4º Ano

                                             




4º Ano/Profª Adriana

 

Atividades não presenciais

  26 a 30 de Outubro de 2020

Ø  Atividades enviadas via whatsapp:

dia: 03/11 - TERÇA- FEIRA (referente às atividades dos dias de 26 a 30/10

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

 Obrigada!

Segunda-feira:  26/10

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ ATIVIDADES:

- Alongamento.


- Futebol de bastão

*Descrição: Essa atividade pode ser feita em duplas ou individualmente. A “bola” será representada por um lenço, toalha, um pano, ou qualquer outro tecido que possa servir, que deve ser conduzido apenas por bastões ou cabos de vassoura. As crianças deverão tentar driblar o adversário e tentar fazer um gol (a trave pode ser uma cadeira, ou qualquer objeto que simule um gol). Brinque com toda família.

 

Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

Terça-feira:  27/10

História


Nessa semana faremos algumas atividades assustadoras e cheias de bruxarias, pois é Semana de Halloween!!!

E para entender melhor vamos pesquisar a origem dessa festa? Porque comemoramos, onde teve início, vestimentas, alimentos e tudo mais que conseguires descobrir!!!

Anota no teu caderno! Quero saber o que descobriu sobre esta festa!

 

Geografia

Como vimos, a festa de Halloween é considerada uma cultura tipicamente americana e irlandesa, vamos localizar no mapa mundi onde fica os Estados Unidos e a Irlanda.

Estados Unidos da América (continente americano)


Irlanda:         (continente Europeu)

Quarta-feira:  28/10

Produção textual:

A Bruxa Bagunceira!

Uma bruxa muito bagunceira guardou sua vassoura, mas não consegue lembrar-se onde...

Como ela ficou sem a vassoura? O que fez para encontrá-la? O que aconteceu?

Cria uma história bem divertida e cheia de bruxarias!!!

 

Português

·         Lê o texto com atenção e depois responda as questões abaixo:

A casa da bruxa

         Na casa da bruxa tudo é muito esquisito.

         A mesa é uma grande tartaruga, sobre o seu casco a bruxa almoça e janta. As vezes a tartaruga sai andando pela sala, para esfriar a sopa!

         A estante é um polvo enorme, que segura uma pilha de livros em cada braço.

         O fogão e um dragão cor-de-rosa que esquenta as panelas com seu bafo...

         A bruxa Tuxa não mora sozinha: tem uma cozinheira, uma secretária e um guarda para tomar conta da casa.

         Sua cozinheira é uma colher de pau, que pula pela cozinha, mexendo a comida enquanto está esquentando com o fogo do dragão.

         A secretária é uma vassoura que atende a porta, fala ao telefone, e ainda leva recados para os bruxos da vizinhança!

         O guarda é um portão de madeira, que só abre quando vai com a cara da visita....

         Na casa da bruxa Tuxa tudo é diferente. O que devia ser gente é coisa, e o que devia ser coisa é bicho. Que casa maluca!

Questões

1)    Qual é o título do texto?

2)   Quantos parágrafos há no texto?

3)   Quem é o personagem principal do texto?

4)   Qual é o tema principal da história?

5)   O que tinha de estranho na casa da bruxa?

6)   Quem mora com a Tuxa?

7)   Por que a casa de Tuxa é diferente?

8)   Se você fosse a bruxa o que você gostaria de ter? Justifique sua resposta.

9)   Faça uma ilustração da história.

 

Quinta-feira:  29/10

Matemática

·         Vamos calcular? Atenção, sei que és capaz!


 



Ciências

Doces ou travessuras? Frutas!!!!


Vamos consumir alguns alimentos de forma divertida e saudável, e ao mesmo tempo, podemos reaproveitar o que seria descartado para brincar!

Peça ajuda para um adulto!

Podemos comer a laranja e com a casca fazer a decoração. A laranja é muito nutritiva e saudável!





Bananas viram fantasmas e bergamotas viram abóboras!

A moranga também é muito saudável e saborosa

 

Gelatina de vários sabores !

Divirtam- se alimentando-se de forma saudável!!!


Sexta-feira:  30/10

Português

·         Lê o texto com atenção e depois responda as questões abaixo, capricha!

A bruxa que morava no brejo

         Broaquinha era uma bruxinha que morava lá no brejo. Ela fez sua casinha bem por cima do brejo, que flutuava como um barco em um rio.

         Breno, que era muito curioso, esperou o dia que Broaquinha saía para seus passeios noturnos, para entrar em sua casa.

         Que horror! Tudo era tão escuro, a casa balançava como se estivesse em um barco. Não dava para ver nada. Breno ouviu um ruído estranho, quando de repente colocou a mão em uma coisa fria e úmida. E uma rã com voz feia que gemia enquanto falava:

         - O que quer aqui? Não deveria ter vindo. Agora será...

         Breno nem esperou ver o que a voz iria acabar de falar e saiu correndo. Correu tanto, que nem se lembra de como chegou a casa. Mas uma coisa ele aprendeu: nunca mais irá entrar em um lugar onde não foi chamado.

 

Questões

1)    Qual é o título do texto?

2)   Quais são os personagens do texto?

3)   Quantos parágrafos há no texto?

4)   Quem é Broaquinha?

5)   Como é a casa da bruxinha?

6)   Quem é Breno? O que ele fez?

7)   Como era a parte interna da casa da bruxinha?

8)   O que Breno aprendeu?

9)   Qual a sua opinião sobre a atitude de Breno?

10) Faça uma ilustração da história:

Religião

·         Agora divirta-se com o caça-palavras!

 

Leitura deleite:

 Dia das Bruxas - Halloween

Dia das Bruxas, ou Halloweené comemorado anualmente em 31 de outubro.


Mesmo sendo considerado parte de uma cultura tipicamente americana e irlandesa, o Dia das Bruxas se espalhou por todo o mundo. Assim, adaptou-se através do sincretismo das superstições e lendas de cada região com o conceito moderno norte-americano do Halloween.

Etimologicamente, a palavra "halloween" é derivada da expressão inglesa "hallow evening", sendo que o termo hallow quer dizer "santo", e eve significa "véspera".


Acredita-se que a festa, que acontecia entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, e era celebrada pelos povos celtas, chamava-se Hallow Evening e foi abreviada posteriormente para Hallowe´en, até chegar à forma atual Halloween.

Origem do Halloween

A celebração original era chamada de Samhain, que significa "Fim do Verão".

As primeiras comemorações do Halloween teriam surgido há mais de 2,5 mil anos com o povo celta. Eles acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro, de acordo com o antigo calendário celta), os mortos e espíritos malignos saíam de suas tumbas para atormentar os vivos.

Para tentar se proteger dos "mortos-vivos", os celtas decoravam as suas casas com objetos macabros, como ossos e caveiras, acreditando que com isso podiam afugentar as "forças do mal".

As pessoas que festejavam a data durante a Idade Média eram perseguidas e levadas à fogueira da Inquisição, acusadas de bruxaria e prática de magia negra.

Para tentar cristianizar a data, a Igreja Católica criou o Dia dos Finados (2 de novembro), para celebrar a alma das pessoas que já faleceram.

Nos países anglo-saxões a tradição foi se transformando, sobretudo após a Reforma Protestante. A festa foi mudando para uma celebração infantil com direito a fantasias, doces e brincadeiras. Também as igrejas protestantes perseguiam quem comemorava este dia.

Dia das Bruxas nos Estados Unidos

Quem levou o Halloween para os Estados Unidos foram os irlandeses, no século XIX, tornando-se uma das principais festividades da cultura americana. Nesta data as crianças costumam sair às ruas, batendo de porta em porta e perguntando: "Trick or Treat?" ("Gostosuras ou travessuras?", em português).

Se as crianças não ganharem doces, tem a permissão para fazer uma “pegadinha” na casa da pessoa, como se fosse um "pequeno diabinho". Jogar papel higiênico nas árvores do vizinho costuma ser a “travessura” mais comum durante o Halloween.

Dia das Bruxas no Brasil

Halloween é uma festividade muito recente no Brasil e foi trazida a partir da cultura norte-americana presente em filmes e séries de TV. No entanto, há uma resistência muito grande em algumas regiões do Brasil sobre a comemoração da data no país. Algumas pessoas argumentam que o país é muito rico em cultura popular para celebrar uma cultura estrangeira e ignorar a própria história e identidade.

Por causa dessa polêmica, foi criado o Dia do Saci, a partir do decreto de lei nº 2.762/2003, também no dia 31 de outubro, constituindo uma "resistência pacífica" à cultura americanizada do Dia das Bruxas.


ANEXO

Arte/Profª Sabrina Krauss

                             Atividades não presenciais

 

# Dia 26 de outubro de 2020 – Segunda-feira

 Olá, turma!

 Tanta sudade de todas e todos!

 Hoje, estou aqui para convidar vocês a visitar uma exposição importantíssima para entendermos a formação do povo brasileiro! Faz parte de uma série de vídeos sobre museus brasileiros.

 Que tal explorar o MAB - Museu Afro Brasil e aprender sobre artes plásticas, cultura (vestimenta, gastronomia, danças, música, religiosidade, etc.), história e diversidade?

Vamos lá!

 Atividade da semana:

Assista ao vídeo prestando muita atenção!

 Conhecendo Museus - Ep. 04: MUSEU AFRO BRASIL


https://youtu.be/C_utYJ41hMM  - o link do vídeo será enviado no grupo do WhatsApp.

 Agora, imagina que estamos tu, teus colegas e eu, juntos àquela turma de escola que visitou a exposição. Das coisas que os educadores explicaram para nós, o que foi que tu achaste mais interessante? Escreva em um parágrafo, grava um áudio ou um vídeo explicando. Seja bem criativo!

 Vou esperar ansiosa pelas produções de vocês!

Abraço alegre,

Profe Sabrina.

 

 __________



4º Ano/Profª Adriana

Atividades não presenciais

De 13 a 23 de Outubro de 2020

Ø  Atividades enviadas via whatsapp:

dia: 19/10 - SEGUNDA- FEIRA (referente às atividades dos dias de 13 a 16/10

dia: 26/10- SEGUNDA –FEIRA  (referente às atividades 19 a 23/10)

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

 Obrigada!

Segunda-feira:  12/10

Feriado Nacional: Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Dia das Crianças

Terça-feira:  13/10

Nesta semana continuaremos nossas atividades da Semana da Criança!!!

Serão atividades divertidas, espero que se divirta muito com tua família ao realizá-las!

Vamos iniciar com a leitura da história “Varinha de imaginar ” de Marco Antonio Pcnce. Chama o papai e mamãe, os irmãos ou algum familiar para esse momento de leitura. A leitura pode ser tão importante e divertida quanto uma brincadeira.

Podes assistir a história no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=MAKtY-RKHDk

       


Agora tu serás o autor da história “Varinha de imaginar” e vais criar tua própria história!

Usa tua criatividade! Pode ser em forma de poesia ou em história em quadrinhos!!

Quarta-feira:  14/10

História

Vamos pesquisar qual é a origem da data Dia das Crianças? Por que comemoramos esse dia? Onde surgiu? Será que todos os países comemoram no mesmo dia?

“O Dia das Crianças oDia da Criança é uma data comemorativa, celebrada anualmente em homenagem às crianças, cujo dia efetivo varia de acordo com o país. Países como AngolaPortugal e Moçambique adotaram o dia 1 de junho. No Brasil é celebrado em 12 de outubro.

Em 1925, foi proclamado, em Genebra, o Dia Internacional da Criança, durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, sendo celebrado desde então em 1 de junho em vários países.

ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.”  (Fonte: Wikipédia)


·         Normalmente realizamos atividades ainda mais alegres e divertidas na escola nessa semana da Criança. Em tempos de distanciamento social, ainda é possível realizar atividades para o Dia das Crianças junto às famílias e aos alunos! Vamos brincar? Chama a família que vem diversão por aí!!!

1-    Desenhe sem olhar!


Em uma folha de ofício ou caderno, deixe o lápis deslizar no papel de forma aleatória, sem olhar para o papel. Depois pinte o desenho que criastes usando cores lindas. 

 

2-   Xilofone de água

Está aí outra brincadeira bem legal!! A brincadeira consiste em alinhar 7 copos numa mesa e colocar uma quantidade diferente de água em cada um deles. Se quiseres ou tiveres corante em casa podes utilizar. Depois usar uma colher para bater nos copos e produzir sons!!!

3-   Faça arte com tampinhas

As fotos escolhidas são só algumas ideias do que podemos fazer utilizando tampinhas plásticas para fazer arte. Vamos reciclar e fazer uma obra de arte bem criativa?

                                        


·         Vou querer ver as fotos dessas atividades!!! Faz com bastante capricho e dedicação!

Quinta-feira:  15/10

Feriado escolar: Dia do Professor - Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963

 

Sexta-feira:  16/10

·         Vamos continuar nossas atividades da semana da criança com brincadeiras super divertidas e que permitem a participação da família. Então convide a todos e vamos brincar?

1- Desenho maluco

Separe folhas de papel, canetas coloridas, tintas, pincel e deixe a imaginação tomar conta. Ao final da atividade, vale expor as obras-primas em uma galeria de arte da família. Para quem quiser ir além, existe o jogo chamado Desenho Maluco. Nessa brincadeira, cada participante recebe uma folha em branco. O primeiro passo é desenhar uma cabeça no alto da folha. Depois, dobram-se os papéis e as folhas são trocadas entre os participantes. Em seguida, cada participante continua o desenho na folha que recebeu. Repetindo as instruções, as folhas são novamente trocadas. Assim, cada criança desenha uma parte, da cabeça aos pés. No fim, abra os papéis e veja os desenhos que se formaram. Com certeza, vão ficar muito divertidos, com direito a cada participante deixar a sua marca neles.


2- Telefone sem fio

Para essa brincadeira, todo mundo deve ficar em círculo. O primeiro participante cria uma mensagem e fala no ouvido do próximo. A mensagem vai passando adiante e cada um vai dizendo o que entendeu. A última pessoa será quem vai repetir, em voz alta, o que ouviu. O desafio é descobrir se a mensagem permaneceu a mesma do começo ao fim. Alerta: essa brincadeira pode render várias gargalhadas.


3- Quem sou eu?

Para esse jogo, são necessárias habilidades de detetive! Os jogadores devem também estar em roda. Cada um escolhe o nome de um personagem de filme, desenho, artista, ou mesmo alguém do convívio deles, escreve num papel e gruda na testa do participante da direita, sem que ele veja. Cada criança faz perguntas para os outros jogadores sobre o que ela é. Por exemplo: “eu sou uma mulher?”. E os jogadores só podem responder sim ou não. Cada um tem uma chance de tentar adivinhar.

4-Acampamento 

As crianças amam acampamento! Podem ser usadas barracas de verdade ou improvisar com cadeiras, lençol, almofadas e coisas que temos em casa. O lugar do camping escolhido é a própria sala de casa e todo mundo ajudará a montar as barracas.

5-Memória dos objetos

Essa atividade é para exercitar a memória. Objetos da cozinha, do quarto ou os próprios brinquedos do seu filho podem ser usados. O primeiro passo é separar 10 objetos. Assim, a criança terá que observá-los por um tempo determinado. Os pais são os responsáveis por tirar um e deixar a criança perceber o que sumiu. Escolher um cômodo da casa também pode ser uma opção. Agora, a criança deve olhar durante um minuto para a disposição dos objetos no cômodo escolhido. Depois, terá que descobrir o que mudou de lugar. Os papéis também podem se inverter e a criança comandar a brincadeira e alterar o lugar dos objetos.

Não esquece de registrar e postar no nosso grupo! Estou curiosa para ver!!

 

Segunda-feira:  19/10

Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ ATIVIDADES:

- Alongamento.

- Construindo a ponte

Descrição: com a utilização de três blocos de madeira (pode ser três pares de tênis ou chinelo, pode ser pedaços de papelão ou outro objeto que possa pisar em cima).

A criança deverá caminhar até um ponto determinado e retornar; mas para isso ela deverá apenas se locomover utilizando os três blocos de madeira ou o objeto escolhido, pisando sobre eles sem tocar o chão com os pés.  Terá que criar a melhor estratégia para alcançar o objetivo da melhor forma possível.

Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

Terça-feira:  20/10

Português

·         Hoje vamos praticar a leitura e depois realizar a atividade de interpretação.

·         Lê com atenção, e se necessário, faça a leitura mais de uma vez!

 

Alvinho Cata – tudo

Vocês conhecem Alvinho?

Ele é este menino gorduchinho. Fala bastante e come demais...E sabe o que ele mais faz? Pois Alvinho tem a mania de levar para casa tudo oque encontra... Pedra, bicho, tudo o que é lixo... Já levou até um montão de carrapichos!

A mãe de Alvinho vive desesperada!

- Este menino deixa a casa toda desarrumada!

Pois o Alvinho cata tudo!

Desde berloque, canudo, barbante, escama, tampinha, pau de sorvete, latinha, até besouro chifrudo! Vaga-lume, içá, minhoca, muitas garrafas de coca, um patinete estragado, parafuso, polca, lixa, tatuzinho, lagartixa, até um penico furado!

No outro dia, Alvinho trouxe para casa uma pedra. Era uma pedra grande, redonda.

A mãe de Alvinho, Dona Branca, botou a mão na cabeça!

- Ai meu Deus! Este menino traz para casa tudo o que encontra!

Alvinho ficou com medo que Dona Branca jogasse a pedra fora. Então escondeu a pedra embaixo da cama.

E todo dia, quando ele chegava do colégio, Alvinho corria para o quarto, para ver se o seu tesouro ainda estava lá.

Até que um dia...

Alvinho já estava deitado, lendo seu livro, muito sossegado... quando ouviu um barulhinho. Um barulhinho engraçado...

Pic...pic...pic...

Poc...poc...poc...

Pic...pic...pic...

Poc...poc...poc...

Olhou dentro do armário, olhou na prateleira, espiou na gaveta, embaixo da cadeira...

Até que de repente olhou embaixo da cama...

A pedra não era pedra, era um ovo! 

De dentro daquela pedra estava saindo um frango!

 

 Ruth Rocha


 

1-    Responde:

a)    Quem são os personagens do texto?

b)   Como é Alvinho?

c)    Por que a mãe de Alvinho vive desesperada?

d)   Qual a mania de Alvinho?

e)    A pedra que Alvinho levou para casa era realmente uma pedra? Explique.

f)    Qual a autora do texto?

Matemática

Oba Desafio! Lê e realiza com atenção, sei que és capaz!

 


Quarta feira:  21/10

Português

·         Hoje vamos continuar nossos estudos a respeito do texto “No caminho de Alvinho tinha uma pedra”, da autora Ruth Rocha. Lê o texto, novamente, para que possas realizar as atividades abaixo!

·          

1)    Retira do texto:

a)    Dois substantivos próprios:____________________________________________

b)   Dois substantivos comuns:_____________________________________________

c)    Duas palavras iniciadas com vogais:_______________________________________

d)   Duas palavras iniciadas com consoantes:___________________________________

 

2)   Separa as sílabas das palavras e classifica-as (monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba):

a)    pedra:___________________________________________________________

b)   mão:_____________________________________________________________

c)    carrapicho:________________________________________________________

d)   tesouro:__________________________________________________________

e)    quarto:___________________________________________________________

f)    ovo:_____________________________________________________________

Geografia:

Faça um mapa de como é o quarto do Alvinho com todas essas coisas que ele traz para dentro de casa!


Quinta-feira:  22/10

Ciências:

·         Na história, a autora diz que Alvinho come de tudo.

·         Quais são os alimentos que tu achas que Alvinho consome?

·         Faça uma listagem classificando os alimentos em saudáveis e não saudáveis.

Alimentos saudáveis

Alimentos não saudáveis

1-

1-

2-

2-

3-

3-

4-

4-

5-

5-

6-

6-

7-

7-

8-

8-

9-

9-

10-

10-

Produção textual:

Hoje faremos uma ficha de leitura!

Escolha um livro bem legal que tenhas em tua casa, convida teus familiares para a hora da leitura e depois completa “a ficha” no teu caderno:

-Nome do livro:

- Nome do autor:

- Nome do ilustrador:

- Quem são os personagens da história:

- Onde acontece a história:

- Esse livro fala sobre:

- A parte que mais me chamou atenção foi:

- O que compreendeu sobre a história:

 

Sexta-feira:  23/10

Matemática:

Calcula com atenção e faz a prova real:


a-458 +325=_____________

b-178+ 267=______________

d-859 – 367=_____________

e-461-237=______________

f-36 :4=__________________

g-63:9=__________________

h-774 : 6=________________

i-243 : 9=________________

j- 378x 4=_______________


Religião:

·         Escreva um pequeno texto descrevendo as diferenças que tu aprecias nas pessoas com as quais convive.

 

ANEXOS



4º Ano/Profª Adriana

Atividades não presenciais

Do dia 28 de Setembro a 09 de Outubro de 2020

Ø  Atividades enviadas via whatsapp:

dia: 05/10 - SEGUNDA- FEIRA (referente às atividades dos dias de 28/9 a 02/10

 dia: 13/10- TERÇA –FEIRA  (referente às atividades 05 a 09/10)

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

 Obrigada!


Segunda-feira:  28/09

Þ Educação Física – Profª Soleane B. de Lima Trevisan (com vídeo explicativo).

Þ ATIVIDADES:

- Alongamento.

 

-Mini Golf /Hóquei

Descrição: Separa um bastão ou cabo de vassoura, se preferir, podes fixar na ponta do bastão um pedaço de papelão para aumentar as chances de acerto ao arremessar.

Tu podes usar uma bolinha de tênis, bolinha de papel ou outra similar, o objetivo é arremessar a bolinha, usando o taco/bastão, tentando acertar o alvo (que pode ser uma caixa de papelão com pequenos furos, potes ou até mesmo algum buraco feito na areia em que a bolinha possa entrar).

Quero ver como farás, estarei aguardando as fotos ou vídeo.


Þ
Arte – Profª Sabrina Krauss (em anexo).

 

Terça -feira:  29/09

Ciências:

Hoje é dia de pesquisa e informação!

·         Vamos pesquisar um pouco sobre os animais?

·         Pesquisa e descobre informações sobre:

ü  Por que comemoramos o dia dos animais e qual é o dia em que comemoramos?

ü  Qual é a origem dessa comemoração?

ü  Como devemos cuidar dos animais?

ü  Como os animais são classificados?

ü  Agora escreve um pouquinho sobre a Declaração Universal dos Direitos dos Animais (quando foi criado?; por que?).

·         Sugestão de textos para realizar a pesquisa:

https://escolakids.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-dos-animais.htm

https://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/1004---dia-dos-animais.htm

Matemática:

·         Atenção ao Desafio, sei que és capaz!



Quarta-feira:  30/09

Português:

·         Leia o texto abaixo com atenção, se for necessário faça a leitura mais de uma vez, depois realiza as atividades abaixo.




História:

·         Como estamos acompanhando nas redes sociais, jornais, televisão...os animais, no Pantanal, estão sofrendo muito, devido às queimadas e certamente esse fato vai influenciar na nossa História.

Vamos pesquisar:

* O que está acontecendo no Pantanal?

* Por que está acontecendo?

* Há como resolver esse problema?

* Quais as consequências dessas queimadas?

* Cria um cartaz orientando as pessoas a não realizar queimadas, pois esse tipo de atitude prejudica seriamente o meio ambiente.





Quinta-feira:  01/10

Matemática:

Resolve as histórias matemáticas com bastante atenção:

1-              No zoológico azul há 453 animais. No zoológico verde há cinco vezes mais animais. No zoológico rosa há quatro vezes mais animais que no zoológico azul. Quantos animais tem:

- No zoológico verde:

- No zoológico rosa:

- Nos três zoológicos juntos:

- No zoológico azul e rosa juntos:

                - No zoológico rosa e verde juntos:

- No zoológico azul e verde juntos:

 

2-          Joana ganhou um cachorro como bichinho de estimação. Sabemos que ele come 6 kg de ração por dia. Quanto ele come em:

- 3 dias:                                                     - 7 dias:

- 18 dias:                                                   -  25 dias:

- 4 semanas:                                               -   8 semanas:

 

Geografia:

# Hoje continuaremos nossos estudos sobre o PANTANAL.

·         Tu sabes em que região do nosso País localiza-se o Pantanal? Vamos descobrir em quais Estados estende-se o Pantanal? Como é sua vegetação, seu bioma, relevo, clima...

 

Pantanal é um dos menores biomas existentes no Brasil. Sua localização está na região Centro-Oeste, nos estados do Mato Grosso (no sul do estado) e do Mato Grosso do Sul (no noroeste do estado), além de poder ser encontrado no Paraguai e na Bolívia.

É um bioma extremamente rico quando o assunto é fauna brasileira, pois abriga grande parte dos animais existentes no Brasil. Sua preservação ambiental é alta, sendo considerado o bioma mais preservado do país de acordo com os órgãos governamentais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A área que abrange esse bioma chega a 220 mil km², sendo 120 mil km² em solo brasileiro. No Brasil, a área pantaneira ocupa, aproximadamente, 2% do território do país. É o menor bioma brasileiro.

O Pantanal está situado em uma área circundada por planaltos que atingem, em média, 700 metros de altitude. Essa elevação ao redor do bioma é a responsável pelas nascentes dos vários rios pantaneiros. Entretanto, o Pantanal propriamente dito possui altitudes que não ultrapassam 120 metros. Com isso, mais de 80% do bioma ficam alagados no verão, época de intensas chuvas.



água no Pantanal é um fator decisivo no equilíbrio da fauna e da flora. Durante as cheias no verão, estima-se que 180 milhões de litros d’água atinjam a planície do bioma.

Toda essa água acumula-se na planície, formando as áreas inundadas: pântanos, brejos, lagoas e baías que se interligam aos rios. O relevo contribui para essa ligação devido a sua baixa declividade.

Dentre os inúmeros rios da região, podemos destacar o rio Cuiabá, rio Taquari, rio Itiquira, rio Aquidauana, além do rio Paraguai, um dos maiores da localidade.

·  Fauna do Pantanal

A fauna presente no Pantanal é riquíssima, concentrando quase todos os animais que vivem no Brasil. Esse fato ocorre porque tal bioma sofre uma influência direta de três grandes biomas brasileiros: Floresta Amazônica, Cerrado e Mata Atlântica, além de ter algumas áreas com resquícios da Caatinga.



De acordo com a Agência de Notícias do IBGE, o Pantanal contém:

·  132 espécies de mamíferos: anta, capivara, veado, onça-pintada, morcego;

·  85 espécies de répteis, sendo os jacarés com a maior variedade;

·  463 espécies de aves: tucano, arara, tuiuiú, carão;

·  35 espécies de anfíbios, como a rã verde;

·  263 espécies de peixes: pacu, pintado, bagre, traíra, dourado, piau, jaú (o maior da região).

 

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-pantanal.htm



Pinta no mapa os Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

 



Sexta-feira:  02/10

Produção textual:


A partir das imagens acima, elabora uma história bem criativa!!! Elas servem para te inspirar na escrita, lembre-se que um texto deve ter título, parágrafos, sinais de pontuação!                             
           

Religião:

O dia 04 de outubro também é o Dia de São Francisco de Assis, um amante da natureza, padroeiro dos animais e do meio ambiente. Por isto que foi escolhido seu dia para o Dia Mundial dos Animais. Igrejas de todo o mundo reservam o domingo mais próximo da data para abençoar os animais.

·         Agora responde:

*Tu tens algum bichinho de estimação? Se não tens, qual bichinho gostaria de ter?

*Quais são os cuidados que tu tens com ele?

*O que tu fazes com ele, brinca, dorme?

*Agora faz uma descrição do teu bichinho (como é coberto o corpo dele, pelos, penas, escamas..., qual a sua cor, o que come, o que gosta de fazer) e um desenho bem caprichado.


Segunda-feira:  05/10

Þ Educação Física – Profª Soleane B. de Lima Trevisan (com vídeo explicativo).

Þ ATIVIDADE:

- Luta de polegares

DESCRIÇÃO: É uma brincadeira de disputa envolvendo os polegares.

Teu objetivo é conseguir prender o polegar do adversário e não deixar que ele prenda o teu.

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss (em anexo).

Terça -feira:  06/10

Português:

Nesta semana vamos trabalhar um pouquinho sobre a data comemorativa “Dia das Crianças!”

Tu conheces a história “O direito das Crianças”, de Ruth Rocha?

Vamos ouvir a história? https://www.youtube.com/watch?v=Az1CdqEazf8

Os direitos da Criança


Toda criança do mundo deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer nem questão de concordar
Os direitos das crianças todos tem de respeitar.

Direito de perguntar… ter alguém pra responder.
A criança tem direito de querer tudo saber.
A criança tem direito até de ser diferente.
E tem que ser bem aceita seja sadia ou doente.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.

Mas a criança também tem o direito de sorrir.
Correr na beira do mar, ter lápis de colorir…

Ver uma estrela cadente, filme que tem robô,
Ganhar um lindo presente, ouvir histórias do avô.

Descer no escorregador, fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor, brincar de adivinhação.

Morango com chantilly, ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi, bola, bola, bola ,bola!

Lamber fundo de panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas, montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas e uma corda de pular.

Um passeio de canoa, pão lambuzado de mel,
Ficar um pouquinho à toa… contar estrelas no céu…

Ficar lendo revistinha,
Um amigo inteligente,
Pipa na ponta da linha,
Um bom dum cachorro quente.

Festejar o aniversário, com bala, bolo e balão!
Brincar com muitos amigos, dar uns pulos no colchão.

Livros com muita figura,
Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura…
Alguém para querer bem…

                        

Festinha de São João, com fogueira e com bombinha,
Pé de moleque e rojão, com quadrilha e bandeirinha.

Andar debaixo de chuva,
Ouvir música e dançar.
Ver carreiro de saúva,
Sentir o cheiro do mar.

Pisar descalça no barro,
Comer frutas no pomar,
Ver casa de joão-de-barro,
Noite de muito luar.

Ter tempo pra fazer nada, ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada… Falar pelos cotovelos.

E quando a noite chegar, um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem estar… de preferência com colinho.

Uma caminha macia,
Uma canção de ninar,
Uma história bem bonita,
Então, dormir e sonhar…

Embora eu não seja rei, decreto, neste país,
Que toda, toda criança tem direito a ser feliz!

Ruth Rocha

Responde com atenção:

1. Qual o título do poema?

_____________________________________________________________________

2. Quem é o autor (a) do poema?

_____________________________________________________________________

3. Qual é o tema do poema?

_____________________________________________________________________

4. O poema é composto por:

Versos =________________________________

Estrofes =_______________________________

5. Você concorda com estes direitos que a autora descreve no seu poema?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Você acrescentaria mais alguns direitos? Quais?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Atualmente os direitos das crianças são respeitados? Por quê?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Você retiraria algum direito descrito pela autora?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. O que pode ser feito para que os direitos das Crianças sejam respeitados?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Tu conheces alguma lei que defenda os direitos da criança? Qual?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Quarta-feira:  07/10

História:

Hoje é dia de pesquisa!

Tu conheces o ECA? Sabe o que significa essa sigla?

Vamos pesquisar? Vamos descobrir o que é, para que serve como é usado, quando é usado e porque ele foi criado. Podes conversar com familiares ou utilizar a internet.

Quero que anote todas essas descobertas no teu caderno.

“Para garantir que as regras básicas de boa convivência sejam cumpridas, foram criadas leis. Uma delas é a lei nº 8069, de 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente, que defende os direitos das crianças. ”


Português:

·    
Encontra no caça palavras 6 brincadeiras e depois cria uma frase bem criativa para cada uma delas! 


Quinta-feira:  08/10

Produção textual:

Vamos brincar de repórter? Faz de conta que hoje tu serás o repórter de um jornal e deves pesquisar sobre este assunto para uma reportagem!!!

 

 #Análise da realidade:

a) O que é ser criança?

b) Você tem tempo de brincar? Dê que você brinca?

c) Você estuda em casa? Em que momento? 

d) Quem o/a ajuda nas tarefas escolares em casa? Justifique sua resposta.

 

 #Entreviste seus pais sobre o tempo de infância deles:  

- lazer: tipos de brincadeiras; brinquedos; passeios; alimentos; tempo de escola etc.

- relacionamento: amizade entre os colegas/ amigos; papel dos pais e avós quanto ao apoio à educação dos filhos (em casa e na escola).

- atitudes de respeito: quanto aos pais, professores, idosos e amigos em geral.

- alimentação: tipos de cardápio no dia a dia.

 

 #Conclusão da entrevista:

- O que mudou? 

-Melhorou ou piorou a vida da criança e do adolescente? 

- Por quê?

Matemática:

·         Atenção para analisar o gráfico abaixo!



Sexta-feira:  09/10

Religião:

Hoje vamos convidar a família para brincar! Vamos relembrar brincadeiras que ultimamente não tem feito parte da nossa rotina!

Como sugestão, temos as seguintes as seguintes brincadeiras: roda, amarelinha, pega-pega, esconde- esconde, bola, corda, corrida do ovo, corrida do saco...

Também podemos construir alguns brinquedos como: cinco marias, bilboquê, carrinho...

Pode utilizar materiais recicláveis, da natureza ou qualquer outro material que tenhas em casa.



Matemática:

·         Vamos calcular!? Atenção, sei que és capaz!

·         Lembre-se que...

 



Faz as atividades com atenção!


Um beijo muito carinhoso!

Profe Adri.


Anexo

                               Arte/Profª Sabrina Krauss

# Dia 28 de setembro de 2020 – Segunda-feira


Os Girassóis de Van Gogh


Os Doze girassóis numa jarra , Vincent Van Gogh, 1888.

 

Olá, turminha!

Hoje vamos aproveitar e celebrar a primavera conhecendo uma coleção de obras de arte bem famosa e reconhecida em todo o mundo! 

São alguns quadros em que o pintor holandês Vincent Van Gogh pintou uma flor chamada girassol. 

Assista os vídeos:

https://youtu.be/no02waxDYVU

HISTÓRIA DE VAN GOGH l HISTÓRIAS INFANTIS l VAN GOGH PARA CRIANÇAS l QUARENTENA l VÍDEO ÁUDIO

https://youtu.be/21l61sTY_CE

Van Gogh! Uma breve biografia e vídeo em 3D para crianças.

https://youtu.be/eGw6PS_VJKQ

OS GIRASSÓIS DE VAN GOGH


Por hoje é só. Na próxima semana retomamos!

Abraço alegre,

Profe Sabrina.

 

# Dia 05 de outubro de 2020 – Segunda-feira

Os Girassóis de Van Gogh




Oi, gente linda!

Saudades de vocês!

Lembram da obra em que Van Gogh pintou os girassóis?

Pois é, ele escolheu essa flor porque era a paisagem que ele tinha no seu entorno. 

Assim como na atividade do outro dia, escolhe uma flor ou uma planta florida na paisagem da tua casa, da tua rua ou se não tiver flores plantadas no pátio, podes criar, imaginar. Usa teus lápis de cor, tuas canetinhas, teu giz de cera (adoro desenhos pintados com giz de cera!) ou tinta, o material que tiveres em casa. Pinta flores inspiradas nos girassóis do Van Gogh.  Depois, busca um espaço na tua casa para expor, faz uma foto e envia para o grupo da turma.

 

https://youtu.be/eOSSg1donzs

Este vídeo, além de lindo é bem inspirador!

 

Bom divertimento! Viva a criatividade!

Abraço alegre,

Profe. Sabrina.

 _____________

4º Ano/Profª Adriana

Atividades não presenciais

Do dia 14 a 25 de setembro de 2020

Ø     Atividades enviadas via whatsapp: dia 21/09   (referente às atividades dos dias de 14 a 18/09) e 28/09 (referente às atividades 21 a 25/09) - sempre na SEGUNDA- FEIRA.

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

 Obrigada!

Segunda-feira:  14/09

Þ Educação Física – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss

ATIVIDADES REFERENTES AO DIA 07 DE SETEMBRO (FERIADO NACIONAL)

Terça-feira:  15/09

História

Esta semana vamos trabalhar sobre uma data importante para o nosso Estado. Vamos aprender um pouquinho mais sobre a Semana Farroupilha, porque comemoramos essa data, nossas tradições e costumes...


Após ler o resumo, pesquisa através de uma conversa com teus pais ou avós, sobre o que eles conhecem sobre a Revolução Farroupilha. Após essa conversa, registra no teu caderno as informações que descobristes.

Caso queira descobrir ainda mais, segue alguns links :

https://www.youtube.com/watch?v=iL68MGM4Mr8

https://www.youtube.com/watch?v=b3iQW23bW-8

https://www.youtube.com/watch?v=XG6Ha_RZ7_0

A seguir, um pequeno resumo do que aconteceu...



Geografia

Este é o mapa do nosso Estado. Tu sabias que ele é dividido por regiões?

Nós moramos na região do litoral norte. Vamos identificar onde fica essa região no mapa?


 

 


 


Tu conheces o Hino Rio Grandense? Normalmente cantamos na escola durante a Semana Farroupilha ou em eventos oficiais.

Neste link, vais poder lembrar do Hino...

https://www.youtube.com/watch?v=8U5NMH3cpsY


 


Quarta-feira:  16/09

Ciências

Na nossa culinária gaúcha, temos como tradição alguns hábitos alimentares...

A culinária gaúcha é bastante famosa por todo o país, por ser diversa e deliciosa. Com temperos, ingredientes e modos de preparo que descendem de anos de tradição e história, a gastronomia do nosso estado vai muito além do churrasco e chimarrão. Alguns exemplos: arroz carreteiro, tainha assada, galeto na brasa, pinhão, entrevero, cuca, sagu...

Escreve aqui quais tu conheces: _________________________________________

_____________________________________________________________________

Agora, a tarefa é escolher um destes e junto com a família, cozinhar e saborear um típico prato gaúcho em família.

Não esqueça de fotografar e postar lá no grupo!




 

Português

A tarefa é escrever a receita típica gaúcha que tu fizeste em família.

Observa os itens que deve conter!

 

*Receita: __________________________________________________________

 

*Ingredientes:

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

 

*Modo de preparo:

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

 

*Ilustração da receita:




















Quinta-feira:  17/09

Português

No nosso Estado há diversas lendas. Uma delas é a lenda do Quero- Quero.

Vamos conhecê-la?



 

Agora responde:

1-   Tu já conhecia a lenda do Quero –Quero? Quem a contou pra ti?

2-  Tu já viu um quero –quero? Onde?

3- Por que o quero- quero gritava?

4-  Como é conhecido o quero-quero?

5- Conheces outras lendas do Rio Grande do Sul? Quais?


·         Curiosidades do CHIMARRÃO, a bebida mais apreciada aqui no sul.



ü  Responde:

1-              Qual o assunto principal do texto?

2-             Que impressão teve do texto?

3-            
De acordo com o autor do texto, qual é o maior sacrilégio que pode ser cometido no sul do Brasil?

4-             Qual é o significado de sacrilégio?

5-             Quais os outros nomes dados ao chimarrão?

6-              Costumas tomar chimarrão na tua casa?

 

ü  Separa as palavras do quadro em dois grupos:


Substantivos                     verbos

Chimarrão – açúcar- aprender- gaúcho- achar- comentar- cana- mate- ouvir

Água-  ir- imaginar- fruta- poder- chamar – pedir

 

SUBSTANTIVOS

VERBOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Sexta-feira:  18/09

Matemática

·        Atenção, agora vamos multiplicar!




Religião


(1-Guerra dos Farrapos / 2- cavalo / 3-churrasco / 4-prenda / 5-bombacha / 6-gaúcho / 7- chapéu /8-cuia / 9-lenço / 10-chimarrão / 11- Rio Grande do Sul)


Segunda-feira:  21/09

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

ATIVIDADE: DESAFIO DO VIRA GARRAFA

 

MATERIAL: Uma garrafa PET de 500ml.

DESCRIÇÃO: Gire a garrafa no ar e faça com que ela aterrisse perfeitamente em pé.

Para tornar esta atividade, mais dinâmica, cada vez que tu errar e a garrafa não cair de pé, tu terás que fazer 5 polichinelos.

 

ATIVIDADE LIVRE

 

Hoje podes praticar tua atividade física preferida. (Exemplo: brincadeiras com bola, futebol, amarelinha, corrida, dança, taco, jogos de tabuleiro, ...). 

Use sua criatividade!!!

Onde o objetivo é se movimentar e se divertir!!!

Só não esqueça de registrar este momento e enviar no grupo, (pode ser foto ou vídeo).

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss (em anexo)

Terça-feira:  22/09

Nossa história hoje será um pouquinho diferente...

           


         








               




   


     


    


    


















ü  Leitura da história

ü  Produção textual:

Agora que realizamos a leitura da história de uma forma diferente, pois temos que visualizar e imaginar a história de acordo com os quadrinhos, tu vais reescrever a história de acordo com a tua imaginação, dando nome aos personagens, ao local onde acontece, como tudo acontece, porque o autor escolheu este título, qual a influencia das borboletas no desenrolar da história... colocando tuas emoções no texto!

Usa tua criatividade, sei que és capaz!!!

 

Quarta-feira:  23/09


Ciências

ü Como estamos no início da primavera, nossa atividade será plantar no jardim da sua casa ou em um vaso, algumas flores. Além de embelezar nossa casa ou pátio, vamos contribuir para o nosso bem estar, pois é tão gostoso estar em contato com a terra, com a natureza...  Não se esquece de me enviar fotos desse momento tão agradável.

ü Vamos pesquisar sobre a metamorfose das borboletas?

“ As borboletas são animais que, juntamente às mariposas, formam a Ordem Lepidoptera. São seres que sofrem metamorfose, ou seja, sofrem mudanças em seu corpo até se tornarem adultos. Como os indivíduos jovens e adultos são completamente diferentes, dizemos que a metamorfose das borboletas é completa.


A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva, pupa (ou crisálida) e adulto.

A borboleta fêmea adulta coloca seus ovos normalmente nas folhas de uma planta, que geralmente serão utilizadas como alimento quando esses insetos nascerem. As borboletas ficam atentas para a textura da folha para garantir que ela não irá se quebrar após a postura dos ovos. Os ovos demoram cerca de 5 a 15 dias para eclodir, dependendo da espécie, e liberar as larvas, conhecidas popularmente como lagartas.

As lagartas apresentam um corpo alongado e cilíndrico, com cores variadas e, muitas vezes, pelinhos que causam alergias e queimaduras quando tocados. Durante essa fase da vida, esses animais alimentam-se intensamente das folhas de vegetais, causando sérios problemas em locais que apresentam plantações. É dessas folhas que a lagarta tira seus nutrientes e a água de que precisa para sobreviver. A borboleta fica na forma de lagarta de 1 a 8 meses, aproximadamente, dependendo da espécie.

Durante o estágio de lagarta, ocorrem várias mudanças de pele enquanto o animal cresce, geralmente de cinco a oito mudanças. Depois de algum tempo, a lagarta prende-se pela porção posterior de seu corpo através de fios de seda e inicia-se a formação da crisálida — um estágio imóvel, em que o animal sobrevive graças às reservas nutritivas acumuladas na fase de lagarta. O estágio de crisálida pode durar de uma a três semanas, dependendo da espécie observada. “

Borboletas são animais lindos !!!

·      Agora representa através de desenhos as fases das borboletas, escreve o nome de cada fase abaixo do desenho. Capricha no desenho e na pintura!

Matemática

 

( Noah- 12 / Camila- 6 / Pedro- 10 / Ana 20)

 

Quinta-feira:  24/09

Hoje nossa atividade será criar novos elementos utilizando elementos da natureza. Vamos criar bonecos, animais, paisagens, árvores...  com elementos que temos no quintal de casa.. pedras, flores, folhas, galhos, terra.... não esquece de usar plenamente tua criatividade e deixar a s emoções fluírem durante essa atividade! Vou aguardar ansiosa pelas fotos!

   






Matemática

·         Resolve as operações de acordo com as informações do quadro!



Sexta-feira:  25/09



Esta é uma das telas Borboleta do pintor Romero Brito! Já trabalhamos sobre ele...

Abaixo tu criarás tua própria tela, utilizando material livre. ( lápis de cor, têmpera, materiais da natureza, giz de cera...)




 


 

 

Não esqueça!!!

Estou com saudade!!!

Estou aguardando as fotos das tuas atividades!!

TE CUIDA!!

Com muuuuito carinho, Profª Adri.

 ________



4º Ano/Profª Adriana

Atividades não presenciais

Do dia 31 de agosto a 11 de setembro de 2020

Ø     Atividades enviadas via whatsapp: dia 07/09 (referente às atividades dos dias de 31/8 a 04/09) e 14/09 (referente às atividades 08 a 11/09) - sempre na SEGUNDA- FEIRA.

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

 Obrigada!

 

Segunda-feira:  31/08

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

ATIVIDADE: JOGO DO DADO

 

MATERIAL: 1 Dado ou pedacinhos de papel numerados de 1 a 6.

DESCRIÇÃO: Jogue o dado e faça uma postura do yoga da coluna correspondente ao número que caiu.

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss 

Atividades não presenciais de Arte 

                             Dia  31 de agosto de 2020.

Oi Turminha!

Coisa bem boa podermos estar aqui, mais uma semana, alegres e com saúde!

Continuamos firmes e fortes nas nossas atividades remotas: vocês aí, com todo apoio e o carinho da família e nós profes aqui, com disposição e disponibilidade para auxiliar vocês no que for possível!

Nossa atividade dessa semana, como todas as outras, é especialíssima!

Vamos assistir, ouvir, conhecer e prestigiar uma Orquestra. Uma orquestra formada por jovens baianos apresentando uma peça musical tradicional brasileira, a canção Tico-Tico no Fubá, composta por Zequina de Abreu, a mais de 100 anos!

Aumenta o som e aproveita cada momento!

Orquestra Juvenil da Bahia – Abreu (arr. Jamberê) Tico-Tico no Fubá

https://youtu.be/gQWZ5wZTVeo

https://youtu.be/SFRR3wdmDqE

A história da música Tico-Tico no Fubá:  https://youtu.be/m292M00z8yA


_______

A

              

Terça- feira:01/09

História:

Esta semana vamos estudar um pouquinho sobre a Independência do Brasil. Vamos assistir aos vídeos?

https://www.youtube.com/watch?v=kGrj_y8SpSw

https://www.youtube.com/watch?v=ZqO7zRY0sAo

 

Agora faça uma pesquisa na internet sobre a Independência do Brasil. Registra no teu caderno tudo o que descobriu sobre esse fato tão importante para o nosso país.

- Vou colocar aqui alguns itens que deves procurar:

*Que ano aconteceu a independência do Brasil?

* Onde foi proclamada a independência do Brasil?

*Quem proclamou a independência do Brasil?

* Que frase foi dita no momento da Proclamação?

 

Geografia:

Localiza no mapa onde fica o nosso País, o Brasil e Portugal, e pinta cada país com uma cor diferente.

 

Quarta- feira:02/09

Português:

 


Quinta- feira:03/09

Matemática:

Resolva com atenção as histórias matemáticas:

1)               João foi participar do Desfile de Sete de Setembro, distribuindo bandeirinhas. Ele precisava distribuir 6 caixas de bandeirinhas. Em cada caixa havia uma dúzia de bandeirinhas. Quantas bandeirinhas João tinha que distribuir?

2)              Destas bandeirinhas, 24 eram bandeirinhas do Estado do Rio Grande do Sul e as demais, do Brasil. No total havia _______ bandeirinhas do Brasil.

3)              João deveria distribuir uma bandeirinha do Brasil e uma do Rio Grande do Sul. Quantos pares ele conseguiu formar usando uma caixa de bandeirinhas? E usando as 6 caixas?

4)              Se em uma hora João conseguir distribuir 25 bandeirinhas, quantas bandeirinhas ele conseguirá distribuir em:

*2 horas:_________       *3horas:_________       *6horas:________

 


Sexta- feira:04/09

Faça um breve relato sobre as sensações que sentistes, ao realizar as atividades da Semana da Pessoa com Deficiência... como foi estar no lugar do outro?


 

Segunda-feira:  07/09

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

ATIVIDADE: TRANSPORTANDO ENTRE OS JOELHOS

 

                                     

 

DESCRIÇÃO:

A criança deverá transportar objetos de um ponto ao outro.

Use o material que quiser (bolas, bolinha de papel, bexiga, ursinhos, ...)

Deixe todos os objetos escolhidos em um cômodo da casa e diga para a criança que ela deverá usar somente os joelhos para trazer todos os objetos que estão nesse cômodo, até outro local, que deverá ser combinado anteriormente.

O importante é lembrar que ela não pode usar as mãos, somente com os joelhos, e caso o objeto caia pelo caminho, deverá pegar novamente utilizando os joelhos e continuar sua tarefa.

 

                                                                                                                                                                                                    

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss 


Atividade de ARTE – Dia 07 setembro de 2020.

Queridas e queridos,

Feliz por mais essa semana juntos! Juntos no coração, nas mensagens, nas atividades, mas cada um protegido na sua casa, né?

Estou com muita vontade se saber o que vocês acharam sobre a Orquestra Juvenil da Bahia!

Mesmo que seja um estilo de música muito diferente ao que tu e tua família estejam habituados a ouvir, saibas que é muito importante conhecer e respeitar diferentes formas de manifestações artísticas e culturais.

Mas não é só lá na Bahia que tem jovens fazendo cultura, música boa e transformadora. A atividade de hoje será também um momento cultural: vamos assistir uma galerinha alí de Porto Alegre – RS, de uma escola pública que participam de um projeto musical revolucionário nas vidas dessas crianças e da comunidade escolar.

Prepara-te para te emocionar e vibrar com a Orquestra Villa-Lobos e o Espetáculo Paz & Amor:

 https://youtu.be/FQ6D3DRVft4 

Para ti e tua família saberem um pouco sobre esse Projeto, Orquestra Villa-Lobos – Trechos do documentário: https://youtu.be/4zgf2N5yzhA

Espero que tenham aprendido e desfrutado desses momentos. Até a próxima semana!

Abraço ALEGRE,

Profe. Sabrina.


Terça- feira:08/09

1-   Este texto tem a finalidade de:

a)   Ensinar algo

b)   Fazer uma crítica

c)   Divertir o leitor

 

2-   Os personagens deste texto são:

a)   Cebolinha e a Mônica

b)   Mônica e sua mãe

c)   Magali e Chico Bento

d)   Chico Bento e Mônica

 

3-   O que a Mônica dá de presente para sua mãe?

a)   Uma mala

b)   Uma blusa

c)   Um vestido

d)   Uma saia


4-   A Mônica deu o vestido para a mãe porque:

a)   Queria lhe fazer uma surpresa

b)   Tinha interesse em ficar com o vestido

c)   Era dia das mães

d)   Era aniversário de sua mãe

 

5-   O uso do ponto de exclamação nas falas da mãe indica o que?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

6-   Complete as frases abaixo:

a)   A palavra filhinha é diminutivo de_____________________.

b)   O contrário da palavra linda é ________________________.

c)   O objeto que tem cor é  _____________________________.

d)   O objeto que não tem cor é __________________________.

e)   O contrário de curto é ______________________________.

f)    O contrário de comprar é ____________________________.


Quarta- feira:09/09

Observa  as falas da tirinha de Maurício de Souza, recorta e monta as cenas de acordo.

 

 

 

Responde de acordo com as cenas que acabou de montar...

1-    Quem é o personagem principal da tirinha?


2-   Qual é o assunto da tirinha?


3-   Observando a expressão do Cascão, observa-se que:

(   ) ele estava com medo                         (   )   ele estava com fome

(   ) ele não está interessado                   (   ) ele estava com dor na barriga

 

4-   Os personagens que aparecem na tirinha são:

(   ) Cebolinha, Cascão, Titi e Bidu

(    ) Cebolinha, Cascão, Franjinha e Zé Lelé

(    ) Cebolinha, Cascão, Titi e Franjinha

 

5-   Qual foi a reação do Franjinha e Titi quando Cascão perguntou se podia ir ao banheiro?

 

Produção textual:

 

Agora é tua vez de criar uma tirinha bem criativa! O tema será livre! Usa tua imaginação...


Quinta - feira:10/09

Matemática:


Sexta- feira:11/09

Religião:

Hora da leitura!!

Nossa atividade de hoje será escolher um gibi, e junto com a família, realizar a leitura!

Ciências:


_____________


                                              4º Ano/Profª Adriana

Atividades não presenciais

                 Do dia 17 a 28 de Agosto de 2020

Ø     Atividades enviadas via whatsapp: dia 24/08 (referente às atividades dos dias de 17 a 21/08) e 31/08 (referente as atividades 24 a 28/08) - sempre na SEGUNDA- FEIRA)

Pedimos que observem a data de entrega das atividades para uma melhor organização de todos!

Obrigada!

 

Segunda-feira:  17/08

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan    

Atividade: PRENDA AS TAMPINHAS

*Materiais necessários:

·      5 tampinhas

·      5 copos plásticos

 

*Descrição:

Convide alguém da sua casa para se divertir!!!

Fiquem a uma distância de mais ou menos 2 metros um do outro;

Um jogador ficará com as tampinhas e o outro com os copos virados de cabeça para baixo;

O objetivo é lançar tampinhas deslizando pelo chão e o outro jogador deverá com o copo prender a tampinha para fazer ponto!!!

 

                               Arte/Profª Sabrina Krauss

 

Dia 17 de agosto de 2020 – Segunda-feira

Querida e querido estudante e sua linda, companheira e dedicada família, olá! 

A construção da subjetividade infantil (quando a criança gera suas possibilidades e sua interação com o mundo, reconhece suas qualidades pessoais, vive e experimenta suas atitudes, constrói seus valores, etc.), se dá a partir de diferentes vivências. As Artes têm um papel fundamental nessa interação (tornar-se inteiro). À escola cabe apresentar ao estudante diferentes manifestações artísticas, para que ele tenha diversas referências. 

Então, continuando nossas atividades remotas, já que fomos ao teatro, já interagimos com música, artes visuais, literatura, já estamos preparados para desfrutar de outra experiência incrível: uma exposição virtual!

Tenho a honra de apresentar a artista ilustradora Monika Papescu!

Vamos visitar sua Exposição online: Artes Visuais e Papos Abissais!

Fica bem atento às explicações e todas os formatos artísticos apresentados pela Monika!

Confira em: https://www.papoabissal.com.br

Vamos prestigiar as ações culturais da nossa cidade.

 

 

Terça-feira:  18/08

Essa semana conversaremos sobre o FOLCLORE BRASILEIRO. Começaremos realizando alguns cálculos com o personagem folclórico, CURUPIRA!


Matemática:


Ciências:

DIA DE DESCOBERTAS!!!!

Tu conheces a Vitória-régia? Sabia que ela é uma planta?

Pesquisa sobre as características dessa planta e se há relação com a Lenda da Vitória-régia!



       


Quarta-feira:  19/08

História:

·                Pesquisa em livros ou na internet o que é folclore e suas características.

 


Português:

 

Produção textual:

·         Observa a cena abaixo e cria uma história bem legal!


 

 

 

 

 

 

 

Quinta -feira:  20/08

Geografia:

Pesquisa uma lenda ou mito folclórico de cada região do país:

Região norte:                                                    Região: sudeste

Região nordeste:                                               Região sul:

Região centro- oeste:

 


Matemática:

 



Sexta-feira:  21/08

Português:

Vamos treinar Trava-línguas?

Pesquisa na internet ou com algum familiar sobre o que é trava-línguas. Registra alguns deles no teu caderno

Agora, convida um familiar e lança o desafio a ele! Vamos ver quem consegue falar bem rápido trava –línguas sem errar!!!

Depois escolha um deles, peça para alguém te filmar e me enviar!









Religião:


(Respostas: 1- bumbameuboi, 2-saci, 3-lobisomem,4-boitatá, 5-curupira, 6-mulasemcabeça,7- sereia, 8- Iara, 9-boto)


Segunda-feira:  24/08

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Atividade: GOL A GOL COM PETELECOS

 

*Materiais necessários:

·         -Tampinhas.

·         -Algum item que possa ser o gol (pode ser uma fita crepe ou até mesmo duas pedrinhas).

 

*Descrição:

Jogadores distantes 2 metros entre si;

Tentar fazer o gol no seu adversário dando um “peteleco” na tampinha. Como se estivesse cobrando um pênalti.

                                                                                    

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss 

Dia 24 de agosto de 2020 – Segunda-feira

Olá, queridas e queridos!

Gostaram da visita que fizemos a  Exposição online: Artes Visuais e Papos Abissais! Da Artista Monica Papescu?

Ouça o recadinho que a Monika deixou prá ti lá no grupo do WhatsApp da turma.

Pois hoje, nossa atividade é gravar um vídeo, escrever um bilhete ou fazer um desenho para a Artista, dizendo o que tu mais achaste legal e interessante na exposição. Envia tua atividade no prazo combinado anteriormente com a professora e concorre ao sorteio do recém lançado livro Óculos de Princesa, ilustrado pela Mônica.

 

 

Um super abraço alegre,

Profe. Sabrina.

 

Terça-feira:  25/08

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2020

No mês de agosto, acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto, o objetivo da semana é promover um intenso debate de inclusão social e combate ao preconceito e discriminação das pessoas com deficiência. 

O tema deste ano será “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social” e vem para processos de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.

Então, essa semana realizaremos atividades ligadas a pessoa com deficiência, vamos sentir como é fazer atividades de uma forma diferente.


 

“Imagine um mundo onde as pessoas fossem respeitadas como realmente são. Não importaria se são magras, gordas, altas, baixas, ricas, pobres, sua cor ou credo. Aliás, esses rótulos não existiriam: seríamos apenas a Maria, o João, a Julia, o Daniel… Mesmo diferentes, compreenderíamos o lado do outro e conseguiríamos nos colocar em seu lugar. Imaginou? Não seria um mundo bem mais bonito? Eu também acho! E na minha opinião ele só vai começar a acontecer quando começarmos a ensinar aos nossos filhos o respeito pelas diferenças e pelos diferentes.” (texto retirado do site Mil dicas de mãe https://www.mildicasdemae.com.br/2013/06/dica-de-livro-tudo-bem-ser-diferente.html)

ü     Vamos iniciar assistindo o vídeo da história: Tudo bem ser diferente, do autor Todd Parr (também enviada em PDF em anexo via whatsapp)

https://www.youtube.com/watch?v=DFy9Nj0dbAU

ü     Para nossa atividade vamos precisar de um espelho. Chama o papai, a mamãe, os irmãos, os avós ou quem mais mora contigo.  Cada um deve se olhar no espelho (a criança e um adulto). A parti daí, conversar com a criança sobre as imagens refletidas, são iguais, são diferentes... depois conversar com ela sobre as diferenças. Por que somos diferentes? Por que não somos iguais? Todos conseguimos fazer as mesmas coisas?

ü      Essas são sugestões de questionamentos, a fim de que, a criança possa perceber que, um não é igual ao outro e que é preciso respeitar cada um na sua maneira de ser!

 


Quarta-feira:  26/08

Hoje nossa atividade vai ser muito legal e desafiadora!!

Vamos precisar de folhas de ofício, têmperas (ou lápis de cor, porém fica bem mais difícil) e pincel.

Vamos fazer um desenho, uma pintura utilizando somente os pés. As mãos serão utilizadas unicamente para a limpeza do pincel. Senta no chão ou em uma cadeira, coloca as tintas bem próximas a ti e libera tua imaginação!!!

Observação: Tire bastante fotos desse momento, é registro da tarefa.

 

 

Quinta-feira:  27/08

Hoje nossa atividade vai ser desafiadora: “ADIVINHA O QUE É?”

Presta atenção!!!

Peça para um adulto pegar uma caixa, pode ser de sapato, e nela colocar alguns objetos, de diferentes tamanhos e texturas. De olhos vendados, tu terás que descobrir o que tem dentro caixa!!!

Atividade: “Adivinha o que é?”

Observação: Não esqueça de fotografar esse momento, que com certeza, será muito divertido!

  


Sexta-feira:  28/08

Vamos assistir o vídeo da música: “Ninguém é igual a ninguém”.

https://www.youtube.com/watch?v=JCiat8biDFM

Assista ao vídeo e conversa com teus familiares o que entendeu sobre ele. Após, convida teus familiares para uma brincadeira muito divertida e que exige muita atenção!

https://www.youtube.com/watch?v=eLtzvypcurE

A brincadeira é ... Mímica!!!! Vocês podem escolher o tema para a mímica, animais, profissões, esportes.... Lembre-se: não pode emitir sons enquanto o outro descobre o que tu estás imitando!

Divirtam-se! Após, podem conversar, sobre como é sensação de precisar se comunicar e se expressar sem emitir som, sem conseguir falar...

As pessoas surdas utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Já aprendemos alguns sinais e assistimos algumas apresentações no ano passado com a profe Sabrina, lá na nossa Escola, tu te lembras?

 

Observação: Não esqueça de fotografar esse momento, que com certeza, será uma diversão!

 

 _____

 


                                                  4º Ano/Profª Adriana

 

Atividades não presenciais

                                 Do dia 03 a 14 de Agosto de 2020

Nesta próxima quinzena realizaremos atividades para verificarmos o que aprendestes, por isso, quero que realize tudo com bastante atenção e capricho! A profe quer ver o que conseguiram aprender e desenvolver até este momento. As atividades deverão ser entregues ou enviadas nas datas abaixo:

Ø     Atividades enviadas via whatsapp: dia 10/08 e 17/08. ( sempre na SEGUNDA- FEIRA)

Ø     Atividades entregues na escola:

·           Atividades do dia 03 a 07/08 – na primeira data que a escola estiver aberta a partir do dia 10/08 (será informada a data pelo whatsapp).

·           Atividades do dia 10 a 14/08 – na primeira data que a escola estiver aberta a partir do dia 17/08 (será informada a data pelo whatsapp).

 

 

Segunda-feira:  03/08

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan    

Atividade:

·        BASTÃO QUE CONDUZ

 

 

DESCRIÇÃO: utilizando apenas um bastão (cabo de vassoura ou rodo) a criança deverá conduzir uma caixa ou um pote até um ponto da casa e retornar; conforme ela for demonstrando habilidades e facilidade em realizar a tarefa, você irá acrescentar obstáculos pelo caminho; peça que ela leve a caixa em zigue zague e que busque alguns objetos que serão colocados no final do percurso e traga até o local de início da atividade.

 

 

 

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss

Pensando o espetáculo

Olá!

Estou com muita vontade de saber como foi assistir o Espetáculo “Malala, a menina que queria ir para a escola”. 

Tu conseguiste perceber todos os recursos de som e imagem que foram usados nesta peça? (Importante lembrar que foi filmada antes da pandemia.)

Lembras que havia um percussionista presente no palco? E quais foram os rítmos que ele tocou? O espetáculo é super dançante! Conseguiste perceber as projeções que foram exibidas? Pois é, todos esses recursos de luz, som e imagem, maquiagem e figurinos, junto com o belíssimo trabalho dos atores, são recursos teatrais importantíssimos. 

Eu fiquei extremamente emocionada ao conhecer a história de vida dela, ao descobrir sua coragem e o quanto sua luta é importante não só para as meninas do Paquistão, mas para as crianças de todo o mundo.

 

Pensa sobre tudo que foi assistido e escolhe uma cena que te emocionou. Agora faz um desenho (pode escolher o tamanho da folha de papel) e pinta com lápis de cor, usando SOMENTE 4 CORES! 

Para isso, é preciso escolher primeiro as cores e organizar a pintura. Pode, por exemplo, pintar com 4 tons de uma cor só: verde oliva, verde bandeira, verde fraco e verde esmeralda. Mas isso é só um exemplo! Tu vais escolher as cores que preferir! 

           

Bom Trabalho!

Um abraço ALEGRE,

Prof. Sabrina

 


Terça-feira:  04/08

1-    Vamos fazer um desafio? Vamos convidar o papai para realizar uma atividade de culinária?

Escolham uma receita que vocês gostariam de fazer juntos. Depois não esquece de contar e postar no grupo para a profe saber como foi essa experiência!!!!

Já estou curiosa!

 

Matemática

·        RESOLVE AS HISTÓRIAS MATEMÁTICAS COM ATENÇÃO:

1-              A indústria de papai produziu 397 lápis em julho e 486 em agosto. Quantos lápis foram produzidos nestes dois meses?

_____________________________________________________________

2-             No armazém do Seu Pedro haviam 1268 sacos de arroz. Foram vendidos 849. Quantos sacos de arroz sobraram no armazém?

______________________________________________________________

3-Seu Carlos colheu no pomar 753 laranjas e precisa colocá-las em 3 caixas. Quantas laranjas ele colocará em cada caixa?

______________________________________________________________

4-Em uma caixa há 68 bombons. Em 6 caixas há_________ bombons.

______________________________________________________________

5-Mariana tem uma coleção com 426 figurinhas. Joana tem quatro vezes mais figurinhas em sua coleção. Joana tem _______ figurinhas.

 

Quarta –feira:05/08

História

Hoje é dia de PESQUISAR!

1-    Pesquisa na internet e escreva no caderno qual é a origem do Dia dos Pais.

 

2-   Assista o vídeo da história: “ Papai não é meu!” ( enviado via whatsapp) e responda:

a)    Sobre o que fala a história?

b)   Quem são os personagens?

c)    Na realidade, seria possível dividir o papai ao meio?

d)   Vamos imaginar... Se fosse possível dividir o papai ao meio, como tu achas que seria?

e)   Qual o ensinamento que tivestes com a história?

 

3-   Faz uma pequena ilustração da parte que te chamou atenção na história.

Quinta – feira: 06/08

Matemática

·        RESOLVE AS HISTÓRIAS MATEMÁTICAS COM ATENÇÃO

1- Papai tem 252 mudas de flores para plantar em quatro canteiros.  Quantas mudas ele plantará em cada canteiro?

________________________________________________________________

2- Fernando precisa distribuir 279 cadeiras em 9 salas da escola. Quantas cadeiras ele terá que colocar em cada sala?

_____________________________________________________________

3- Joana precisa enfeitar a casa para o almoço do Dia dos Pais, ela deve colocar de forma igual, 305 rosas em cinco vasos. Em cada vaso ela colocará ______ rosas.

4- Papai tem 71 bonecos na sua coleção. Jairo tem sete vezes mais. Jairo tem _____ bonecos em sua coleção.

5- Ana tem que repartir igualmente  156 lápis para os alunos de  seis turmas da escola.

Cada turma receberá ___________lápis.


Sexta-feira:07/08

Português

Hoje tu serás um poeta!!!

Cria uma poesia, com no mínimo duas estrofes, com o tema “Papai”!

Depois, podes fazer um vídeo, recitando a poesia e colocar no grupo, para a profe ver!!!

Vou adorar vê-los!!!

 

Religião

Agora, como não poderia faltar, vamos confeccionar um cartão bem bonito e criativo para o Papai.

Vale lembrar que, muitas vezes, não são os pais biológicos, que exercem esse papel. Muitas vezes, esse papel é exercido pela mamãe, por um tio, um padrasto, um avô ou alguém muito especial. Mas nem por isso, amamos, consideramos ou respeitamos menos essa pessoa que faz papel de Pai na nossa vida! Por isso, entregue o cartão para a pessoa Especial que faz o papel de Pai na tua vida!!!

Feliz Dia dos Pais!!!

 

Dentro da caixa, pode colocar bala ou confeitos.

 

 


Neste modelo de cartão, pode ser escrito uma linda mensagem ou a poesia que fizestes.

Atividades não presenciais

                                 Do dia 10 a 14 de Agosto de 2020

Segunda-feira:  10/08

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Atividade:

MOVENDO O LÁPIS

DESCRIÇÃO: organizar duas fileiras de copos plásticos (pode adaptar com o material que tiver em casa como por exemplo: caixas, tijolo...) lado a lado, igual na imagem, onde tenha o “lado A” e o “lado B”; em cima do dos copos do lado A você irá colocar alguns lápis, régua, varetas, bastão ou outro objeto similar; o objetivo é mover todos estes lápis para o lado B, usando apenas um pé; primeiro realize com o pé direito e depois com o pé esquerdo.

 

Þ Arte – Profª Sabrina Krauss

Silêncio para ouvir o coração         

Olá, turma!

Tudo bem por aí?

Hoje, temos mais uma atividade para juntar a família, aprender e passar lindos momentos juntinhos!

A beleza dessa nossa existência está em conhecer e perceber as diferenças que existem entre todas e todos nós. Quanto mais conhecermos, mais desenvolvemos nossa capacidade de respeitar a diversidade de culturas. Então, prontos para uma nova viagem? 

Vamos assistir um curta- metragem de animação chamado Dueña Ubenza:

Direção: Juan Manuel Costa

Origem: Argentina

Tema: Animação

Ano: 2015

Duração: 4 min

Produção: Juan Manuel Costa

Canción: Dueña Ubenza, compositor Chacho Echenique. Canção ficou popular na voz de Mercedes Sosa.

 

Mariana Carrizo - Doña Ubenza - L.y M. Chacho Echenique

https://youtu.be/kEhdZ1xd3Fc

A pastora leva as suas ovelhas até o topo da montanha, procurando por um momento especial. Um momento onde ela percebe um silêncio puro em seu coração!

Vamos tentar perceber o silêncio puro nos nossos corações? Mas como? 

A partir da prática de posturas de yoga, teremos o aumento da consciência corporal.   

Atividade: De uma forma lúdica e  divertida, utiliza teu corpo para imitar animais, elementos da natureza e objetos que existem ao teu redor.

 

Abraço Alegre,

Profe. Sabrina.

 

Terça-feira:  11/08

Português

1-    Lê o texto com atenção o texto de Ruth rocha

Como se fosse dinheiro

Todos os dias, Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar o lanche. Chegava no bar, comprava um sanduíche e pagava seu Lucas.

Mas seu Lucas nunca tinha troco:

- Ô, menino, leva uma bala que eu não tenho troco.

Um dia, Catapimba reclamou de seu Lucas:

- Seu Lucas, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.

- Ora, menino, eu não tenho troco. Que é que eu posso fazer?

- Ah, eu não sei! Só sei que quero meu troco em dinheiro!

- Ora, bala é como se fosse dinheiro, menino! Ora essa...[...]

Aí, o Catapimba resolveu dar um jeito.

No dia seguinte, apareceu com um embrulhão debaixo do braço. Os colegas queriam saber o que era. Catapimba ria e respondia:

- Na hora do recreio vocês vão ver...

E, na hora do recreio, todo mundo viu.

Catapimba comprou o seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. E tirou de dentro... uma galinha. Botou a galinha em cima do balcão.

- Que é isso, menino? - perguntou seu Lucas.

- É para pagar o sanduíche, seu Lucas. Galinha é como se fosse dinheiro... O senhor pode me dar o troco, por favor?

Os meninos estavam esperando para ver o que seu Lucas  ia fazer.

Seu Lucas ficou um tempão parado, pensando...

Aí, colocou umas moedas no balcão:

- Está aí seu troco, menino!

E pegou a galinha para acabar com a confusão.

No dia seguinte, todas as crianças apareceram com embrulhos debaixo do braço.

No recreio, todo mundo foi comprar lanche.

Na hora de pagar...

Teve gente que queria pagar com raquete de pingue pong, com papagaio de papel, com vidro de cola, com geléia de jabuticaba...

E, quando seu Lucas reclamava, a resposta era sempre a mesma:

- Ué, seu Lucas, é como se fosse dinheiro...

Ruth Rocha

2- Responde:

A- Em que local ocorre à história?

_________________________________________________________________________________________________________________________________

B-  Quem é o personagem principal da história?

_________________________________________________________________________________________________________________________________

 

C-  O que seu Lucas usava como dinheiro?

_________________________________________________________________________________________________________________________________

D- O que Catapimba resolveu usar como dinheiro?

_________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Retira do texto:

a-  Dois substantivos próprios:_________________________________________

b-  Dois substantivos comuns:__________________________________________

c-  Um substantivo feminino:__________________________________________

d-  Um substantivo masculino:__________________________________________

e-  Um substantivo no plural:__________________________________________

f-  Um substantivo no singular:________________________________________

 

4- Cria uma frase bem criativa com a palvra LANCHE:

AFIRMATIVA:____________________________________________________

NEGATIVA:______________________________________________________

EXCLAMATIVA:___________________________________________________

INTERROGATIVA:_________________________________________________

 

5- Liga as palavras ao seu antônimo:

Atrasado *                                                     *comprar

Curto*                                                           * macio

Forte*                                                           *adiantado

Tarde*                                                           * fraco

Vender*                                                         *comprido

Áspero*                                                         * cedo

 

6-  Copia as frases substituindo as palavras destacadas pelos seus sinônimos:

Próximo            apareceu           rapidamente

 

a-  Surgiu no recreio um exame de abelhas e as crianças saíram correndo.

_______________________________________________________________

b-  Seu Lucas saiu apressadamente para pegar os lanches.

_______________________________________________________________

c-  Estava perto da hora do recreio quando desabou a maior chuva.

_______________________________________________________________

 

7- Cria uma frase para cada palavra de acordo com o sinal de pontuação indicado:

a-  lanche ?______________________________________________________________

b-  seu Lucas ! ____________________________________________________________

c-  dinheiro .______________________________________________________________

d-  sanduiche , ____________________________________________________________


8-Dá um adjetivo para cada palavra:

a-  boneca:______________________________

b-  colega:______________________________

c-  palhaço:_____________________________

d-  fruta:_______________________________

e-  dia:_________________________________

 

9-Cita duas palavras que possuam ( não necessita ser do texto)

X com som de s

X com som de z

X com som ch

 

 

 

 

 

 


Quarta –feira:12/08

Matemática

1- Escreve como se lê:

a-   22:_____________________________________________________

b-   745:_____________________________________________________

c-   1.239:_____________________________________________________

d-   412:_____________________________________________________

e-   8:______________________________________________________

2-Pensa e responda que número forma:

a-   Cinco dezenas e quatro unidades:__________________________

b-   Quatro centenas e meia:_________________________________

c-   Duas dúzias e meia:_____________________________________

d-   Quatro centenas, sete dezenas e duas unidades:________________

e-   Uma unidade de milhar, duas centenas, três dezenas e nove unidades:__________

 

2- Circula os números pares e pinta de verde os números ímpares:

25 -  37 -  66 – 12 – 158 – 1.409 – 343 -  99 – 46 – 241 – 790

 

 

3-Calcula com atenção:


a-  32 :4=__________________                        h- 19 x8=__________________         

b- 54:9=__________________                         i- 458 +325=_______________

c-  872 :2=________________                          j- 159 = 258=_______________

d- 774 : 6=________________                          k-178 +267=_______________

e- 456: 9=________________                         L- 859 – 367=_______________

f-  325 x 4=_______________                          m- 461 – 238= _______________

g- 435 x 7=_______________                          n- 915 – 274=________________


 

4                -RESOLVE AS HISTÓRIAS MATEMÁTICAS COM ATENÇÃO:

 

a)           Numa fruteira tem 4 centenas, 7 dezenas e 6 unidades de morangos; 2 centena e meia de jabuticabas e 2 centena, 3 dezenas  e 4 unidades de laranjas. Quantas frutas ao todo tem na fruteira? __________________________________

 

b)           Janaina tinha 1436 laranjas em seu pomar. Vendeu 7 centenas e meia para um restaurante. Sobraram no pomar.................... laranjas.

 

 

 

 

 

c)           Na biblioteca da Escola há 6 prateleiras com 75 livros cada uma. Quantos livros há ao todo na biblioteca?

 

 

 

 

 

d)              Camila plantou em seu jardim 323 mudas de rosas. Pamela plantou o triplo. Pamela plantou ............mudas de rosas

 

 

 

 

e)  João tem uma coleção com 426 carrinhos. Moisés tem uma coleção com 4 vezes mais. A coleção de Moisés possui .......carrinhos.

 

 

 

 

 

f)               Um mercado recebeu 5 centenas e meia de pacotes bolachas; 3 dezenas e meia de pacotes de balas e 7 centenas, 4 dezenas e 9 unidades de pacotes de salgadinhos. Quantas mercadorias o mercado recebeu? __________________________

 

 

 

 

 

g)   Laura tem uma coleção com 105 figurinhas e quer aumentar 3 vezes mais. Laura ficará com _____figurinhas.

 

 

 

 

 

h)  Para o meu aniversário, mamãe fez 5 centenas de cajuzinhos, 4 dezenas e meia de negrinhos e 8 dúzias e meia de branquinhos. No total, mamãe fez ............doces para meu aniversário.

 

 

 

 

 

 


 

5- Marca o horário que pede:

 

 


 

 

 

 


6- Vamos resolver!!! Qual é o animal preferido de cada criança?


a-           Rafael:____________________

b-          Renata:____________________

c-           Lucas:_____________________

d-           Paulo:_____________________

e-           Priscila:____________________

f-           Cláudia:____________________




 














Quinta – feira: 13/08


História

Ø    Vamos relembrar... Pegue o livro de História e leia, novamente, as páginas 112 a 117 e 120 a 122, depois faz a atividade abaixo.


Faça um breve relato sobre o que aprendeu sobre as imigrações no Brasil, o que mais te chamou atenção, que acontecimento te impressionou.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Sexta-feira:14/08

Ciências

Cita 5 atitudes para a preservação do meio ambiente:

1-   1.   _________________________________________

2-   2. _________________________________________

3-  3.  _________________________________________

4-  4.  _________________________________________

5-  5.  _________________________________________

 

Cita 5 cuidados necessários para a prevenção do Corona Vírus

1-    _______________________________________________

2-   _______________________________________________

3-   _______________________________________________

4-   _______________________________________________

5-   _______________________________________________

 

 

 

Geografia

Vamos relembrar?! Pegue o livro de Geografia e o abra na página 10, depois realiza as atividades abaixo:

1)O Brasil localiza-se no continente_________________________. ( pág.10)

2)Pinta de:

verde: América       vermelho: Ásia       Rosa: Europa     Marrom: Oceania   cinza: Antártida 

 

 


Completa a legenda com as regiões do país

 

 

Ø  Para responder as atividades abaixo leia novamente a página 108 do livro de Geografia.

 

a-        As atividades econômicas são classificadas através de três setores. Quais são? _________________________________________________________

 

b- _________________ é o setor que engloba as atividades de produção industrial.

 

c-  ______________________ é o setor que emprega o maior numero de trabalhadores do País.

 

d- ______________________ é o setor que engloba as atividades de agropecuária.

Bom Trabalho!!!

Com carinho, Profe Adri



 4º Ano/Profª Adriana

 

          Atividades não presenciais

Do dia 27 a 31 de julho de 2020

  Nesta semana realizaremos nossas atividades de uma forma diferente... Vamos confeccionar nossa cápsula do tempo!!! Os conteúdos serão desenvolvidos de forma interdisciplinar, então não usaremos caderno nesta atividade.

Nesta cápsula faremos uma retomada de tudo que vivenciamos até aqui, desde o dia 19 de março onde as aulas foram suspensas. Este trabalho deverá ser entregue na escola na primeira semana de agosto, na data em que a diretora avisará no grupo de whatsapp que a escola estará aberta.

Cápsula do tempo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma Cápsula do tempo é um recipiente especialmente preparado para armazenar objetos ou informações com o objetivo que eles possam ser encontrados pelas gerações futuras. Tal expressão começou a ser utilizada a partir de 1937.  Cápsulas do tempo podem ser classificadas em dois tipos: intencionais e não intencionais. Cápsulas do tempo intencionais são aquelas colocadas de propósito e são normalmente destinadas a serem abertas ou acessadas em uma determinada data futura. Cápsulas do tempo não intencionais são geralmente de natureza arqueológica.

Nós estamos vivendo um momento que fará parte da história do Mundo!!!

Vamos registrar alguns dados e acontecimentos sobre esse período, para que no futuro possamos relembrar e compartilhar com outras pessoas!

Para fazer a cápsula do tempo, siga as seguintes instruções:

1-    Preencha as páginas a seguir com a sua família

2-             Junte algumas coisas para relembrar esse período: sugestões: fotos, reportagens de jornais ou revistas, algum desenho que você tenha feito ou outros registros que ficarão na lembrança.

3-            
Guarde esses registros em um envelope ou caixa, (que deverá ser entregue na escola na data a combinar), pois quando esse período terminar vamos mostrar para os colegas nossas experiências e juntos, vamos enterrar em um lugarzinho bem especial na Escola, para no futuro, os colegas que estarão na Escola, descobrir e vivenciar nossa experiência atual, através dos nossos registros, ali deixados.


Segunda-feira:  27/07

Þ Educação Física (com vídeo explicativo):

BOLINHA NO COPO:

DESCRIÇÃO: usando copos plásticos ou alguns potes, deixar eles virado para baixo com uma bolinha embaixo de cada um (pode ser pedrinha, bolinha de papel ou tampinha); ao sinal, a criança deverá colocar todas as bolinhas em cima do copo, fazendo isso uma por uma; em seguida, usando apenas a mão direita, ela irá segurar o copo, impulsionar a bolinha para o alto e usando a mesma mão, terá de pegar a bolinha dentro do copo; em seguida, realizar o mesmo procedimento com a mão esquerda.


 

Þ Arte 

Arte / Profª Sabrina

   Atividades não presenciais

 

*Dia 27/07/20 – Segunda-feira

Vamos ao Teatro?

Os espetáculos de teatro, assim como os demais espetáculos culturais presenciais, shows, concertos, saraus, cinemas e etc., estão todos temporariamente cancelados em decorrência da covid-19.. A nossa super sorte e privilégio é que podemos acessar, conhecer e desfrutar dessas manifestações culturais tão importantes para a nossa formação cidadã de nossa casa, pelos meios digitais. Bora experienciar uma peça de teatro online?

Sempre contamos com o auxílio dos familiares para a realização das atividades remotas. Para essa atividade, em especial, será muito importante a presença de um adulto que, para além de passar um ótimo momento contigo, poderá te ajudar a compreender alguns fatos históricos.

Pensa no quanto é bom estudar, aprender, ir à escola, ter contato com colegas, amigos, professores…. O quanto isso, além de ser um DIREITO teu, é imprescindível para tua formação. E se eu te contar que ter direito a estudar não é uma realidade para todas as crianças do mundo? Hoje vamos conhecer a história da Malala Yousafzai. Para saber quem ela é, primeiro assista ao vídeo a seguir.

 

Quem é MALALA? para crianças - Fafá conta mulheres incríveis da história disponível em: https://youtu.be/Ai6Rpvyk8fM

Depois de assistir o vídeo e saber a história da Malala, vamos assistir a peça de teatro. Prepara a pipoca, convida a família e bom espetáculo!

Espetáculo “Malala, a menina que queria ir para a escola” 

https://www.youtube.com/watch?v=UiiS6AS7mPs

Bom Trabalho!

Um abraço ALEGRE, Prof. Sabrina

 

Terça- feira: 28/07

Prazer... eu sou o ______________________, aluno do ____ano.

Estudo na Escola _____________________________________

 

 

Prazer... eu sou a ______________________, aluna do ____ano.

Estudo na Escola _____________________________


O que é Covid 19?

 

Através de relatos, desenhos, ilustrações, recortes... descreva o aprendeu nesse período sobre esse vírus que rapidamente mudou a vida de todos nós. Logo abaixo segue alguns tópicos que irão ajudá-lo(a) na produção do relato:

Ø  O que é...

Ø  Origem...

Ø  Formas de transmissão...

Ø  Cuidados necessários...

Ø  Fatos importantes...

Ø  Sintomas...

Ø  Outras informações que achas necessárias...

 

 

  

Quarta- feira: 29/07  

 



 

 

 

 


 

Descreva como está sendo a experiência de distanciamento social, mantendo-se longe das pessoas que amas. Como seria tua vida, se nada disso tivesse acontecido? O que seria diferente?

 

____________________________________________________

 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Quinta- feira: 30/07  

 

 

Vamos relembrar algumas datas ...

 

Suspensas desde      ____/____/2020

 

Atividades não presenciais (remotas) desde    ___/___/2020

 

Nossa cápsula será aberta em ___/____/_____

 

Como estão minhas atividades não presenciais (remotas)?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Minhas dificuldades, facilidades...

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Quem está me ajudando? Estou ajudando alguém?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O que estou gostando? O que não estou gostando?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Qual a previsão de retorno? Existe uma data?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O que vou fazer na Escola no primeiro dia de aula após o retorno?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Como será o retorno? Voltará tudo ao normal? Teremos que tomar algum cuidado? Qual?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Neste período não foi possível, fazer algumas coisas que me deixaram um pouco chateado (a)...

 

 

 


 

Sexta: feira: 31/07

Esse período de Pandemia, nos proporcionou, também momentos maravilhosos, momentos em que tivemos a oportunidade de ficarmos mais tempo com a família, nosso maior bem, e curtimos juntos, momentos que, muitas vezes, pela correria do dia a dia, ficam um pouquinho mais difíceis de acontecer... Utiliza desenho ou fotos para registrar esses momentos....

 

 

 

 

 

 

 

Também foi possível refletir sobre vários assuntos nesse tempo que estamos em casa...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Temos muito a agradecer...

 

 

 

                    

Aproveitei para colocar a leitura em dia!!!

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Faça um desenho do livro que mais gostou!!! Não esquece de colocar o nome do livro!!!

 

Deixa aqui, através de uma escrita, ilustração, colagem... uma mensagem para o colega que encontrar tua cápsula do tempo!!!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mensagem inicial