4º Ano - Novembro


 

 

4º Ano/Profª Adriana

 

Atividades não presenciais

14  a 18 de Dezembro de 2020

Ø  Atividades enviadas via whatsapp:

Dia: 14/12 - SEGUNDA- FEIRA (referente às atividades dos dias de 7 a 11/12)

Dia: 21/12 - SEGUNDA- FEIRA (referente às atividades dos dias de 14 a 18/12)

 

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

Obrigada!

 

Segunda-feira: 14/12

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan


Þ ATIVIDADE:

·                    PESCARIA AO ALVO

Materiais necessários: Um Bastão, barbante com um lápis preso na extremidade e uma garrafa pet como alvo.

Tentar colocar o lápis dentro da garrafa utilizando apenas uma das mãos.


 

Þ Arte (vídeo) – Profª Sabrina Krauss

https://youtu.be/rMh6gRMMqNw


Terça-feira: 15/12

·    Essa semana continuaremos as nossas atividades referentes ao Natal.


Produção textual:

Hoje vamos escrever uma cartinha para o Papai Noel. Logo após, envia uma foto para a profe e depois coloca tua cartinha embaixo do pinheiro que enfeitastes com tua família.

Quarta-feira: 16/12

Arte:

Vamos confeccionar cartões de natal para presentear os nossos familiares. Segue algumas sugestões.... Capricha nos cartões, tenho certeza que quem ganhar irá amar!

 


 


 

 


 


Quinta-feira: 17/12

Arte:

Hoje tu vais criar um enfeite bem bonito para a tua árvore de Natal. Podes escolher algum elemento da natureza, algo que pode ser reaproveitado (tampinhas, cd`s, tecidos, bolinhas ...) e cria junto com os familiares um enfeite para a tua árvore ficar ainda mais linda!






Sexta-feira:18/12

Produção textual:

Hoje vamos fazer uma reflexão!

Relata como te sentistes esse ano, como foi estudar em casa, não estar em contato presencial com os colegas, professores, amigos e até familiares, o que aprendestes com tudo isso, o que começou a dar mais valor, o que percebeu que tem que mudar no mundo, nas relações e nas atitudes das pessoas... conta como foi este ano para ti e o que desejas para o próximo ano, que logo, logo se inicia.

 

 

Olá famílias e alunos!!!


Todos sabemos que este ano não foi nada fácil!

Quero agradecer o carinho, a compreensão e principalmente, a colaboração e apoio que recebi de todos vocês!

Desejo um Natal muito iluminado e que o Papai Noel nos traga de presente muitas bênçãos!!

Agradeço de coração !!!

     Profe Adri


 

 

_________



4º Ano/Profª Adriana

 

Atividades não presenciais

30  de Novembro a 11 de Dezembro de 2020

Ø  Atividades enviadas via whatsapp:

Dia: 30/11 - SEGUNDA- FEIRA (referente às atividades dos dias de 23 a 27/11)

Dia: 07/12 - SEGUNDA- FEIRA (referente às atividades dos dias de 30/11 a 04/12)

Dia: 14/12 - SEGUNDA- FEIRA (referente às atividades dos dias de 07 a 11/12)

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

Obrigada!


Segunda-feira: 30/11

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan


Þ ATIVIDADES:

- Recolhendo tampinhas com o pé

 Descrição: Essa atividade é muito divertida! Basta algumas tampinhas de garrafas pets ou pedrinhas e um ou mais copos ou potes plásticos. Então você terá que apanhar todas as tampinhas e colocar dentro dos copos, mas para isso deverá estar descalço, pois usará somente os pés.

 

 

Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

 

 

Terça-feira: 01/12

·         Nas próximas semanas realizaremos atividades referentes ao Natal!

Português:

Após a leitura do texto, realiza as atividades!




Responde:

1-    Na tua casa, há o costume de montar o Pinheiro de Natal?

2-   Quem participa da montagem do Pinheiro?

3-   O que sentes ao montar o Pinheiro?



Quarta-feira: 02/12

Arte:

Para essa atividade, será necessária a presença de um adulto. Convida um familiar que possa te acompanhar e escolha ou encontre um galho seco para realizar a montagem de uma pequena árvore de Natal. Por que um galho seco? Para que não haja destruição da natureza!

Utilize materiais que tens em casa, bolinhas, tecidos, enfeites de natal antigo... use a criatividade!!

 


Quinta-feira: 03/12

Produção textual:

Após realizar a leitura do texto “ Poesia de Natal” cria uma poesia descrevendo teus sentimentos em montar a árvore de natal da atividade do dia anterior. (Não necessita ter rimas. Se preferir, pode escrever em forma de relato).

 


 

Sexta-feira: 04/12

·         Após a leitura do texto, realiza as atividades!

 

A árvore de Beto

  Ruth Rocha

        Lá na minha rua tem um menino chamado Beto. O Beto é amigo de todo mundo.

        Não é amigo só dos meninos não. Ele é amigo do dono da padaria, seu Júlio... Toda manhã o Beto entrega o pão na nossa rua. É amigo do sapateiro, seu Bertoldo... Ele até está aprendendo a consertar sapatos.  É amigo do seu Nicolau, um velho engraçado, que faz pipocas para a gente. É o Beto quem faz as compras para ele.

        O Beto tinha muita vontade de ter uma árvore de Natal. Era o sonho dele. Uma árvore grande, como a da casa do Caloca. Mas o pai de Beto não podia comprar. Todo ano ele prometia, mas todo ano acontecia alguma coisa e ele nunca podia dar a árvore para Beto.

        Um dia, o Beto teve uma ideia.

        Lá na nossa rua tem um terreno vazio, um terreno baldio. O Beto resolveu plantar uma árvore lá e esperar até que ela crescesse.   Limpou um pedaço do terreno... Arranjou um pouco de adubo com seu Alexandre, o jardineiro... Comprou uma muda pequenininha de pinheiro... E plantou no terreno.

        Todos os dias, o Beto regava a mudinha dele.   Revolvia a terra em volta, tirava os galhos secos. Vigiava para não subir formiga. Cuidava da plantinha como se fosse uma gentinha. E a plantinha foi crescendo, forte e bonita.

        Eu não sei quanto tempo o Beto cuidou daquela planta. Foi muito tempo... Até que a árvore de Beto ficou grande, cheia de galhos, uma beleza! Prontinha para virar árvore de Natal. Na véspera do Natal, o Beto pediu para seu Nicolau ajudar. Ele ia levar a árvore para casa. Seu Nicolau veio, com um serrote e uma lata.

        -- Pra que este serrote, seu Nicolau? – Beto perguntou.

        -- Ué, é pra serrar a árvore, você não quer pôr a árvore na lata, pra levar pra casa?

        -- Ah, mas assim vai matar a árvore!

        --Bem, é assim que todo mundo faz. Serra o tronco da árvore e enterra numa lata.

        -- Ah, mas isso eu não quero.

        -- Minha árvore deu tanto trabalho... Eu gosto muito dela. Não quero matar; Deus me livre...

        -- Bom, a gente pode desenterrar com cuidado, serrar as raízes...

 

1)    Responde:

a-   Qual o título do texto?

b-   Qual era o sonho de Beto?

c-   O que fez ele realizar esse sonho?

d-   Por que Beto não quis que seu Nicolau serrasse a árvore?

e-   Quantos parágrafos tem o texto?

f-   Explique, com suas palavras, o que significa a expressão “ terreno baldio”.

g-   Quais os cuidados que Beto tinha com a mudinha todos os dias?

 

2)   Marca a resposta certa:

·         A finalidade do texto é:

a)    contar uma história.

b)   informar um assunto.

c)    convernser sobre algo.

d)   emocionar o leitor.

 

·         Por que Beto queria ter uma árvore forte e bonita?

a)    Para ocupar o terreno baldio que havia na rua.

b)   Para que seu Alexandre pudesse cuidar dela, pois ele era jardineiro.

c)    Para transformá-la em uma Árvore de Natal.

d)   Para que seu Nicolau a pusesse em uma lata.

 

·         O que Beto fez para realizar seu sonho?

a)     Comprou uma mudinha de pinheiro e plantou em um terreno baldio.

b)   Pediu ao seu pai uma árvore de Natal.

c)    Pediu ao Carlinhos a árvore de Natal da casa dele.

 

 

Escreva na cruzadinha o nome dos enfeites que Beto colocou na árvore dele!


 

 

 

                                                Bom final de semana!!!

 

 

Atividades não presenciais

07 a 11 de Dezembro de 2020

Segunda-feira: 07/12

 

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan


Þ ATIVIDADES:

·      PEGA RÁPIDO

DESCRIÇÃO: Para essa brincadeira será preciso duas pessoas, uma irá segurar uma bolinha em cada mão (pode usar bolinhas de papel); a outra pessoa deverá ficar sentada no chão a uma pequena distância de frente para a outra pessoa; então quem está segurando as bolinhas irá soltar uma delas e quem está sentada deverá apanhá-la antes que ela caia no chão.

 

Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

 

Terça-feira: 08/12

Feriado Municipal: Dia da Padroeira do Município


Quarta-feira: 09/12

História:

Pesquisa na internet sobre os símbolos de Natal, quais são e seus significados.

 

 

 

 

Quinta-feira: 10/12

Português:

Após encontrar as palavras do Caça palavras, cria uma frase bem criativa com cada uma delas.

(Anjo, sino, bengala, árvore, guirlanda, estrela, vela, papai Noel, vela, bola)

 




Sexta-feira: 11/12

Religião:

Escolha palavras e sentimentos que representam o Natal e completa.

 



Bom final de Semana!!!

 


 ANEXO:


                                                   Arte/Profª Sabrina Krauss

                                              Atividades não presenciais

 

# Dia 30 de novembro – Segunda-feira

Em clima de Natal!

 

Olá, gente querida!

 

Chegando aquela época do ano que a gente gosta de decorar a casa com enfeites natalinos. Por isso, hoje vamos aprender a confeccionar uma estrela que servirá para enfeitar a árvore de natal, as janelas da casa ou até mesmo presentear os amigos, que tal?

Presta atenção nos vídeos e mãos à obra!

 

Materiais que tu vais precisar para o projeto:

  • Barbante, lã ou linhas de bordar - das cores que preferir;
  • Bandeja de isopor;
  • Cola branca;
  • Tesoura sem ponta;
  • Palitos de madeira ou alfinetes;
  • Um pouco de água para diluir a cola e 
  • Molde de estrela.

 

Como fazer:

  • Recorte o molde da estrela;
  • Prende a estrela com os palitos ou os alfinetes na bandeja de isopor (base);
  • Dilui a cola branca num pouquinho de água dentro de um potinho qualquer;
  • Pega o barbante e mergulha na cola diluída;
  • Agora é só preencher os espaços da estrela, enrolando o barbante nos palitos;
  • Faças várias camadas;
  • Deixa secar e só depois retire os palitos;
  • Agora é só colocar um fiozinho para pendurar tua estrela!

 

Assiste o passo-a-passo no vídeo:

ESTRELA DE NATAL DE BARBANTE | ENFEITES DE NATAL 

https://youtu.be/MPQlQmiJgNc

 

E o recadinho da profe:

https://photos.app.goo.gl/9JkiVaoK3SySmy6d8

 

Não te esquece de mandar a foto da estrela!

Abraço alegre, 

Prof. Sabrina.

# Dia 07 de dezembro – Segunda-feira


Cantar a alegria do Natal!

Oi, Gente linda!

 

Sabe que se a gente estivesse em aulas presenciais, estaríamos nos preparando para as celebrações de Natal na escola, né? Sempre ensaiamos muitas canções, teatro, poesia… Tudo para presentear nossas famílias que felizes vêm nos prestigiar durante as apresentações! Vamos acabar o ano letivo cada um na sua casa, nem por isso deixaremos de cantar e nos alegrar com canções que falam de bondade, paz, solidariedade e amor!

Por isso, a atividade de hoje será assistir o lindo clipe de um coral infantil e depois gravar um pequeno vídeo ou áudio cantando sua canção favorita de Natal! Combinado? 

É Natal | Coral LAF Kids https://youtu.be/-SUKdSTggxQ

 



Vou esperar alegremente pelos vídeos de vocês!

Um super beijo,

Profe.Sabrina.


____________________


4º Ano/Profª Adriana

 

Atividades não presenciais

16 a 27 de Novembro de 2020

Ø  Atividades enviadas via whatsapp:

Dia: 23/11 - SEGUNDA- FEIRA (referente às atividades dos dias de 16 a 20/11

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

Obrigada!


Segunda-feira: 16/11

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan


Þ ATIVIDADES:

- Alongamento.

- Alfabeto Corporal

DESCRIÇÃO: Você deverá representar o seu nome, usando as diferentes formas do corpo para demonstrar as letras que fazem parte dele. De acordo com o “alfabeto corporal” na imagem abaixo, você deve realizar cada movimento, conforme as letras que possuem em seu nome e registrar em fotos. Depois podemos unir essas fotos e ver toda a sequência do seu nome, registrado em movimentos corporais.


https://www.blogger.com/img/transparent.gif

Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

Terça-feira: 17/11

·         Hoje vamos aprender um pouquinho sobre a Boneca Abayomi.  

·         Vamos assistir a contação de história?

Parte 1 - https://www.youtube.com/watch?v=840YHprHHl8

Parte 2- https://www.youtube.com/watch?v=oIEYkzO0geo


https://www.blogger.com/img/transparent.gif

 

·         Vamos confeccionar a boneca Abayomi? Podes utilizar restos de tecidos ou papel crepom como nas ilustrações.

  










Leitura deleite

Qual a origem da boneca Abayomi?

A palavra abayomi tem origem iorubá, e costuma ser uma boneca negra, significado aquele que traz felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso). ... Não se deve confundir com Abaiomi, também iorubá, de significado diverso.


Quarta-feira: 18/11

Produção Textual:

Cria uma poesia bem criativa com o tema: Abayomi A poesia deve ter no mínimo 3 estrofes, pode conter rimas).

Leitura deleite

“A História da Abayomi”


A história que vou contar

É uma história de outro lugar!

Ela vem lá de longe

Do outro lado do mar!

 

Da África, o continente,

Veio um bocado de gente!

Gente sequestrada… Gente violentada!

Gente que era como a gente!

 

Veio homem, velho, criança.

Veio mulher, bebê e menina.

Vieram tudo chorando…

Deixaram prá trás toda uma vida!

 

Foram obrigados a

Entrar num navio

E lá sofreram de tudo.

Era morte em vida:

Solidão, fome, tristeza…

Durante meses a fio!

 

Mas do Iorubá trouxeram o encontro.

Encontro de eterno viver!

Viver da tristeza o precioso…

Precioso encontro de ser!

 

Abay… (encontro)

Omi… (precioso)

E assim se passaram os dias.

Dias de eterna agonia…

Dias de sobre-viver!

 

O que outrora era amuleto de proteção,

Agora era proteção pra viver.

Viver a mínima emoção,

De encontrar-se em ser!

 

Ser negra, mulher, menina…

Ser homem, rei… Sem sua vida.

Vida ceifada, roubada, perdida…

Escravizada… Trancada… Vendida!

 

Crianças chorando…

Mulheres gritando…

Homens em agonia…

Encontro Precioso…

Lembranças de uma vida perdida!

 

No rumo para a escravidão,

Somente um pano lhe pertencia.

Esse único bem faria

O Abayomi de uma vida!

 

Rasgando suas vestes então,

Pedindo saúde e prosperidade,

Mulheres alegravam crianças,

Num encontro de preciosidades!

 

Histórias eram contadas…

Esperanças sendo renovadas…

A coragem de todo um povo

Aos poucos ia sendo gravada.

 

Mostrar o melhor de mim,

Exibe a nobreza do ser.

Ao dar a uma pessoa querida

O que de melhor tenho a oferecer.

 

Bonecas feitas de carinho, amor e consolo.

Criavam o encontro precioso.

Feitas de nó, coragem e esperança…

De bonecas de pano passam a guardador de lembranças.

 

E assim vou terminando.

Certa de que alcancei meu intento:

Tornar esse momento caloroso

Num daqueles “Encontro Precioso”.

 

 

Fonte: https://www.sinprodf.org.br/historia-da-abayomi-poema-da-professora-dharacris/



Quinta-feira: 19/11

·         Realiza a leitura do poema e depois responde no teu caderno:



                       1- Segundo tua opinião:

a) Por que a personagem diz ser “Protagonista da dor, sofrimento e progresso”?

b) Uma sociedade onde ainda é preciso ter um dia especial para reverenciar a “Consciência Negra” é uma sociedade consciente?

c) Você já presenciou ou sofreu algum tipo de discriminação por causa da cor de sua pele? Como reagiu? Como reagiria hoje?

2- Encontre no dicionário ou pesquisa na internet, os significados das palavras abaixo e registre em teu caderno.

a) Versátil            b) Protagonista →        c) Rebuscado      d) Segregado

3- O poema descreve uma personagem:

(   ) Que tem vergonha de ser negra.

(   ) Que se aceita do jeito que é.

(   ) Que gostaria de ser diferente.


Sexta-feira: 20/11

·         Atenção:

Hoje vamos conhecer um pouquinho mais sobre a influência da cultura africana para o Brasil, para isso assista os vídeos abaixo e depois realiza a atividade abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=2odST57MmH4

https://www.youtube.com/watch?v=xykDHAHZzXE

·         Leia com atenção:

A influência da cultura africana para o Brasil

         Vindos para o Brasil em grandes navios chamados navios negreiros, os povos africanos aqui tornaram-se escravos. Além de muito trabalhar, diversos ensinamentos nos deixaram, enriquecendo a nossa cultura com a influência da cultura africana.

         Muitas comidas, palavras que falamos, artesanatos, religião, músicas, danças, lutas como a copeira, por exemplo, entre outras tantas coisas, são frutos da cultura dos povos africanos. Coisas estas que já estão enraizadas em nosso cotidiano. Você sabia?

         Vamos pesquisar mais sobre a influência da cultura africana na cultura brasileira? Escolha uma temática (culinária, artesanato, religião, danças, vocabulário) e pesquisa algumas informações.

  Registra tudo o que descobrir em teu caderno e faça ilustrações que as exemplifique. Tenho certeza que vais gostar e aprender muito!

23 a 27 de Novembro de 2020

Ø  Atividades enviadas via whatsapp:

Dia: 30/11 - SEGUNDA- FEIRA (referente às atividades dos dias de 23 a 27/11

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

Obrigada!

Segunda-feira: 23/11

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ ATIVIDADES:

- Atividade livre (Brincar com algum jogo que você tenha em casa).

- Bilboquê com garrafa pet


DESCRIÇÃO: O Bilboquê é um brinquedo bem conhecido e popular. Para criar basta uma garrafa pet, um barbante e utilizar a própria tampinha da garrafa ou bolinha de papel. Corte a garrafa pet como na imagem e amarre o barbante em sua extremidade e na outra ponta do barbante basta amarrar/fixar a bolinha de papel, tampinha ou outro objeto similar. Para jogar você irá segurar na extremidade da garrafa pet e irá impulsionar a bolinha para o alto e tentar apanhá-la com o seu bilboquê.

 

Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss



Terça-feira: 24/11

História:

Realiza uma pesquisa na internet ou com familiares, sobre as brincadeiras africanas. Após relata os nomes das brincadeiras que descobristes e descreva uma delas. Claro, depois vamos brincar!!!! Quero ver as fotos das brincadeiras que conseguistes fazer com teus irmãos, amigos ou familiares!

 

Quarta-feira: 25/11

Português:

Vamos ouvir a história “O Cabelo de Lelê” e após realiza a ficha de leitura no teu caderno:

https://www.youtube.com/watch?v=_FRS63MaBhc


                                        

Ficha de leitura


- Nome da história:

- Autor:

- Ilustrador:

- Personagem principal:

- Assunto do texto:

- Mensagem do texto:

- Escreve a tua opinião sobre a mensagem do texto:

- Como era o cabelo de Lelê?

- O que a menina queria saber?

- Como a menina descobriu que, em cada cachinho do seu cabelo, tinha um pedaço da sua história?

- O que fez a personagem mudar de opinião sobre seu cabelo?

- E tu, gostas do teu cabelo? Por quê?

- Quais as diferenças podemos encontrar nas pessoas?

- Que outro final daria a história?

* Ilustra o que mais gostastes na história:

* Observa a imagem e cria uma frase bem criativa!

Quinta-feira: 26/11


Olá pessoal, hoje faremos uma visita virtual a 35º Feira do Livro de Osório que tem como tema "Jovem, Literatura e Arte: entrelaçando caminhos de vida", neste ano considerando a pandemia do coronavírus a edição será on-line, onde toda a programação ocorrerá na página do Facebook da Feira e também na página oficial da Prefeitura de Osório.

A atividade será assistir as “Mágicas Fascinantes” com Bruno Mariotti, que acontecerá às 10h, depois tu terás que fazer um relato ou desenho das mágicas que mais gostou. O link para acesso a essa atividade será enviado no dia.

Sexta-feira: 27/11

 Olá pessoal, hoje faremos mais uma visita virtual a Feira do Livro de Osório.

A atividade será acompanhar a Roda de Leitura que acontecerá às 10h com a participação especial de Rodrigo Munari, depois   tu terás que fazer um relato desse momento, pode ser escrito ou gravar um vídeo. O link para acesso a essa atividade será enviado no dia.



ANEXO


AULA DE ARTE


                                                        Arte/Profª Sabrina Krauss

                                                Atividades não presenciais

 

# Dia 16 de novembro – Segunda-feira

Olá, Turma!

Estamos nos preparando para, na próxima semana, participar das atividades online da 35ª Feira do Livro de Osório! Um evento super importante e bacana do nosso município! Confere o card da feira e fica ligada e ligado para participar! 



Nossa atividade hoje é para entrar no clima dos livros, do emocionante, importante, afetuoso e gentil hábito de ler!

 Assista o curta “Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore.”

 

https://youtu.be/LjkdEvMM5xs

 

Um abraço alegre! Até a próxima atividade! Profe. Sabrina.



# Dia 23 de novembro – Segunda-feira

Semana da Feira do Livro de Osório!


 

Olá, Turma!  Como vocês estão?

 

Essa semana tem um grande e importante evento cultural acontecendo em nossa cidade: 35ª Feira do Livro de Osório!! E o que é mais bacana, totalmente online

Como, dessa vez,  não poderemos assistir contação de histórias juntos, visitar as bancas de livros, conversar com as escritoras e os escritores, assistir palestras, enfim, tudo de maravilhoso que a feira nos proporciona, me inspirei numa atividade bem legal que vai acontecer durante a Feira: “Passarinhando em casa: Atividade pedagógica com observação de aves e Concurso de fotografias de aves de jardim. Equipe: Guilherme Tavares Nunes (Coord.), Júlia Jacoby de Souza, Millena Barreto Hoffmann, Lucas Antônio Morates. UFRGS Litoral.”

Já fizemos várias atividades de observação da natureza, interpretação em desenho, fotografia. Então, pude observar, pelo retorno das atividades, que vocês gostam bastante e conseguem alcançar os objetivos dessas atividades!

Hoje, vamos olhar pela janela ou sair no pátio de casa e escolher um lugar onde sentar e observar os pássaros! Observa com atenção! Conseguiste achar algum pássaro voando, pousado em alguma árvore ou bicando gramíneas pelo chão? 

Agora, faz duas fotos, uma foto desse pássaro cuidando dos detalhes -  tenta aproximar a imagem o máximo possível, sem perder o foco! Como é uma foto autoral, pode usar filtro! A outra é uma selfie observando esse pássaro! 

 


                                Bom trabalho! Abraço alegre, Profe Sabrina. 


 -----------------


4º Ano/Profª Adriana

 

Atividades não presenciais

03 a 13 de Novembro de 2020

Ø  Atividades enviadas via whatsapp:

Dia: 03/11 - TERÇA- FEIRA (referente às atividades dos dias de 26 a 30/10

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

 Obrigada!

 

Segunda-feira:  02/11

Þ Feriado: Dia de Finados

Terça-feira:  03/11

Português

·         Lê o texto com atenção e depois acesse o link para ouvir a história

https://www.youtube.com/watch?v=Z02P19_Fvzo

 

·         Agora que tu já conheces a história responde as questões abaixo:

1-              Porque ainda há discriminação com uma determinada cor de pele?

2-             Tu achas que quem tem a cor de pele negra é diferente de quem tem cor de pele branca? Por quê?

3-             O que podemos fazer para que esse tipo de situação não ocorra?

4-             Qual estrofe da poesia mais te chamou atenção? Por quê?

 

 

Quarta-feira:  04/11

História (Produção textual)



Tu sabes que dia 20/11 é comemorado o Dia da Consciência Negra?

Mas porque comemoramos essa data? É somente nesse dia que devemos respeitar as pessoas, independentes da cor da sua pele? Na tua opinião, as pessoas são tratadas iguais, independentemente da cor da sua pele?

Pesquisa o motivo da comemoração dessa data, registra a tua opinião sobre esses dados e o escreva o que descobristes.

Quinta-feira:  05/11

Matemática:

1-Arma e calcula:


a)    1438 – 504=

b)   326 +197=

c)    79 x9=

d)   28x8=

e)   5747 – 1396=

f)    986 +459=

g)   475x3=

h)   248 x4=

i)     917 x2=

j)    437 x5=

k)   48 x6=

l)     196 x7=

m)  294 :6=

n)    171 :3=


 

2-Escreve como se lê os resultados encontrados nas operações acima.


Sexta-feira:  06/11

Religião:

·         RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

Confecciona um cartaz demonstrando o quanto as diferenças nos enriquecem, que independentemente da cor que temos, somos todos iguais e merecemos respeito.

 

Ciências:

Como sabemos, os negros tiveram grande influência nos nossos costumes, um deles foi a culinária.

Pesquisa na internet ou com familiares, alguns pratos típicos da cultura afro-brasileira e me conta se na tua casa, alguns desses pratos fazem parte do cardápio.

Bom final de semana!

 


Atividades não presenciais

09 a 13 de Novembro de 2020

Ø  Atividades enviadas via whatsapp:

Dia: 09/11 - Segunda- feira (referente às atividades dos dias de 03 a 06/11

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

 Obrigada!


Segunda-feira:  09/11

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ ATIVIDADES:




- Alongamento.

- Leva e traz

DESCRIÇÃO: Você irá precisar de 3 folhas de jornal. Coloque uma ao lado da outra, no chão, e em seguida ponha 4 bolinhas (pode ser de papel, meia, pedrinhas ou outro objeto qualquer) em cima da primeira folha. Você deverá levar todas as bolinhas até a última folha, movendo apenas uma por vez e passando pela folha do meio. 

Importante: você deve ficar na posição que está sendo mostrada na imagem abaixo.


Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

Terça-feira:  10/11

Português:

·         Lê o texto com atenção e responda as questões.




Quarta-feira:  11/11

Geografia:

·         Lê com atenção:



·         Vamos localizar no mapa onde fica o continente Africano? Pinta de vermelho o Continente Africano e de verde o continente onde se localiza o nosso País.


Quinta-feira: 12/11

Matemática:

·         Desafio matemático! Lê as dicas com atenção, tu és capaz!



Sexta-feira:  13/11

História:

·         Hoje vamos aprender mais um pouquinho sobre a cultura africana: As máscaras.

      


 



Religião:

Utiliza os materiais que tens em casa, papel, papelão, elementos da natureza, tampinhas, tecidos... e cria uma máscara africana bem divertida.

                                                                                    




                                                                           

Bom final de semana!


ANEXOS

AULA DE ARTE

        Arte/Profª Sabrina Krauss

      Atividades não presenciais

 

# Dia 09 de novembro de 2020 – Segunda-feira

 

E aí, turma! 

Vamos passear novamente, hoje? 

Nosso destino será a capital do Rio Grande do Sul: nossa querida Porto Alegre! Agora bateu uma saudade gigante do passeio que fizemos no ano passado… foi incrível! 

Então, vamos visitar a Fundação Iberê Camargo e conhecer a obra e um pouco da vida do artista plástico gaúcho.

Aperta o cinto, abre a mente, enche o coração de amor e “voilà”!

 

Conhecendo Museus - Ep. 59: FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO

https://youtu.be/WxWcnRTVCVo] - o link do vídeo será enviado no grupo do WhatsApp. 

Esse é um dos meus museus preferidos! 

Espero que vocês tenham gostado e aprendido sobre os diferentes processos de criação de arte!

 

Abraço alegre,

Profe Sabrina.

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mensagem inicial