Pré II
Pré
II/Profª Tatiane
Atividades
não presenciais
Do dia 26 a 30 de outubro de 2020
* Dia 26/10 (segunda-feira): Hoje tem
história!
Para a atividade de hoje, vamos ver uma história muito bacana, criada pela autora Arden Druce, que é “Bruxa, Bruxa, venha a minha festa!”. Para tanto, você poderá acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=2edmdgE3pvU, e prestigiar este conto com muita atenção.
E aí! Gostou da história que viu? Quantos personagens diferentes aparecem? Muitos serão os convidados para a festa! Você iria para a festa? Por quê? Converse um pouquinho com a sua família sobre estes questionamentos, também sobre o que compreendeu da história, a sequência em que ocorre, os personagens que aparecem.
Agora, vamos criar? Chegou a hora de desenhar. Pegue uma folha de ofício e desenhe nela o que você mais gostou na história. Faça seus personagens preferidos, enfim, represente com imagens a história assistida. Depois, pinte tudo com muito capricho!
Não esqueça de colocar o seu nome na folha e a data em que realizou a atividade. Depois, mande uma foto para mim, em nosso grupo da turma de WhatsApp. Adoro prestigiar seus desenhos e produções!
*
Dia 27/10 (terça-feira):
Þ Educação Física
(com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
Þ ATIVIDADES: - Alongamento. - Futebol de
bastão *Descrição:
Essa atividade pode ser feita em
duplas ou individualmente. A “bola” será representada por um lenço, toalha, um pano, ou qualquer outro tecido que possa servir, que deve ser conduzido apenas por bastões ou cabos de
vassoura. As crianças deverão tentar driblar o adversário e tentar
fazer um gol (a trave pode ser uma cadeira, ou qualquer objeto que simule um
gol). Brinque com toda família. ![]() |
Þ Arte (em anexo) –
Profª Sabrina Krauss
* Dia 28/10 (quarta-feira):
Vamos dançar?
Você conhece a música: “Tumbalacatumba”? Já cantou e dançou com ela? Não!!! Então hoje vamos aprender! Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=jjr2QJT30nk, adeque o volume do som e vá se divertir com as caveiras, cantando e dançando com elas! Crie os gestos que simbolizem o que as caveiras fazem a cada novo horário! Tenho certeza que você vai se divertir! Convide os familiares para dançar com você! Vai ser demais!
Peça para registrar com fotos ou vídeos
a sua atividade! Conte para mim o que achou da canção e da atividade! Vou
adorar saber! Envie os registros para o nosso grupo da turma de WhatsApp.
* Dia
29/10 (quinta-feira): Vamos brincar?
Para a atividade de hoje, você está convidado a brincar! Convide seus familiares para brincar junto! Assim, é muito mais divertido! Vou deixar algumas sugestões de brincadeiras bem legais que você pode realizar:

1. Vamos derrubar o fantasma?
Um jogo
fácil e divertido. Você só vai precisar de copos brancos, canetinhas, bolas de
diversos tamanhos e fita crepe. Desenhe a carinha dos fantasmas com
a canetinha e faça uma torre como mostra a foto. Use a fita crepe para marcar
no chão os locais de lançamento e vamos derrubar os fantasmas com as bolinhas?
2.
Brincadeira: O Caldeirão da bruxa
Esse jogo serve para testar a memória dos participantes e deve começar
com alguém dizendo "eu sou uma bruxa e vou colocar no meu
caldeirão..." e, sem seguida, o nome de um ingrediente. A pessoa que
estiver ao lado deve repetir o ingrediente que acabou de ser dito e acrescentar
um outro e assim sucessivamente até que alguém erre a sequência. Os
ingredientes não podem ser repetidos.
Assim, se os três últimos jogadores tiverem dito os ingredientes
"pata de rã, cuspe de morcego e alho espremido", por exemplo, o
quarto participante deverá dizer "eu sou uma bruxa e vou colocar no meu
caldeirão: pata de rã, cuspe de morcego, alho espremido..." e um quarto
novo ingrediente.
Sugestão: Estipule uma prenda, mico ou desafio para cada
participante que errar a sequência do jogo.
3. Frankenstein
Essa brincadeira é interessante para desenvolver a criatividade e capacidade
artística das crianças. Distribua cola e tesoura, além de revistas e jornais
para que os participantes recortem e colem partes do corpo com o objetivo de
formar um Frankenstein.
4.
Procurando a aranha
Peça a um familiar esconder uma aranha
de borracha (se tiver) ou outro objeto, em alguma parte da casa sem que você
saiba. Você terá que procurar e encontrar. Pode ser estabelecido um tempo
determinado para fazer isso. Também poderá ir recebendo dicas de onde está o
objeto, como por exemplo, dizer quente (se estiver perto) ou frio (se estiver
longe).
Não esqueça de fazer registros das suas
brincadeiras e enviar para o nosso grupo da turma de WhatsApp.
Vai ser sensacional!
*
Dia 30/10 (sexta-feira): Culinária de Halloween!
No dia 31 de outubro, comemora-se o
Halloween! Você sabe o que é? Esta é uma festa tradicional dos Estados Unidos.
Nela, as crianças americanas costumam fantasiar-se e pedir doces ou
travessuras.
A sugestão de atividade de hoje é que
você possa ir para a cozinha e criar diferentes alimentos que tenham como
temática o Halloween. Use a sua criatividade! Vai ser legal preparar um lanche
divertido e diferente!
Abaixo, vou deixar algumas imagens, para que você possa se inspirar e criar muito! Estou curiosíssima para saber como ficou o seu prato, portanto, não esqueça de registrar com fotos ou vídeos e enviar para o nosso grupo da turma de WhatsApp.




Divirtam-se ao produzir os alimentos e, também, provando-os!
QUE TENHAM UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA!
BEIJOS DA PROF. TATIANE.
Arte/Profª Sabrina Kraus
Atividades não presenciais
# Dia 27 de outubro de 2020 – Terça-feira
Olá, turma!
Tanta saudade de todas e todos!
Hoje, estou aqui para convidar vocês
para visitar um lugar fantástico: O Museu da Imaginação.
Que tal explorar o mundo das artes plásticas e da ciência? Vamos lá!
MUSEU DA IMAGINAÇÃO | TOP 10 ATRAÇÕES PARA CRIANÇAS EM SP
https://youtu.be/t1ufpsisoJk - o link do vídeo será enviado no grupo do WhatsApp.
TOUR MUSEU DA IMAGINAÇÃO EM SP - Com Cria
https://youtu.be/dVmwjXt0f88 - o link do vídeo será enviado no grupo do WhatsApp.
Vídeo explicativo de apresentação do museu especialmente para os
familiares:
Visitando o museu da imaginação - Programa Por Você
https://youtu.be/D234uKKAyzY - o link
do vídeo será enviado no grupo do WhatsApp.
Atividade
Depois de assistir aos vídeos, faça uma
entrevista com sua filha ou seu filho, grave em áudio, em vídeo ou transcreva
suas respostas numa folha, fotografe e envie para a professora da turma. Lembrando
que as respostas precisam ser originais e espontâneas da criança!
- Por que o nome desse museu é Museu da
Imaginação?
- Tu conheces algum lugar assim?
- Te deu vontade de brincar lá? Em qual
instalação/brinquedo?
- Fala aí o que tem a ver o vídeo que tu viste
com arte e ciência?
Tomara que tenham curtido nosso passeio
virtual!
Abraço bem apertado!
Profe Sabrina
___________
Pré II/Profª Tatiane
Atividades
não presenciais
Do dia 13 a 23 de outubro de 2020
* Dia 12/10 (segunda-feira):
FERIADO NACIONAL
DIA DE NOSSA SENHORA
APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL
DIA DAS CRIANÇAS
*
Dia 13/10 (terça-feira):
Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima
Trevisan
Þ ATIVIDADE: Palitos e formas DESCRIÇÃO: Desenha animais, pessoas, carros, casas, prédios, objetos... apenas com o uso de palitos (fósforo, dente...). Usa a criatividade!!! Depois vou querer ver as fotos! ![]() |
Þ Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss
*
Dia 14/10 (quarta-feira): Hoje tem história!
Na atividade de hoje, vamos nos divertir e
movimentar com a história: “Catarina e o urso”, da autora Christiane Pieper.
Para tanto, você deverá acessar o material que está disponibilizado em nosso
grupo da turma de WhatsApp.
Peça ajuda a um familiar para fazer a leitura para
você. Num primeiro momento, sente junto a ele, aprecie a leitura, ajude a
contar a história através do que você observa das imagens.
Depois, será a hora de você interagir e
participar! Enquanto o seu familiar faz a leitura, você deverá se imaginar como
amigo do urso e está passeando com ele. Faça os movimentos que são descritos no
livro, andando por um espaço determinado.
Você verá que será demais!
Aproveite!
Faça registros fotográficos ou em vídeo da sua
atividade e envie para mim, em nosso grupo da turma de WhatsApp. Será
maravilhoso!
* Dia
15/10 (quinta-feira):
Feriado escolar: Dia do Professor - Decreto Federal nº 52.682, de
14 de outubro de 1963
*
Dia 16/10 (sexta-feira): Vamos brincar?
Para a atividade de hoje, será proposto
uma brincadeira divertida para fazer com a família, que é o “Jogo dos copos”.
Para brincar, você precisará de:
- 3 copos que não sejam
transparentes;
- 1 objeto pequeno que caiba dentro do copo

Como brincar: O jogo consiste em esconder o objeto
em um dos copos, trocar a posição deles e deixar a criança adivinhar onde está
o objeto.
Será que você consegue adivinhar? Faça a
brincadeira repetidas vezes, testando a sua percepção visual. Troque os papeis
com seus familiares, onde aquele que escondia o objeto no copo, agora terá que
descobrir onde ele está.
Vai ser muito legal! Registre as imagens da
brincadeira e mande em nosso grupo da turma de WhatsApp. Vou adorar poder
acompanhar!
* Dia 19/10 (segunda-feira): Hoje tem
história!
Hoje
vamos conhecer uma história muito legal que é “O Reino das Letras”, para tanto,
você deverá acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=kdtYfAnS6fg,
e prestigiar esta contação fantástica! Tenho certeza que você vai gostar!
Uau!
Viu só! Quantas letras existem! Com elas, podemos escrever muitas palavrinhas!
É sensacional! E você? Conhece as letras do nosso alfabeto? Vamos conhece-las?
As letras do alfabeto são:
A – B – C – D – E – F – G
– H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z.
Agora, vamos procurar
estas letrinhas nas palavras? Para fazer a tarefa, você precisará de:
- 1 folha de ofício;
- 1 revista ou jornal para recortar;
- tesoura e cola.
Pegue
a sua revista ou jornal e procure as letras do alfabeto. Recorte e cole na sua
folha de ofício. Vamos ver se conseguimos encontrar todas as letras?
Não
esqueça de escrever seu nome na folha e colocar a data em que realizou a
atividade.
*
Dia 20/10 (terça-feira):
Þ
Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
Þ ATIVIDADES: - Alongamento. - Construindo a ponte Descrição: com a utilização de três blocos de madeira (pode
ser três pares de tênis ou chinelo, pode ser pedaços de papelão ou outro
objeto que possa pisar em cima). A criança deverá caminhar até um ponto determinado e retornar; mas para isso ela deverá apenas se locomover utilizando os três blocos de madeira ou o objeto escolhido, pisando sobre eles sem tocar o chão com os pés. Terá que criar a melhor estratégia para alcançar o objetivo da melhor forma possível. ![]() |
Þ
Arte (em anexo) – Profª Sabrina Krauss
*
Dia 21/10 (quarta-feira): Vamos cantar?
Hoje vamos brincar de cantar com o
nosso nome (e dos familiares, também!). Para aprender a canção, você poderá
acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=gqZJI7zo8Ek, assistir e divertir-se, cantando
junto.
Agora que você já aprendeu a canção, está na hora
de continuar a brincadeira, cantando a música e falando o seu nome, também, o
nome das pessoas que você conhece, dos seus familiares. Poderá, ao cantar,
explorar o som do
próprio corpo, acompanhando a canção. (Ex.: cantar batendo palmas, batendo o
pé, batendo as mãos no peito, batendo as mãos em cima da coxa, etc.).
Vamos
cantar?
O meu nome eu vou falar,
É tão fácil de dizer,
Faz silêncio para escutar,
Que você vai aprender...
(nome da criança)
O seu nome eu vou falar,
É tão fácil de dizer,
Faz silêncio para escutar,
Que você vai aprender...
(nome de um familiar)
Agora,
você pode tentar registrar em uma folha de ofício, os nomes que apareceram em
sua canção. Com que letras será que os escrevemos?
* Dia
22/10 (quinta-feira): Onde estão os números?
Como você viu na nossa história desta
semana, “O Reino das letras”, nele haviam letras e números. Com as letras
podemos escrever palavras e com os números podemos contar. Os números estão
presentes em muitos lugares, representam e indicam muitas coisas.
Tenho certeza que aí na sua casa, se
você olhar bem, vai encontrar os números em diferentes lugares. Então, vamos
procurar?
A tarefa proposta é que você ande pelos
cômodos de onde mora a procura de números, registre com fotos ou desenhos
feitos por você tudo o que encontrar na sua casa que tenha números (por exemplo,
calendário, controle remoto, número da casa, entre outros).
Vamos, então, descobrir onde os números
estão escondidos na sua casa? Você é o detetive! Vai ser divertido!
Os registros que fizer mande para mim,
em nosso grupo da turma de WhatsApp.
*
Dia 23/10 (sexta-feira): Brincando com massinha de modelar
Na atividade de hoje, vamos brincar com massinha de modelar!
Então, pegue a massinha que tem em casa para se divertir muito! Como esta
semana estamos aprendendo sobre as letras e os números, o desafio será
confeccionar diferentes letras e números que você conhece. Comece fazendo as
letras do seu nome. Será que você consegue escrever seu nome, fazendo letras de
massinha? Quero ver, heim!
Depois, vá formando outras letras que você conhece, identifique
coisas que você sabe que são escritas com estas letras, nomeie cada letra que
fizer. Você pode, também, confeccionar com a massinha os números, crie
desenhos/formas representando as quantidades.
Vá fazendo registros das suas produções e mande para mim, em
nosso grupo da turma de WhatsApp. Vou adorar ver o que fez.
Para finalizar, use a massinha de modelar para criar,
inventar, construir o que sua imaginação quiser! Vai ser demais!
Caso queira fazer em casa a sua própria massinha, vou deixar como sugestão uma receita de massinha caseira:

DESEJO UM MARAVILHOSO FINAL DE SEMANA!
Beijos, com muito carinho e saudades,
Prof. Tatiane

ANEXOS
Pré II/Profª Tatiane
Atividades
não presenciais
Do dia 28 de setembro a 09 de outubro de 2020
* Dia 28/09 (segunda-feira): Hoje tem
história!
Na atividade de hoje vamos conhecer uma história muito legal, feita pela autora Jandira Masur, cujo título é “As caixas que andam”. Para poder assistir esta história, você deve acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=m1FGcMwEXyE, e aproveitar muito! Assista com atenção!
E aí? Gostou da história? Descobriu o que são as caixas que andam? Pois bem, as caixas que andam são os carros, os ônibus, todos os veículos que circulam e nos levam de um lugar para o outro. E todo este movimento se chama trânsito! O trânsito é importante, assim, podemos nos movimentar entre diferentes lugares, porém, para que tenhamos segurança e organização, necessitamos ter regras. E, é claro, cumpri-las corretamente. Nesta semana, vamos aprender um pouquinho mais sobre o trânsito!
Agora,
tenho uma proposta para fazer! Que tal transformar caixas vazias, que seriam
jogadas fora, em belíssimas caixas que andam? Vamos lá! Vai ser divertido, use
toda a sua criatividade e imaginação! Para esta atividade, você vai precisar de
caixas (caixas de pasta de dente, de sabonete, de chá, caixas de leite, entre
outras que tiver), também tinta têmpera, pincel, tesoura, cola, pedaços de
papeis coloridos, tampinhas, e tudo mais que as suas ideias solicitarem. Você é
o grande artista! Crie, invente!
Comece pintando as caixas da cor que desejar (ou cubra com papel colorido), faça as janelas, faróis, com as tampinhas, faça as rodas. Estas são apenas algumas ideias, você pode criar as suas caixas quem andam do seu jeito!
Vou deixar algumas sugestões:
Registre sua criação com fotos e mande para mim, no grupo de WhatsApp da turma, quero muito poder acompanhar o que faz! Depois que estiver pronto, basta brincar e se divertir muito com os brinquedos que você mesmo confeccionou! Vai ser demais!
* Dia 29/09 (terça-feira):
Þ Educação Física – Profª Soleane B. de Lima Trevisan (com vídeo
explicativo).
Þ ATIVIDADES: - Alongamento.
-Mini
Golf /Hóquei Descrição: Separa um bastão ou cabo de vassoura, se preferir, podes
fixar na ponta do bastão um pedaço de papelão para aumentar as chances de
acerto ao arremessar. Tu podes usar uma bolinha de tênis,
bolinha de papel ou outra similar, o objetivo é arremessar a bolinha, usando
o taco/bastão, tentando acertar o alvo (que pode ser uma caixa de papelão com
pequenos furos, potes ou até mesmo algum buraco feito na areia em que a
bolinha possa entrar). Quero ver como farás, estarei aguardando as fotos ou vídeo. |
Þ Arte – Profª Sabrina Krauss (em
anexo).
*
Dia 30/09 (quarta-feira): Aprendendo algumas regras do trânsito
Hoje vamos aprender sobre algumas das
regras que existem no trânsito, elas são necessárias para que possamos andar
com segurança e organização pelas ruas. Para entender um pouco mais sobre isso,
você vai assistir a uma história: “O trânsito no Mundinho”, da autora Ingrid
Biesemeyer. Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=NorLVPnYv8Q, e veja algumas regras
que temos que seguir. Será que você as conhece?
Depois, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=Ulnn87EUTfQ, e assista ao vídeo que nos traz mais algumas orientações sobre segurança no trânsito. Veja com bastante atenção, tenho certeza que irá gostar.
Assistiu? Gostou? Tenho certeza que quando você sai para a rua, tem sempre muito cuidado com o trânsito, seguindo as regras para manter-se seguro. Assim, por exemplo, dê a mão para um familiar quando for atravessar a rua, olhe para os dois lados e atravesse pela faixa de segurança. Quando sair de carro, use o cinto de segurança, bem como todos que estiverem no carro com você. Temos que olhar, também, as placas de trânsito, que nos indicam o que podemos ou não fazer. Estes cuidados são necessários para evitar acidentes no trânsito, por isso temos que ter muita atenção!
Agora que você já aprendeu uma porção
de coisas, vamos desenhar! Pegue uma folha de ofício e registre nela, através
de desenhos, tudo o que você aprendeu sobre o trânsito e suas regras, faça as
placas que você conhece, demonstre os hábitos corretos que devemos ter. Não
esqueça de colorir com muito capricho! Coloque seu nome na folha e a data em
que realizou a atividade.
* Dia
01/10 (quinta-feira): Vamos brincar?
A brincadeira hoje é o “Jogo do
Semáforo”! Você conhece? Você viu na atividade anterior que o semáforo ou
sinaleira indica quando os carros e pedestres podem ou não passar. Ele possui
três cores: vermelho, amarelo e verde. Veja:
Então, para esta brincadeira, prepare
três cartões, cada um com uma cor diferente (vermelho, amarelo e verde). Você
deverá convidar um familiar para ser o seu semáforo, o qual irá segurar as
cores e ir trocando-as, dando os comandos do que poderá fazer.
Você deverá se imaginar como o
motorista de um carro (ônibus, caminhão, moto, ou o que desejar). Ligue seu
veículo e espere o semáforo. Determine o lugar da saída e chegada. Observe: se
estiver no vermelho, você deve ficar parado, o amarelo é atenção, porque já vai
trocar, então, diminua a velocidade, e o verde você pode andar.
O familiar que estiver segurando os cartões, mostrará as cores, começando com o vermelho. Preste atenção, pois quando ele mostrar o verde, você deverá começar a andar. Olhe sempre para as cores do semáforo, você deve obedecer ao que estiver sendo indicado. Preste muita atenção, ou terá que voltar ao começo da brincadeira!
Você e seu familiar irão se divertir muito!
*
Dia 02/10 (sexta-feira): Hoje tem o Jogo do Trânsito!
Para brincar com este jogo, você poderá
fazer a impressão da folha abaixo com a trilha da brincadeira, ou fazer em
folha de ofício os espaços, conforme modelo apresentado. Precisará, também, de
um dado (ou pedaços de papéis com os numerais de 1 a 6 para sortear) e dos
carrinhos que andarão pela trilha. Para fazer os carrinhos, pegue um pedacinho
de papel, desenhe, pinte e recorte em seu contorno.
Convide seus familiares a brincar com
você! Cada um faz o seu próprio carrinho. Coloque-os na marca de saída. Jogue o
dado e ande os espaços correspondentes ao número tirado. Vá seguindo os
comandos apresentados na trilha do jogo. Ganha aquele que chegar primeiro ao
final da trilha.
Esta brincadeira vai ser sensacional!
* Dia 05/10 (segunda-feira): Semana do Dia das Crianças!
Ser criança é sensacional! Você não acha? Mas o que é ser criança? Peça ajuda a um familiar para que leia com você o material “Ser criança é...”, que está disponibilizado no nosso grupo de WhatsApp da turma. Você vai gostar!
Agora, vamos refletir um pouquinho? Converse com os seus familiares, sobre o que é para você ser criança, veja o que eles dizem, também, sobre isso. Quando criança aprendemos muitas coisas, fazemos tantas outras diferentes. Ser criança, com certeza é muito bom!
Conte-me
o que é ser criança! Pegue uma folha de ofício e represente nela, com desenhos,
o que significa para você ser criança. Depois pinte tudo com muito capricho!
Não esqueça de escrever seu nome na folha e colocar a data em que realizou a
atividade.
* Dia 06/10 (terça-feira):
Þ
Educação Física – Profª Soleane B. de Lima Trevisan (com vídeo explicativo).
Þ ATIVIDADE: - Luta de polegares DESCRIÇÃO: É uma brincadeira de disputa envolvendo os polegares. Teu objetivo é conseguir prender o polegar do adversário e não deixar
que ele prenda o teu. |
Þ Arte – Profª Sabrina Krauss (em anexo)
*
Dia 07/10 (quarta-feira): Vamos brincar?
Você gosta de brincar? Para a atividade de hoje,
vamos aprender a confeccionar e brincar de “Pingue-pongue com balões”. Você vai
precisar ter os seguintes materiais:
- 2 pratos de aniversário, de plástico ou
papel;
- Fita adesiva para
dividir a área de jogo (opcional);
- 2 palitos de picolé;
- 1 grampeador;
- 1 balão.
Modo como jogar:
Faça
as raquetes grampeando os pratos nos palitos de picolé.
Jogam apenas dois participantes de cada vez. Sorteia-se quem vai começar impulsionando o balão para cima com um golpe de raquete. Cada jogador tem que impedir que o balão caia no chão ou na área atrás dele (do jogador), senão perde ponto para o adversário.
Tenho certeza que você e sua família irão adorar! Bom jogo!
* Dia 08/10 (quinta-feira): Vamos contar?
Para realizar a atividade de hoje, você poderá
fazer a impressão da folha abaixo, ou contar os brinquedos e registrar suas
descobertas em uma folha de ofício, colocando o numeral e suas respectivas
quantidades de cada objeto.
Preste atenção! Vamos ver se você tem boa percepção visual, fazendo a contagem corretamente e o registro numérico. Vai ser demais! Depois, você pode colorir com capricho os desenhos. Não esqueça de colocar seu nome na folha e a data em que realizou a atividade.
* Dia 09/10 (sexta-feira): Hoje é o dia da fantasia!
Ser criança é brincar, é imaginação,
criar, investigar, é fantasia! Por isso, a proposta para a atividade de hoje
tem tudo a ver com isso! Vamos entrar no mundo da fantasia, do faz-de-conta, da
imaginação e, com isso, brincar muito!
Crie um personagem, vista uma fantasia, imagine ou crie um cenário e vamos brincar! Brincar de faz-de-conta, solte sua imaginação, invente histórias, você vai gostar! Convide os familiares para brincar com você!
Outra brincadeira bem legal para fazer
com os familiares e envolve a nossa imaginação é a brincadeira da mímica. Experimente!
Vai ser demais!
Regras do
Jogo de Mímica
* Sente os participantes em círculo e peça a uma criança para escolher um
cartão (sussurre a palavra ao ouvido se a criança ainda não souber ler);
* Em seguida a criança faz as mímicas da ação perante os outros
participantes, que terão de adivinhar o que está fazendo;
* O primeiro que adivinhar, será o próximo a fazer a mímica e assim
sucessivamente.
* Motive a criança a fazer gestos diferentes, não apenas aqueles que já
conhece.
Ideias para o Jogo de Mímica
- Ações – cortar, costurar, bater, coçar,
lavar a cabeça, comer, beber, pentear-se, pintar, escrever, ler, correr,
apagar, chamar, varrer, adormecer, tocar tambor, telefonar…
- Animais – pato, rato,
coelho, porco, vaca, borboleta, crocodilo, girafa, macaco, leão, cão, gato,
elefante, cavalo, mosquito…
- Objetos – escova de dentes, copo, prato, garfo, borracha, caneta, livro, sofá, cadeira, cama, televisão, telefone…
Divirta-se muito!
Registre com fotos e mande para mim, no nosso grupo de WhatsApp da turma.
UM BEIJÃO DA PROF. TATIANE
APROVEITEM O FINAL DE
SEMANA!
ANEXOS:
Aulas de Arte
Arte/Profª Sabrina Krauss
# Dia 29 de setembro de 2020 – Terça-feira
Os Girassóis de Van
Gogh
Os Doze girassóis numa jarra , Vincent Van Gogh, 1888.
Olá, turminha!
Hoje vamos aproveitar e celebrar a primavera conhecendo uma coleção de
obras de arte bem famosa e reconhecida em todo o mundo!
São alguns quadros em que o pintor holandês Vincent Van Gogh pintou uma flor chamada girassol.
Assista os vídeos:
HISTÓRIA DE VAN GOGH l HISTÓRIAS INFANTIS l VAN GOGH PARA CRIANÇAS l QUARENTENA l VÍDEO ÁUDIO
Van Gogh! Uma breve biografia e vídeo em 3D para crianças.
OS GIRASSÓIS DE
VAN GOGH
Por hoje é só. Na
próxima semana retomamos!
Abraço alegre,
Profe Sabrina.
# Dia 06 de outubro de
2020 – Terça-feira
Os Girassóis de Van
Gogh
Saudades de vocês!
Lembram da obra em que Van Gogh pintou
os girassóis?
Pois é, ele escolheu essa flor porque
era a paisagem que ele tinha no seu entorno.
Assim como na atividade do outro dia, escolhe uma flor ou uma planta florida na paisagem da tua casa, da tua rua ou se não tiver flores plantadas no pátio, podes criar, imaginar. Usa teus lápis de cor, tuas canetinhas, teu giz de cera (adoro desenhos pintados com giz de cera!) ou tinta, o material que tiveres em casa. Pinta flores inspiradas nos girassóis do Van Gogh. Depois, busca um espaço na tua casa para expor, faz uma foto e envia para o grupo da turma.
Este vídeo, além de lindo é bem inspirador!
Bom divertimento! Viva a criatividade!
Abraço alegre,
Profe. Sabrina.
_______________
Pré II/Profª Tatiane
Atividades
não presenciais
Do dia 14 a 25 de setembro de 2020
* Dia 14/09
(segunda-feira):
ATIVIDADES REFERENTES AO
DIA 07 DE SETEMBRO (FERIADO NACIONAL).
*
Dia 15/09 (terça-feira):
Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima
Trevisan
Oi Pessoal! Hoje iremos relembrar uma atividade bem legal, depois me mandem fotos ou vídeos. Estarei aguardando! Abraços, Profª Sol! - Alongamento. - Brincando de árvore Imagine que você é uma árvore. Fique parado e
visualize mentalmente que suas raízes agarram o solo. Depois, suba um dos pés
até o joelho da outra perna e tente mantê-lo ali pelo tempo que conseguir
ficar em pé nessa posição sem perder o equilíbrio. Se você conseguiu ficar parado nesta posição sem
cair, tente agora levantar os braços acima da cabeça. Pense: “sou uma árvore
forte, capaz de me manter firma diante do vento”. Procure fazer este
exercício alternando as pernas e perceba como traz tranquilidade e leveza,
além de treinar o equilíbrio e fortalecer a sua coluna. |
Þ Arte – Profª Sabrina Krauss
Arte/Profª
Sabrina Krauss
Atividades não presenciais
Dia
15 de setembro de 2020 – Terça-feira
Olá querida e querido estudante!
Que saudades!
Já deu uma olhadinha pela janela hoje?
Ou, prá quem mora em casa com pátio, já andou pelo
jardim?
Os dias de chuva têm nos impedido de observar todas as
mudanças, mas, perceba, numa rápida observação, que muita coisa mudou. Isso
tudo porque estamos nos aproximando da estação Primavera!
Ai, que lindo, meus amores! A Primavera é a estação das cores
e dos cheiros. E por qual razão digo isso? Basta dar uma voltinha, perceber o
seu redor... Vamos tentar?
Saia de dentro de casa, caminhe, pelo jardim ou pátio, e
comece a observar se há plantinhas. E se essas plantinhas estão floridas. Se
aproxime, olhe bem o formato, a cor, a textura e sinta o seu perfume! Não tem
plantinhas floridas perto de casa? Olha para as árvores, para as folhas. Que
cores têm essas folhas? Observa a movimentação dos pássaros em torno da
árvore, das formigas que sobem nos seu galhos. Será que mais algum inseto ou
animal mora ou passa por essa árvore?
Antes de fazer a atividade que vou sugerir, abrace essa árvore! Um abraço bem apertado, daqueles de gerar a maior alegria... Prontos?
Atividade 1: depois de ter vivenciado, vamos usar todo nosso amor e nossa boa vontade para desenhar o que foi observado. Desenha a flor mais linda do jardim, a árvore cheia de folhas que dançam com o ventos de Osório, os insetos que passam por alí. Pode escolher. Só não pode 'arrancar' as flores. Se precisar observá-las enquanto desenha, vai pertinho dela, com papel e giz, e faz o desenho, tá?
Atividade 2: vamos fotografar com o celular. Primeiro, escolha o que mais te impressiona, o que mais te causa emoção: flores, folhas, árvores... depois, com a câmera fotográfica ou o celular, ajuste o zoom focando o objeto a ser fotografado. Observa se a cor tá bonita, se tem suficiente luminosidade. Faça o clic e envie essa foto digital no grupo da turma. Faremos uma galeria de exposição online com as fotos enviadas.
Recado para os adultos
responsáveis pelo estudante:
Mesmo que a criança ainda seja pequena para manipular o
celular, deixe que ela mesma escolha o objeto a ser fotografado. É muito
importante respeitar sua escolha, seu olhar. Sempre que algo chama a atenção de
uma criança, mesmo que o adulto não entenda o porquê, pois às vezes, não é a
flor mais bonita, o inseto mais interessante, é esse olhar que estou buscando.
A fotografia, mesmo que feita com a ajuda do adulto, precisa ser autoral, da
criança, ok?
Envio, para inspirar, umas fotos que fiz no pátio da minha
casa.
Boa atividade!
Abraço alegre,
Profe. Sabrina.
*
Dia 16/09 (quarta-feira): Conhecendo um pouco mais da nossa Cultura
Gaúcha
Você sabia que esta semana estamos
comemorando uma data muito importante para os gaúchos? Por isso, vamos conhecer
um pouquinho mais sobre a nossa cultura gaúcha?
Possuímos muitas tradições, com lendas,
como do Negrinho do Pastoreio, da Erva Mate; comidas e bebidas típicas, como o
churrasco e o chimarrão; muitas músicas e danças tradicionalistas, vestimentas
como da prenda e do peão, entre outras tantas especificidades da nossa cultura.
E isso é muito legal!
E você, o que conhece da cultura
gaúcha? Para saber um pouquinho mais, convido você a assistir dois vídeos que
nos trazem informações. Então, acesse os links abaixo:
- https://www.youtube.com/watch?v=vepRrjiwgYc
- https://www.youtube.com/watch?v=VGEoHUMQJrI
Uau! Quanta coisa, né! Agora que você
já conhece mais da nossa cultura, pegue uma folha de ofício e registre tudo com
desenhos. Quero ver como ficou seu desenho, heim!
Não esqueça de colocar o seu nome na
folha e a data em que realizou a atividade.
* Dia
17/09 (quinta-feira): Vamos conhecer uma lenda...
O Rio Grande do Sul apresenta muitas
lendas, na atividade de hoje vamos conhecer uma lenda gaúcha linda, que é a
“Lenda do João-de-Barro”.
Para que possa prestigiar esta
história, você deve acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=PpgH-fbMReg, e assistir com muita
atenção.
Gostou? Eu adoro esta lenda! Você já
viu um João-de-Barro de verdade? Já viu uma casinha que ele tenha construído? O
João-de-Barro é um grande construtor e faz ótimas casinhas para a sua fêmea
poder chocar seus ovinhos. O casal vive junto a sua vida inteira. Veja:
Que tal construir uma casinha de
João-de-Barro também? Para isso, vamos modelar! Você pode pegar massinha de
modelar ou argila para construir a sua casinha, modele no formato, como o
João-de-Barro faz, não esqueça de fazer um buraquinho, que é a porta de entrada
para a casa! Vai ficar sensacional!
Para complementar, você pode pegar
folhas de papel para desenhar o João-de-Barro, colocando-o em sua casinha. Que
lindo, será! Depois de pronto, você pode colocar sua casinha de João-de-Barro
para enfeitar um vasinho de plantas da sua casa ou jardim. Ou encontre um lugar
especial para colocar a sua produção! Não esqueça de registrar com fotos e
mandar no nosso grupo de WhatsApp. Estou curiosa para ver como ficou!
Vou deixar uma sugestão para você fazer uma argila aí na sua casa:
Ingredientes:
- 1 xícara de sal fino
- 1 xícara de farinha de
trigo
- 1/2 xícara de água
- 1 colher de sopa de
óleo
Para fazer a argila caseira, misture o sal, a farinha e o
óleo em uma tigela grande e mexa com as mãos. Adicione a água aos poucos, caso
contrário a mistura para argila caseira ficará muito mole.
Retire a mistura de argila caseira da tigela e amasse bem com
as mãos, até conseguir uma consistência sólida, mas moldável. Para obter argila
colorida, simplesmente adicione corante alimentar à mistura durante a etapa em
que adiciona a água.
Tenho certeza que vai ser sensacional!
* Dia 18/09 (sexta-feira): Os símbolos do Rio Grande do Sul
Você sabe o que são símbolos? Bem, um símbolo é algo/elemento que representa alguma coisa, como, por exemplo, as bandeiras, que representam países. São coisas, que quando olhamos, já conseguimos saber do que se trata.
Ou seja, se você ver esta bandeira sabe que se refere ao nosso país Brasil, é isso que significa um símbolo.
E quando falamos do nosso Rio Grande do
Sul, também existem muitas coisas que o representa. Para entender um pouquinho
mais sobre isso, vamos assistir a um vídeo que a professora fez e está
disponibilizado no grupo da turma de WhatsApp.
Também, para complementar, você pode
acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=lGA3dnU8TNw, e assistir ao vídeo que
traz mais informações sobre os símbolos do nosso estado.
E aí? Gostou de aprender sobre o Rio
Grande do Sul e seus símbolos? No próximo domingo, dia 20 de setembro,
comemoramos o Dia do gaúcho, então, deixo como sugestão que você, agora que
sabe sobre os símbolos do estado, aproveite para experimentar aí na sua casa e
vivenciar coisas que fazem parte destas tradições. Prove um chimarrão, coma
comidas típicas como o churrasco ou o arroz carreteiro, ande a cavalo, caso
tenha possibilidade, dance com as músicas tradicionalistas, enfim, aproveitem
em família!
Agora, não esqueça de me contar tudo o
que aprendeu e vivenciou! Você pode fazer um pequeno vídeo ou gravar um áudio,
registrar com fotos ou fazer desenhos que mostre o que você fez e aprendeu
sobre a cultura gaúcha, mandando o registro no WhatsApp. Vou adorar poder
acompanhar suas aprendizagens.
* Dia 21/09
(segunda-feira): Hoje é o dia da árvore!
Você sabia
que as árvores são muito importantes para nós? Ela pode nos trazer muitos
benefícios. Para saber um pouco mais sobre isso, você pode acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=IC0wpVGBhrg, e assistir ao vídeo que
nos apresenta uma boa explicação.
Viram só! Quanta coisa importante a
árvore pode nos favorecer? Ela nos dá sombra, frutos e flores, purifica o ar,
protege o solo, fornece matéria prima para a produção de casas, móveis, papel,
entre tantas outras coisas. Mas para que as árvores existam em grandes
quantidades, precisamos protege-las, preservá-las, cuidando e evitando o
desmatamento.
Vamos, agora, fazer uma obra de arte,
utilizando materiais da natureza? Vá até o pátio da sua casa e colha materiais
como, por exemplo, folhas de diferentes tamanhos, galhos, pedrinhas, flores,
cascas. Mas, preste atenção! Não arranque das plantas, recolha o que já estiver
caído pelo chão! Devemos cuidar e preservar, lembra?!
Com este material você vai criar algo!
Seja criativo! Você pode coloca-los em uma folha de ofício ou mesmo dispor os
materiais pelo chão. Assim, você pode criar e recriar muitas coisas, brincando
com os materiais coletados!
Só não esqueça de registrar com fotos o
que produzir! Quero ver toda a sua criatividade!
Para você se inspirar, veja alguns
exemplos:
*
Dia 22/09 (terça-feira):
Þ
Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
ATIVIDADE: DESAFIO DO
VIRA GARRAFA
MATERIAL: Uma garrafa PET de 500ml. DESCRIÇÃO: Gire a garrafa no ar e faça com que ela aterrisse perfeitamente em
pé. Para tornar esta atividade mais dinâmica, cada vez que tu errar e a
garrafa não cair de pé, você terá que fazer 5 polichinelos.
ATIVIDADE LIVRE
Hoje podes praticar tua atividade física preferida.
(Exemplo: brincadeiras com bola, futebol, amarelinha, corrida, dança, taco,
jogos de tabuleiro, ...). Use sua criatividade!!! Onde o objetivo é se movimentar e se divertir!!! Só não esqueça de registrar este momento e enviar no
grupo, (pode ser foto ou vídeo). |
Þ
Arte – Profª Sabrina Krauss (vídeo)
*
Dia 23/09 (quarta-feira): Vem chegando a primavera!
Já que estamos falando da importância
das árvores, de natureza e de beleza. Na atividade de hoje, vamos aprender
sobre a Primavera! O ano é dividido em 4 estações, cada uma tem suas
características: o verão, que mais quente, o outono, estação das frutas,
inverno, que é mais frio e a primavera, conhecida como a estação das flores!
Então, vamos ver uma história muito bacana, do
autor Ziraldo, que é “As flores da Primavera”. Para isso, você deve acessar o
link: https://www.youtube.com/watch?v=OOdF-M0gnZU, e prestigiar a história
com muita atenção.
E aí? Gostou da história? Viram quanta beleza!
Quantas flores lindas aparecem na primavera! Agora, vamos construir um jardim?
Vamos fazer lindas flores de papel e outros materiais para enfeitar a sua casa?
Você deve usar a sua criatividade para fazer as
florezinhas, utilizando diferentes tipos de materiais. Depois de prontas, é só
escolher um lugarzinho para coloca-las e enfeitar, embelezando a sua casa!
Vou deixar algumas sugestões para você ver e
fazer:
Mande uma foto do jardim que confeccionou! Vou adorar ver sua
casa toda enfeitada!
* Dia
24/09 (quinta-feira): Hoje tem história!
Na atividade de hoje, vamos prestigiar
uma história feita por Ingrid Biesemeyer, “O Mundinho e os Bichinhos de
Jardim”. Para isso, você deve acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=ajOG8EUbmpQ, e assista a esta
história encantadora!
Legal esta história, né! Nossa, quantos
bichinhos pequenininhos podemos encontrar no nosso jardim! Você já parou para
olhar o seu jardim? Já observou os bichinhos que você encontra lá? Como eles
são? Tem asas? Tem patas? Quantas patas tem? Vamos investigar?
Agora, você é o cientista! Vá até o
pátio da sua casa e procure por todos os bichinhos de jardim que há!
Observe-os, estabeleça semelhanças e diferenças entre eles. Veja se eles são
grandes, são pequenos, se voam ou não, conte a quantidade de patinhas, conte
quantos bichinhos do mesmo tipo você achou, também quantos bichinhos
diferentes, enfim, seja um excelente investigador e cientista, descobrindo tudo
sobre os bichinhos do seu jardim!
Se for possível, vá registrando com
fotos os resultados da sua investigação. Depois, pegue uma folha de ofício e
faça os desenhos de todos os bichinhos de jardim que você encontrou. Não
esqueça de escrever seu nome na folha e colocar a data em que realizou a atividade.
Peça ajuda a um familiar e escreva os nomes dos bichinhos que desenhar.
Vamos lá! Vai ser demais esta atividade!
*
Dia 25/09 (sexta-feira): Vamos cantar?
Para a atividade de hoje, convido você
a cantar e participar, fazendo os gestos e movimentos que a música nos indica!
Na proposta de ontem, conhecemos os bichinhos do jardim e hoje, que tal brincar
com a canção “Passeio no jardim”? Vamos?
Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=9kk5MY_nNj4, coloque a música a tocar
e vá acompanhando com os gestos. Vai ser divertido! Você pode assistir mais de
uma vez, aprendendo a cantar junto com a música! Também convide a família para
participar com você da atividade! Tenho certeza que vocês vão gostar!
TENHAM TODOS UM MARAVILHOSO FINAL DE
SEMANA!
A PROF. ESTÁ COM SAUDADES!
UM GRANDE BEIJO!
Pré II/Profª Tatiane
Atividades
não presenciais
Do dia 31 de agosto a 11 de setembro de 2020
* Dia 31/08
(segunda-feira): Hoje é dia de mexer o corpo! Vamos?
Vamos mexer
o nosso corpo todinho hoje? Tenho certeza que você vai gostar e se divertir
muito! Para isso, convido você a acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=hRhTPu4tiPU,
e assistir ao vídeo com a música “Boneca de Lata”. É claro que não dá para
ficar parado, apenas assistindo! Chegou a hora de mexer muito o corpinho!
Então, cante e dance junto com a boneca de lata, fazendo os gestos que sugerem
a canção. Tenho certeza que vai ser demais!
Ah! Ainda nesta
perspectiva de movimentar o corpo, vou deixar uma outra sugestão que é
maravilhosa! A música do “Tchutchuê”. Será que você conhece? Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=oSwWny1sXNA, e dance muito! Com
certeza dará muitas risadas também ao fazer os movimentos! Aproveite e convide
toda a família para participar com você! Vai ser legal!
* Dia 01/09 (terça-feira)
Þ Educação Física
(com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
ATIVIDADE: JOGO DO DADO MATERIAL: 1 Dado ou pedacinhos de papel
numerados de 1 a 6. DESCRIÇÃO:
Jogue o dado e faça
uma postura do yoga da coluna correspondente ao número que caiu. |
Þ Arte – Profª Sabrina Krauss
Atividades não presenciais de Arte
Dia 1º de setembro de 2020.
Oi Turminha!
Coisa bem boa podermos estar aqui, mais uma semana, alegres e com
saúde!
Continuamos firmes e fortes nas nossas atividades remotas: vocês
aí, com todo apoio e o carinho da família e nós profes aqui, com disposição e disponibilidade para auxiliar vocês
no que for possível!
Nossa atividade dessa semana, como
todas as outras, é especialíssima!
Vamos assistir, ouvir, conhecer e prestigiar uma Orquestra. Uma orquestra formada por jovens baianos apresentando uma peça musical tradicional brasileira, a canção Tico-Tico no Fubá, composta por Zequina de Abreu, a mais de 100 anos!
Aumenta o som e aproveita cada
momento!
Orquestra Juvenil da Bahia – Abreu (arr. Jamberê) Tico-Tico no
Fubá
A história da música Tico-Tico no Fubá: https://youtu.be/m292M00z8yA
*
Dia 02/09 (quarta-feira): Vamos fazer arte?
Que tal construirmos uma linda boneca ou boneco de lata? Vamos nos inspirar na nossa canção que ouvimos e dançamos na aula anterior. Para tanto, vamos ter que pegar materiais reutilizáveis que você tenha em casa como, por exemplo, latas, rolinhos de papel higiênico, barbante, papéis coloridos, entre outros tantos materiais. Lembre-se! Você é o artista! Solte sua imaginação para criar um lindo brinquedo!
Veja algumas sugestões de como
confeccionar uma boneca de lata:
Depois que estiver pronto, tire uma
foto para que eu possa ver como ficou seu boneco ou boneca de lata! Quero muito
poder prestigiar suas produções!
E é lógico! Brinque muito com o seu
novo brinquedo, confeccionado por VOCÊ! Olha que demais! Você pode colocar a
música novamente para tocar, cantar e dançar junto com a sua boneca ou boneco
de lata! Vai ser sensacional!
* Dia
03/09 (quinta-feira): Para que servem as partes do nosso corpo?
Você viu que na música “Boneca de Lata”, aparecem muitas partes do nosso corpo? Cabeça, bumbum, barriga, nariz, joelho, entre tantas outras partes. O nosso corpo é muito importante e para cada parte, existe uma função. Vamos aprender um pouquinho mais sobre isso?
Então, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=_NSkoWouWME, e assista ao vídeo que nos explica de uma maneira divertida.
E aí? Gostou? Vamos fazer uma brincadeira agora de adivinhação? Quero ver você adivinhar qual é a parte do corpo que falar! Ok?! Para poder brincar, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=5cMw2nwa3sc, e veja o vídeo. Serão dadas algumas características de diferentes partes do nosso corpo e você terá que adivinhar qual é! Tenho certeza que vai acertar tudo!
Se você gostou desta brincadeira e quer
continuar, pode acessar estes outros links, neles você encontra mais adivinhas
sobre as partes do corpo:
- https://www.youtube.com/watch?v=YBdslqfmUfQ
- https://www.youtube.com/watch?v=5JvGaHHJNxs
*
Dia 04/09 (sexta-feira): Hoje vamos brincar!
Já que estamos falando sobre as partes
do corpo humano, lembrei de uma brincadeira bem divertida que você pode fazer
aí na sua casa com os seus familiares. É a brincadeira do “PEGA A BOLINHA”,
para ela, você vai precisar ter uma bolinha pequena (pode ser uma bolinha de
tênis, uma bolinha de meia ou mesmo uma bolinha feita de papel amassado).
Esta brincadeira deve ser feita, preferencialmente, entre três pessoas, uma delas dará os comandos e as outras duas serão os competidores/participantes. Os participantes deverão estar sentados no chão, um de frente para o outro e a bolinha estará no meio deles. Uma outra pessoa deverá dar os comandos, que corresponde a dizer diferentes partes do corpo humano (orelha, cabeça, perna, joelho, ...). Os participantes deverão ir colocando a mão sobre a parte do corpo que foi dita. Assim segue até que seja dita a palavra “PEGA”, então, os participantes deverão pegar a bolinha. Marca ponto quem conseguir pegar a bolinha primeiro. Vamos brincar? Convide sua família para brincar e se divertir muito!
Aproveitem bastante!
DESEJO UM FINAL DE SEMANA ESPECIAL PARA TODOS!
BEIJOS DA PROF.
* Dia 07/09
(segunda-feira): Hoje é o dia da Pátria!
Você sabia que no dia 07 de setembro, comemoramos o Dia da Independência do Brasil? A partir deste dia, o Brasil tornou-se um país independente. E você já reparou nas belezas no nosso país? O Brasil é muito grande, cheio de lugares lindos e, também cheio de diversidade, de coisas diferentes. E isso é uma característica que o torna muito especial.
Na atividade de hoje, vou convidar você a assistir dois vídeos, para isso, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=6j4RXqeTC5k, e veja o vídeo da Turma da Mônica, percebendo o que falam sobre o nosso Brasil. Depois, entre no link: https://www.youtube.com/watch?v=3Ty1OUt91n8, e assista, com atenção, todas as belezas que podemos encontrar no nosso país.
E para você? Quais são as belezas do Brasil? Pegue uma folha de ofício e desenhe nela tudo aquilo que você conhece, vê em nosso país e acha que são grandes belezas. Quero muito saber como você percebe o Brasil.
Não esqueça
de escrever o seu nome na folha e colocar a data em que realizou a atividade.
*
Dia 08/09 (terça-feira):
Þ Educação Física
(com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
ATIVIDADE: TRANSPORTANDO ENTRE OS
JOELHOS DESCRIÇÃO: A criança deverá transportar objetos de um ponto ao outro. Use o material que quiser (bolas, bolinha de papel, bexiga,
ursinhos, ...) Deixe todos os objetos escolhidos em um cômodo da casa e diga
para a criança que ela deverá usar somente os joelhos para trazer todos os
objetos que estão nesse cômodo, até outro local, que deverá ser combinado
anteriormente. O importante é lembrar que ela não pode usar as mãos, somente
com os joelhos, e caso o objeto caia pelo caminho, deverá pegar novamente
utilizando os joelhos e continuar sua tarefa. |
Þ Arte – Profª Sabrina Krauss
Atividade de ARTE – Dia 08 setembro de 2020.
Queridas e queridos,
Feliz por mais essa semana juntos! Juntos no coração, nas
mensagens, nas atividades, mas cada um protegido na sua casa, né?
Estou com muita vontade se saber o que vocês acharam sobre a
Orquestra Juvenil da Bahia!
Mesmo que seja um estilo de música muito diferente ao que tu e tua
família estejam habituados a ouvir, saibas que é muito importante conhecer e
respeitar diferentes formas de manifestações artísticas e culturais.
Mas não é só lá na Bahia que tem jovens fazendo cultura, música boa e transformadora. A atividade de hoje será também um momento cultural: vamos assistir uma galerinha alí de Porto Alegre – RS, de uma escola pública que participam de um projeto musical revolucionário nas vidas dessas crianças e da comunidade escolar.
Prepara-te para te emocionar e
vibrar com a Orquestra Villa-Lobos e o Espetáculo Paz & Amor:
Para ti e tua família saberem um pouco sobre esse Projeto,
Orquestra Villa-Lobos – Trechos do documentário: https://youtu.be/4zgf2N5yzhA
Espero que tenham aprendido e desfrutado desses momentos. Até a
próxima semana!
Abraço ALEGRE,
Profe. Sabrina.
*
Dia 09/09 (quarta-feira): Hoje tem história!
Você lembra das imagens que assistiu no vídeo da nossa outra aula? Aquelas em que aparecem as belezas do nosso Brasil? Viram como o nosso país é colorido, cheio de cores diferentes? Pois, então, lembrei de uma história sensacional que fala sobre as cores. A história “Bom dia, todas as cores!”, da autora Ruth Rocha.
Para poder ver a nossa história de hoje, você deve acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=ZhGHEZUzQX0, preste muita atenção e divirta-se com o camaleão!
E aí? Gostou da história? Viram em
quantas cores diferentes o camaleão se transformou para agradar a todos? Mas
ele esqueceu que o mais importante era estar vestido com a cor que ele mais
gostava, que agradasse, primeiro, ao camaleão. E isso a gente deve fazer com as
nossas coisas também! Não ir somente seguindo as opiniões dos outros e sim,
saber o que gostamos para fazer as coisas do nosso jeito.
# Dica da prof.!
E qual é a sua cor preferida, aquela que pensa ser a mais bonita de todas? Pegue uma folha de ofício e faça um lindo desenho sobre a história. Não esqueça de pintar o seu camaleão com a cor que você escolheu como preferida!
Coloque seu nome na folha e a data em que realizou a
atividade.
* Dia
10/09 (quinta-feira): Vamos brincar da cor?
Hoje tem brincadeira! Convide seus
familiares para brincar com você! Faça uma roda com eles para cantarem a
seguinte canção:
Vamos brincar da cor
Da cor que eu falar
Da cor que eu disser
Você vai ter que encostar
Contar até 5 e depois voltar!
(Dizer uma cor)
Quando a cor for dita por uma pessoa, todos saem da roda e correm em direção a algo/objeto da casa que tenha aquela cor para encostar. Deverão contar até 5 e depois, voltar para a roda, onde vai recomeçar a brincadeira, cantando a canção novamente e dizendo uma outra cor diferente.
Através do link: https://www.youtube.com/watch?v=yDQTSlMsG7A, você assiste um vídeo com a canção, assim poderá aprender o ritmo da música e compreender um pouco mais sobre como funciona a brincadeira. Aproveitem e divirtam-se muito!
*
Dia 11/09 (sexta-feira): Seguindo a sequência das cores!
Na atividade de hoje, vamos ver se você
tem boa memória e boa percepção visual! Esta é uma brincadeira que temos que
fazer em duplas, e você vai precisar de 4 folhas pintadas nas seguintes cores:
azul, amarelo, verde e vermelho (se quiser escolher outras cores também pode!).
Estas folhas estarão colocadas no chão (se puder prendê-las com fita adesiva,
vai ser bem legal!).
Agora, chegou a hora da brincadeira!
Peça para a pessoa que está brincando com você dizer uma sequência de cores,
por exemplo, azul, amarelo e verde. Assim que ela terminar de dizer, você terá
que pular, ou encostar, em cima dos papéis que tem estas cores na sequência
correta que foi dita (azul, amarelo e verde).
Assim segue, fazendo sequências de
cores diferentes, até que seja cometido algum equívoco. Daí troca, quem estava
dando as sequências, irá realiza-las e quem estava fazendo passará a dizer as
sequências das cores.
Quanto mais for avançando nas
sequências, vá aumentando o grau de dificuldades, tenho certeza que será muito
divertido!
Assistindo o vídeo que está no link: https://www.youtube.com/watch?v=qGhM_HXOisY, você poderá compreender como é esta brincadeira! Quem será que vai acertar mais?
DESEJO UM FINAL DE SEMANA MARAVILHOSO!
Pré II/Profª Tatiane
Atividades
não presenciais
Do dia 17 a 28 de
agosto de 2020
* Dia 17/08 (segunda-feira): O que é
Folclore?
No
dia 22 de agosto, comemora-se o Dia do Folclore, mas você sabe o que é
Folclore?
Para compreender um pouco mais, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=RW09IDsMkgI, e assista ao vídeo que traz uma boa explicação.
Viram só? O Folclore é um conjunto de manifestações culturais, que envolvem lendas, mitos, brincadeiras, cantigas, artesanato, superstições, provérbios, enfim, uma infinidade de coisas que fazem parte da cultura brasileira e que são passadas de geração para geração.
E o que você conhece sobre o Folclore Brasileiro? Converse em casa, com um familiar sobre as coisas que fazem parte do Folclore e tudo aquilo que você conhece. Depois, vamos registrar isso! Pegue uma folha de ofício e nela desenhe o que você aprendeu sobre o Folclore.
Não esqueça de colocar o seu nome na folha e a data em que realizou a atividade.
Agora,
tenho um desafio para você! Como viu, os trava-línguas fazem parte das nossas
tradições, do nosso Folclore. Você sabe o que são trava-línguas?
- TRAVA-LÍNGUAS: são frases difíceis de pronunciar, formadas por muitas sílabas
parecidas. São memorizados e repetidos de forma rápida em jogos verbais, tendo
como objetivo a sua pronúncia clara, sem erros de articulação. É, contudo,
frequente a troca ou omissão de sílabas ou a sua errada articulação, produzindo
cacofonia e divertimento.
Os trava-línguas fazem
parte do folclore brasileiro, sendo manifestações da cultura oral popular,
transmitida de geração em geração.
(Fonte: https://www.normaculta.com.br/18-trava-linguas-do-folclore-brasileiro/)
E
o desafio? O desafio será repetir as frases abaixo, ou seja, os trava-línguas,
o mais rápido que conseguir, sem tropeçar nas palavras! Desafie, também, os
seus familiares! Vamos ver que consegue falar mais rápido e sem enrolar a
língua! Vai ser divertido!
Trava-línguas:
- O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA. A
RAINHA RAIVOSA RASGOU O RESTO.
- SABIA QUE O SABIÁ SABIA ASSOBIAR?
- SE A ARANHA ARRANHA A RÃ
SE
A RÃ ARRANHA A ARANHA.
COMO A ARANHA ARRANHA A RÃ?
COMO A RÃ ARRANHA A ARANHA?
- OLHA O SAPO DENTRO DO SACO
O
SACO COM O SAPO DENTRO
O
SAPO BATENDO PAPO
E
O PAPO SOLTANDO VENTO.
- A VACA MALHADA FOI MOLHADA POR OUTRA VACA
MOLHADA E MALHADA.
*
Dia 18/08 (terça-feira):
Þ Educação Física
(com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
Atividade: PRENDA AS TAMPINHAS *Materiais necessários: · 5 tampinhas · 5 copos plásticos
*Descrição: Convide alguém da sua
casa para se divertir!!! Fiquem a uma
distância de mais ou menos 2 metros um do outro; Um jogador ficará com
as tampinhas e o outro com os copos virados de cabeça para baixo; O objetivo é lançar
tampinhas deslizando pelo chão e o outro jogador deverá com o copo prender a
tampinha para fazer ponto!!! |
Arte - Profª Sabrina Krauss
Dia 18 de agosto de 2020 – Terça-feira
Querida e querido estudante e sua linda, companheira e dedicada família, olá!
A construção da subjetividade infantil
(quando a criança gera suas possibilidades e sua
interação com o mundo, reconhece suas qualidades pessoais, vive e experimenta
suas atitudes, constrói seus valores, etc.), se dá a partir de diferentes vivências.
As Artes têm um papel fundamental nessa interação (tornar-se inteiro). À escola
cabe apresentar ao estudante diferentes manifestações artísticas, para que ele
tenha diversas referências.
Então, continuando nossas atividades remotas, já que fomos ao teatro, já interagimos com música, artes visuais, literatura, já estamos preparados para desfrutar de outra experiência incrível: uma exposição virtual!
Tenho a honra de apresentar a artista
ilustradora Monika Papescu!
Vamos visitar sua Exposição online: Artes Visuais e
Papos Abissais!
Fica bem atento às explicações e todas os formatos artísticos
apresentados pela Monika!
Confira em: https://www.papoabissal.com.br
Vamos prestigiar as ações culturais da nossa cidade!
*
Dia 19/08 (quarta-feira): Hoje tem história!
Na atividade de hoje, vamos conhecer a história de Tatiana Belinky, “Os dez sacizinhos”. Para isso, você vai acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=pFcnUPbvQxY, e assistir ao vídeo com esta bela história! Aproveite e divirta-se!
E aí? Gostou da história? Você conhece o Saci? Vamos fazer uma dobradura? Pegue um pedaço de papel (folha de ofício) e siga os passos a seguir para fazer uma dobradura de Saci! Depois da dobradura pronta, será hora de colorir, enfeitar e fazer os detalhes como olhos, nariz, boca, cabelos, cachimbo, enfim, fazer o rostinho do seu Saci!
Veja a dobradura como fazer:
Quando terminar a dobradura, pegue uma folha de
ofício e cole o rostinho do Saci no alto da folha, em seguida, complete o
desenho, fazendo o restante do corpo e cenário onde estará o seu Saci. Vai
ficar demais!
Você pode pedir ajuda a um familiar
para escrever a palavra SACI. Não esqueça de escrever o seu nome na folha e
colocar a data em que realizou a atividade.
*
Dia 20/08 (quinta-feira): As brincadeiras folclóricas
Muitas são as brincadeiras folclóricas, aquelas que são tradicionais, que vão passando de geração para geração. Você pode conversar com o seu familiar sobre quais eram as suas brincadeiras antigas, que faziam quando eram crianças e aprenderam com seus pais. Será que é muito diferente do modo como você brinca hoje? Vamos fazer estas comparações! E assim, você descobre, também, um pouco mais como era no passado.
Agora! Vamos praticar! Hoje é dia de brincar muito! Você pode escolher uma destas brincadeiras tradicionais que seus familiares relataram para aprender a brincar também! Peça a eles que expliquem direitinho como é a brincadeira ou brinquedo, o modo de fazer e de brincar. Então, é só partir para a prática! E é claro, brincar muito e se divertir ainda mais!
Vou deixar algumas sugestões bem
bacanas de brincadeiras folclóricas para fazer em casa junto com seus
familiares:
-
Brincar de Amarelinha: é uma
brincadeira muito antiga que é ótima para desenvolver a noção de respeito às
regras e a esperar pela vez. A Amarelinha mais tradicional é aquela feita no
chão com giz. Segue as regras da brincadeira:
1.
Cada jogador precisa de uma pedrinha ou tampinha.
2. Quem começar joga a
pedrinha na casa marcada com o número 1 e vai pulando de casa em casa, partindo
da casa 2 até o céu.
3.
Só é permitido pôr um pé em cada casa. Quando há uma casa do lado da outra,
pode pôr os dois pés no chão.
4.
Quando chegar no céu, o jogador vira e volta pulando na mesma maneira, pegando
a pedrinha quando estiver na casa 2.
5.
A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.
6.
Perde a vez quem:
–
Pisar nas linhas do jogo
–
Pisar na casa onde está a pedrinha
–
Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
–
Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha de volta
7.
Ganha quem terminar de pular todas as casas primeiro.
-
Pular Corda: pegue uma corda e vá
pular! Você pode peça ajuda a seus familiares para que trilhem a corda. Também,
ao pular, pode ir recitando algumas parlendas (que também fazem parte do nosso
Folclore).
Você sabe o que são parlendas?
- PARLENDAS: são versos infantis ritmados e
repetitivos, normalmente breves e com rimas. São versos simples, divertidos e
de fácil memorização. São criações anônimas que fazem parte do folclore
brasileiro e passam de geração para geração, transmitindo a cultura oral
popular.
As parlendas contribuem para o
desenvolvimento da memorização, da comunicação, da socialização e do raciocínio
lógico. São usadas em acontecimentos cotidianos, em brincadeiras de roda, em
jogos, em decisões, em histórias ou apenas por diversão.
(Fonte: https://www.normaculta.com.br/12-parlendas-do-folclore-brasileiro/)
Muitas parlendas são utilizadas durante
a brincadeira de pular corda, sabe aquelas canções/frases que vão sendo ditas
enquanto a criança pula? Pois é, elas são parlendas! Vai ser muito divertido!
Vou deixar aqui algumas sugestões:
Suco Quente
Suco quente
Cabelo diferente
Qual é a letra do seu
presidente
A,B,C....
Suco gelado
Suco gelado
Cabelo arrepiado
Qual é a letra do seu
namorado
A,B,C...
Salada, saladinha
Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, pimenta
Fogo, foguinho. (bate
corda bem rápido)
Tenho
certeza que você vai adorar!
*
Dia 21/08 (sexta-feira): Vamos conhecer as lendas!
O nosso Brasil possui muitas lendas, estas histórias fantásticas que expressam muitos saberes e a nossa cultura. Veja só:
- LENDAS: são narrativas de origem popular, criadas e transmitidas oralmente. São produções que nascem da imaginação coletiva de um grupo de pessoas ou de um povo. Por meio destas histórias, expressam-se fantasias, medos, dúvidas e incompreensões.
(Fonte: https://www.coladaweb.com/cultura/lendas)
Vamos, então, conhecer algumas lendas?
Para isso, você pode acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=KWgCHEMg9uQ&t=867s, e assistir ao vídeo que
apresenta diversas lendas. Você não precisa ver tudo, vá adiantando o vídeo e
escolha as lendas que deseja assistir.
Neste vídeo tem a lenda do Saci, do Curupira, da Iara, da Caipora, da Mula sem cabeça, do Boto cor de rosa, do Boitatá, do Lobisomem, da Cuca, do Boi Bumbá, da Vitória Régia e do Negrinho do Pastoreio. Você pode conhecer todas ou escolher aquelas que mais chamaram a sua atenção para assistir. Divirta-se!
Gostou das lendas? Eu gosto muito destas histórias! E qual foi a sua preferida? Pegue uma folha de ofício e faça nela o desenho da sua lenda preferida. Não esqueça de colorir bem caprichado! Peça para um familiar ajudar você a escrever o nome deste personagem da lenda que escolheu.
Coloque, também, seu nome na folha e a data em que realizou a atividade!
Nossa, estou curiosa para saber qual foi a lenda que você mais gostou!
DESEJO A TODOS UM MAGNÍFICO FINAL DE SEMANA!
BEIJOS COM CARINHO DA PROF. TATIANE
Do dia 24 a 28 de agosto de 2020
* Dia 24/08 (segunda-feira): Vamos brincar
de roda?
Você
sabia que as cantigas de roda também fazem parte do nosso Folclore Brasileiro?
Mas, o que elas são?
-
CANTIGAS DE RODA: são músicas folclóricas cantadas em uma roda.
Também conhecidas como cirandas, elas representam aspectos lúdicos das
manifestações socioculturais populares.
Pelo
fato de serem cantadas e dançadas nas brincadeiras infantis, são constituídas
de textos simples, repetitivos e ritmados. Assim, elas acabam colaborando com a
aprendizagem por meio da fixação.
(Fonte: https://www.todamateria.com.br/cantigas-de-roda/)
Vamos, então, brincar de roda? Convide seus familiares para brincar com você. Vai ser um momento muito especial e divertido! Dê as mãos aos seus familiares e forme uma roda, agora é só cantar as cantigas que fazem parte do nosso Folclore!
Aqui deixo algumas sugestões bem legais para você:
Ciranda, Cirandinha
Ciranda,
Cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar
O Anel
que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou
Por
isso dona (nome da criança)
Faz favor de entrar na roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá embora.
Não Atire o Pau no Gato
Não
atire o pau no gato (to-to)
Porque
isso (Isso-Isso)
Não se
faz (faz-faz)
O
gatinho (nho-nho)
É
nosso amigo (go-go)
Não
devemos maltratar
Os
Animais
Jamais!
A Canoa Virou
A canoa virou
Por deixá-la virar
Foi por causa da (nome da criança)
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a (nome da criança)
Do fundo do mar
Caranguejo
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo não é peixe
Na vazante da maré.
Palma, palma, palma,
Pé, pé, pé
Caranguejo só é peixe, na vazante da maré!
Viuvinha
Viuvinha ,
Por que choras?
Seu marido já morreu
Se é por falta de um carinho,
Se levante e abrace alguém.
Se quiser, sou eu.
Faça uma foto da sua brincadeira de cantigas
de rodas e poste no nosso grupo de WhatsApp da turma. Vai ser muito legal poder
compartilhar estas experiências!
* Dia 25/08 (terça-feira):
Þ Educação Física
(com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
Atividade: GOL A
GOL COM PETELECOS
*Materiais
necessários: ·
-Tampinhas. ·
-Algum item que possa ser o gol
(pode ser uma fita crepe ou até mesmo duas pedrinhas).
*Descrição: Jogadores distantes 2 metros entre si; Tentar fazer o gol no seu adversário dando um “peteleco” na tampinha.
Como se estivesse cobrando um pênalti. |
Þ Arte – Profª
Sabrina Krauss
Dia 24 de agosto de 2020 – Terça-feira
Olá, queridas e queridos!
Gostaram da visita que fizemos a Exposição online: Artes Visuais e Papos Abissais! Da Artista Monica Papescu?
Ouça o recadinho que a Monika deixou prá ti lá no grupo do WhatsApp da turma.
Pois hoje, nossa atividade é gravar um vídeo, escrever um bilhete ou fazer um desenho para a Artista, dizendo o que tu mais achaste legal e interessante na exposição. Envia tua atividade no prazo combinado anteriormente com a professora e concorre ao sorteio do recém lançado livro Óculos de Princesa, ilustrado pela Mônica.
Um super abraço alegre,
Profe. Sabrina.
*
Dia 26/08 (quarta-feira): Vamos fazer arte?
A ideia da atividade de hoje é
construir personagens do Folclore Brasileiro para brincar de contar histórias!
Vou deixar algumas fotos, com imagens de como os personagens podem ser criados,
mas a ideia é usar a imaginação e a criatividade! Podemos usar materiais
reciclados para fazer os personagens, como caixa de leite, rolinhos de papel
higiênico, caixa de ovo, pintar com tinta têmpera, ou mesmo desenhar os
personagens em uma folha, colorir, recortar em seu contorno e colar em um
palitinho ou palito de picolé. Você é que deve criar! Eu sei que és capaz de
fazer coisas lindas!
Depois que os personagens estiverem
prontos, é hora de brincar! Utilize os personagens que você fez para brincar
muito! Crie e conte histórias, reconte, a seu modo, lendas que você conhece e
aprendeu. Enfim, utilize seus fantoches/personagens para se divertir muito!
Convide seus familiares para brincar com você. Tenho certeza que eles também
sabem e conhecem muito sobre as histórias do Folclore!
Aqui estão algumas sugestões do que você
pode fazer:
Vai ser demais!
* Dia
27/08 (quinta-feira): Vamos ler?
Hoje vamos conhecer o livro “Uma turma diferente”, do autor Fábio Gonçalves Ferreira. Para que possa fazer a leitura do livro, você deve acessar ao material em anexo que está disponibilizado do grupo de WhastApp da turma. Peça a ajuda de um familiar para que conte a história para você. Depois, é a sua vez, conte para o seu familiar, tudo o que entendeu e o que lembrar sobre o livro. Aproveite o momento e divirta-se com a leitura!
Que história bacana! Viram como encontramos em nossas vidas muitas pessoas diferentes? Algumas delas, tem necessidades especiais, e precisam de um pouco mais de ajuda, mas todas elas têm coisas para nos ensinar e devem ser RESPEITADAS, pois não existem pessoas melhores ou piores que as outras, existem pessoas DIFERENTES!
Agora, vamos desenhar? Pegue uma folha de ofício e faça nela, um desenho que represente a história que você leu. Quero ver como vai ficar a sua “turma diferente”! Não esqueça de colorir seu desenho com muito capricho!
Coloque, também, o seu nome na folha e a data em que realizou a atividade.
*
Dia 28/08 (sexta-feira): Vamos praticar!
Nós vimos na atividade de ontem, a
partir da leitura que fizemos, que todas as pessoas são diferentes, possuem
diferentes necessidades, mas TODAS as pessoas são iguais em seus
direitos e, principalmente, devemos RESPEITAR
a cada uma delas.
Aliás, RESPEITO é algo fundamental em
nossas vidas. Não podemos julgar as pessoas como melhores ou piores por causa
de suas diferenças e necessidades, ao contrário, precisamos ajuda-las e agir
com respeito e consideração, pois todas têm algo a nos ensinar.
Por isso, vamos fazer uma atividade prática? Vamos sentir em nosso corpo como é ter uma necessidade diferente e perceber a importância de ajudar e ser ajudado?
Para iniciar, vamos pegar uma venda (pedaço de pano ou lenço) para colocar sobre os olhos. Você não poderá ver nada! Peça para um familiar ajudar você e separar alguns objetos da casa (cerca de 5 objetos) de diferentes tamanhos e formatos (por exemplo: colher, caderno, brinquedo, lixa, roupa, pente, entre outros). Vá pegando, um objeto de cada vez e, somente com o seu tato, tente identificar que objeto tem em mãos. Vamos testar sua percepção! Pessoas que são deficientes visuais, por exemplo, precisam utilizar as mãos para conhecer as coisas.
Depois, ainda vendado, será o momento de dar uma volta pela casa. Peça para um familiar te auxiliar e ser seu guia. Perceba suas sensações, seus sentimentos de estar caminhando sem conseguir ver para onde vai. Em seguida, troque os papeis, você deverá ser o guia para seu familiar que não consegue enxergar. Perceba a importância e a responsabilidade que há em ajudar uma pessoa para que ela vá ao seu destino sem se machucar. Assim, você poderá sentir sob as duas perspectivas: de quem ajuda e de quem precisa ser ajudado.
E aí? Gostou da nossa prática? Foi fácil? Foi difícil? Por quê? O que você sentiu? Vamos pensar um pouquinho sobre isso? Converse com os seus familiares sobre os seus sentimentos em relação a esta prática. Tenho certeza que tens muito a compartilhar!
Você pode registrar com fotos a
atividade que realizou e postar no nosso grupo de WhatsApp da turma. Se quiser,
manda um áudio ou vídeo dizendo o que sentiu e o que aprendeu. Vou gostar de
saber!
E não se esqueça! O normal é ser diferente!
Aproveite a canção e cante muito, acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg
TENHAM UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA!
_________________
Pré II/Profª Tatiane
Atividades não presenciais
Do dia 03 a 14 de
agosto de 2020
* Dia 03/08 (segunda-feira): Hoje é dia de
história!
A nossa família é muito importante e essa semana, comemoramos o Dia dos Pais! Na nossa vida, sempre tem uma pessoa especial que deve ser homenageada. Existem muitos tipos de papais, você sabia? Vamos ver, através de uma história, como são os diferentes pais. Para isso, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=6SNUmRooHfU, e assista com muita atenção. A história de hoje é “Todos os pais são diferentes”, da autora Gill Pittar.
Viram só? Agora, quero saber como é o seu papai, ou aquela pessoa especial que você quer homenagear esta semana! Pegue uma folha de ofício e nela desenhe o seu papai, como ele é. Depois, pinte com muito capricho. Peça para um familiar ajudar você a escrever o nome do seu pai/pessoa especial. Também escreva que tipo de papai é o seu, dando uma característica (exemplos: legal, carinhoso, divertido).
Não
esqueça de escrever seu nome na folha e colocar a data em que realizou a
atividade.
*
Dia 04/08 (terça-feira):
Þ Educação Física
(com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima Trevisan
Atividade: ·
BASTÃO QUE CONDUZ DESCRIÇÃO: utilizando apenas um bastão (cabo de vassoura ou rodo) a criança deverá conduzir uma caixa ou um pote até um ponto da casa e retornar; conforme ela for demonstrando habilidades e facilidade em realizar a tarefa, você irá acrescentar obstáculos pelo caminho; peça que ela leve a caixa em zigue zague e que busque alguns objetos que serão colocados no final do percurso e traga até o local de início da atividade. |
Þ Arte – Profª Sabrina Krauss
Olá, quantas saudades! Lembra o vídeo sobre paisagem sonora
que assistimos semana passada? Hoje, vamos criar um momento de
paisagem sonora. Como? Escolha um lugar na tua casa, pode
ser dentro de casa, perto da janela, no pátio… Fica em silêncio por alguns minutos e
ouça, com muita atenção, os sons ao teu redor. Agora fala e descreve o os sons que
ouviste. Podes fazer um vídeo desse momento e postar no grupo da turma. Um abraço alegre! Profe. Sabrina |
*
Dia 05/08 (quarta-feira): Vamos fazer uma pipa?
Brincar com o papai ou sua pessoa
especial é muito divertido, não acha? Então, hoje, que tal construir uma pipa
junto com o papai para poder soltá-la ao vento e divertir-se muito, brincando?
Vamos lá?
Para esta atividade você vai precisar
de:
Material:
- 2 varetas de bambu ou de palha de
coqueiro
- Fita adesiva colorida,
- Tesoura sem ponta,
- Papel de seda,
- Papel crepom ou seda (para a rabiola),
- Linha nº10
Como Fazer:
1) recorte o papel de seda em forma de
quadrado, com aproximadamente 30cm.
2) cole um dos palitos na diagonal.
3) Faça um arco com o outro palito e cole -o cruzando por cima do palito que já
está colado.
4) faça dois furinhos no lugar onde as duas varetas se cruzam (um furo de cada
lado).
5) passe a linha pelos buracos e, sem cortá-la, dê um nó. Amarre a linha para
puxar a pipa a partir do nó. (mas deixe um espacinho)
6) por último faça uma rabiola bem colorida, com o papel crepom (é só cortar
umas tiras de papel crepom colorido) ou papel seda (corte uns pedaços do papel
e cole num fio de linha) e depois é só amarrar na pipa (na parte de baixo da
vareta reta).
Alguns cuidados na hora de empinar a pipa:
Dica 1) Evite lugares com fios, podem ser
muito perigosos e causar choques.
Dica 2) Ficamos olhando para o céu e
esquecemos do chão, por isso é bom um lugar plano e com poucos riscos de queda.
Dica 3) Jamais use Cerol.
Boa Diversão!
Se você preferir, pode acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=R2Pg9ylMRsc, e assistir ao vídeo que traz outro exemplo de como fazer a pipa.
*
Dia 06/08 (quinta-feira): Vamos contar?
Na
atividade de hoje vamos contar quantos objetos estão presentes em cada
quadrinho da folha em anexo, recortar o numeral e colar no lugar
correspondente. Depois de pronto, você pode pintar os desenhos com muito capricho!
Você
pode fazer a impressão da folha, ou em uma folha de ofício fazer desenhos e
colocar os numerais correspondentes (use o modelo da folha). Bom trabalho!
DATA: _____ / _____ /_____
*
Dia 07/08 (sexta-feira): Construindo um presente para o Papai!
Vamos construir um porta-retratos com
palitos de picolé para presentear esta pessoa especial na sua vida. Para esta
atividade, você vai precisar de:
- 4 palitos de picolé (caso não tenha, você pode pegar
gravetos que encontrar no pátio da sua casa);
-
cola;
- tinta têmpera;
Como
fazer:
Cole os palitos de picolé, formando um
quadrado. Escolha como deseja pintar os palitos, utilizando a tinta têmpera.
Deixe secar bem.
Depois, pegue uma foto em que você e
seu papai/pessoa especial estão juntos e cole no porta-retratos. Caso não tenha
foto, você pode, em pedaço de folha de ofício do tamanho do porta-retratos,
fazer um desenho bem bonito para presenteá-lo.
Também faremos um cartão para dar junto
ao presente, assim, pegue uma folha de ofício, dobre ao meio e na parte da
frente do cartão, faça um desenho bem bonito e colorido. Na parte de dentro,
peça para um familiar ajudar você a escrever uma mensagem de Feliz Dia dos
Pais! Tenho certeza que o papai vai adorar!
Quando você for entregar o seu presente, convide o papai para assistir junto com você esta canção. Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=wnJ040Bqic4, e cantem juntos!
DESEJO A TODOS UM FINAL DE
SEMANA MARAVILHOSO E UM DOMINGO FELIZ DE DIA DOS PAIS!
Do dia 10 a 14 de agosto de 2020
* Dia 10/08 (segunda-feira): Vamos ler?
Hoje vamos conhecer a
história de Todd Parr, “O Livro da Família”. Para tanto, você deverá acessar o
link: https://www.youtube.com/watch?v=1_J8b_cRGGc, e assistir ao vídeo que
conta esta maravilhosa história! Aproveitem!
E aí? Gostou da história? Você viu como as
famílias podem ser diferentes? Cada família é de um jeito diferente, mas todas
elas são muito especiais! Converse aí na sua casa com um familiar e explique
para ele o porquê que sua família é importante, já imaginou como seria se não
os tivessem por perto? O que vocês fazem juntos que você gosta muito?
Agora, quero conhecer a sua família que é tão
especial! Pegue uma folha de ofício e desenhe nela a sua família! Pinte com
capricho e tire uma foto para postar no nosso grupo de WhatsApp. Peça ajuda de
um familiar para escrever os nomes das pessoas que você desenhou.
Não esqueça de colocar seu nome na folha e a data
em que realizou a atividade.
* Dia 11/08 (terça-feira):
Þ Educação Física (com vídeo explicativo) – Profª Soleane B. de Lima
Trevisan
Atividade: MOVENDO O LÁPIS DESCRIÇÃO: organizar duas fileiras
de copos plásticos (pode adaptar com o material que tiver em casa como por
exemplo: caixas, tijolo...) lado a lado, igual na imagem, onde tenha o “lado
A” e o “lado B”; em cima do dos copos do lado A você irá colocar alguns
lápis, régua, varetas, bastão ou outro objeto similar; o objetivo é mover
todos estes lápis para o lado B, usando apenas um pé; primeiro realize com o
pé direito e depois com o pé esquerdo. |
Þ Arte – Profª Sabrina Krauss
Silêncio para
ouvir o coração Olá, turma! Tudo bem por aí? Hoje, temos mais uma atividade para juntar a família, aprender e
passar lindos momentos juntinhos! A beleza dessa nossa existência está em conhecer e perceber as
diferenças que existem entre todas e todos nós. Quanto mais conhecermos, mais
desenvolvemos nossa capacidade de respeitar a diversidade de culturas. Então,
prontos para uma nova viagem? Vamos assistir um curta- metragem de animação chamado Dueña Ubenza: Direção: Juan Manuel Costa Origem: Argentina Tema: Animação Ano: 2015 Duração: 4 min Produção: Juan Manuel Costa Canción: Dueña Ubenza, compositor
Chacho Echenique. Canção ficou popular na voz de Mercedes Sosa. Mariana Carrizo - Doña Ubenza - L.y M. Chacho Echenique A
pastora leva as suas ovelhas até o topo da montanha, procurando por um
momento especial. Um momento onde ela percebe um silêncio puro em seu
coração! Vamos tentar perceber o silêncio puro nos nossos
corações?
Mas como? A
partir da prática de posturas de yoga, teremos o aumento da consciência
corporal.
Atividade: De uma forma lúdica e divertida,
utiliza teu corpo para imitar animais, elementos da natureza e objetos que
existem ao teu redor. Abraço Alegre, Profe. Sabrina.
|
*
Dia 12/08 (quarta-feira): O que a sua família pode te dar?
Você já pensou o que a sua família pode
te dar? Com certeza, você ganha muitas coisas da sua família e é importante perceber
que, nem tudo que a gente ganha da nossa família, são presentes que o dinheiro
pode comprar! Existem muitos sentimentos que envolvem o nosso convívio com a
família que são importantíssimos. Você já pensou sobre isso?
Para começar a entender um pouquinho
mais sobre isso, vamos assistir a uma canção sobre a família do Mundo Bita.
Acesse ao link: https://www.youtube.com/watch?v=s48phnrkZ5w&t=51s, e divirta-se, cantando
junto esta bela música!
Viu só! Família é amor! Hoje, então, vamos fazer uma lista
destas coisas que sua família te dá! Coisas que o dinheiro pode comprar e
coisas que o dinheiro não pode comprar! Pegue uma folha de ofício e a divida ao
meio com um traço. De um lado, você vai escrever “COISAS QUE O DINHEIRO PODE
COMPRAR” e do outro lado, escrever “COISAS QUE O DINHEIRO NÃO PODE COMPRAR”.
Embaixo, faça desenhos de coisas que você ganha de sua família, coisas que o
dinheiro compra e outras que não.
Você pode pedir para um familiar ajudar
você a escrever os nomes das coisas que você desenhou. Depois, vamos pensar um
pouquinho...
*Qual
lado da folha ficou com mais desenhos?
* De tudo o que você desenhou, o que é mais importante?
Lembre-se sempre de amar muito toda a sua família! Isso é o que realmente importa!
Não esqueça de colocar o seu nome na folha e a data em que
realizou a atividade.
*
Dia 13/08 (quinta-feira): A árvore genealógica
Você sabe o que é árvore genealógica?
Pois bem, veja só:
“A árvore genealógica é uma representação das pessoas
que tiveram participação na existência de uma pessoa ou família, ou seja, é o
histórico que levanta dados sobre os ancestrais dos mesmos de forma que fiquem
conhecidas as conexões estabelecidas entre esses”.
(Fonte: Mundo Educação – Árvore Genealógica)
Acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=pZvhBKdoMAA, você assiste a um vídeo
que esclarece um pouquinho mais sobre a árvore genealógica.
A árvore genealógica ajuda a você
entender um pouco mais sobre a sua família e a sua história. Então, vamos
descobrir quem faz parte da sua árvore? Pegue uma folha de ofício e desenhe
nela uma árvore bem grande. Faça galhos na árvore e neles desenhem seus avós
paternos, avós maternos, seu pai, sua mãe, você e seus irmãos (caso tenha).
Você pode pedir ajuda de um familiar para escrever os nomes destas pessoas,
identificando-as na folha. Depois é só colorir bem bonito!
Estou curiosa para saber sobre as suas origens
através da árvore genealógica!
Enquanto realiza a atividade, vá
conversando com um familiar, contando histórias passadas, conhecendo um pouco
mais sobre a sua família! Vai ser demais!
Não esqueça de escrever seu nome na
folha e colocar a data em que realizou a atividade.
Se você preferir, poderá fazer a
impressão da folha abaixo para realizar a atividade (ou servir como modelo de
como fazer a árvore genealógica).
NOME:
_______________________________________________________________
DATA:
_____ / _____ / _____
*
Dia 14/08 (sexta-feira): Brincando em família!
Hoje é dia de brincar! Convide a sua
família para brincar junto com você! Você pode escolher um jogo bem bacana que
tem em casa para brincar, pode escolher carrinhos, bonecas, brincar de casinha,
enfim, escolha uma brincadeira que gosta muito e vá brincar com a sua família!
Tenho certeza que será muito divertido!
Como sugestão, deixo algumas
brincadeiras que podem ser feitas em família:
A brincadeira consiste em colocar cada coisa em seu
lugar, e trabalhar a capacidade de memorização. Você vai precisar escolher um
cômodo da casa que tenha bastante enfeites. Pode ser o armário de brinquedos, a
estante da sala, ou a estante de livros. Aí você vai pedir para a criança
observar aquele lugar por 30 segundos ou 1 minuto (o tempo ideal depende da
criança). Depois, você tira a criança da sala e muda 7 objetos de lugar. E aí,
quem adivinha onde estava cada coisa? Ela vai ter que voltar para a sala e descobrir quais foram os
objetos trocados.
- Corrida do algodão
O desafio é transferir as bolas de algodão de uma
vasilha para a outra, com os olhos vendados e usando a colher. Quem transferir
o maior número de bolas dentro de um determinado tempo ganha. Não pode
ajudar com a outra mão! No início parece fácil, porque a primeira vasilha
está cheia de bolas. Só que elas são leves e não dá para sentir o peso direito.
Com isso, as bolas vão sendo derrubadas para fora do pote e tudo o que você
coloca na colher é ar! As crianças a-do-ram!
- Concurso de poses
A ideia é imitar poses de um desenho. Você pode criar os
seus próprios ou trabalhar em cima de alguns que já existem. Depois, é convidar
as crianças para copiar o que estão vendo. Um jeito superdivertido de brincar
com o corpo e dar boas risadas.
APROVEITEM BASTANTE! TENHAM UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA!
BEIJOS COM SAUDADES!
Pré II/Profª Tatiane
Do dia 27 a 31 de julho de 2020
* Dia 27/07 (segunda-feira): Hoje é dia de leitura!
Lembra que
fizemos uma votação para escolher um livro? E tivemos um empate na turma entre
dois livros. Um deles nós já conhecemos, que foi “Douglas quer um abraço”, do
autor David Melling.
Então, vamos
conhecer o outro livro? A leitura de hoje será da história “As três partes”, do
autor Edson Luiz Kozminski. Para assistir, você terá que acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=QvanV9p9X3k&t=150s, e se divertir
muito com as três partes e suas aventuras! Aproveitem!
Agora que você já leu esta história, converse com um familiar sobre o que você entendeu, o que mais gostou, o que imaginava que as três partes poderiam se transformar? Em seguida, pegue uma folha de ofício e vamos desenhar! Desenhe o que você mais gostou na história, sua parte preferida e mostre no que as três partes estavam transformadas.
Não esqueça de escrever seu nome na folha e colocar a data em que realizou a atividade. E é claro, tire uma foto e poste no grupo da turma do WhatsApp, estou curiosa para ver seu desenho!
* Dia 28/07 (terça-feira):
Þ Educação
Física (com vídeo explicativo):
BOLINHA NO COPO:
DESCRIÇÃO: usando copos plásticos ou alguns potes, deixar eles
virado para baixo com uma bolinha embaixo de cada um (pode ser pedrinha,
bolinha de papel ou tampinha); ao sinal, a criança deverá colocar todas as
bolinhas em cima do copo, fazendo isso uma por uma; em seguida, usando apenas a
mão direita, ela irá segurar o copo, impulsionar a bolinha para o alto e usando
a mesma mão, terá de pegar a bolinha dentro do copo; em seguida, realizar o
mesmo procedimento com a mão esquerda.
Arte
Arte / Profª Sabrina
*Dia 28/07/20 – Terça-feira
Vamos fazer uma viagem ao mundo da música?
Ter contato com a música, durante a infância, é importantíssimo para o desenvolvimento intelectual e afetivo da criança. Por isso, durante o período das atividades remotas, contamos contigo, família, para estimular teu filho e tua filha a ter contato com a música. Cante para ele e para ela canções que cantavam pra ti quando tu eras pequeno. Inventem canções juntos: crianças são ótimas nisso! Chame a atenção da criança para que ouça os sons ao seu redor. Som da panela no fogo, som da água que jorra da torneira, som da vassoura varrendo o chão, som da máquina de lavar, sons dos pássaros, dos latidos do cachorro, etc.
Nossa atividade de hoje é assistir e explorar o vídeo a seguir:
Musicalização Infantil - 4 e 5 anos - Paisagem Sonora
Um abraço alegre! Profe. Sabrina
* Dia 29/07 (quarta-feira): Vamos criar!
Hoje você vai ser o autor! O que você
consegue criar, utilizando as três partes? Pegue uma folha de ofício e, com a
ajuda de um familiar, desenhe as três partes (2 triângulos e 1 trapézio). Pinte
suas partes bem bonitas e recorte-as.
Depois de estar com as três partes
prontas, chegou a hora de criar! Você viu que na história, as três partes se
transformaram em casa, escorregador, pássaro, planta, barco, peixe e muitas
outras coisas! Então, no primeiro momento, o desafio será que você consiga
criar com as tuas três partes os mesmos elementos que aparecem no livro.
Em seguida, pense em algo diferente e
monte, utilizando as três partes. Pegue uma folha de ofício e cole sua figura.
Se desejar complementar sua imagem, colocando mais detalhes, você pode também!
Peça ajuda a um familiar para escrever o nome deste novo elemento que criou. O
que você conseguiu formar?
Não esqueça de escrever seu nome na folha e colocar a data em que realizou a atividade.
Se preferir, você pode imprimir a imagem abaixo, pintar da cor que desejar, recortar e montar as suas três partes para realizar a atividade.
* Dia 30/07 (quinta-feira): As partes têm nomes, você sabia?
Você sabia que as três partes são
formas geométricas e elas possuem nomes? Vamos ver?
TRIÂNGULO
TRAPÉZIO
Estas,
são as duas formas que aparecem na história: 2 triângulos e 1 trapézio, mas elas
não são as únicas formas geométricas que existem, você conhece estas, também?
CÍRCULO
QUADRADO
RETÂNGULO
Para aprender um pouquinho mais sobre
as formas geométricas, convido você a assistir um vídeo, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=0kjyR9Q2rwE&t=28s e divirta-se.
Agora, vamos ver se você aprendeu? Como você viu no vídeo, podemos encontrar as formas geométricas em todos os lugares. Então, vamos encontrar?
Você deve andar pelos cômodos da sua
casa e procurar coisas e objetos que tenham o formato de triângulo, círculo,
quadrado, retângulo ou trapézio. Por exemplo: A porta da sua casa, tem que
formato? De retângulo, né! E a sua bola? É um círculo!
Procure encontrar na sua casa
diferentes coisas em diferentes formatos, vá nomeando os formatos que encontrar
e separe tudo, classificando-os de acordo com as suas formas geométricas, tire
uma foto e poste no grupo de WhatsApp da turma. Quantas formas diferentes você
encontrará em sua casa?
* Dia 31/07 (sexta-feira): Um pouco mais sobre as formas geométricas!
Na atividade de hoje, você terá que
pintar as formas geométricas de acordo com as cores que são indicadas. Você
pode pedir para um familiar fazer (ou até mesmo você pode fazer! Sei que é
capaz!), em uma folha de ofício, diversas formas geométricas, em posições e
tamanhos diferentes. Depois, terá que pintar de acordo com o que é pedido:
-
triângulo pintar de verde;
-
círculo pintar de azul;
-
retângulo pintar de vermelho;
-
quadrado pintar de amarelo;
Preste
atenção! Não vá confundir as formas e as cores! Você é demais!
Não esqueça de escrever seu nome na folha e colocar a data em que realizou a atividade!
Se preferir, você pode fazer a impressão da folha que está em
anexo.
DESEJO A TODOS UM MARAVILHOSO FINAL DE SEMANA!
DATA: ______ / _______ / _______
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