papel em sua vida.

 

Dia 10 de agosto de 2020 - segunda-feira

 

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Atividade:

 

MOVENDO O LÁPIS

DESCRIÇÃO: organizar duas fileiras de copos plásticos (pode adaptar com o material que tiver em casa como por exemplo: caixas, tijolo...) lado a lado, igual na imagem, onde tenha o “lado A” e o “lado B”; em cima do dos copos do lado A você irá colocar alguns lápis, régua, varetas, bastão ou outro objeto similar; o objetivo é mover todos estes lápis para o lado B, usando apenas um pé; primeiro realize com o pé direito e depois com o pé esquerdo.

 

 

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss

Silêncio para ouvir o coração         

Olá, turma!

Tudo bem por aí?

Hoje, temos mais uma atividade para juntar a família, aprender e passar lindos momentos juntinhos!

A beleza dessa nossa existência está em conhecer e perceber as diferenças que existem entre todas e todos nós. Quanto mais conhecermos, mais desenvolvemos nossa capacidade de respeitar a diversidade de culturas. Então, prontos para uma nova viagem? 

Vamos assistir um curta- metragem de animação chamado Dueña Ubenza:

Direção: Juan Manuel Costa

Origem: Argentina

Tema: Animação

Ano: 2015

Duração: 4 min

Produção: Juan Manuel Costa

Canción: Dueña Ubenza, compositor Chacho Echenique. Canção ficou popular na voz de Mercedes Sosa.


 

Mariana Carrizo - Doña Ubenza - L.y M. Chacho Echenique

https://youtu.be/kEhdZ1xd3Fc

A pastora leva as suas ovelhas até o topo da montanha, procurando por um momento especial. Um momento onde ela percebe um silêncio puro em seu coração!

Vamos tentar perceber o silêncio puro nos nossos corações? Mas como? 

A partir da prática de posturas de yoga, teremos o aumento da consciência corporal.   

Atividade: De uma forma lúdica e  divertida, utiliza teu corpo para imitar animais, elementos da natureza e objetos que existem ao teu redor. 

Abraço Alegre,

Profe. Sabrina.

 

 

Dia 11 de agosto de 2020 - terça-feira

 

·         Vocês sabem o que é isso?

·         Para que serve?

-Esta é a Karina. Ela está ansiosa para o início das aulas.

 

 

-Você fica ansioso com o início das aulas? Por que?

-Lembra o mês em que as aulas começaram esse ano? Qual foi?

 

 

·         Quais os meses estão presentes neste calendário escolar?

 

·         Como vocês encontraram as informações para resolver os problemas? Foi fácil?

 

·         O amigo de Karina nos dá uma informação importante, você descobriu qual é?

 

Como podemos chamar os sábados e domingos?

Como você fez para encontrar o mês mais curto?

 

Assista aos vídeos:

“Você Sabia - História do Calendário #10”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OxkVMDUfgcE

“Ensinando os MESES DO ANO || Vamos Brincar? Quais são os meses do ano? || Meses do ANO para crianças”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nKPV6YcxwSk

“MESES DO ANO - CRIANÇAS INTELIGENTES - JP KIDS”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B1FK5Ztsme0

“Dias da semana para crianças - Quais são os dias da semana? - Segunda-feira, terça-feira, ...”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TKAbwyElk2E

“Dias da Semana | Aprendendo no Mundo de Kaboo | Vídeo Infantil”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=durpdR0SKTk

 

-Em que ano estamos?

-Em que mês estamos?

-Que dia é hoje?

-Que dia da semana é hoje?

-Como podemos conferir se estas informações estão corretas?

-O calendário é um dos instrumentos onde podemos visualizar estas informações e que ele é de grande importância para o nosso dia a dia e para a sociedade.

-Salientamos que os meses não têm a mesma quantidade de dias: meses com 28 (ou 29), 30 e 31 dias.

 

·         Pegue um calendário atual que você tenha em casa e responda as perguntas abaixo:

 

-Quantos meses têm 30 dias e quais são?

-Quantos meses têm 31 dias e quais são?

-Qual mês tem 28(29) dias e qual é?

-Quais são os dias da semana em que temos aula?

-Quais dias não devo ir à escola?

-Em que mês estamos?

-Qual o dia de hoje?

-Qual o dia da semana?

-Que dia foi ontem?

-Que dia será amanhã?

-Qual a importância do calendário no nosso dia a dia?

 

Dia 12 de agosto de 2020 - quarta-feira

 

 


Dia 13 de agosto de 2020 - quinta-feira

 

·         Assista ao vídeo com a história:

“3 PORQUINHOS - histórias contadas por Fafá conta”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rBktfihbSCU

 

·         Na história que ouvimos, cada porquinho tinha um tipo de moradia. E é isso que vamos trabalhar hoje:

 

 

 


 


 


 


 

 


 


Vamos cantar!

 

 


 


 

 

 


Dia 14 de agosto de 2020 - sexta-feira

 

 



2º Ano/Profª Jaque

                                                       Atividades não presenciais

                                            Do dia 27 a 31 de julho de 2020

Olá!

Seguem as atividades dos próximos dias.

Não esqueça de usar o tempo livre para aperfeiçoar sua leitura e também para estudar  aquilo que você tem dificuldade, para quando retornarmos você estar craque!

Fique bem. Um grande beijo e um abraço bem apertado cheinho de saudades.

 

Dia 27 de julho de 2020 - segunda-feira

Þ Educação Física (com vídeo explicativo):

BOLINHA NO COPO:

DESCRIÇÃO: usando copos plásticos ou alguns potes, deixar eles virado para baixo com uma bolinha embaixo de cada um (pode ser pedrinha, bolinha de papel ou tampinha); ao sinal, a criança deverá colocar todas as bolinhas em cima do copo, fazendo isso uma por uma; em seguida, usando apenas a mão direita, ela irá segurar o copo, impulsionar a bolinha para o alto e usando a mesma mão, terá de pegar a bolinha dentro do copo; em seguida, realizar o mesmo procedimento com a mão esquerda.

 

 Arte 

                       Arte / Profª Sabrina

 *Dia 27/07/20 – Segunda-feira

Vamos fazer uma viagem ao mundo da música?

 

Ter contato com a música, durante a infância, é importantíssimo para o desenvolvimento intelectual e afetivo da criança. Por isso, durante o período das atividades remotas, contamos contigo, família, para estimular teu filho e tua filha a ter contato com a música. Cante para ele e para ela canções que cantavam pra ti quando tu eras pequeno. Inventem canções juntos: crianças são ótimas nisso! Chame a atenção da criança para que ouça os sons ao seu redor. Som da panela no fogo, som da água que jorra da torneira, som da vassoura varrendo o chão, som da máquina de lavar, sons dos pássaros, dos latidos do cachorro, etc. 

 Nossa atividade de hoje é assistir e explorar o vídeo a seguir:

Musicalização Infantil - 4 e 5 anos - Paisagem Sonora


https://youtu.be/cMc1KEHfons



Um abraço alegre! 

                                                           Profe. Sabrina


Dia 28 de julho de 2020 - terça-feira

 

Copia, leia e desenha: (Quem optar pode copiar com letra bastão, o importante é ler corretamente.)

a)       

b)
c)
d)

e)

f)

g)

h)

i)
j)

Dia 29 de julho de 2020 - quarta-feira

 ·         Hoje vamos aprender uma matéria nova de matemática!

Assista ao vídeo abaixo:

 Ø  “Adição com reserva”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Zcwy1TFB35w

 Agora construa um jogo que ajudará você a resolver, com mais facilidade, os cálculos:

Crie fichinhas com numerais e na hora de resolver os cálculos você pode utilizá-lo. Observe a imagem:

Agora resolva os cálculos:

 

 

 


 

·         Escolha 5 palavras das atividades acima e cria uma frase para cada palavra que você escolheu.


 

Dia 30 de julho de 2020 - quinta-feira

 

·         Ouça a história:

“A Galinha Que Sabia Ler - por Sandra Aymone - AudioBook Infantil/Historia Infantil/Livro Infantil”, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=KmXQMXLCu7s,

(A história também está disponível em PDF, para quem quiser ler: http://livro.educardpaschoal.org.br/upload/NossosLivros/A-GALINHA-QUE-SABIA-LER.pdf )

 

·         Escreva, no caderno, o que você entendeu e aprendeu com a história.

·         Leia e reflita, discuta com seus familiares:

ü  Você sabe o que é SUSTENTABILIDADE? Sustentabilidade é o conceito-chave se quisermos construir um planeta onde haja qualidade de vida e preservação do meio ambiente. O termo significa a maneira de organizar a sociedade e as pessoas de forma que suas necessidades sejam supridas sem prejuízos ao meio ambiente e às outras espécies de seres vivos.

ü  Fale exemplos de atitudes que causam desperdício ou agridem o planeta.

ü  Precisamos mudar nossas atitudes, assim como Juvenal da história da “Galinha que sabia ler”, mudou de atitude através do conhecimento e salvou o sítio, agora que sabemos sobre sustentabilidade precisamos ensinar aos outros que estão à nossa volta e também praticar.

 

·         Agora, vamos fazer um BOLICHE DA SUSTENTABILIDADE

Vamos derrubar os maus hábitos que atrapalham a sustentabilidade do planeta!

 

Material:

Ø  Garrafas pet 2 lt com tampa, limpas e secas, sem rótulo;

Ø  1 bola;

Ø  Folhas de papel;

Ø  Fita adesiva (“durecão”), pincel atômico, tesoura;

Ø  Figuras da natureza para enfeitar.

 

Objetivo do Jogo: derrubar as garrafas que representam as ações que prejudicam o planeta e sua sustentabilidade.

Desenvolvimento da Atividade:

Você deverá escrever na meia folha (na horizontal) uma palavra (com letras grandes usando o pincel atômico), das que foram escritas nas sugestões no quadro abaixo. Você pode colocar um número para cada palavra, esse número será a quantidade de pontos que você fará ao eliminar a garrafa.

Colar com cola branca a palavra na garrafa e as figuras.

Passar o durex em toda a parte onde estiverem as imagens e a palavra.

 

Sugestão de Palavras para escrever nas garrafas:

Desperdício

Sujar Rios

Lixo

Tecnologias

Desmatamento

Queimadas

Luz Acesa

Compras

Produtos Industrializados

Matança dos Animais

 

 Depois de derrubar as garrafas some quantos pontos você fez!

Quero fotos ou vídeos desta atividade. Coloque em nosso grupo ou me mande no privado!

 

Dia 31 de julho de 2020 - sexta-feira

·         Lê o texto abaixo e depois faz as atividades:

·         Capricha na leitura!

  

Vamos fazer uma galinha de papel! Assista ao vídeo abaixo para aprender:

 

“Como fazer galinha de papel - origami, dobradura de papel fácil e divertido - Brincar Kids Toys”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LyqX22qFywg

 

·         Resolva as adições abaixo:


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mensagem inicial