Pré II - Novembro

 


 

Pré II/Profª Tatiane

 

         Atividades não presenciais

Do dia 14 a 18 de dezembro de 2020

 

 

* Dia 14/12 (segunda-feira): Hoje a leitura é deleite!

         Vamos conhecer uma bela história de Natal? Quem escreveu esta história foi o autor Pedro Bandeira, “Velhinho entalado na chaminé”. Para poder acessá-la, você deverá usar o link: https://www.youtube.com/watch?v=76Cw9uP48YE, e assistir com muita atenção. Tenho certeza que você vai gostar!

         Hoje esta leitura será para o seu deleite! Aproveite! Curta! Aprecie esta maravilhosa história! Afinal, ler é viajar por diferentes mundos e lugares!

         Você pode conversar aí na sua casa, com os seus familiares sobre o que entendeu desta história, o que mais gostou, enfim, aproveitem!

 

 

* Dia 15/12 (terça-feira):

 

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan


Þ ATIVIDADE:

·                    PESCARIA AO ALVO

Materiais necessários: Um Bastão, barbante com um lápis preso na extremidade e uma garrafa pet como alvo.

Tentar colocar o lápis dentro da garrafa utilizando apenas uma das mãos.

 

 

Þ Arte (vídeo) – Profª Sabrina Krauss

 https://youtu.be/rMh6gRMMqNw

 

* Dia 16/12 (quarta-feira): Vamos fazer uma carta para o Papai Noel?

         O Natal está se aproximando e com ele, começam os nossos pedidos para o querido Papai Noel! Muito mais que presentes, o Natal simboliza o amor e a união da família. Pensando em tudo o que aconteceu neste ano, o que você gostaria de falar e pedir para o Papai Noel?

         Pegue uma folha de ofício e vamos fazer uma bela cartinha para ele. Faça desenhos representando os seus pedidos. Peça ajuda de um familiar para escrever algo, se desejar. Não esqueça de colorir e enfeitar bem caprichado os seus desenhos.

         Depois, faça um envelope de papel, com a orientação dos seus familiares, ou dobre a sua cartinha e coloque embaixo da sua árvore de Natal, se preferir, coloque em outro lugar especial aí da sua casa. Em breve o Papai Noel aparecerá para lê-la! Será demais!

 

 

* Dia 17/12 (quinta-feira): Hoje tem culinária!

         Que tal aprender a fazer deliciosos biscoitinhos amanteigados de Natal? Esta receita será ótima para você fazer com a sua família, enquanto espera pelo dia de Natal! Para isso, você precisará dos seguintes ingredientes:

 

BISCOITOS AMANTEIGADOS

 

Ingredientes:

- 250 gramas de Manteiga;

- 500 gramas de Amido de Milho;

- 1 lata de leite condensado;

- granulados coloridos para enfeitar.

 

Modo de Preparo:

         Em uma vasilha, coloque a manteiga e o leite condensado, misturando bem. Depois, vá acrescentando o amido de milho em pequenas quantidades, até que tudo seja utilizado. Misture até a massa ficar bem homogênea, você pode sovar ela um pouco com as mãos também.

         Pegue pequenas quantidades da massa e modele no formato que desejar. Uma sugestão é fazer formatos que tenham motivos natalinos, como por exemplo, pinheiro, estrela, bengala, bolinha, boneco, enfim, use a criatividade!

         Para finalizar, coloque um pouco de granulado colorido por cima do seu biscoito e leve ao forno até ficarem douradinhos em baixo.

 

         Para melhor compreender esta deliciosa receita, você pode acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=I4dJndyTSOQ, e assistir ao vídeo que explica direitinho.

 

         Depois de prontos, é hora de aproveitar e se deliciar com estes sensacionais biscoitos que derretem na boca!

 

 

* Dia 18/12 (sexta-feira): Vamos construir um presépio!

         Para que você possa enfeitar um pouquinho mais aí na sua casa, esperando a noite de Natal, a proposta de hoje será a construção de um presépio. Abaixo, você tem um modelo de presépio, o qual pode realizar a impressão para colorir bem bonito, recortar em seu contorno e colar sobre uma superfície de papelão, organizando o seu presépio.

         É interessante você colar os desenhos, também, em um papel um pouco mais durinho, como, por exemplo, folha de desenho ou papel cartaz, para que ele fique mais firme e permaneça de pé ao colar no papelão.

         Use a sua criatividade ao fazer o seu presépio, incrementando com outros elementos, como a areia, palha e o que mais desejar.

         Depois de pronto, deixe o seu presépio enfeitando um lugar especial da sua casa.

 

         Você quer conhecer a verdadeira história do Natal e o que o presépio representa? Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=RamRRSkzP9s, e assista a esta mágica história. Você vai amar!

 

Com estas atividades, encerramos mais uma etapa importante deste ano letivo!

Desejo a você e sua família um Natal maravilho e que o próximo ano possa ser repleto de amor, paz, saúde e muitas realizações!

 

 

Um beijo, muito carinhoso a você!

Boas Festas e Boas Férias!

Prof. Tatiane.

 



ANEXO


________________________________

 Pré II/Profª Tatiane

                               Atividades não presenciais

Do dia 30 de novembro a 11 de dezembro de 2020

 


* Dia 30/11 (segunda-feira): Hoje tem história!

         Para a atividade de hoje, vamos ver uma historinha muito bonitinha, “A história das vogais”, para tanto, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=9ceH2nb-4bs, e assista com muita atenção. Você vai gostar de aprender!

 

         E aí? Gostou da história? Viu como surgiram as letrinhas vogais? Mas você sabia que cada letrinha, além de um nome, elas possuem um som, também? Vamos aprender?

         Assista ao vídeo, acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=hb2VBmluj3Q, veja o som de cada letra vogal.

 

         Viu só que demais! Agora, vou desafiar você! Se nós juntarmos as letrinhas, podemos formar muitas palavrinhas. Vamos ver? Quero só ver se você consegue ler! Para isso, você terá que fazer o som de cada letra.

 

         As letras vogais são:

A – E – I – O – U

 

         E juntando estas letras, podemos formar as palavras:

 

AI

EU

OI

EI

UI

AU – AU

IOIÔ

 

  

  

Depois me conta se conseguiu ler as palavrinhas! Será um grande desafio!

 

 

* Dia 01/12 (terça-feira):

 

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan


Þ ATIVIDADES:

- Recolhendo tampinhas com o pé

 Descrição: Essa atividade é muito divertida! Basta algumas tampinhas de garrafas pets ou pedrinhas e um ou mais copos ou potes plásticos. Então você terá que apanhar todas as tampinhas e colocar dentro dos copos, mas para isso deverá estar descalço, pois usará somente os pés.

 

Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

 

 

* Dia 02/12 (quarta-feira): O que começa com letra vogal?

         Vamos pensar um pouco... o que começa com as letras vogais? A – E – I – O – U

         Observe os diferentes objetos que você tem na sua casa. Encontre, pelo menos um objeto que inicie com cada uma das vogais. Será muito divertido pensar sobre as palavras!


         Depois, faça um vídeo ou fotografe os objetos que encontrou, identificando as letras que começam.

         Eu encontrei uma coisa aqui na minha casa que começa com a letra O, você sabe o que é?

 

         Estou curiosa para ver o que você descobre aí na sua casa que começa com as letras vogais!

 

* Dia 03/12 (quinta-feira): Vamos brincar?

 

         Na atividade de hoje, vamos brincar com as letras vogais. Para tanto, você precisará ter pedaços de papel com as letras A, E, I, O, U, fixando-as no chão com fita adesiva. Peça ajuda a um familiar para que ele possa brincar com você! Vai ser muito legal!

         Na primeira parte da brincadeira, o seu familiar vai dizer os nomes das letras e você terá que pular com os dois pés em cima do papel com a letra dita, identificando-a.

         Depois, no segundo momento da brincadeira, o seu familiar dirá palavras que iniciam com as letras vogais. Você terá que prestar bastante atenção no som inicial das palavras, para poder identificar com que letra, começa pulando sobre o papelzinho.

         Ainda podemos fazer mais uma variação desta atividade: Desenhe em papeis coisas que começam com as letras vogais, fixe os papeis no chão com fita adesiva. O seu familiar irá dizer o nome das letras vogais e você terá que pular sobre o papel que corresponde aquela letra.

         Tenho certeza que você vai se divertir e aprender muito com esta atividade! Aproveite!

         Para compreendê-la melhor, você pode acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=JwOpMy18xsQ, e assistir ao vídeo que traz uma explicação sobre a atividade.

         Depois de brincar muito com esta proposta, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=KW5pPutjQlk, e assista ao vídeo com o “Jogo das vogais”. Será que você vai acertar todas? Tenho certeza que sim, você é demais!


 

* Dia 04/12 (sexta-feira):

          Que outras coisas iniciam com as mesmas letras do seu nome?

         Procure na sua casa diferentes objetos que iniciam com as mesmas letras do seu nome. Organize-os lado a lado e registre com uma fotografia para mandar em nosso grupo da turma de WhatsApp.

 

         Veja como vai ficar bacana! Desta forma, estaremos aprendendo muito mais sobre as letras, pensando sobre as palavras!



* Dia 07/12 (segunda-feira):

          Hoje tem história!

         Para hoje, vamos conhecer a história: “O livro da paz”, do autor Todd Parr. Você deverá acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=cXY8VjZVElU, e assistir com atenção a esta bela história.

        

         E aí? Gostou da história? Muito legal, né! Paz pode significar muitas coisas. Agora, quero saber: E para você, o que é paz? Converse em casa, com os seus familiares e diga para eles o que é paz, o que te deixa com esse sentimento de paz. Nossas atitudes devem sempre valorizar a paz. Se preferir, você pode registrar com desenhos, também, tudo aquilo que disser.

 

         Você pode deixar este registro através de fotos, vídeos ou áudio em nosso grupo da turma de WhatsApp, com o significado de paz para você.

 

* Dia 08/12 (terça-feira):

 

Feriado Municipal: Dia da Padroeira do Município

 

* Dia 09/12 (quarta-feira):

          Vamos relaxar?

       Agora será a hora do relaxamento! E hora de deixar a sua paz interior tomar conta do momento. Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=LCnv9E3qa1o, aproveite muito esta canção, você e sua família!

 

         Então, vamos fazer de cada lar, ser um Mundinho de Paz? E quem não fica em paz com a presença de uma criança? Com a troca de afeto e carinho?

      A proposta é relaxar, aproximar e ser muito feliz!

      Vamos fazer uma massagem com a criança: deite a criança em um lugar confortável, coloque a música “Mundinho de paz” ou outra música calma e comece a massagem. Faça carinho e toques suaves nas costas, nos pés e depois vire a criança de frente e massageie as mãos, o rosto da criança. Agora é sua vez de vivenciar essa experiência, deixe seu filho ou sua filha fazer a massagem. Você vai adorar!

Será um momento especial para vocês!


* Dia 10/12 (quinta-feira):

         Vamos brincar?

         Para a atividade de hoje, vamos fazer o “Jogo da Estimativa”. Para isso, você vai precisar ter um potinho e uma certa quantidade de objetos pequenos que caibam dentro do pote.

         Peça para um familiar encher um pote transparente com objetos pequenos (tampinhas, brinquedos, colheres, palitos, ...). Você deverá dizer um palpite de quantos objetos acredita ter no pote. Outros familiares poderão dar o seu palpite também! Depois, a família deverá abrir o pote e juntos realizar a contagem dos objetos oralmente para ver quem acertou ou chegou com o seu palpite no número mais aproximado.


* Dia 11/12 (sexta-feira):

          Vamos avaliar nossas aulas?

         Ao longo deste ano letivo, que foi muito diferente, fizemos muitas atividades. Você as realizou aí na sua casa e eu acompanhei através das fotos, vídeos, tarefas entregues, áudios, e, assim, conseguimos manter nossos vínculos, aprendendo sempre mais!

         Agora, gostaria de saber de você, como foi realizar estas atividades em casa. O que você achou das atividades que eram enviadas. Gostava de fazer? Foi legal realizar? Tinha alguma coisa que era muito chato? O que era fácil, o que era difícil? Qual foi a atividade que você mais gostou de fazer? Por quê?

         Pense e responda. Peça para um familiar fazer estas perguntas a você e escrever suas respostas, se preferir, grave um vídeo ou mande um áudio para o nosso grupo da turma de WhatsApp, ou mande para o contato direto da professora.

         Vou adorar saber suas impressões sobre as nossas atividades.



 

UM BEIJO MUITO CARINHOSO DA PROF. TATIANE!

TENHAM UM SENSACIONAL FINAL DE SEMANA!

 

 

 



ANEXO


 

                               Arte/Profª Sabrina Krauss

                           Atividades não presenciais

 

# Dia 1º de dezembro – Terça-feira

Em clima de Natal!

 

Olá, gente querida!

 

Chegando aquela época do ano que a gente gosta de decorar a casa com enfeites natalinos. Por isso, hoje vamos aprender a confeccionar uma estrela que servirá para enfeitar a árvore de natal, as janelas da casa ou até mesmo presentear os amigos, que tal?

Presta atenção nos vídeos e mãos à obra!

 

Materiais que tu vais precisar para o projeto:

  • Barbante, lã ou linhas de bordar - das cores que preferir;
  • Bandeja de isopor;
  • Cola branca;
  • Tesoura sem ponta;
  • Palitos de madeira ou alfinetes;
  • Um pouco de água para diluir a cola e 
  • Molde de estrela.

 

Como fazer:

  • Recorte o molde da estrela;
  • Prende a estrela com os palitos ou os alfinetes na bandeja de isopor (base);
  • Dilui a cola branca num pouquinho de água dentro de um potinho qualquer;
  • Pega o barbante e mergulha na cola diluída;
  • Agora é só preencher os espaços da estrela, enrolando o barbante nos palitos;
  • Faças várias camadas;
  • Deixa secar e só depois retire os palitos;
  • Agora é só colocar um fiozinho para pendurar tua estrela!

 

Assiste o passo-a-passo no vídeo:

ESTRELA DE NATAL DE BARBANTE | ENFEITES DE NATAL 

https://youtu.be/MPQlQmiJgNc

 

E o recadinho da profe:

https://photos.app.goo.gl/9JkiVaoK3SySmy6d8

 


Não te esquece de mandar a foto da estrela!

Abraço alegre, 

Prof. Sabrina.


# Dia 08 de dezembro – Terça-feira (Feriado Municipal – Padroeira do Município)

Cantar a alegria do Natal!

Oi, Gente linda!

 

Sabe que se a gente estivesse em aulas presenciais, estaríamos nos preparando para as celebrações de Natal na escola, né? Sempre ensaiamos muitas canções, teatro, poesia… Tudo para presentear nossas famílias que felizes vêm nos prestigiar durante as apresentações! Vamos acabar o ano letivo cada um na sua casa, nem por isso deixaremos de cantar e nos alegrar com canções que falam de bondade, paz, solidariedade e amor!

Por isso, a atividade de hoje será assistir o lindo clipe de um coral infantil e depois gravar um pequeno vídeo ou áudio cantando sua canção favorita de Natal! Combinado? 

É Natal | Coral LAF Kids https://youtu.be/-SUKdSTggxQ

 


Vou esperar alegremente pelos vídeos de vocês!

Um super beijo,

Profe.Sabrina.


_____________


Pré II/Profª Tatiane

                                            Atividades não presenciais

Do dia 16 a 27 de novembro de 2020

 

* Dia 16/11 (segunda-feira): Aprendendo sobre a Cultura Africana

         Dando continuidade as nossas atividades da semana anterior, para hoje, vamos ver um vídeo que mostra como a cultura africana influencia a nossa cultura brasileira. Isso é sensacional!

Para tanto, você deve acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=SQJOa1sjpUI, e, com muita atenção, ver o vídeo que nos mostra muito da riqueza desta cultura e que utilizamos em nosso cotidiano, como as palavras, danças, músicas, comidas, entre outras tantas coisas! Tenho certeza que você vai aprender muito!

 

E aí? Gostou do que assistiu? Demais, né! Nosso Brasil é formado por muitas etnias, e todas elas constroem o que são as nossas tradições.

 

Agora, vamos exercitar os nossos novos conhecimentos? Você viu que na nossa culinária, muito encontramos das influências africanas. Vamos preparar, então uma receitinha deliciosa?

 

A culinária de hoje será uma maravilhosa cocada!

 

Origem da cocada


A Cocada é um doce tradicional da Angola e típico brasileiro feito à base de coco. Tem um apelo cultural muito forte, sendo o mais popular de todos os doces do Nordeste. Faz parte do rol dos bens históricos da doçaria nacional e cada dia mais a cocada ganha popularidade fora do país.
Sua origem não é um consenso, mas a história mais difundida é que ela teria sido criada por volta 1750. Quando o Brasil estava sendo colonizado, recebia diversos imigrantes, as escravas de origem africana passaram a cozinhar para os senhores de engenho. Elas levaram todo seu conhecimento culinário e adaptaram muitos pratos ao paladar dos amos.
Em Salvador, foi onde surgiu à maioria dos pratos da culinária africana adaptada ao gosto brasileiro. As escravas criavam muitos pratos com leite de coco (fruta em abundância na região), como ensopados, moquecas e escabeches, com as sobras do bagaço do coco elas faziam a cocada, misturando melaço de cana ou rapadura, produto muito encontrado na época. Os ingredientes eram fartos, pois eles trabalhavam nos canaviais e nas usinas de açúcar.

 

(Fonte: https://pt-br.facebook.com/SodieDocesBalnearioCamboriu/photos/origem-da-cocadaa-cocada-%C3%A9-um-doce-tradicional-da-angola-e-t%C3%ADpico-brasileiro-fei/713995638969123/)

 

     

Separe os ingredientes necessários para fazer esta delícia


COCADA


 

Ingredientes:

- 500 gramas de coco fresco ralado;

- 1 lata de leite condensado;

- 2 latas de açúcar - medida da lata de leite condensado;

- 1 colher de sopa de manteiga.

 

Modo de Preparo:

1.     Em uma panela, coloque os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo até soltar da panela.

2.    Retire do fogo e coloque em uma superfície lisa e untada.

3.    Alise com uma espátula e deixe esfriar. Corte em pedaços e sirva.

 

Depois de pronta, é só aproveitar este doce incrível! Você pode tirar uma foto da sua cocada e mandar para o nosso grupo da turma de WhatsApp. Vou adorar!

Existem outras tantas receitas que são de origem africana, você pode escolher outra, se preferir, o importante é experimentar, vivenciar!

Veja outras sugestões: cuscuz, quibebe, feijoada, quindim, pamonha, etc.

 

* Dia 17/11 (terça-feira):

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan



Þ ATIVIDADES:

- Alongamento.

- Alfabeto Corporal

DESCRIÇÃO: Você deverá representar o seu nome, usando as diferentes formas do corpo para demonstrar as letras que fazem parte dele. De acordo com o “alfabeto corporal” na imagem abaixo, você deve realizar cada movimento, conforme as letras que possuem em seu nome e registrar em fotos. Depois podemos unir essas fotos e ver toda a sequência do seu nome, registrado em movimentos corporais.

 

 

Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

* Dia 18/11 (quarta-feira): As máscaras africanas

         A arte africana pode ser representada por suas máscaras, as quais são símbolos importantes para esta cultura. Para entender um pouco mais sobre este assunto, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=LdD0OYmR-uI, e assista ao vídeo que nos explica muito.

 

         Viu só? Muito legal, né! Vamos produzir as nossas próprias máscaras africanas? Separe na sua casa materiais que você pode utilizar para confeccionar as suas máscaras, como, por exemplo, pedaços de papel, tinta têmpera, pincel, tesoura, lacres de garrafas, canudinhos, penas, entre outras coisas.

        

Veja alguns exemplos de máscaras africanas que você pode fazer:


 


 

 


         Estou curiosa para ver como ficou a sua máscara! Depois de pronta, você pode brincar muito com a máscara que fez, transformando-se em diferentes personagens!

 

 

* Dia 19/11 (quinta-feira): Vamos brincar?

         Para a atividade de hoje, a sugestão é de uma brincadeira de origem africana, que é a “KUDODA”, você conhece?

         É muito legal! Tenho certeza que você vai se divertir! Para aprender como jogar, você deve acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=E2nBs24DkqI, e assistir ao vídeo. Depois é só separar o material para a brincadeira e brincar! Convide um familiar para brincar com você. Quem será que vai ganhar?

 

         Você vai precisar de:

- 1 vasilha/pote com 20 tampinhas (ou pedrinhas)

 

         Como brincar:

         Pegue uma tampinha e jogue para cima, com a outra mão, tente pegar a maior quantidade possível de tampinhas de dentro do pote, antes da tampinha que você jogou cair e pegá-la. Ganha a brincadeira quem mais tampinhas conseguir agarrar.

 

         Você pode fotografar ou gravar um vídeo da sua brincadeira. Vai ser demais! Aproveite muito!

 

 

* Dia 20/11 (sexta-feira): Dia da Consciência Negra

         Durante toda esta semana, aprendemos muito sobre a cultura africana e o quanto ela contribui para a formação da nossa cultura brasileira. Demais, né! Eu adorei conhecer mais sobre a nossa história!

         Os negros africanos saíram de seus países para virem ao Brasil trabalhar. E não foi nada fácil! Temos que ter respeito por todas as pessoas, independentemente de suas raças ou cor. Pois, muito contribuíram para o que hoje nós somos! Hoje é dia da gente pensar sobre a importância dos negros e suas contribuições. Aprendemos muito esta semana com eles, não é?

 

         Então, sugiro que você assista a esta linda história, contata, também por povos africanos. Você vai se encantar. A história de hoje é “Bruna e a galinha d’angola”, da autora Gercilga de Almeida. Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=eqvqBT41lWY, e veja com atenção.


         Gostou da história? Que tal agora, confeccionar uma galinha d’angola? Modele com argila ou massinha de modelar a sua galinha. Pinte-a de preto e faça pintinhas brancas nela. Vai ficar sensacional! Depois, assim como Bruna, na história, você pode brincar e se divertir muito com ela! Maravilhoso!



         Caso prefira, você pode criar outros meios de fazer a sua galinha d’angola. Use muito a criatividade! Veja alguns exemplos:





* Dia 23/11 (segunda-feira): Vamos desenhar?

         Hoje vamos brincar e desenhar com a atividade: “O Mestre mandou”! Convide um familiar para brincar com você! Pegue uma folha de ofício e lápis de escrever para fazer os desenhos. Seu familiar será o mestre. Ele deve dizer a frase: “O Mestre mandou você desenhar uma bola” (por exemplo). Assim, você terá que desenhar na folha uma bola. Mas se ele disser: “desenha uma flor”, você não pode desenhar! Pois a frase precisa ser precedida de “O Mestre mandou...”, entendeu?

         Então, tudo o que for dito a você, com a frase: “O Mestre mandou você desenhar...”, deverá fazer na folha. Depois, você pode colorir e enfeitar os seus desenhos, ficarão lindos!

 

Sugestões de desenhos a fazer: sol, estrela, casa, coração, flor, bola, barco, árvore, caderno, lápis, tesoura, pedra, cadeira, mesa, sapato, pássaro, cachorro, gato, televisão, janela, e muito mais!

         Tenho certeza que será divertido. Você pode, também, trocar os papéis com o seu familiar e você passar a ser o mestre, dizendo o que ele deve desenhar! Preste atenção para não se equivocar!

 

 

* Dia 24/11 (terça-feira):

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ ATIVIDADES:


- Atividade livre (Brincar com algum jogo que você tenha em casa).

- Bilboquê com garrafa pet

                                             DESCRIÇÃO: O Bilboquê é

um brinquedo bem conhecido e popular. Para criar basta uma garrafa pet, um barbante e utilizar a própria tampinha da garrafa ou bolinha de papel. Corte a garrafa pet como na imagem e amarre o barbante em sua extremidade e na outra ponta do barbante basta amarrar/fixar a bolinha de papel, tampinha ou outro objeto similar. Para jogar você irá segurar na extremidade da garrafa pet e irá impulsionar a bolinha para o alto e tentar apanhá-la com o seu bilboquê.


Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

 

* Dia 25/11 (quarta-feira): Vamos brincar?

         Na atividade de hoje, vamos aprender uma brincadeira legal, que envolve orientação, localização e segurança. A brincadeira é: “Acerte o quadrado”!

         Você vai precisar ter:

- um pedaço de papel (mais ou menos 8cm x 8cm)

- uma janela ou porta de vidro

 

         Como brincar:

Faça um quadrado de mais ou menos 8 x 8 cm com o papel, molhe a folha e cole o quadrado no vidro. A medida do papel pode ser variada. Quanto maior o papel, mais fácil será fazer a brincadeira. A brincadeira consiste em se afastar da janela, fechar os olhos e estender um dos braços com o dedo apontado. De olho fechado, a criança precisa andar na direção da janela, sempre com o braço estendido para frente, e ver se consegue colocar o dedo indicador no papel que está colado no vidro.

 

Vamos ver se você tem boa pontaria? Aproveite para se divertir em família!

 


   

* Dia 26/11 (quinta-feira): Hoje vamos visitar a Feira do Livro?

         Durante toda esta semana (de 23 a 27 de novembro), está acontecendo a Feira do Livro de Osório. Em tempos de pandemia, foi necessário modificá-la, também, e está acontecendo de forma virtual.

         Com uma programação muito legal, acesse o link que foi disponibilizado pela escola para poder viajar virtualmente, navegar por entre tantas coisas maravilhosas que estão sendo apresentadas. Tenho certeza que você vai gostar muito!

         Depois me conta lá no nosso grupo da turma de WhatsApp como foi esta visita à Feira do Livro on-line. Vou adorar saber!

 

* Dia 27/11 (sexta-feira): Hoje tem adivinhas!

Hoje vou desafiar você a lançar uma adivinha para os colegas. Isso mesmo: O que é? O que é? Mas não vale dizer a resposta, deixe os colegas tentarem adivinhar! Grave um vídeo ou um áudio com a sua charadinha e mande em nosso grupo da turma de WhatsApp. Vamos ver quem descobre a resposta correta? Vai ser legal!

Vamos brincar? Já estou curiosa para saber qual é a adivinha que você irá mandar!

Para ir esquentando e te motivando, quero ver se você sabe responder a estas adivinhas:


1. O que é, o que é? Cai em pé e corre deitado?

2. O que é, o que é? Quebra quando se fala?

3. O que é, o que é? Tenho cauda, mas não sou cão. Não tenho asas e sei voar. Se me largam, eu não subo. Saio ao vento para brincar.

4. O que é o que é? Dá muitas voltas e não sai do lugar?

5. O que é, o que é? O que é que está na ponta final do fim, no início do meio e no meio do começo?

6.  O que é, o que é? É um pássaro brasileiro e seu nome de trás para frente é igual?

7. O que é, o que é? O que anda com os pés na cabeça?

8. O que é, o que é? Surdo e mudo, mas conta tudo?

9. O que é, o que é? Quando um tigre se parece com um velho?

10. O que é, o que é? Qual é o bicho que anda com as patas?

 

Respostas das Adivinhas:

1. a chuva

2. o segredo

3. a pipa

4. o relógio

5. a letra M

6.  a arara

7. o piolho

8. o livro

9. quando é um tigre de bengala

10. o pato

 

DESEJO A TODOS UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA!

UM BEIJÃO CARINHOSO DA

PROF. TATIANE




 ANEXO:



                                              Arte/Profª Sabrina Krauss

                                     Atividades não presenciais

 

Dia 17 de novembro, Terça-feira 

-Olá, minhas queridas e meus queridos! Quantas saudades!!

Hoje vamos assistir uma história do canal “Varal de Histórias”!


A Rainha das cores

 

https://youtu.be/DqRrAR-8JQE

 

Agora, pega pedacinhos de lã ou de linha grossa, das cores que tu preferir, e cola preenchendo o vestido do desenho da Rainha Malvida, para deixá-la colorida e cheia de emoções! Se preferir, faça teu próprio desenho da Rainha!

 


Divirta-te! 

Beijos, Profe Sabrina.

 



Dia 24 de novembro, Terça-feira 

Semana da Feira do Livro de Osório!

 

Olá, Turminha!  Como vocês estão?

 

Essa semana tem um grande e importante evento cultural acontecendo em nossa cidade: 35ª Feira do Livro de Osório!! E o que é mais bacana, totalmente online


Como, dessa vez, não poderemos assistir a contação de histórias juntos, visitar as bancas de livros, conversar com as escritoras e os escritores, assistir palestras, enfim, tudo de maravilhoso que a feira nos proporciona, me inspirei numa atividade bem legal que vai acontecer durante a Feira: “Passarinhando em casa: Atividade pedagógica com observação de aves e Concurso de fotografias de aves de jardim. Equipe: Guilherme Tavares Nunes (Coord.), Júlia Jacoby de Souza, Millena Barreto Hoffmann, Lucas Antônio Morates. UFRGS Litoral.”

Já fizemos várias atividades de observação da natureza, interpretação em desenho, fotografia. Então, pude observar, pelo retorno das atividades, que vocês gostam bastante e conseguem alcançar os objetivos dessas atividades!

Hoje, vamos olhar pela janela ou sair no pátio de casa e escolher um lugar onde sentar e observar os pássaros! Observa com atenção! Conseguiste achar algum pássaro voando, pousado em alguma árvore ou bicando gramíneas pelo chão? 

Agora, faz um desenho desse pássaro cuidando dos detalhes: seu formato, suas cores, bico, asas, etc. Pode usar lápis de cor ou giz de cera!

 

BOM TRABALHO! Abraço alegre, prof. Sabrina


                                       -------------------------------------

 


    Pré II/Profª Tatiane

         Atividades não presenciais

Do dia 03 a 13 de novembro de 2020

 

* Dia 02/11 (segunda-feira):

FERIADO NACIONAL

DIA DE FINADOS

 

* Dia 03/11 (terça-feira):

Þ Educação Física – Profª Soleane B. de Lima Trevisan (com vídeo explicativo).


Þ ATIVIDADES:

- Alongamento.

-Equilíbrio cooperativo ou individual

Descrição: em cima de uma pedra, pedaço de madeira, pneu, lata de leite ou algum outro objeto que seja seguro e resistente; a criança deverá permanecer por um tempo realizando o equilíbrio estático; logo ela ficará apenas com a perna direita, depois com a perna esquerda; também algum responsável pode realizar junto com a criança, tornando a atividade cooperativa.


Þ
Arte – Profª Sabrina Krauss (em anexo).


* Dia 04/11 (quarta-feira): Hoje tem história!

         Para a atividade de hoje, vamos ver uma história muito legal que é a “Eu Vi”, escrita por Fernando Vilela. Para tanto, você deve acessar o link: https://youtu.be/tm09fOPiXo4, e prestigiá-la com muita atenção. Vai ser legal!

 

         Uau! Que demais, né! Quantas coisas diferentes podemos ver! Você já reparou nisso? Vamos testar? Observe ao seu redor, o que você pode ver? O que você consegue ver e está em outras coisas, como acontece na história? Pegue uma folha de ofício e desenhe nela, coisas que você vê! Depois, não esqueça de colocar o seu nome na folha e a data em que realizou a atividade.

 

         Compartilhe o que fez, enviando uma foto do seu desenho para o nosso grupo da turma no WhatsApp. Vou adorar ver!

 

* Dia 05/11 (quinta-feira): O que você vê nas nuvens?


         Você já parou para ver o céu? Viu quantas nuvens encontramos? Já reparou que o céu está sempre diferente? Por exemplo, durante o dia podemos ver o sol, as nuvens, tem dias em que há mais nuvens, outros dias que não, é claro, outras vezes está mais cinzento por causa da chuva. Durante a noite, já é mais escuro, podemos ver a lua e as estrelas. Nunca é igual, não é mesmo?


Então, hoje a proposta é a seguinte: vamos ver as nuvens? Escolha um lugar que você goste e deite-se no chão, olhe para o céu e observe as nuvens. Elas podem ter formatos de animais, castelos, rostos, plantas e tudo mais que a sua imaginação permitir. Alguma vez você já brincou disso? De criar e dar formatos de coisas para as nuvens do céu? Escolha uma nuvem bem bonita e faça um vídeo, foto ou desenho e conte o que você viu.

Mande para o nosso grupo da turma de WhatsApp, vou adorar saber o que conseguiu observar.

 

 

* Dia 06/11 (sexta-feira): Vamos ler esta poesia?

         Para a atividade de hoje, peça ajuda a um familiar para que ele possa ler para você a linda poesia abaixo:

O menino rico

Nunca tive brinquedos.

Brinco com as conchas do mar

E com a areia da praia;

Brinco com as canoas dos coqueiros

Derrubados pelo vento;

Faço barquinhos de papel!

E minha frota navega

Nas águas da enxurrada;

Brinco com as borboletas nos dias de sol.

E nas noites de lua cheia

Visto-me com os raios de luar.

Na primavera teço coroas de flores perfumadas.

As nuvens do céu são navios, são bichos, são cidades.

Sou o menino mais rico do mundo,

Porque brinco com o Universo,

Porque brinco com o infinito.

 

(Maria Alceu N. S. Ilnzinger)

 

         Agora, converse com sua família sobre este texto, quais seus significados. Será que somente os brinquedos que são comprados em lojas é que tem mais valor? Ou será que podemos criar nossos próprios brinquedos e brincadeiras, utilizando coisas que, por exemplo, a própria natureza nos dá, como as conchas, os galhos, ou fazendo barquinhos de papel, coroas de flores?

         E você, assim como o menino da poesia, é o mais rico do mundo, porque brinca com o Universo e o infinito?

         Sim!! Lançarei uma sugestão, então, vamos brincar? Explore na sua casa, no seu pátio e se desafie a brincar “sem brinquedos”, como no poema. Você irá descobrir um mundo de possibilidades!

         Registre o que fizer com fotos ou vídeo e mande para o nosso grupo da turma de WhatsApp. Vai ser demais!

 

 

* Dia 09/11 (segunda-feira): Hoje tem história!

         Na atividade de hoje, vamos ver uma história, cujo título é “O Cabelo de Lelê”, escrita por Valéria Belém. Para isso, você poderá acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=RriQiWMnDXU, e assistir com muita atenção a história.

         E aí? Gostou da história? Legal né! Você viu que Lelê, a princípio, não gostava muito do seu cabelo, porém ela descobriu que ele vinha das suas origens, das características da sua família, do seu povo. Todos nós somos assim também! Todos nós somos de um jeito diferente e temos as nossas origens, as características de nossas famílias e de nossos antepassados. É por isso, que não podemos desvalorizar as pessoas por causa de suas características, como por exemplo, a cor da pele. Pessoas com a cor da pele negra, por exemplo, assim como a Lelê, tem suas origens lá no continente africano. E eles possuem muitas histórias e ensinamentos, coisas estas que nós usamos no nosso cotidiano.

Lembre-se sempre! Devemos respeitar a todas as pessoas, assim como elas são!

        

         Vamos desenhar? Pegue uma folha de ofício. Como vimos na história, existem muitos tipos de cabelos e muitos penteados diferentes que podemos fazer. Você irá desenhar a nossa personagem da história: a Lelê e fará o seu cabelo! Seja criativo! Existem muitas possibilidades! Você pode usar diferentes materiais para confeccionar o cabelo de Lelê: tinta têmpera, lã, pedaços de papel, giz de cera, lápis de cor, enfim, você é o artista.

         Depois de pronto, não esqueça de escrever seu nome na folha e colocar a data em que realizou a atividade. Faça uma foto do seu desenho e mande para mim, em nosso grupo da turma de WhatsApp. Estou curiosa para ver como ficará seu cabelo de Lelê!

     



* Dia 10/11 (terça-feira):

Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan

Þ ATIVIDADES:

- Alongamento.

- Leva e traz

DESCRIÇÃO: Você irá precisar de 3 folhas de jornal. Coloque uma ao lado da outra, no chão, e em seguida ponha 4 bolinhas (pode ser de papel, meia, pedrinhas ou outro objeto qualquer) em cima da primeira folha. Você deverá levar todas as bolinhas até a última folha, movendo apenas uma por vez e passando pela folha do meio. Importante: você deve ficar na posição que está sendo mostrada na imagem abaixo.


Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss

 

* Dia 11/11 (quarta-feira): Dia do penteado maluco!


         Relembrando a história: “O Cabelo de Lelê”, que vimos em atividade anterior, você viu que existem diferentes tipos de cabelos: compridos, curtos, cacheados, lisos, coloridos, entre outros. Com isso, podemos, também, fazer muitos penteados diferentes! Então, a proposta de hoje é que possamos brincar com os nossos cabelos, fazendo neles penteados muito malucos! Solte a sua criatividade e invente penteados! Vai ser sensacional!

         Ao aprontar seu cabelo, tire uma foto e mande para o nosso grupo da turma de WhatsApp. Vou adorar poder ver como ficou!

 

* Dia 12/11 (quinta-feira): Confeccionando uma Abayomi

         Você conhece uma boneca Abayomi? Estas bonecas fazem parte da cultura dos povos africanos e que foram ensinados a nós. Elas são bonecas feitas de panos, onde não é necessário fazer costuras, apenas nós.

         Para conhecer um pouco mais sobre a origem da boneca Abayomi, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=tEQqH3BtW4w, e assista para conhecer mais sobre a nossa história.

         Agora que você já conhece esta boneca, vamos confeccioná-la? Você vai precisar de 2 tiras de tecido preto, um outro pedaço de tecido colorido para fazer a roupa e tesoura.

         Através do link: https://www.youtube.com/watch?v=L_Uqpp4-LNM, você pode ver como é fácil confeccionar a boneca Abayomi.

 

         Depois de pronta é só se divertir muito com a sua boneca! Muitas histórias divertidas poderão ser criadas em suas brincadeiras!

         Mostre para mim como ficou a sua Abayomi, mandando uma foto para o nosso grupo da turma de WhatsApp.

* Dia 13/11 (sexta-feira): Hoje tem brincadeira!

         Como estamos falando sobre a cultura dos povos africanos, a proposta de atividade para hoje será brincar! Brincar com brincadeiras que venham de países da África, assim aprendemos mais sobre estes povos. Tenho certeza que será divertido. Convide seus familiares para brincar com você!


1. Terra-mar:

         Originária de Moçambique, a brincadeira é muito fácil de ser executada. Basta riscar uma extensa linha no chão. De um lado deve-se escrever a palavra “terra” e do outro lado, a palavra “mar”. No começo, todos podem ficar na terra.

Porém, quando o professor gritar “mar”, todos devem pular para o lado contrário. O procedimento vai se repetindo, e o interessante é que as ordens sejam dadas cada vez mais rápidas. Aqueles que foram errando o lado vão sendo eliminados, até que aquele que ficar por último seja o vencedor.

 

2. Escravos de Jó

         Uma das formas mais conhecidas de brincar de escravos de Jó é a sincronização dos movimentos. Cada jogador recebe uma pedrinha e o objetivo é executar todos os movimentos sem errar nenhum.

Juntos, em formato de círculo, todos começam a cantar a música. Nas primeiras fases, as pedrinhas são transferidas para o colega que está do lado direito, ou seja, em sentido anti-horário.

Quando chegar no verso “Tira, põe, deixa ficar”, todos obedecem ao que diz a letra da música. No verso seguinte a passagem de pedrinhas é retomada, até que no trecho “Fazem zig-zig-zá” as pedras são movimentadas, mas sem entregá-las a ninguém.

Os jogadores que errarem algum movimento serão eliminados da competição, até que reste apenas o vencedor. Confira, a letra mais tradicional da cantiga:

“Escravos de jó
Jogavam caxangá
Tira, põe, deixa ficar
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-zá
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-zá”

 

3. Roda Africana

         Acesse o link abaixo e divirta-se muito com esta brincadeira e dança que envolve muitos movimentos do nosso corpo!

 https://www.youtube.com/watch?v=QjlmRDk9ktI&list=PLirpSCgKwnjGz2rH4m24ous2C8N-QFIFE&index=4

Tenho certeza que você e sua família irão se divertir muito!

 BOM FINAL DE SEMANA!      SAUDADES!     UM BEIJO CARINHOSO,

PROF. TATIANE



 ANEXOS


                                                Arte/Profª Sabrina Krauss

Atividades não presenciais

 

# Dia 03 de novembro de 2020 – Terça-feira

E aí, turma!

Uma História Africana

“Bawo” “Aro re so mi”


É assim que a gente diz: “Olá! Que saudades de vocês!” em iorubá. Iorubá é o nome de uma das maiores etnias do continente africano em termos populacionais. Na verdade, o termo é aplicado a uma coleção de diversas populações ligadas entre si por uma língua comum de mesmo nome, além de uma mesma história e cultura!

         Hoje, vamos assistir uma história africana: 

https://youtu.be/WPtRBYBa4XA

- Histórias Que Voam - Uma História Africana

         Agora conta, fazendo um desenho ou um um vídeo, como é a vida da Máli e do Gabu. O que eles fazem de diferente de ti? E os adultos, pais deles, o que chamou mais a tua atenção sobre o comportamento deles? 

         Não esqueças de fotografar teu desenho e postar no grupo da turma, tá? Ou se achares melhor contar num vídeo, posta lá também!

A cheerful famra! (Um abraço alegre!),

Profe Sabrina. 


# Dia 10 de novembro de 2020 – Terça-feira

Música Africana para crianças

 

Hoje é dia de música!

Junta a família para a diversão!

Vamos assistir, ouvir, acompanhar com palmas e cantar!

https://youtu.be/OYgnV8PegbE

Depois de treinar bastante, façam uma foto da família dançando, batendo palmas e cantando essa canção!

Que esse momento seja de puro amor e alegria!

Um super beijo,

Profe. Sabrina.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mensagem inicial