Pré II - Novembro
Pré
II/Profª Tatiane
Atividades
não presenciais
Do dia 14 a 18 de dezembro de 2020
* Dia 14/12
(segunda-feira): Hoje a leitura é deleite!
Vamos
conhecer uma bela história de Natal? Quem escreveu esta história foi o autor
Pedro Bandeira, “Velhinho entalado na chaminé”. Para poder acessá-la, você
deverá usar o link: https://www.youtube.com/watch?v=76Cw9uP48YE, e assistir com muita
atenção. Tenho certeza que você vai gostar!
Hoje esta leitura será para o seu
deleite! Aproveite! Curta! Aprecie esta maravilhosa história! Afinal, ler é
viajar por diferentes mundos e lugares!
Você pode conversar aí na sua casa, com
os seus familiares sobre o que entendeu desta história, o que mais gostou,
enfim, aproveitem!
*
Dia 15/12 (terça-feira):
Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª
Soleane B. de Lima Trevisan
·
PESCARIA AO ALVO Materiais necessários: Um Bastão, barbante com um lápis preso na
extremidade e uma garrafa pet como alvo. Tentar colocar o lápis dentro da garrafa utilizando apenas uma das
mãos.
|
Þ Arte (vídeo) – Profª Sabrina
Krauss
*
Dia 16/12 (quarta-feira): Vamos fazer uma carta para o Papai Noel?
O Natal está se aproximando e com ele,
começam os nossos pedidos para o querido Papai Noel! Muito mais que presentes,
o Natal simboliza o amor e a união da família. Pensando em tudo o que aconteceu
neste ano, o que você gostaria de falar e pedir para o Papai Noel?
Pegue uma folha de ofício e vamos fazer
uma bela cartinha para ele. Faça desenhos representando os seus pedidos. Peça
ajuda de um familiar para escrever algo, se desejar. Não esqueça de colorir e
enfeitar bem caprichado os seus desenhos.
Depois, faça um envelope de papel, com
a orientação dos seus familiares, ou dobre a sua cartinha e coloque embaixo da
sua árvore de Natal, se preferir, coloque em outro lugar especial aí da sua
casa. Em breve o Papai Noel aparecerá para lê-la! Será demais!
* Dia
17/12 (quinta-feira): Hoje tem culinária!
Que tal aprender a fazer deliciosos
biscoitinhos amanteigados de Natal? Esta receita será ótima para você fazer com
a sua família, enquanto espera pelo dia de Natal! Para isso, você precisará dos
seguintes ingredientes:
BISCOITOS AMANTEIGADOS
Ingredientes:
-
250 gramas de Manteiga;
-
500 gramas de Amido de Milho;
-
1 lata de leite condensado;
-
granulados coloridos para enfeitar.
Modo de Preparo:
Em uma vasilha, coloque a manteiga e o
leite condensado, misturando bem. Depois, vá acrescentando o amido de milho em
pequenas quantidades, até que tudo seja utilizado. Misture até a massa ficar
bem homogênea, você pode sovar ela um pouco com as mãos também.
Pegue pequenas quantidades da massa e
modele no formato que desejar. Uma sugestão é fazer formatos que tenham motivos
natalinos, como por exemplo, pinheiro, estrela, bengala, bolinha, boneco,
enfim, use a criatividade!
Para finalizar, coloque um pouco de
granulado colorido por cima do seu biscoito e leve ao forno até ficarem
douradinhos em baixo.
Para melhor compreender esta deliciosa
receita, você pode acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=I4dJndyTSOQ, e assistir ao vídeo que
explica direitinho.
Depois de prontos, é hora de aproveitar
e se deliciar com estes sensacionais biscoitos que derretem na boca!
* Dia
18/12 (sexta-feira): Vamos construir um presépio!
Para que você possa enfeitar um
pouquinho mais aí na sua casa, esperando a noite de Natal, a proposta de hoje
será a construção de um presépio. Abaixo, você tem um modelo de presépio, o
qual pode realizar a impressão para colorir bem bonito, recortar em seu
contorno e colar sobre uma superfície de papelão, organizando o seu presépio.
É interessante você colar os desenhos,
também, em um papel um pouco mais durinho, como, por exemplo, folha de desenho
ou papel cartaz, para que ele fique mais firme e permaneça de pé ao colar no
papelão.
Use a sua criatividade ao fazer o seu
presépio, incrementando com outros elementos, como a areia, palha e o que mais
desejar.
Depois de pronto, deixe o seu presépio
enfeitando um lugar especial da sua casa.
Você quer conhecer a verdadeira
história do Natal e o que o presépio representa? Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=RamRRSkzP9s, e assista a esta mágica
história. Você vai amar!
Com estas atividades, encerramos mais uma etapa importante
deste ano letivo!
Desejo a você e sua família um Natal maravilho e que o próximo
ano possa ser repleto de amor, paz, saúde e muitas realizações!
Um beijo, muito carinhoso a você!
Boas Festas e Boas Férias!
Prof. Tatiane.
________________________________
Pré II/Profª Tatiane
Atividades não presenciais
Do dia 30 de novembro a 11 de dezembro de
2020
* Dia 30/11 (segunda-feira): Hoje tem
história!
Para
a atividade de hoje, vamos ver uma historinha muito bonitinha, “A história das
vogais”, para tanto, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=9ceH2nb-4bs,
e assista com muita atenção. Você vai gostar de aprender!
E
aí? Gostou da história? Viu como surgiram as letrinhas vogais? Mas você sabia
que cada letrinha, além de um nome, elas possuem um som, também? Vamos
aprender?
Assista
ao vídeo, acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=hb2VBmluj3Q,
veja o som de cada letra vogal.
Viu
só que demais! Agora, vou desafiar você! Se nós juntarmos as letrinhas, podemos
formar muitas palavrinhas. Vamos ver? Quero só ver se você consegue ler! Para
isso, você terá que fazer o som de cada letra.
As
letras vogais são:
A – E – I – O – U
E
juntando estas letras, podemos formar as palavras:
AI
EU
OI
EI
UI
AU – AU
IOIÔ
Depois me conta se
conseguiu ler as palavrinhas! Será um grande desafio!
*
Dia 01/12 (terça-feira):
Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª
Soleane B. de Lima Trevisan
Þ ATIVIDADES: - Recolhendo
tampinhas com o pé Descrição: Essa atividade é muito divertida! Basta algumas tampinhas de
garrafas pets ou pedrinhas e um ou mais copos ou potes plásticos. Então você
terá que apanhar todas as tampinhas e colocar dentro dos copos, mas para isso
deverá estar descalço, pois usará somente os pés.
|
Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina
Krauss
*
Dia 02/12 (quarta-feira): O que começa com letra vogal?
Vamos pensar um pouco... o que começa
com as letras vogais? A – E – I – O – U
Observe os diferentes objetos que você
tem na sua casa. Encontre, pelo menos um objeto que inicie com cada uma das
vogais. Será muito divertido pensar sobre as palavras!
Depois, faça um vídeo ou fotografe os objetos que encontrou, identificando as letras que começam.
Eu encontrei uma coisa aqui na minha
casa que começa com a letra O, você sabe o que é?
Estou curiosa para ver o que você
descobre aí na sua casa que começa com as letras vogais!
* Dia
03/12 (quinta-feira): Vamos brincar?
Na atividade de hoje, vamos brincar com
as letras vogais. Para tanto, você precisará ter pedaços de papel com as letras
A, E, I, O, U, fixando-as no chão com fita adesiva. Peça ajuda a um familiar
para que ele possa brincar com você! Vai ser muito legal!
Na primeira parte da brincadeira, o seu
familiar vai dizer os nomes das letras e você terá que pular com os dois pés em
cima do papel com a letra dita, identificando-a.
Depois, no segundo momento da
brincadeira, o seu familiar dirá palavras que iniciam com as letras vogais.
Você terá que prestar bastante atenção no som inicial das palavras, para poder
identificar com que letra, começa pulando sobre o papelzinho.
Ainda podemos fazer mais uma
variação desta atividade: Desenhe em papeis coisas que começam com as
letras vogais, fixe os papeis no chão com fita adesiva. O seu familiar irá
dizer o nome das letras vogais e você terá que pular sobre o papel que
corresponde aquela letra.
Tenho certeza que você vai se divertir
e aprender muito com esta atividade! Aproveite!
Para compreendê-la melhor, você pode acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=JwOpMy18xsQ, e assistir ao vídeo que traz uma explicação sobre a atividade.
Depois de brincar muito com esta proposta,
acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=KW5pPutjQlk, e assista ao vídeo com o
“Jogo das vogais”. Será que você vai acertar todas? Tenho certeza que sim, você
é demais!
*
Dia 04/12 (sexta-feira):
Que outras coisas iniciam com as
mesmas letras do seu nome?
Procure na sua casa diferentes objetos que
iniciam com as mesmas letras do seu nome. Organize-os lado a lado e registre
com uma fotografia para mandar em nosso grupo da turma de WhatsApp.
Veja como vai ficar bacana! Desta forma, estaremos aprendendo muito mais sobre as letras, pensando sobre as palavras!
* Dia 07/12 (segunda-feira):
Hoje tem história!
Para
hoje, vamos conhecer a história: “O livro da paz”, do autor Todd Parr. Você
deverá acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=cXY8VjZVElU,
e assistir com atenção a esta bela história.
E
aí? Gostou da história? Muito legal, né! Paz pode significar muitas coisas.
Agora, quero saber: E para você, o que é paz? Converse em casa, com os seus
familiares e diga para eles o que é paz, o que te deixa com esse sentimento de
paz. Nossas atitudes devem sempre valorizar a paz. Se preferir, você pode
registrar com desenhos, também, tudo aquilo que disser.
Você pode deixar este registro através de fotos, vídeos ou áudio em nosso grupo da turma de WhatsApp, com o significado de paz para você.
*
Dia 08/12 (terça-feira):
Feriado
Municipal: Dia da Padroeira do Município
*
Dia 09/12 (quarta-feira):
Vamos relaxar?
Agora será a hora do relaxamento! E hora de deixar a sua paz interior
tomar conta do momento. Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=LCnv9E3qa1o, aproveite muito esta canção, você e sua família!
Então, vamos fazer de cada lar, ser um Mundinho de Paz? E
quem não fica em paz com a presença de uma criança? Com a troca de afeto e
carinho?
A proposta é relaxar, aproximar e ser
muito feliz!
Vamos fazer uma massagem com a criança:
deite a criança em um lugar confortável, coloque a música “Mundinho de paz” ou
outra música calma e comece a massagem. Faça carinho e toques suaves nas
costas, nos pés e depois vire a criança de frente e massageie as mãos, o rosto
da criança. Agora é sua vez de vivenciar essa experiência, deixe seu filho ou
sua filha fazer a massagem. Você vai adorar!
Será um momento
especial para vocês!
* Dia
10/12 (quinta-feira):
Vamos brincar?
Para a atividade de hoje, vamos fazer o
“Jogo da Estimativa”. Para isso, você vai precisar ter um potinho e uma certa
quantidade de objetos pequenos que caibam dentro do pote.
Peça para um familiar encher um pote
transparente com objetos pequenos (tampinhas, brinquedos, colheres, palitos,
...). Você deverá dizer um palpite de quantos objetos acredita ter no pote.
Outros familiares poderão dar o seu palpite também! Depois, a família deverá
abrir o pote e juntos realizar a contagem dos objetos oralmente para ver quem
acertou ou chegou com o seu palpite no número mais aproximado.
* Dia
11/12 (sexta-feira):
Vamos avaliar nossas aulas?
Ao longo deste ano letivo, que foi
muito diferente, fizemos muitas atividades. Você as realizou aí na sua casa e
eu acompanhei através das fotos, vídeos, tarefas entregues, áudios, e, assim,
conseguimos manter nossos vínculos, aprendendo sempre mais!
Agora, gostaria de saber de você, como
foi realizar estas atividades em casa. O que você achou das atividades que eram
enviadas. Gostava de fazer? Foi legal realizar? Tinha alguma coisa que era
muito chato? O que era fácil, o que era difícil? Qual foi a atividade que você
mais gostou de fazer? Por quê?
Pense e responda. Peça para um familiar
fazer estas perguntas a você e escrever suas respostas, se preferir, grave um
vídeo ou mande um áudio para o nosso grupo da turma de WhatsApp, ou mande para
o contato direto da professora.
Vou adorar saber suas impressões sobre
as nossas atividades.
UM BEIJO MUITO CARINHOSO DA PROF. TATIANE!
TENHAM UM SENSACIONAL FINAL DE SEMANA!
ANEXO
Arte/Profª Sabrina Krauss
Atividades não presenciais
# Dia 1º de dezembro – Terça-feira
Em clima de Natal!
Olá, gente querida!
Chegando aquela época do ano que a gente gosta de decorar a casa com
enfeites natalinos. Por isso, hoje vamos aprender a confeccionar uma estrela
que servirá para enfeitar a árvore de natal, as janelas da casa ou até mesmo
presentear os amigos, que tal?
Presta atenção nos vídeos e mãos à obra!
Materiais que tu vais precisar para o projeto:
- Barbante,
lã ou linhas de bordar - das cores que preferir;
- Bandeja
de isopor;
- Cola
branca;
- Tesoura
sem ponta;
- Palitos
de madeira ou alfinetes;
- Um
pouco de água para diluir a cola e
- Molde
de estrela.
Como fazer:
- Recorte
o molde da estrela;
- Prende
a estrela com os palitos ou os alfinetes na bandeja de isopor (base);
- Dilui
a cola branca num pouquinho de água dentro de um potinho qualquer;
- Pega
o barbante e mergulha na cola diluída;
- Agora
é só preencher os espaços da estrela, enrolando o barbante nos palitos;
- Faças
várias camadas;
- Deixa
secar e só depois retire os palitos;
- Agora
é só colocar um fiozinho para pendurar tua estrela!
Assiste o
passo-a-passo no vídeo:
ESTRELA DE NATAL DE BARBANTE | ENFEITES DE NATAL
E o recadinho da profe:
https://photos.app.goo.gl/9JkiVaoK3SySmy6d8
Não te esquece de
mandar a foto da estrela!
Abraço alegre,
Prof. Sabrina.
# Dia 08 de dezembro – Terça-feira (Feriado Municipal – Padroeira do Município)
Cantar a alegria do Natal!
Oi, Gente linda!
Sabe que se a gente estivesse em aulas presenciais, estaríamos nos
preparando para as celebrações de Natal na escola, né? Sempre ensaiamos muitas
canções, teatro, poesia… Tudo para presentear nossas famílias que felizes vêm
nos prestigiar durante as apresentações! Vamos acabar o ano letivo cada um na
sua casa, nem por isso deixaremos de cantar e nos alegrar com canções que falam
de bondade, paz, solidariedade e amor!
Por isso, a atividade de hoje será assistir o lindo clipe de um coral
infantil e depois gravar um pequeno vídeo ou áudio cantando sua canção favorita
de Natal! Combinado?
É Natal | Coral LAF Kids https://youtu.be/-SUKdSTggxQ
Vou esperar alegremente pelos vídeos de vocês!
Um super beijo,
Profe.Sabrina.
_____________
Pré
II/Profª Tatiane
Atividades não presenciais
Do dia 16 a 27 de novembro de 2020
* Dia 16/11
(segunda-feira): Aprendendo sobre a Cultura Africana
Dando
continuidade as nossas atividades da semana anterior, para hoje, vamos ver um
vídeo que mostra como a cultura africana influencia a nossa cultura brasileira.
Isso é sensacional!
Para tanto, você deve acessar o link:
https://www.youtube.com/watch?v=SQJOa1sjpUI, e, com muita
atenção, ver o vídeo que nos mostra muito da riqueza desta cultura e que
utilizamos em nosso cotidiano, como as palavras, danças, músicas, comidas,
entre outras tantas coisas! Tenho certeza que você vai aprender muito!
E aí? Gostou do que assistiu? Demais,
né! Nosso Brasil é formado por muitas etnias, e todas elas constroem o que são
as nossas tradições.
Agora, vamos exercitar os nossos
novos conhecimentos? Você viu que na nossa culinária, muito encontramos das
influências africanas. Vamos preparar, então uma receitinha deliciosa?
A culinária de hoje
será uma maravilhosa cocada!
Origem da cocada
A Cocada é um doce tradicional da Angola e
típico brasileiro feito à base de coco. Tem um apelo cultural muito forte,
sendo o mais popular de todos os doces do Nordeste. Faz parte do rol dos bens
históricos da doçaria nacional e cada dia mais a cocada ganha popularidade fora
do país.
Sua origem não é um consenso, mas a história
mais difundida é que ela teria sido criada por volta 1750. Quando o Brasil
estava sendo colonizado, recebia diversos imigrantes, as escravas de origem
africana passaram a cozinhar para os senhores de engenho. Elas levaram todo seu
conhecimento culinário e adaptaram muitos pratos ao paladar dos amos.
Em Salvador, foi onde surgiu à maioria dos
pratos da culinária africana adaptada ao gosto brasileiro. As escravas criavam
muitos pratos com leite de coco (fruta em abundância na região), como
ensopados, moquecas e escabeches, com as sobras do bagaço do coco elas faziam a
cocada, misturando melaço de cana ou rapadura, produto muito encontrado na
época. Os ingredientes eram fartos, pois eles trabalhavam nos canaviais e nas
usinas de açúcar.
(Fonte:
https://pt-br.facebook.com/SodieDocesBalnearioCamboriu/photos/origem-da-cocadaa-cocada-%C3%A9-um-doce-tradicional-da-angola-e-t%C3%ADpico-brasileiro-fei/713995638969123/)
Separe os ingredientes necessários para fazer esta delícia
COCADA
Ingredientes:
- 500
gramas de coco fresco ralado;
- 1 lata de leite condensado;
- 2 latas de açúcar - medida da lata de leite
condensado;
- 1 colher de sopa de manteiga.
Modo de Preparo:
1.
Em
uma panela, coloque os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo até soltar da
panela.
2.
Retire
do fogo e coloque em uma superfície lisa e untada.
3.
Alise
com uma espátula e deixe esfriar. Corte em pedaços e sirva.
Depois de pronta, é só aproveitar este doce
incrível! Você pode tirar uma foto da sua cocada e mandar para o nosso grupo da
turma de WhatsApp. Vou adorar!
Existem outras tantas receitas que são de origem
africana, você pode escolher outra, se preferir, o importante é experimentar,
vivenciar!
Veja outras sugestões: cuscuz, quibebe, feijoada,
quindim, pamonha, etc.
*
Dia 17/11 (terça-feira):
Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª
Soleane B. de Lima Trevisan
Þ ATIVIDADES: - Alongamento. - Alfabeto Corporal DESCRIÇÃO: Você deverá representar o seu nome, usando as diferentes formas do
corpo para demonstrar as letras que fazem parte dele. De acordo com o
“alfabeto corporal” na imagem abaixo, você deve realizar cada movimento,
conforme as letras que possuem em seu nome e registrar em fotos. Depois podemos
unir essas fotos e ver toda a sequência do seu nome, registrado em movimentos
corporais.
|
Þ Arte (em anexo) –
Profª Sabrina Krauss
*
Dia 18/11 (quarta-feira): As máscaras africanas
A arte africana pode ser representada
por suas máscaras, as quais são símbolos importantes para esta cultura. Para
entender um pouco mais sobre este assunto, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=LdD0OYmR-uI, e assista ao vídeo que
nos explica muito.
Viu só? Muito legal, né! Vamos produzir
as nossas próprias máscaras africanas? Separe na sua casa materiais que você
pode utilizar para confeccionar as suas máscaras, como, por exemplo, pedaços de
papel, tinta têmpera, pincel, tesoura, lacres de garrafas, canudinhos, penas,
entre outras coisas.
Veja alguns exemplos de máscaras africanas que você pode fazer:

Estou curiosa para ver como ficou a sua
máscara! Depois de pronta, você pode brincar muito com a máscara que fez,
transformando-se em diferentes personagens!
* Dia
19/11 (quinta-feira): Vamos brincar?
Para a atividade de hoje, a sugestão é
de uma brincadeira de origem africana, que é a “KUDODA”, você conhece?
É muito legal! Tenho certeza que você
vai se divertir! Para aprender como jogar, você deve acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=E2nBs24DkqI, e assistir ao vídeo.
Depois é só separar o material para a brincadeira e brincar! Convide um
familiar para brincar com você. Quem será que vai ganhar?
Você
vai precisar de:
-
1 vasilha/pote com 20 tampinhas (ou pedrinhas)
Como
brincar:
Pegue uma tampinha e jogue para cima,
com a outra mão, tente pegar a maior quantidade possível de tampinhas de dentro
do pote, antes da tampinha que você jogou cair e pegá-la. Ganha a brincadeira
quem mais tampinhas conseguir agarrar.
Você pode fotografar ou gravar um vídeo
da sua brincadeira. Vai ser demais! Aproveite muito!
*
Dia 20/11 (sexta-feira): Dia da Consciência Negra
Durante toda esta semana, aprendemos
muito sobre a cultura africana e o quanto ela contribui para a formação da
nossa cultura brasileira. Demais, né! Eu adorei conhecer mais sobre a nossa
história!
Os negros africanos saíram de seus
países para virem ao Brasil trabalhar. E não foi nada fácil! Temos que ter
respeito por todas as pessoas, independentemente de suas raças ou cor. Pois,
muito contribuíram para o que hoje nós somos! Hoje é dia da gente pensar sobre
a importância dos negros e suas contribuições. Aprendemos muito esta semana com
eles, não é?
Então, sugiro que você assista a esta linda história, contata, também por povos africanos. Você vai se encantar. A história de hoje é “Bruna e a galinha d’angola”, da autora Gercilga de Almeida. Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=eqvqBT41lWY, e veja com atenção.
Gostou da história? Que tal agora, confeccionar uma galinha d’angola? Modele com argila ou massinha de modelar a sua galinha. Pinte-a de preto e faça pintinhas brancas nela. Vai ficar sensacional! Depois, assim como Bruna, na história, você pode brincar e se divertir muito com ela! Maravilhoso!
Caso prefira, você pode criar outros meios de fazer a sua galinha d’angola. Use muito a criatividade! Veja alguns exemplos:
* Dia 23/11
(segunda-feira): Vamos desenhar?
Hoje vamos
brincar e desenhar com a atividade: “O Mestre mandou”! Convide um familiar para
brincar com você! Pegue uma folha de ofício e lápis de escrever para fazer os
desenhos. Seu familiar será o mestre. Ele deve dizer a frase: “O Mestre mandou
você desenhar uma bola” (por exemplo). Assim, você terá que desenhar na folha
uma bola. Mas se ele disser: “desenha uma flor”, você não pode desenhar! Pois a
frase precisa ser precedida de “O Mestre mandou...”, entendeu?
Então, tudo
o que for dito a você, com a frase: “O Mestre mandou você desenhar...”, deverá
fazer na folha. Depois, você pode colorir e enfeitar os seus desenhos, ficarão
lindos!
Sugestões de desenhos a fazer: sol,
estrela, casa, coração, flor, bola, barco, árvore, caderno, lápis, tesoura,
pedra, cadeira, mesa, sapato, pássaro, cachorro, gato, televisão, janela, e
muito mais!
Tenho
certeza que será divertido. Você pode, também, trocar os papéis com o seu
familiar e você passar a ser o mestre, dizendo o que ele deve desenhar! Preste
atenção para não se equivocar!
*
Dia 24/11 (terça-feira):
Þ Educação Física
(com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
Þ ATIVIDADES:
- Bilboquê com garrafa pet DESCRIÇÃO: O Bilboquê é um brinquedo bem conhecido e popular. Para criar basta uma garrafa pet, um barbante e utilizar a própria tampinha da garrafa ou bolinha de papel. Corte a garrafa pet como na imagem e amarre o barbante em sua extremidade e na outra ponta do barbante basta amarrar/fixar a bolinha de papel, tampinha ou outro objeto similar. Para jogar você irá segurar na extremidade da garrafa pet e irá impulsionar a bolinha para o alto e tentar apanhá-la com o seu bilboquê. |
Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss
*
Dia 25/11 (quarta-feira): Vamos brincar?
Na atividade de hoje, vamos aprender
uma brincadeira legal, que envolve orientação, localização e segurança. A
brincadeira é: “Acerte o quadrado”!
Você vai precisar ter:
-
um pedaço de papel (mais ou menos 8cm x 8cm)
-
uma janela ou porta de vidro
Como brincar:
Faça um quadrado de mais
ou menos 8 x 8 cm com o papel, molhe a folha e cole o quadrado no vidro. A
medida do papel pode ser variada. Quanto maior o papel, mais fácil será fazer a
brincadeira. A brincadeira consiste em se afastar da janela, fechar os olhos e
estender um dos braços com o dedo apontado. De olho fechado, a criança precisa
andar na direção da janela, sempre com o braço estendido para frente, e ver se
consegue colocar o dedo indicador no papel que está colado no vidro.
Vamos ver se você tem boa
pontaria? Aproveite para se divertir em família!
* Dia
26/11 (quinta-feira): Hoje vamos visitar a Feira do Livro?
Durante toda esta semana (de 23 a 27 de
novembro), está acontecendo a Feira do Livro de Osório. Em tempos de pandemia,
foi necessário modificá-la, também, e está acontecendo de forma virtual.
Com uma programação muito legal, acesse
o link que foi disponibilizado pela escola para poder viajar virtualmente,
navegar por entre tantas coisas maravilhosas que estão sendo apresentadas.
Tenho certeza que você vai gostar muito!
Depois me conta lá no nosso grupo da
turma de WhatsApp como foi esta visita à Feira do Livro on-line. Vou adorar
saber!
* Dia
27/11 (sexta-feira): Hoje tem adivinhas!
Hoje vou desafiar você a
lançar uma adivinha para os colegas. Isso mesmo: O que é? O que é? Mas não vale
dizer a resposta, deixe os colegas tentarem adivinhar! Grave um vídeo ou um
áudio com a sua charadinha e mande em nosso grupo da turma de WhatsApp. Vamos
ver quem descobre a resposta correta? Vai ser legal!
Vamos brincar? Já estou curiosa para saber qual é a adivinha que você irá mandar!
Para ir esquentando e te motivando, quero ver se você sabe responder a estas adivinhas:
1.
O que é, o que é? Cai em pé e corre deitado?
2.
O que é, o que é? Quebra quando se fala?
3. O que é, o que é? Tenho cauda, mas não sou cão. Não
tenho asas e sei voar. Se me largam, eu não subo. Saio ao vento para brincar.
4. O que é o que é? Dá muitas voltas e não sai do
lugar?
5.
O que é, o que é? O que é que está na ponta final
do fim, no início do meio e no meio do começo?
6.
O que é, o que é? É um pássaro brasileiro e seu
nome de trás para frente é igual?
7.
O que é, o que é? O que anda com os pés na cabeça?
8.
O que é, o que é? Surdo e mudo, mas conta tudo?
9.
O que é, o que é? Quando um tigre se parece com um
velho?
10.
O que é, o que é? Qual é o bicho que anda com as patas?
Respostas
das Adivinhas:
1.
a chuva
2.
o segredo
3.
a pipa
4.
o relógio
5.
a letra M
6. a arara
7.
o piolho
8.
o livro
9.
quando é um tigre de bengala
10.
o pato
DESEJO A TODOS UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA!
UM BEIJÃO CARINHOSO DA
PROF. TATIANE
Arte/Profª Sabrina
Krauss
Atividades não presenciais
Dia 17 de novembro, Terça-feira
-Olá, minhas queridas e meus queridos! Quantas
saudades!!
Hoje vamos assistir uma história do
canal “Varal de Histórias”!
A Rainha das cores
Agora, pega pedacinhos de lã ou de
linha grossa, das cores que tu preferir, e cola preenchendo o vestido do
desenho da Rainha Malvida, para deixá-la colorida e cheia de emoções! Se
preferir, faça teu próprio desenho da Rainha!
Divirta-te!
Beijos, Profe
Sabrina.
Dia 24
de novembro, Terça-feira
Semana da Feira do Livro de Osório!
Olá, Turminha! Como vocês estão?
Essa semana tem um grande e importante evento cultural acontecendo em nossa cidade: 35ª Feira do Livro de Osório!! E o que é mais bacana, totalmente online!
Como, dessa vez, não poderemos
assistir a contação de histórias juntos, visitar as bancas de livros, conversar
com as escritoras e os escritores, assistir palestras, enfim, tudo de
maravilhoso que a feira nos proporciona, me inspirei numa atividade bem legal
que vai acontecer durante a Feira: “Passarinhando em casa: Atividade
pedagógica com observação de aves e Concurso de fotografias de aves de jardim.
Equipe: Guilherme Tavares Nunes (Coord.), Júlia Jacoby de Souza, Millena
Barreto Hoffmann, Lucas Antônio Morates. UFRGS Litoral.”
Já fizemos várias atividades
de observação da natureza, interpretação em desenho, fotografia. Então, pude
observar, pelo retorno das atividades, que vocês gostam bastante e conseguem
alcançar os objetivos dessas atividades!
Hoje, vamos olhar pela
janela ou sair no pátio de casa e escolher um lugar onde sentar e observar os
pássaros! Observa com atenção! Conseguiste achar algum pássaro voando, pousado
em alguma árvore ou bicando gramíneas pelo chão?
Agora, faz um desenho desse
pássaro cuidando dos detalhes: seu formato, suas cores, bico, asas, etc. Pode
usar lápis de cor ou giz de cera!
BOM TRABALHO! Abraço alegre, prof. Sabrina
-------------------------------------
Pré II/Profª Tatiane
Atividades
não presenciais
Do dia 03 a 13 de novembro de 2020
* Dia 02/11 (segunda-feira):
FERIADO NACIONAL
DIA DE FINADOS
* Dia 03/11 (terça-feira):
Þ Educação Física – Profª Soleane B. de Lima Trevisan (com vídeo
explicativo).
![]() Þ ATIVIDADES: - Alongamento. -Equilíbrio
cooperativo ou individual Descrição: em cima de uma
pedra, pedaço de madeira, pneu, lata de leite ou algum outro objeto que seja
seguro e resistente; a criança deverá permanecer por um tempo realizando o
equilíbrio estático; logo ela ficará apenas com a perna direita, depois com a
perna esquerda; também algum responsável pode realizar junto com a criança,
tornando a atividade cooperativa. |
Þ Arte – Profª
Sabrina Krauss (em anexo).
*
Dia 04/11 (quarta-feira): Hoje tem história!
Para a atividade de hoje, vamos ver uma
história muito legal que é a “Eu Vi”, escrita por Fernando Vilela. Para tanto,
você deve acessar o link: https://youtu.be/tm09fOPiXo4, e prestigiá-la com muita
atenção. Vai ser legal!
Uau! Que demais, né! Quantas coisas
diferentes podemos ver! Você já reparou nisso? Vamos testar? Observe ao seu
redor, o que você pode ver? O que você consegue ver e está em outras coisas,
como acontece na história? Pegue uma folha de ofício e desenhe nela, coisas que
você vê! Depois, não esqueça de colocar o seu nome na folha e a data em que
realizou a atividade.
Compartilhe o que fez, enviando uma
foto do seu desenho para o nosso grupo da turma no WhatsApp. Vou adorar ver!
* Dia
05/11 (quinta-feira): O que você vê nas nuvens?

Você já parou para ver o céu? Viu quantas nuvens encontramos? Já reparou que o céu está sempre diferente? Por exemplo, durante o dia podemos ver o sol, as nuvens, tem dias em que há mais nuvens, outros dias que não, é claro, outras vezes está mais cinzento por causa da chuva. Durante a noite, já é mais escuro, podemos ver a lua e as estrelas. Nunca é igual, não é mesmo?

Então, hoje a proposta é a seguinte: vamos ver as nuvens? Escolha um lugar que você goste e deite-se no chão, olhe para o céu e observe as nuvens. Elas podem ter formatos de animais, castelos, rostos, plantas e tudo mais que a sua imaginação permitir. Alguma vez você já brincou disso? De criar e dar formatos de coisas para as nuvens do céu? Escolha uma nuvem bem bonita e faça um vídeo, foto ou desenho e conte o que você viu.
Mande
para o nosso grupo da turma de WhatsApp, vou adorar saber o que conseguiu
observar.
*
Dia 06/11 (sexta-feira): Vamos ler esta poesia?
Para a atividade de hoje, peça ajuda a
um familiar para que ele possa ler para você a linda poesia abaixo:
O menino rico
Nunca tive brinquedos.
Brinco com as conchas do mar
E com a areia da praia;
Brinco com as canoas dos coqueiros
Derrubados pelo vento;
Faço barquinhos de papel!
E minha frota navega
Nas águas da enxurrada;
Brinco com as borboletas nos dias de
sol.
E nas noites de lua cheia
Visto-me com os raios de luar.
Na primavera teço coroas de flores
perfumadas.
As nuvens do céu são navios, são bichos,
são cidades.
Sou o menino mais rico do mundo,
Porque brinco com o Universo,
Porque brinco com o infinito.
(Maria Alceu N. S. Ilnzinger)
Agora, converse com sua
família sobre este texto, quais seus significados. Será que somente os
brinquedos que são comprados em lojas é que tem mais valor? Ou será que podemos
criar nossos próprios brinquedos e brincadeiras, utilizando coisas que, por
exemplo, a própria natureza nos dá, como as conchas, os galhos, ou fazendo
barquinhos de papel, coroas de flores?
E você, assim como o
menino da poesia, é o mais rico do mundo, porque brinca com o Universo e o
infinito?
Sim!! Lançarei uma
sugestão, então, vamos brincar? Explore na sua casa, no seu pátio e se desafie
a brincar “sem brinquedos”, como no poema. Você irá descobrir um mundo de
possibilidades!
Registre o que fizer com
fotos ou vídeo e mande para o nosso grupo da turma de WhatsApp. Vai ser demais!
* Dia 09/11 (segunda-feira): Hoje tem
história!
Na
atividade de hoje, vamos ver uma história, cujo título é “O Cabelo de Lelê”,
escrita por Valéria Belém. Para isso, você poderá acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=RriQiWMnDXU,
e assistir com muita atenção a história.
E
aí? Gostou da história? Legal né! Você viu que Lelê, a princípio, não gostava
muito do seu cabelo, porém ela descobriu que ele vinha das suas origens, das
características da sua família, do seu povo. Todos nós somos assim também!
Todos nós somos de um jeito diferente e temos as nossas origens, as características
de nossas famílias e de nossos antepassados. É por isso, que não podemos
desvalorizar as pessoas por causa de suas características, como por exemplo, a
cor da pele. Pessoas com a cor da pele negra, por exemplo, assim como a Lelê,
tem suas origens lá no continente africano. E eles possuem muitas histórias e
ensinamentos, coisas estas que nós usamos no nosso cotidiano.
Lembre-se sempre! Devemos
respeitar a todas as pessoas, assim como elas são!
Vamos desenhar? Pegue uma folha de ofício. Como vimos na história, existem muitos tipos de cabelos e muitos penteados diferentes que podemos fazer. Você irá desenhar a nossa personagem da história: a Lelê e fará o seu cabelo! Seja criativo! Existem muitas possibilidades! Você pode usar diferentes materiais para confeccionar o cabelo de Lelê: tinta têmpera, lã, pedaços de papel, giz de cera, lápis de cor, enfim, você é o artista.
Depois
de pronto, não esqueça de escrever seu nome na folha e colocar a data em que
realizou a atividade. Faça uma foto do seu desenho e mande para mim, em nosso
grupo da turma de WhatsApp. Estou curiosa para ver como ficará seu cabelo de
Lelê!

*
Dia 10/11 (terça-feira):
Þ Educação Física
(com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
Þ ATIVIDADES: - Alongamento. - Leva e traz DESCRIÇÃO: Você irá precisar de 3 folhas
de jornal. Coloque uma ao lado da outra, no chão, e em seguida ponha 4
bolinhas (pode ser de papel, meia, pedrinhas ou outro objeto qualquer) em
cima da primeira folha. Você deverá levar todas as bolinhas até a última
folha, movendo apenas uma por vez e passando pela folha do meio. Importante:
você deve ficar na posição que está sendo mostrada na imagem abaixo. ![]() |
Þ Arte (em anexo) –
Profª Sabrina Krauss
*
Dia 11/11 (quarta-feira): Dia do penteado maluco!

Relembrando a história: “O Cabelo de Lelê”, que vimos em atividade anterior, você viu que existem diferentes tipos de cabelos: compridos, curtos, cacheados, lisos, coloridos, entre outros. Com isso, podemos, também, fazer muitos penteados diferentes! Então, a proposta de hoje é que possamos brincar com os nossos cabelos, fazendo neles penteados muito malucos! Solte a sua criatividade e invente penteados! Vai ser sensacional!
Ao aprontar seu cabelo, tire uma foto e
mande para o nosso grupo da turma de WhatsApp. Vou adorar poder ver como ficou!

* Dia
12/11 (quinta-feira): Confeccionando uma Abayomi
Você conhece uma boneca Abayomi? Estas
bonecas fazem parte da cultura dos povos africanos e que foram ensinados a nós.
Elas são bonecas feitas de panos, onde não é necessário fazer costuras, apenas
nós.
Para conhecer um pouco mais sobre a
origem da boneca Abayomi, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=tEQqH3BtW4w, e assista para conhecer
mais sobre a nossa história.
Agora que você já conhece esta boneca,
vamos confeccioná-la? Você vai precisar de 2 tiras de tecido preto, um outro
pedaço de tecido colorido para fazer a roupa e tesoura.
Através do link: https://www.youtube.com/watch?v=L_Uqpp4-LNM, você pode ver como é
fácil confeccionar a boneca Abayomi.
Depois de pronta é só se divertir muito
com a sua boneca! Muitas histórias divertidas poderão ser criadas em suas
brincadeiras!
Mostre para mim como ficou a sua
Abayomi, mandando uma foto para o nosso grupo da turma de WhatsApp.
* Dia
13/11 (sexta-feira): Hoje tem brincadeira!
Como estamos falando sobre a cultura
dos povos africanos, a proposta de atividade para hoje será brincar! Brincar
com brincadeiras que venham de países da África, assim aprendemos mais sobre
estes povos. Tenho certeza que será divertido. Convide seus familiares para
brincar com você!
1.
Terra-mar:
Originária de Moçambique, a brincadeira
é muito fácil de ser executada. Basta riscar uma extensa linha no chão. De um
lado deve-se escrever a palavra “terra” e do outro lado, a palavra “mar”. No
começo, todos podem ficar na terra.
Porém, quando o professor gritar “mar”, todos devem pular para o lado
contrário. O procedimento vai se repetindo, e o interessante é que as ordens
sejam dadas cada vez mais rápidas. Aqueles que foram errando o lado vão sendo
eliminados, até que aquele que ficar por último seja o vencedor.
2. Escravos
de Jó
Uma das formas mais conhecidas de
brincar de escravos de Jó é a sincronização dos movimentos. Cada jogador recebe
uma pedrinha e o objetivo é executar todos os movimentos sem errar nenhum.
Juntos, em formato de círculo, todos começam a cantar a música. Nas
primeiras fases, as pedrinhas são transferidas para o colega que está do lado
direito, ou seja, em sentido anti-horário.
Quando chegar no verso “Tira, põe, deixa ficar”, todos obedecem ao que
diz a letra da música. No verso seguinte a passagem de pedrinhas é retomada,
até que no trecho “Fazem zig-zig-zá” as pedras são movimentadas, mas sem
entregá-las a ninguém.
Os jogadores que errarem algum movimento serão eliminados da competição,
até que reste apenas o vencedor. Confira, a letra mais tradicional da cantiga:
“Escravos de
jó
Jogavam caxangá
Tira, põe, deixa ficar
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-zá
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-zá”
3. Roda
Africana
Acesse o link abaixo e divirta-se muito
com esta brincadeira e dança que envolve muitos movimentos do nosso corpo!
https://www.youtube.com/watch?v=QjlmRDk9ktI&list=PLirpSCgKwnjGz2rH4m24ous2C8N-QFIFE&index=4
Tenho certeza
que você e sua família irão se divertir muito!
BOM FINAL DE SEMANA! SAUDADES! UM BEIJO CARINHOSO,
PROF. TATIANE

ANEXOS
Arte/Profª Sabrina Krauss
Atividades não presenciais
# Dia 03 de novembro de 2020 – Terça-feira
E aí, turma!
Uma História Africana
“Bawo” “Aro re so mi”

É assim que a gente diz: “Olá! Que saudades de vocês!” em iorubá. Iorubá é o nome de uma das maiores etnias do continente africano em termos populacionais. Na verdade, o termo é aplicado a uma coleção de diversas populações ligadas entre si por uma língua comum de mesmo nome, além de uma mesma história e cultura!
Hoje, vamos assistir uma história africana:
- Histórias Que Voam - Uma História Africana
Agora conta, fazendo um
desenho ou um um vídeo, como é a vida da Máli e do Gabu. O que eles fazem de
diferente de ti? E os adultos, pais deles, o que chamou mais a tua atenção
sobre o comportamento deles?
Não esqueças de fotografar teu desenho e postar no grupo da turma, tá? Ou se achares melhor contar num vídeo, posta lá também!
A cheerful famọra! (Um abraço alegre!),
Profe Sabrina.

# Dia 10 de novembro de 2020 – Terça-feira
Música Africana para crianças
Hoje é dia de música!
Junta a família para a diversão!
Vamos assistir, ouvir, acompanhar com palmas e cantar!
Depois de
treinar bastante, façam uma foto da família dançando, batendo palmas e cantando
essa canção!
Que esse
momento seja de puro amor e alegria!
Um super
beijo,
Profe.
Sabrina.
Comentários
Enviar um comentário